Governo sugere uso de celas modulares em penitenciária | Fábio Campana

Governo sugere uso de celas modulares em penitenciária

Da Aen

O governador Beto Richa propôs ao Ministério da Justiça que a penitenciária para jovens adultos, com idade entre 18 a 24 anos, a ser construída em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, use celas modulares. A alteração aumentaria o número de vagas das 421 previstas no projeto original para 1.584.

O pedido do Paraná tem como base estudo realizado pela Secretaria da Justiça. De acordo com o estudo, o valor de R$ 15 milhões a ser aplicado pelo Governo Federal na execução do projeto inicial, pode ser utilizado na compra de 264 celas modulares, com capacidade para seis presos cada, ampliando significativamente o número de vagas.

“Poderão ser criadas duas penitenciárias destinadas a detentos dessa faixa etária, totalizando 1.584 novas vagas no sistema penitenciário estadual, o que equivale a quatro vezes o número de vagas previsto no projeto inicial”, afirmou a secretária da Justiça e da Cidadania, Maria Tereza Uille Gomes.

As celas modulares têm custo final menor que o de uma penitenciária tradicional e atendem as diretrizes básicas de construção, ampliação e reforma de estabelecimentos penais estabelecidas pelo próprio Governo Federal.

AMBULÂNCIAS – A proposta foi entregue ao ministro José Eduardo Cardozo, na sexta-feira (25), pela secretária da Justiça e Cidadania, em Tatuí, São Paulo, onde Maria Tereza Uille Gomes recebeu três ambulâncias do Departamento Penitenciário nacional para o Depen estadual.

O ministro da Justiça entregou 70 ambulâncias aos sistemas prisionais estaduais. Os veículos equipados servirão para o transporte de presos que necessitam de atendimento médico de urgência até as unidades hospitalares. O Paraná recebeu três veículos do tipo furgão, adaptados como ambulância tipo B, suporte básico de vida. São ambulâncias similares às utilizadas pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).


2 comentários

  1. segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011 – 19:03 hs

    E o amigo empreiteiro fica feliz. O MP não vai cair nessa.

  2. P da vida
    segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011 – 20:39 hs

    Eita…… agora pode??? antes não era uma monte de coisas…………..negaticas??/ brincadeira.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*