O secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, reuniu-se nesta terça-feira (22), em Brasília, com o ministro das Cidades, Mário Negromonte, e reivindicou a criação de um programa para a construção de barracões e parques industriais nas cidades paranaenses. Ricardo estava acompanhado da deputada federal, Cida Borghetti (PP).
Segundo Ricardo Barros, a ideia é que o programa siga o mesmo modelo de outros executados pelo Ministério das Cidades, com a liberação de verbas a fundo perdido para os pequenos municípios e o financiamento para aqueles que possuem capacidade de endividamento.
“Os barracões e os parques são estruturas que atendem uma das maiores demandas dos municípios: a geração de empregos”, afirmou Ricardo Barros. “Criar condições para a instalação de empresas e indústrias no interior é uma meta no governo Richa.”
Atualmente, não há recurso federal específico para a construção de barracões industriais. Os investimentos para essas obras dependem de emendas dos parlamentares vinculadas ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
PARANÁ COMPETITIVO – Ricardo Barros aproveitou o encontro para informar ao ministro Mário Negromonte que o Paraná fará nesta quinta-feira (25), em Londrina, o anúncio da nova política fiscal. São alterações que vão modernizar e flexibilizar a legislação atual, com o objetivo de tornar o Estado mais atraente para empreendimentos nacionais e internacionais
“Será um avanço enorme, com grandes reflexos para a economia paranaense. Contudo, para os pequenos municípios é preciso mais do que incentivos fiscais. Por isso estamos buscando recursos para a criação desse programa de barracões e parques industriais”, frisou o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul.
5 comentários
Agora depois que a Deputada Cida Borghetti votou com o governo o salário de 545 rs ficou bem melhor para o Ricardo conseguir verbas federais,parabéns pra eles.
Pois é.
Se as emendas parlamentares estão vinculadas ao MDIC ele deve propor ao ministro dessa pasta que crie programas para atendimento dessa demanda.
Se ele se desse o trabalho de ver o organograma e conhecer as secretarias do Min das Cidades ele veria que a atuação desse ministério é ligada a infraestrutura dos municipios e estados. Obras de habitação, saneamento, mobilidade urbana e outras areas relacionadas a infraestrutura.
Ele foi lá visitar o Ministro, que é do PP, e fica arrotando cebola?!?!
O digníssimo secretário bateu na porta errada. Barracão industrial não tem nada a ver com o Ministério das Cidades. Ignorância pouca é bobagem. O lugar certo para isso é ou o Ministério do Desenvolvimento (como coloca a reportagem) ou esperar a criação do Ministério da Pequena e Média Empresa.
No mais, faltou conhecimento da “casa”: o Paraná já tem programa de financiamento de barracões para indústria no Paranacidade. Se queria visitar a mulher em brasília, que fosse lá pra isso, e não pra enviar uma foto com ministro pra dizer que está trabalhando, pois está fazendo o trabalho do jeito errado.
Choque de gestão com gente que não sabe como funciona o sistema pública não dá certo!!!!!!
Ele poderia ter perguntado pro ministro por que o PAC-saneamento está atrasado no Estado….
Falando em relação aos BARRACÕES INDUSTRIAIS, hajo importante a participação do Governo Federal, pois e incremento na oferta de emprego, o Secretário Ricardo independente do local que ele foi esta certo em buscar o apoio do Governo Federal, acho támbém que os Municipios menores merecem maior apoio para a instalação dos barracoes industriais.