O governador Beto Richa nomeou, ontem (3), Gilmar Mendes Lourenço na presidência do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).
Lourenço tem 55 anos e é funcionário de carreira do Ipardes há 35 anos. Ele se formou em Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), cursou pós-graduação em Economia Rural, é mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Também é coordenador do curso de Economia da FAE e foi indicado duas vezes ao Prêmio de Economista do Ano pela Ordem dos Economistas do Brasil, em 2006 e 2010.
“Vou trabalhar para que o Ipardes subsidie as decisões estratégicas do Governo do Estado e da Secretaria de Planejamento, em particular, para a concretização dos objetivos acordados pelo Governo com a sociedade”, declarou Lourenço.
Ele também comentou sobre os planos de fortalecimento da instituição. “O Ipardes deve resgatar o seu papel de caixa de ressonância da sociedade. Os estudos e pesquisas devem refletir os anseios, interesses e conflitos da população, como empresários, trabalhadores, ONGs e Governo”, disse.
Lourenço já publicou nove livros. Entre eles, destacam-se: Economia Paranaense em Tempos de Globalização e Economia Paranaense: Fatores de Mudança e Entraves ao Desenvolvimento, ambos pela editora Sinduscom.
10 comentários
Uma pessoa com grande conhecimento e competência! Parabéns!
As melhores aulas de Economia que tive na faculdade! Parabéns Gilmar!
Enquanto estive no DCE da FAE, o coordenador do curso de Economia sempre prezou pela meritocracia e pela qualidade dentro dos Conselhos da instituição.
Ótima escolha.
Conheci este cidadão fazendo análises econômicas em jornais da TV. Me pareceu uma pessoa séria, serena e competente.
Se as minhas impressões foram corretas, BINGO.
Parabéns pela nomeação, é uma pessoa com grande capacidade a serviço do Paraná!
O Paraná tem muitos economistas com sólidos conhecimentos sobre economia regional. Posso citar Maria Lucia Urban, Lucas Dezordi, Gílson Batista, Carlos Magno Bittencourt, Nivaldo Camilo, o eterno Belmiro Valverde Castor. Não me pareceu uma escolha apropriada para o cargo.
Excelente professor, profundo conhecedor da história econômica do Estado do Paraná, parabéns a ele e ao Beto!
EXCELENTE ESCOLHA!!!
Parabéns Gilmar.
Vc merece e o Paraná agradece!
Conte comigo, sempre. E sucesso em sua nova função.
Abs, Lucas Dezordi
Parabens Gilmar, merece pelo teu esforco desde os tempos do curso de Economia na UFMT, sempre um dos mais dedicados. Sucesso