País registra a maior taxa de inflação desde 2004 | Fábio Campana

País registra a maior taxa de inflação desde 2004

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mede a inflação oficial do país e foi divulgado nesta sexta-feira (07) pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A taxa fechou 2010 em 5,91% e é a mais elevada desde 2004, ano em que o índice foi de 7,6%. O resultado está acima do centro da meta de inflação do governo para o ano passado, que era de 4,5%.

Segundo o IBGE, o principal fator foi o valor dos alimentos que ficaram, em média, 10,39% mais caros. Este número contribuiu com 2,34 pontos percentuais na formação do IPCA de 2010, ou seja, 40% do índice.

No último mês do ano, o IPCA diminui em relação a novembro. As taxas foram de 0,63% e 0,83% respectivamente. Já em dezembro de 2009, o índice foi 0,37%.


8 comentários

  1. Vigilante do Portão
    sexta-feira, 7 de janeiro de 2011 – 11:23 hs

    Essa é a “inflação OFICIAL”.

    Na verdade, passa de 10%.

  2. Laércio Lopes de Araujo
    sexta-feira, 7 de janeiro de 2011 – 11:41 hs

    Realmente considerar o IPCA como válido é acreditar nos índices inflacionários da década de 70 e 80. A FGV já detectou variação de preços da ordem de 11% em 12 meses, e os desequilíbrios financeiros são bastante evidentes para serem olvidados. O compromisso com a criação de uma hegemonia política, torna o Estado frágil e presa de forças reacionárias que reforçam o patrimonialismo e a incompetência administrativa. Hoje não podemos mais falar numa polarização entre PT e PSDB, porque no meio deles há uma geleia geral chamada PMDB, representante mais do que histórico do coronelismo e das oligarquias que dominam o nosso país desde os alvoreceres da República. Enquanto tivemos um governo de FHC que restabeleceu a confiança e a crença na possibilidade de uma economia viável para o nosso país, mesmo que ao custo de alianças à direito, e mesmo vencendo mais de oito crises internacionais, tivemos agora um governo de favorecimento, um governo vergonhoso na utilização privada da coisa pública, e o reflexo disso, é que, apesar de ter blindado um deputado do PSDB no Banco Central por 8 anos, os dois últimos foram de farra fiscal, e o resultado depende agora da seriedade da Presidente e da contenção dos apetites de petitas e peemedebistas, cuja única preocupação é com o imediato! Quem viveu a inflação de 80% ao mês sabe o quanto um ponto percentual é sempre uma ameaça à tranquilidade de nossas vidas!

  3. jobalo
    sexta-feira, 7 de janeiro de 2011 – 11:44 hs

    É o resultado de oito anos de desgoverno, onde a meta era e continua enrriquecer os pares que nunca comeram melado , da primeira vez saem lambuzaddos. tudo foi maquiaddo , até as pesquisas em que o sapo barbudo ganhava de jesus cristo, com quase 90% de popularidade. Prestem atenção pessoal 8 anos ou 12 anos que seraõ necessários uns 25 a 30 anos para recuperar o nosso querido Brasil.

  4. Joãozinho
    sexta-feira, 7 de janeiro de 2011 – 13:52 hs

    Esse dado foi o que o governo permitiu mas realidade é outra.

    A inflação só fez crescer neste governico, hoje por volta de 9 a 10 %

  5. Vigilante do Portão
    sexta-feira, 7 de janeiro de 2011 – 18:50 hs

    Estou com você, Joaozinho.

    O índice da FGV, passa de 11%;
    A correção do aluguel, foi de 11%.

    E querem nos enganar, dizendo que a inflação foi de 5,7%.

  6. CAÇADOR DE PETISTAS
    sexta-feira, 7 de janeiro de 2011 – 23:30 hs

    O Ditador Fascista Lula da Silva, maquiou por 08 anos os índices da economia Brasileira. Um dia a casa cai.

  7. Dieter
    sábado, 8 de janeiro de 2011 – 0:16 hs

    Pois é, foram 8 anos de roubos, corrupção, desvios, mentiras. Nunca antes na história desse país meteram a mão no dinheiro público como fez o lula e sua trupe de vagabundos. Deram um pouco de dinheiro para que os pobres pudessem ter cartão de crédito e celular, em contrapartida roubaram muuuuuito.E o pior é que toda essa corja continua aí. Esse governo da sequestradora e bandida vai ser um desastre, pois ela não vai mandar nada, porque quem manda é o sem vergonha do lula e os bandidos do pt, e por cima tem um ministéiro que é uma verdadeira piada.
    Na verdade, torço muito para que esse país dê certo, afinal de contas, moro e trabalho aqui. Só fico chateado que o resultado do meu trabalho seja patrocinar os desvios e desmandos desse governo inepto, e nunca fui contra a distribuição de renda, pois acho que um pais só vai pra frente quando todos seus cidadãos tem condições de sobreviver com dignidade. Me revolta é ler todas essas noticias que envolvem o ex-presidente ladrão que continua mamando nas tetas do foverno

  8. Antunino Teixeira Neto
    domingo, 8 de maio de 2011 – 17:21 hs

    Sou técnico Agropecuário, e de onde estou dar-se para ter uma Idea de como a alta da inflação atinge nosso setor que sempre é o mais prejudicado. A falta de credito em o aumento dos juros faz com que qualquer produtor rural desista de investir até mesmo no que é necessário para se mantiver. Sou formado desde julho de 2010 e ainda não consegui meu primeiro emprego, os concursos públicos sumiram as empresas já nem fazem o mesmo esforço de antes é assustador. No momento trabalho em uma mercearia e nunca tive que remarcar tantos preços em uma semana como, por exemplo, o do leite em pó, desde o aumento do salario mínimo. Dilma volta para de onde você veio lá servirá ao país melhor de onde você estar no momento.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*