Do Blog da Joice
O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, o desembargador Irajá Romeo Prestes Mattar, assume o cargo nesta terça-feira (1º). Em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (31), o novo presidente disse que o TRE pode ter que julgar casos de suplentes que assumem a vaga de deputados licenciados. Nestes casos, o desembargador defende que a vaga fique com o partido e não com a coligação.
O TRE ainda precisa julgar as contas dos candidatos às eleições de 2010 que não foram eleitos. São mais de mil processos. Segundo o desembargador, em média 4% do total é recusado pelo tribunal por apresentar irregularidades.
Sobre as urnas biométricas, que fazem a leitura da digital do eleitor, o desembargador diz que elas não devem ser implantadas nas eleições do ano que vem. No ano passado, o sistema foi testado em Balsa Nova, na Região Metropolitana e agora os eleitores de Curitiba passam por um cadastramento.
Neste ano, pelo menos duas cidades paranaenses devem ter eleições. Os prefeitos de Caloré e Itaperuçu foram cassados por cometerem crimes eleitorais no pleito de 2008.
O novo presidente também informou que 21 novos fóruns eleitorais devem ser inaugurados no Paraná até o começo de 2012. 14 deles começam a funcionar ainda neste ano. Atualmente, quatro cidades paranaenses têm mais de 200 mil eleitores e com isso têm a possibilidade de segundo turno. Nas próximas eleições, Cascavel também pode atingir a marca. O desembargador Irajá Romeo Prestes Mattar fica no cargo por um ano, até o dia primeiro de fevereiro de 2012.
9 comentários
Boooooooooa!!! A PTzada ficara sem a vaga do Roubanelli…
Parabéns Mattar.
Pontagrossense da gema.
em itaperuçu a eleiçao vai ter uma candidata seria Celia Paske 25 anos de vida dedicada a itaperuçu a vereadora mais votada em 2004 em 2008 com 6344 votos so perdeu pro corrupto do saruva cassado em todas as estancias do tre . cuidado povo de itaperuçu tem raiz do saruva ainda porai nao se deixe enganar 45 neles.
Por falar em eleições, torno a repetir, que a decisão no embate para o cargo de prefeito em Curitiba deverá ser fortemente influenciada pelas questões do transporte coletivo, do trânsito – incluindo o de pedestres no centro – e agora surge mais uma contestação ambiental pesada em relação à via verde, com os alagamentos decorrentes.
Essa questão do partido ser beneficiado contra a coligação está muito errado, pois a coligação que ajudou a eleger e posicionar cada membro. façam as contas com base nos votos de cada partido então. Caso do PP do DEP DUÍLIO GENARI- Teve 235.104 votos para deputado estadual e elegeu apenas um deputado. O DEM que concorre diretamento com Duílio teve 363.960 votos e elegeu 7 deputados. Média de votos por eleito do PP – 235.104 votos e MÉDIA do DEM 60.660 votos. ISSO É JUSTO COM TOLEDO? Então desfaça-se a coligação, mas conte os votos dos partidos.
MÉDIA de votos Estaduais eleitos no Pr com votos nos partidos : PP – 235.104; PSDB – 91.960; PT – 91.095; PMDB – 84.557; DEM – 60.660. Os maiores beneficiários das coligações foram o DEM e o PMDB.
Tomara que faça o que defende em palavras, senão não teria que ter partido a vaga é do partido sim, e espero e desejo sucesso pois temos que moralizar essa bagunça que é esta o TRE no paraná, olhem com carinho o caso de Enéas Marques, foi um inferno a eleição especial com militares fazendo horrores para que o tal Valmor ganhasse a eleição e esta no poder por liminar, vergonha Fabio.
Quando assume a nova diretoria do TECPAR?
Deve ser por isso que chamam de ZONA eleitoral!