Beto lança cartilha com normas da administração pública | Fábio Campana

Beto lança cartilha com normas da administração pública

O governador Beto Richa lançou, nesta segunda-feira (17) durante reunião do secretariado no Palácio das Araucárias, em Curitiba, uma cartilha com regras e normas constitucionais da administração pública “O intuito é que todos os secretários tenham conhecimento pleno do que pode ser feito na administração pública e devem seguir a risca o que está contigo neste material”, enfatizou Richa, em entrevista à imprensa.

A cartilha foi detalhadamente apresentada pelo secretário especial de Controle Interno, Mauro Munhoz, durante palestra no auditório Mário Lobo. Em sua explanação, Munhoz ressaltou questões como as regras para autorização de despesas, Lei de Responsabilidade Fiscal, contabilidade pública e contratação de pessoal. Além disso, abordou assuntos como licitações, contratos, normas do Tribunal de Contas e as que penalizam crimes fiscais e caracterizam improbidade administrativa.

“O nosso objetivo é que todos estejam afinados com as diretrizes da nossa administração para que possamos errar o mínimo possível e para que os resultado possam aparecer”, afirmou Richa. Segundo o governador, é necessário que todos os secretários observem as normas. “Isso é uma exigência da nossa administração no que diz respeito à legalidade, a ética, a austeridade na gestão dos recursos públicos”, declarou.


28 comentários

  1. Defer
    segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 – 16:06 hs

    na cartilha a primeira regra deve ser qualquer secreatrio pode contratar parentes né!

  2. Desagravo do interior
    segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 – 16:10 hs

    O que é triste é você se empenhar na campanha do Beto

    apanhar e ser perseguido pelo pessoal do PMDB e a patrulha do Requião e depois do Pessuti e agora na divisão dos cargos ter que assistir o Beto desonrando os companheiros

    Olha que não sou do grupod o Hermas Brandão, mas temos visto isto

    Com certeza o Beto esta dispensando os aliados desta eleição na sua reeleição, é brincadeira ver a Educação, Detran, Depen, Sanepar e outros órgãos

    serem comandados por forças ocultas que não fizeram campanha para o Beto e o pior vermos pessoas do segundo e terceiro escalão que fizeram campanha para o Osmar continuarem no cargo assediando moralmente o militantes da campanha do Beto.

    Não ouvir um relés militante é normal agora não ouvir
    os mandatários políticas de suas respectivas regiões não é uma espécie de suicídio político?

  3. izidoro
    segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 – 16:23 hs

    nesta cartilha pode contratar parentes, chame o Requiao que é tudo igual..

  4. MARIANE
    segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 – 16:25 hs

    O CÁSSIO TANIGUCHI PRESTOU BASTANTE ATENÇÃO NA LEITURA DA TAL CARTILHA????

  5. Curioso
    segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 – 16:36 hs

    O IPEM e a Receita Estadual estão sem qualquer chefia. Tudo exonerado. Nada sai. E aí Beto Richa, como fica. Preciso dos serviços desses caras…. Anda home.

  6. Duvidoso
    segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 – 16:44 hs

    Será que nessa cartilha também consta que os cargos em comissão tem que cumprir horário de trabalho como os funcionários efetivos?
    Ou vai continuar tudo igual……..começam a trabalhar na hora que bem entende….fazem quanto tempo de almoço que lhe for conveniente…….e vão embora na hora que da vontade…….sem regras a cumprir…….tudo é festa para o pessoal dos cargos em comissão.

  7. Mauricio Chizini Barreto
    segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 – 16:46 hs

    Parabéns! ao Governador Beto Richa, seu discurso esta virando realidade. Notamos que tudo o que foi visto em campanha não era apenas uma fala vazia e sim realmente um novo jeito de governar.

  8. Valkiria Pereira
    segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 – 17:04 hs

    KKKK, fico vendo o roamaneli nas fotografias e fico imaginando o que será que ele fica pensando no meio do pessoal do Beto… Eita Romaneli… volte para o reduto ….

  9. segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 – 17:22 hs

    Cada Secretário Estadual é responsável pela sua pasta. É o ordenador das despesas, certifica as contratações, licitações e pessoal. Alguns têm conhecimento sobre a legislação que envolve a administração pública. Outros não. Portanto, a iniciativa é providencial para depois, diante de alguma irregularidade ou ilealidade nãose diga que não sabia!

  10. Denise
    segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 – 17:35 hs

    A cartilha deveria ser disponibilizada para a população também. Pode ser on line… Assim poderiamos ajudar na fiscalização destes secretários.

  11. Fabi
    segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 – 18:29 hs

    o isidoro deveria saber que o governador agora é o beto richa e nao o requiao!

  12. luiz
    segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 – 19:08 hs

    É estamos começando do ZERO mesmo, se os próprios secretários estão precisando de cartilha com o be,a,ba da administração! Não esqueçam que são só quatro anos….

  13. ATITUDE
    segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 – 19:46 hs

    E os fichas sujas Beto o que vc vai fazer com eles , acho que nem devia ter nomeado. e agora? saia justa é pouco . a coisa vai feder… tem secretario que vai virar materia do FANTASTICO ja neste mes.!!!

  14. MARIANE
    segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 – 20:05 hs

    Fabi, só porque o governador agora é o BETO a FARRA DOS PARENTES é permitida ? Na época do requião era nepotismo!

  15. MARIANE
    segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 – 20:08 hs

    Mauricio Chizini Barreto, realmente agora o discurso do BETO TÁ VIRANDO REALIDADE…..Os lernistas e CÁSSIO TANIGUCHI DE VOLTA!!!! PESADELO!

  16. Seilá
    segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 – 21:12 hs

    Será que a Sra. Secretaria Fernanda Richa vai ler a cartilha? ah será também que assinou o contrato de gestão? e se ela não cumprir com as metas da gestão? caiu fora do governo?

  17. maria louca
    segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 – 21:18 hs

    Na cartilha do BETO deveria ter ÉTICA com companheiros que deram suas cabeças para elege-lo. Seu PAI sim era uma pessoa de PALAVRA.

  18. segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 – 21:42 hs

    Perdoar é função de chefe.
    Roubar da Saude, não dá em nada.
    Estas são umas das regras

  19. PARA A LEITORA "Fabi"
    segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 – 22:01 hs

    MINHA FILHA, É TUDO A MESMA COISA…ACORDA…

  20. reginaldorodrigues
    segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 – 22:05 hs

    e o interior ficou esquecido no governo do beto.o discurso era outro,cada região teria um membro no governo.Beto aja como seu pai que valorizava os amigos.por falar em seu pai ainda tenho saudades dele,que CIDADÃO,

  21. terça-feira, 18 de janeiro de 2011 – 8:40 hs

    Parabéns Governador, realmente este é o comportamento de um Gestor Público consciente.
    Será que esta Cartilha poderia ser disponibilizada on-line, é muito importante para a população também, e a outros “administradores públicos” também.

  22. Sebastiao Nunes Machado
    terça-feira, 18 de janeiro de 2011 – 10:06 hs

    Engraçado essa cartilha ter saido agora, se fosse publicada antes das nomeaçoes das secretarias, acho q dificilmente veriamos esses nomes. sera que consta a palavra ÉTICA. SE EXISTE NAO SABEM O SIGNIFICADO. HAHAHAHA

  23. Ruth Figueiredo Lima
    terça-feira, 18 de janeiro de 2011 – 10:53 hs

    Acertou novamente, isso é o que todos os gestores publicos deveriam fazer… os cargos de confiança devem ter sim normas, regras para melhor administrar… senti firmeza meu governador…

  24. terça-feira, 18 de janeiro de 2011 – 12:21 hs

    SERÁ QUE ADIANTA CARTILHA, NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA QUE PRECISA DA TAL CARTILHA. LEMBRAM DOS 100.MILHÕES DE REIAS.

  25. TUPINIQUIM
    terça-feira, 18 de janeiro de 2011 – 14:10 hs

    ACERTAR ELE PODE ATÉ TER ACERTADO, MAS EM QUÉM? ATÉ AGORA AINDA NÃO VI NADA, A NÃO SER CRÍTICAS AO SEU ANTECESSOR. ISSO ME RECORDA O REQUIÃO, QUE PASSOU METADO DO SEU GOVERNO CRITICANDO O LERNER, E A OUTRA METADE? BEM, NÃO SEI O QUE FÊZ NA OUTRA METADE… CONTRATOU PARENTES E AMIGOS??

  26. Costa
    terça-feira, 18 de janeiro de 2011 – 20:48 hs

    Fazendo uma pequena contribuição para um possível adendo a esta cartilha:

    Súmula Vinculante n.º 13, “in verbis”: “A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal”.

  27. Capitao do Mato
    terça-feira, 18 de janeiro de 2011 – 21:48 hs

    Seria recomend[avel que todos os funcionarios puublicos e de autarquias tb tivessem acesso a esta catilha, afinal de contas todos deverao `rezar`sobre a mesma catilha, acredito que deva ser uma acao conjunta de fodo o funcionalismo, caso contrario iremos repetir os mesmos erros do Rei do Canguiri

  28. ginete
    quarta-feira, 19 de janeiro de 2011 – 10:28 hs

    preludio para um grande bestseller “Mein Kampf” versão “Araucárias Flamejantes” escrito por…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*