OAB patrocina ação contra aposentadoria de ex-governadores | Fábio Campana

OAB patrocina ação contra aposentadoria
de ex-governadores

Do Blog Conexão Brasília

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrará com ações diretas de inconstitucionalidade (Adins) no Supremo Tribunal Federal contra todos os ex-governadores que requereram e ganharam pensões vitalícias. A medida atinge vários paranaenses – mais recentemente, Roberto Requião (PMDB) e Alvaro Dias (PSDB).

Além deles, outros dois ex-governadores foram beneficiados nos últimos dias – Ana Júlia Carepa (PT), do Pará, e Leonel Pavan (PSDB), de Santa Catarina.

Para o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, “a prática é um privilégio que acontece há muito tempo no ordenamento de diversos Estados, onde há autorização dessa pensão aos ex-governadores, mas se trata de autorização que fere o princípio da moralidade e quebra a isonomia entre os cidadãos brasileiros, previstos na Constituição Federal”.

O golpe será ainda mais duro nos bolsos dos paranaenses. No estado, o subsídio é o mais alto do país – R$ 24,5 mil.


15 comentários

  1. Adalberto
    terça-feira, 18 de janeiro de 2011 – 9:15 hs

    São uns cara de pau mesmo.

    Esses EX estão recebendo estas aposentadorias a uns trinta anos, agora é que vão se mexer? Façam me o favor… Que pendurem uma melancia no pescoço. Raça de vagabas

  2. Tatiana
    terça-feira, 18 de janeiro de 2011 – 9:19 hs

    Existem casos bem piores que este. Os aposentados da Copel que acumulam aposentadorias pela Itaipu também, nos custam muito mais que os R$ 24,5 mil dos poucos governadores.

    É por fazer vistas grossas a descalabros como esses, que a OAB vem perdendo credibilidade junto a opinião pública.

  3. sarna
    terça-feira, 18 de janeiro de 2011 – 9:36 hs

    Só “suponhetando”: caso a OAB vença, os ex terão que devolver todo o $ recebido, com juros e correção?

  4. SYLVIO SEBASTIANI
    terça-feira, 18 de janeiro de 2011 – 9:49 hs

    Muitos ex-Governadores, que assumiram o Governo do Estado até por meses, receberam e estão recebendo seus salários por muito e muitos anos. O ex-Governador Alvaro Dias poederia ter recebido esses salários desde 1991, o ex-Governador Roberto requião, poderia ter recebido esses salários desde 1995. Agora, somente agora, que eles Requereram estes DIREITOS, porque somente agora a OAB ingressa com Ação para derrubar esse DIREITO? A OAB não existia antes? Ou a OAB vai fazer com que aqueles que receberam os salários, façam a devolução com correção monetária ? Ou a OAB não simpatiza com estes dois “legitimos” ex- Governadores que cumpriram mandato integral, principalmente o atual Senador Alvaro Dias? Agora é tarde para isso, assim procedendo a OAB vai fazer uma INJUSTIÇA!

  5. Nara Salamunes
    terça-feira, 18 de janeiro de 2011 – 9:57 hs

    Na iminência de mudanças na previdência social, que se referem ao tempo de contribuição, tempo de trabalho e tempo de vida, que atingem toda a população trabalhadora, é providencial que as distorções sejam corrigidas. Quatro anos, ou menos, não podem ter o mesmo significado de 30 ou 35. Aqueles quatro deveriam ser computados a estes, que, uma vez completados, dariam o direito previsto na Constituição. Cargo eletivo não é profissão! Os valores recebidos poderiam significar adicionais proporcionais ao número de anos de exercício, limitados por um teto .

  6. Borduna
    terça-feira, 18 de janeiro de 2011 – 10:03 hs

    Bem, se a OAB ganhar a ação, eles vão devolver os recebidos do passado, que são milhões?

  7. marcão
    terça-feira, 18 de janeiro de 2011 – 10:39 hs

    Richa pai…e filho também????

  8. Jose Carlos
    terça-feira, 18 de janeiro de 2011 – 10:46 hs

    Quem recolheu para se aposentar no cargo, não pode receber um níquel furado… pura picaretagem… essa gente que, em geral, nunca trabalhou, que procurem outra fonte de renda… parasitas, saprófitas e comensais… parece mais aposentadoria ecológica…

  9. CAUDIO
    terça-feira, 18 de janeiro de 2011 – 11:51 hs

    DEFENDO O DIREITO DO EX-OVERNADOR JAIME LERNER RECEBER ASSIM COMO O DO REQUIÃO E O DO ALVARODIAS E DE TODOS OS OUTROS PORQUE A CONDIÇÃO EX-GOVERNADOR TRAZ OBRIGAÇÕES DEVERES SOCIAIS QUE NÃO SEACABAM COM O TERMINO DO MANDATO
    AGORA DEPOIS DE QUASE 30ANOS DA LEI A OAB VEM QUESTIONA-LA É NO MINIMO UMA POSIÇÃO DE ABSULUTO OPORTUNISMO E DO FALSO MORALISMO DIGNO DO VELHO JANIO QUADROS

  10. Vigilante do Portão
    terça-feira, 18 de janeiro de 2011 – 12:23 hs

    Acho conveniente pagar aposentadoria aos ex-governadores.

    Entretanto, o valor deveria ser o limite do INSS, 10 salários.

    Funcionaria como uma Verba de Representação.

  11. Observador
    terça-feira, 18 de janeiro de 2011 – 14:26 hs

    Bem que poderiam os “ex” terem cadeira cativa na assembleia, pela experiência enquanto governadores. Quanto a honestidade, seria outro episódio …

  12. Giselle
    terça-feira, 18 de janeiro de 2011 – 14:55 hs

    Aposentadoria vitalícia para os “infelizes’ que exerceram o mandato de governador, seja por tempo integral ou parcial é vergonhoso, ultrajante. Um desrespeito com a classe trabalhadora. Parece que os “infelizes” precisam ser recompensados pelo trabalho árduo que desenvolveram em prol exclusivo do bem estar da população. Imagino que devem sair do governo sem bens, nem aumento do patrimônio .

  13. Amelio ral aas
    terça-feira, 18 de janeiro de 2011 – 15:55 hs

    A OAB ESTA NESSA POR CAUSA DAS AÇÕES QUE SEUS AFILIADOS VÃO ABOCANHAR CASO DE IMPASSES ,O NEGOCIO DESSA LEGIÃO ,É USAR TUDO QUE PODE PARA QUE FUNCIONE A FABRICA DE AÇÕES DOS MILHARES DE ADVOGADOS QUE FORAM LANÇADOS AO MERCADO,E CADA QUAL PUXA PELO SEU LADO

  14. jobalo
    terça-feira, 18 de janeiro de 2011 – 16:39 hs

    A oab, deveria se preocupar em prestar contas do que arrecada anualmente , ninguem sabe pra onde vai toda essa grana, e é muita. e parar de se preocupar com a vida dos outros que já deram mal ou bem a sua contribuição para o estaddo e pais.

  15. Anônimo
    terça-feira, 18 de janeiro de 2011 – 18:12 hs

    E O PESSUTI !!!!! JÁ ENTROU COM O PEDIDO ????? 9 MESES DÁ DIEITO A APOSENTADORIA ??? ISSO SÓ PODE SER PIADA.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*