Richa discute integração ferroviária com ministro dos Transportes | Fábio Campana

Richa discute integração ferroviária com ministro dos Transportes

O governador Beto Richa se reúne nesta quarta-feira (16), às 14h30, em Brasília, com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e o governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, segundo o jornal Hora H. O objetivo do encontro é discutir formas de tornar viável a construção de um ramal ferroviário interligando a Ferrovia do Pantanal, na região de Maracaju e Dourados, no Mato Grosso do Sul, a Cascavel, no Paraná, passando por Mundo Novo e Guaíra.

O traçado da ferrovia foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-1), do governo federal, em 2008, mas o projeto não progrediu, por falta de apoio do Paraná. A intenção dos governadores é incluir a obra – que tem custo estimado de R$ 1,6 bilhão – no PAC-2.

Pela proximidade geográfica e pelo volume transportado em outros portos, a saída por trem por Paranaguá é a melhor alternativa para escoar a produção daquela região do centro-oeste brasileiro, que chega a 5 milhões de toneladas de grãos, 2,5 bilhões de litros de álcool e 1,5 milhão de toneladas de açúcar para exportação, por ano. Por isso, o governador Puccinelli busca a parceria administrativa do Paraná para a construção de um ramal de 350 quilômetros entre Dourados (MS) e Cascavel (PR).


5 comentários

  1. Ronaldo Pinto
    quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011 – 15:56 hs

    Espero que o governador, diferente do que fez na prefeitura de Curitiba, deixe claro os investimentos do Governo Federal nas obras e programas que serão executados no PR.

  2. vitor paraná
    quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011 – 16:59 hs

    Pior fez o governo federal durante oito anos, desconstruindo
    tudo o que houve de positivo nos governos anteriores. Como
    se o Brasil fosse descoberto em 2002.

  3. BAGRINHO DE PARANAGUÁ
    quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011 – 18:42 hs

    Esse é o meu Governador!!!!
    2ª via para Paranaguá já!!!

  4. MAXIMUS
    quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011 – 9:17 hs

    ÓTIMO PARA NÓS PARNANGUARAS,MAIS CARGAS,MAIS EMPREGO,MAIS RENDA,MAIS PROGRESSO,PARABENS BETO RICHA QUE ESTA MOSTRANDO SUA GANA POR TRABALHO E RENDA PARA NÓS PARANAENSES.É ISSO AÍ BOLA PRA FRENTE.

  5. MAXIMUS
    quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011 – 9:53 hs

    OTIMO PARA NÓS PARNANGUARAS,MAIS CARGAS,MAIS TRABALHO,MAIS RENDA,MAIS PROGRESSO,BETO RICHA RUMO AO PROGRESSO,PARABENS.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*