Estados disputam visita de Obama ao Brasil | Fábio Campana

Estados disputam visita de Obama ao Brasil

Rondônia usa Amazônia como motivo para atrair comitiva do presidente americano; no Rio, comunidades pacificadas não escondem expectativa

Rafael Moraes Moura do Estado de S. Paulo

Abaixo de Deus, ele é o homem mais poderoso da Terra, nas palavras de Valdinei Medina, presidente da Associação de Moradores do Chapéu Mangueira, no Rio. “Ele” é outro presidente, o dos Estados Unidos, Barack Obama, que fará sua primeira visita ao Brasil em março, depois do carnaval. Enquanto Obama não chega, não faltam articulações por espaço na agenda do americano.

O Rio quer apresentar a experiência das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), as comunidades anseiam pela subida de Obama a suas casas e até a longínqua Rondônia entrou na história, após o governador Confúcio Moura (PMDB) pedir que o Estado fosse incluído no roteiro.

À espera da confirmação do Chapéu Mangueira no roteiro presidencial, Medina torce pelo dia em que o “homem mais poderoso do mundo” surgir na favela. “Seria inesquecível, não estou nem dormindo mais”, diz. Representantes do governo americano já estiveram no Rio para visitar as favelas e montar o roteiro.

O presidente da Associação de Moradores do Santa Marta, José Hilário, nega rivalidades, mas diz que na sua comunidade Obama teria mais “receptividade”. “Ele é um ícone, que nem Madonna e Michael Jackson. Uma visita dele é uma vitória para todos nós”, afirma Hilário.

Quando Obama tomou posse, em 2009, o baiano Jaques Wagner (PT), enviou um telegrama. Ele parabenizou o americano e disse que a Bahia, Estado com grande população afrodescendente, gostaria de recebê-lo. Como Obama deve ir a Rio e Brasília em dois dias, os baianos aguardam a visita em uma próxima viagem ou em agenda não oficial.

Frustrado com a ausência da Amazônia na programação, Confúcio Moura diz que procurou a Embaixada dos Estados Unidos para fazer um “convite provocativo”: conhecer a estrada de ferro Madeira Mamoré. “Ele não pode deixar dois terços do Brasil de fora”, afirma.

Com ou sem Rondônia, a visita do primeiro presidente negro dos EUA à primeira mulher presidente do Brasil carrega simbolismos, avalia o cientista político João Paulo Peixoto, da Universidade de Brasília. “É uma figura proeminente, carismática e traz simpatias até pelo fato de a composição da nossa população se assemelhar à dos EUA do ponto de vista étnico.” Rio e Brasília, observa Peixoto, são o roteiro “clássico” de uma visita oficial. De qualquer jeito, Confúcio garante que seu convite está de pé.


6 comentários

  1. CAÇADOR DE PETISTAS
    sábado, 12 de fevereiro de 2011 – 18:14 hs

    Nossa, pensei que depois de Deus fosse o Ditador Fascista Lula da Silva, depois Obama?

    Ninguem neste mundo é supérior a Deus entõ, Obama é apenas um ser mortal que mais tardar, 20 ou 30 anos estará no lugar onde todos irão ficar.(cemitério), Lula não é e nunca foi o cara, nem Obama aliás, ningeum, o cara é Deus este é o verdadeiro cara que determina o quanto o ser animal, o issignificante bicho homem, permanecerá neste planeta podre.

  2. Paulo
    domingo, 13 de fevereiro de 2011 – 0:11 hs

    Este caçador de petistas deve ser um ex petista magoado, deve ser do PSOL ou do PSTU

  3. Vigilante do Portão
    domingo, 13 de fevereiro de 2011 – 10:28 hs

    Obrigado.

    Obrigado NÃO.

    Como os vendedores nos perguntam, lá nas praias do Nordeste:

    Obrigado SIM
    ou Obrigado NÃO?

    KKK

    Dispenso a vinda do Obama ao Paraná.

  4. domingo, 13 de fevereiro de 2011 – 10:46 hs

    A NOSSA VIDA É IGUAL JOGO DE XADREZ,,,,,,ACABOU O JOGO VÃO TODAS AS PEÇAS PARA A MESMA CAIXA,,,,,,, O CARA É DEUS.

  5. Reinaldo Sérgio Gomes
    domingo, 13 de fevereiro de 2011 – 11:42 hs

    Pelo que sei, quem saiu na frente e já obteve a confirmação da presença do Presidente Obama, foi o Governador do Estado do Iguassu (com 2 esses mesmo), Sr. Vitor Hugo Ribeiro Boleslau Chispa!

  6. Escritor
    domingo, 13 de fevereiro de 2011 – 23:52 hs

    Obama é o homems mais poderoso da terra????

    Coloca ele em um discursso na favela da Rocinha e no memso horário um show grátis dos Rolling Stones em Copacabana, e ai veremos que é o homem mais poderoso da terra. risos…………..

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*