Curitiba implanta Plano Diretor de Drenagem em prevenção às chuvas | Fábio Campana

Curitiba implanta Plano Diretor de Drenagem em prevenção às chuvas

Foto de Daniel Caron

Frente às tragédias registradas no Rio de Janeiro em decorrência das chuvas, Curitiba se previne. A prefeitura está implantando o Plano Diretor de Drenagem para prevenir possíveis prejuízos e desastres com a chegada da chuva. O Instituto Tecnológico Simepar alerta que há previsão de chuvas intensas até março.

A engenheira do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Marlise Jorge, explica que o plano fará um diagnóstico sobre as condições das bacias hidrográficas do estado e reforçará o trabalho de revitalização dos rios, adequação da estrutura de drenagem, implantação de bacias de contenção, monitoramento do lançamento de esgoto e ações de desassoreamento, limpeza e drenagem. “O resultado desse trabalho está diretamente ligado ao futuro da cidade. Com medidas adequadas e tomadas a tempo é possível reverter um quadro que, sem ações preventivas, pode resultar em prejuízo para a população e para a cidade.”


13 comentários

  1. Nara Salamunes
    quinta-feira, 13 de janeiro de 2011 – 12:50 hs

    É preciso cuidar das matas ciliares e das ocupações irregulares…

  2. True & Lies
    quinta-feira, 13 de janeiro de 2011 – 13:57 hs

    Muito bem minha CURITIBA. Tem mais é que começar a agir antes que as desgraças como do Rio, SP etc comecem a surgir. Antecipar o problema é visão estratégica. Tomara que saia do papel e se torne realidade.

  3. Marcio Costa...
    quinta-feira, 13 de janeiro de 2011 – 14:10 hs

    MAIS UMA VEZ A PREFEITURA DE CURITIBA LARGA NA FRENTE.
    ESSA ATITUDE É SINÔNIMO DA DEMONSTRAÇÃO DO TRABALHO E DO RESPEITO QUE A PREFEITURA TEM PARA COM O POVO CURITIBANO. PARABÉNS AO PREFEITO LUCIANO DUCCI E SUA EQUIPE.

  4. Borduna
    quinta-feira, 13 de janeiro de 2011 – 17:12 hs

    DRENAGEM? Vão remover a camada asfáltica das ruas. Vão fazer calçadas de barro pras pessoas sujarem seus pezinhos? Vão impedir estacionamentos de passarem anti pó no terreno? Vão recuparar a mata ciliar dos nossos rios? Vão nada. Solução radical para problemas ambientais só o dia em que os Verdes chegarem ao poder. Até lá, sabe-se quando, é só solução paliativa e obra maquiagem. É só desastre….

  5. Cristina
    quinta-feira, 13 de janeiro de 2011 – 17:13 hs

    Planejamento e Estratégia para o futuro:
    Acredito que o IPPUC, com os seus técnicos competentes e habilidosos, irão replanejar toda a cidade de Curitiba, inclusive tendo o cuidado de diminuir ou mitigar as áreas críticas da cidade (pontos de alagamentos, que são de 50).
    * Na verdade deveria atentar ao fato de impedir novas invasões em locais inadequados para se construir moradias;

    * Também a população deveria ser mais comprometida no sentido de manter os arredores da nossa cidade mais limpa.

    Obs.: Uma cidade é feita de pessoas e elas devem ser comprometidas com o ambiente em que vivem. Ninguém pode dizer que, não têm ou faz parte desse contexto, vivendo dentro dele. Todos devem participar!!!

  6. quinta-feira, 13 de janeiro de 2011 – 18:36 hs

    ATÉ O MEU CACHORRO QUE TEM 6 MESES DE VIDA SABE QUE NÓS TEMOS QUE DEIXAR UM ESPAÇO PARA Á AGUA ESCOAR…EU FIZ A MINHA PARTE,,DEIXEI 40 METROS DE GRAMA NA FRENTE DA CASA,,,DEIXEI AREAS DE GRAMA NA CALÇADA,,DEIXEI MAIS UMA PARTE DENTRO DO QUINTAL SÓ COM TERRA….E ASSIM TEM QUE SER ..É A NATUREZA…Á MAIS EU VOU TER QUE CORTAR A GRAMA??? EU CORTO….Á MAIS VAI SUJAR OS PÉS NO QUINTAL,,?? EU SUJO…..Á MAIS VAI TER QUE CUIDAR DA PARTE DA GRAMA NA CALÇADA??? EU CUIDO…..E ENSINO AOS FILHOS E NÉTOS…..SE CADA UM FIZER Á SUA PÁRTE É CLARO QUE NÃO VAMOS PRECISAR IMPLORAR AOS CÉUS..OU AOS PODERES PÚBLICOS;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

  7. Vigilante do Portão
    quinta-feira, 13 de janeiro de 2011 – 19:20 hs

    Eu não acredito que não havia tal plano.

    Fico na dúvida:
    É incompetência ou uma invensão para beneficiar alguma consultoria?

  8. Arruia
    quinta-feira, 13 de janeiro de 2011 – 22:58 hs

    Curitiba já deveria ter começado. Já está tarde!!!

  9. JAMELÃO
    sexta-feira, 14 de janeiro de 2011 – 8:02 hs

    Belo exemplo dado pelo privilegiado acima. Lembrem-se que a maioria dos moradores da capital sequer tem 40 metros de apartamento pra morar. Boas idéias a serem postas em prática: Reter a água da chuva nos prédios para pelo menos ser utilizada em descarga de sanitários, lavagem de calçadas, etc. Acho que o somos um dos poucos povos que se utilizam de água tratada para descarga em sanitários.
    Nossa municipalidade tá dando o exemplo de retenção das águas das chuvas para outras utilizações, é só ir ali no viaduto do capanema nos dias chuvosos e verão a retenção de água da chuva(alagamento que já de mais de ano), está sendo utilizada para dar banho pelo menos nos transeuntes locais!

  10. Cristina
    sexta-feira, 14 de janeiro de 2011 – 13:49 hs

    LEMBRANDO AO POVO CURITIBANO QUE EXCESSOS DE…

    * LIXOS
    * CALÇADAS
    * PAVIMENTAÇÃO/ASFALTOS
    * NEGLIGÊNCIA COM O FUTURO
    * DE CONSUMISMO, SEM COMPROMETIMENTO…
    * SENTIMENTO IMEDIATISTA, SEM PENSAR NO AMANHÃ…

    CAUSA TUDO ISSO E MUITO MAIS, SÃO CONSEQÜÊNCIAS QUE VIVEMOS NO DIA A DIA…
    EU FAÇO A MINHA PARTE E VOCÊ?????????????

  11. ginete
    domingo, 16 de janeiro de 2011 – 10:06 hs

    complementando a lista de Cristina:

    _ELEGER A MAIS DE TRINTA ANOS O MESMO GRUPO POLITICO PARA COMANDAR A CIDADE!!!

  12. João
    quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011 – 13:28 hs

    Ídem ao anterior, pois as enchentes de Curitiba afetam os mais pobres, a elite que visita este site costuma dar parabéns ao senhor Ducci por qualquer palhaçada que inventem. Plano de drenagem e o problema do lixo em Curitiba (cachimba) serão empurrados com a barriga, como de costume!

  13. segunda-feira, 2 de janeiro de 2012 – 19:04 hs

    Só não faz quem não quer…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*