Alvaro e Requião – Fim de carreira | Fábio Campana

Alvaro e Requião – Fim
de carreira

LUIZ GERALDO MAZZA/Folha de Londrina

Tanto o senador Roberto Requião como o seu colega Alvaro Dias sinalizaram, por gestos inequívocos, que se encontram em fim de carreira: militantes do moralismo e da austeridade, depois de longo tempo até porque a memória não é tão frágil, habilitaram-se a receber a maldita aposentadoria.

A dupla derrubou em 1990 o candidato José Richa por essa acusação: a de beneficiar-se de uma aposentadoria mais do que imoral porque sórdida. E isso foi massificado com a presença indispensável do filibusteiro de sempre, hoje secretário de Beto Richa, Luiz Claudio Romanelli, que tirou certidões do benefício como volantes de campanha eleitoral.

PHD em baixaria, o PMDB fustigou tanto o candidato que liderava as pesquisas e com tal paroxismo que ficaria, em função do alarido moralista, fora da disputa para o segundo turno. E para afastar o candidato que saíra em primeiro lugar, José Carlos Martinez, aprontaram, logo na abertura do segundo turno, uma das encenações mais criminosas da história eleitoral: a lenda do Ferreirinha, um suposto pistoleiro a serviço da colonizadora dos Martinez que ganhou reportagens em jornais e documentário em vídeo. Nos dois casos estavam Requião e Alvaro unidos. Tanto que o governador chegou a receber o pistoleiro teatralizado no Palácio Iguaçu e em vez de entregá-lo à polícia, como consta do processo, mandou-o ao comitê eleitoral do PMDB. Prevaricação clássica e que o criminalista Élio Narézi enxergou na montagem da cena bufa.

A longa espera

Tanto Requião como Alvaro tiveram o cuidado de não pleitear a remuneração vitalícia e deixaram o tempo passar, confiando, como é comum nos políticos, na amnésia do eleitor. Com a repercussão nacional e de clara reprovação que o tema ganhou na mídia, estão sendo obrigados a reavaliar a atitude tomada e o quadro é pior para Alvaro, figura mais nacional dos dois, até pela cobertura que recebe sistematicamente da Rede Globo que, anteontem em entrevista coletiva, afirmou que transfere o dinheiro para entidades filantrópicas como se isso elidisse o fator principal do recuo naquilo que asperamente condenava.

O desgaste é pior porque os dois são velhos exploradores do moralismo e em especial para o líder do PSDB no Senado que quase diariamente destila a sua indignação em torno da improbidade do governo. A alegação salvadora de Alvaro (inclusive documentada com recibos de doação à entidade Santa Betila Boscardin ainda no ano passado) não convence, embora bem articulada, e o arrependimento eficaz, no sentido cristão que se pretende sugerir, é insuficiente.

Autenticidade

Nossa maior carência é a falta de autenticidade na política e enquanto vemos um senador como Pedro Simon reavaliando o pleito que fez em seu favor da prebenda que não se ajusta à imagem que tem de pessoa correta, os nossos dois representantes se colocam tão mal em fim de carreira e de certa forma a traduzem na maneira como transformaram em direito e legalidade aquilo que condenavam como ilegítimo e imoral. A vida inteira tentam sugerir que são iguais ao homem comum e de repente entram numa dessa.


27 comentários

  1. Defer
    segunda-feira, 24 de janeiro de 2011 – 11:10 hs

    falsos moralistas isso sim é uma vergonha os politicos no paraná!

  2. Ernesto sowinski sanson
    segunda-feira, 24 de janeiro de 2011 – 11:14 hs

    NÃO ESTOU A DEFENDER ESSES POLITICOS, ATÉ PORQUE EU VIVO COM MEU TRABALHO NÃO DEPENDO DESSES CARAS, QUE NÃO É O CASO DE MUITAS PESSOAS, MAS O BRASIL INTEIRO PAGA APOSENTADORIA PRA EX GOVERNADORES, ATÉ DNA. ARLETE RICHA RECEBE, E SOU DE OPINIÃO QUE TEM QUE ACABAR COM ESSA BANDALHEIRA, MAS DUVIDO QUE ISSO TERMINE, ENTÃO FICAR ESCREVENDO SOBRE ESSE ASSUNTO, É DAR TIRO NA AGUA.

  3. ÉTICO
    segunda-feira, 24 de janeiro de 2011 – 11:16 hs

    É dificil manter valores éticos e moralmente aceitos, quando tais valores não fazem parte de nossas índoles.
    Dois cidadãos que contribuirem bastante no meio político, mas poderia ter sido bem melhor, se não fossem algumas atitudes manifestadas/praticadas unicamente com fins políticos e promoção pessoal.
    Vamos rever nossos conceitos.
    Vamos esquecer vantagens individuais e nos preocuparnos mais com o coletivo.
    O mundo será bem melhor.

  4. PARANAVAIENSE
    segunda-feira, 24 de janeiro de 2011 – 11:22 hs

    É brincadeira, olha queria dizer que do Requião eu até esperava pois esse senhor nunca me “deceu”, mas essa do Alvaro é pra acabar, sempre se julgou acima de tudo, o cara mais certinho, o ‘senhor das cpis’ e de tudo que é ÉTICO e CORRETO. Tomara que o Requião seja cassado pra não assumir e o Alvaro nunca mais sai candidato. É o minimo que se espera.

  5. CAÇADOR DE PETISTAS
    segunda-feira, 24 de janeiro de 2011 – 11:22 hs

    Quanto ao primeiro, Alvaro tem lá seus méritos pois, sempre defendeu os interesses do povo no Senado. Requião, sempre defendeu seus próprios interesses e de seus irmãos também contribuiu para com a posse de dilma no poder, esta desqulificada, incompetente e filhote do Fascista lula da Silva, o câncer do Brasil.

  6. manezinho
    segunda-feira, 24 de janeiro de 2011 – 11:39 hs

    BESTEITOL… a sociedade precisa reagir. O foco é acabar com a lei que autoriza essa CANALHICE. Pobre povo brasileiro..Seja Requião,Richa,Dias…não interessa, se tem lei que permite vá ser governador também.

  7. a-ÉTICO
    segunda-feira, 24 de janeiro de 2011 – 11:40 hs

    O autofagismo paranaense e dos paranaenses é incomensurável.

  8. Regina Armenio P
    segunda-feira, 24 de janeiro de 2011 – 11:40 hs

    “Pega na mentira…Pega na mentira…Corta o rabo dela……Senador Alvaro Dias usa ‘nota futura’ para provar que doou aposentadoria: http://bit.ly/f2xWsv

  9. ZÉPILINTRA
    segunda-feira, 24 de janeiro de 2011 – 11:43 hs

    Fabio Campana.
    Esta informação é verídica?

    “QUE QUÉ ISSO MINHA GENTE??????”

    http://www.conversaafiada.com.br/politica/2011/01/22/vice-do-cerra-apresentou-recibo-com-data-de-novembro-de-2011/#comments

  10. Cezar
    segunda-feira, 24 de janeiro de 2011 – 11:49 hs

    Não é possível discutir esse tema de modo tão superficial. Ele encontra óbice na legalidade. Há previsão legal.
    Gostaria de ver isso sendo discutido de forma ampla, pois o que não falta é ex de qualquer coisa recebendo aposentadoria, desde comandantes militares, deputados, juizes, sendores e tantos outros.
    Já passou da hora do STF declarar a inconstitucionalidade disso e acabar com o uso politico dessas vantagens.
    Quanto ao Requião, essa mesma profecia o Mazza já fez em 1994 com o endosso do titular desse espaço.

  11. segunda-feira, 24 de janeiro de 2011 – 12:30 hs

    Este Ernesto é um xarope, os reque e os dias ja apagaram a vela, agora é so enterrar.

  12. segunda-feira, 24 de janeiro de 2011 – 12:50 hs

    O que precisa fazer é acabar com a Lei, de aposentadoria de ex governadores, por que daqui alguns anos o BETO RICHA e outros futuros governadores também estão recebendo aposentadoria e nos ficamos aqui reclamando……..

  13. Interior
    segunda-feira, 24 de janeiro de 2011 – 13:00 hs

    Enquanto a lei permitir aposentadoria vai existir sempre,e falando desses dois pilantras que e o Requiao e o sujo do Alvaro fiquem em Brasilia e terminem seus mandatos e se aposentem da politica.Nao votem nunca mais nesses safados.

  14. lucas
    segunda-feira, 24 de janeiro de 2011 – 13:01 hs

    Este caçador de petista é bem a cara da elite brasileira. Meus amigos como o Álvaro pode se envolver em bandalheira. O Requião não. Cara! Para o teu bem não escreva mais nada. É ruim justificar os desmandos de uns e justificar de outros. Pelo fim das aposentaorias e pensionistas diferenciados. Regra única para todos os cidadãos brasileiros. Fim da vergonha que estamos passando com os políticos paranaenses.

  15. antonio francisco da silva
    segunda-feira, 24 de janeiro de 2011 – 13:16 hs

    me engana que eu gosto

  16. Simões
    segunda-feira, 24 de janeiro de 2011 – 13:33 hs

    Perfeito Cezar o seu comentário.

    Se é um direito deles requerer, quem somos nós para ir ao contrário.

    Elegemos Justus, Curis, Anibelis, Romanelis, e outros menos favorecidos, e queremos ser contra aqueles que requerem seus direitos.

    Errados somos nós que estamos do lado de fora, que nada fazemos para coibir estas barbaridades.

    Se está errado, é lógico que está, mas quem colocou isso lá foi o Alvaro ou o Requião? E muito bem lembrado pelo Sr Ernesto lá em cima, até a viúva do José Richa recebe, e não vi ninguém falar nada até agora, principalmente o Sr. Fabio Campana.

    Portanto, tem que haver uma proposição de Emenda Constitucional no Estado banindo esta prática da Constituição Estadual, só gostaria de saber qual o deputado que vai ter culhão para fazer isso. O Mauro Moraes? kkkkkkkkk

  17. juliana
    segunda-feira, 24 de janeiro de 2011 – 13:43 hs

    Por que ninguém questiona a aposentadoria de outros ex-governadores, como JAIME LERNER, por exemplo.
    Lerner acumula aposentadorias: de prefeito de Curitiba, de professor universitário e de ex-governador.
    Por que só massacram o Alvaro e o Requião?
    Não sou defensora desta aposentadoria, mas se é para criticar, vamos ser justos, não?

  18. Antonio
    segunda-feira, 24 de janeiro de 2011 – 13:56 hs

    Porque o Álvaro não vende seu patrimônio e dá aos pobres? Isso sim seria caridade.

  19. Borduna
    segunda-feira, 24 de janeiro de 2011 – 14:02 hs

    E pra reformar as escolas estaduais não tem dinheiro….

  20. Ammarante mello rego
    segunda-feira, 24 de janeiro de 2011 – 14:18 hs

    Desde nei braga ,tivemos sete governadores,tirando pimentel ,leon peres e parigot,e richa,o alvaro 1 vezes requião 3 vez lerner 2vezes,nessas duas decadas e meia tivemos estes tres governadores,dizer que fizeram mal ao parana é uma coisa discutivel,o curitibano gosta de curitiba,o londrinense adora londrina,isso é feito com a maioria do paranaense,ora ,tem mazelas? ora tem,onde não tem,eu acho que os trez sempre foram bem avaliados,então porque cargas dagua essa ira contra os dois ,e o lerner,que eu saiba,sumiram com muito dinheiro do parana,tem dinheiro para seus ascentrais,

  21. KURZLOP
    segunda-feira, 24 de janeiro de 2011 – 15:08 hs

    Tá dificil.
    Me avisem onde não existe trairagem.

  22. Ernesto sowinski sanson
    segunda-feira, 24 de janeiro de 2011 – 15:25 hs

    O PARANA MEU ESTADO DO CORAÇÃO NASCI EM PONTA GROSSA PRINCESA DOS CAMPOS GERAIS, MAS NOSSO ESTADO NÃO TEM IDENTIDADE,IMPRENSA FRACA,POLITICOS FRACOS, FUTEBOL FRACO, SOMOS AUTOFAGISTAS, DEREM UMA ESPIADA NAS MINAS GERAIS NO RIO GRANDE DO SUL, O NORDESTE BRASILEIRO E MESMO STA CATARINA, AS EMISSORAS DE TV. QUANDO MOSTRAM O TEMPO NO BRASIL NEM FALAM DO PARANA. SERA QUE SÃO SÓ OS POLITICOS OS CULPADOS DE TUDO ISSO, A IMPRENSA PARANAENSE, ATÉ SEU COMENTARISTAS POLITICO,FUTEBOL E ECONOMICOS SÃO FRACOS, OS DE ESPORTE, NEM SE FALA, POIS NÃO SABEM FALAR.

  23. Cezar
    segunda-feira, 24 de janeiro de 2011 – 17:07 hs

    É isso aí Simões.
    Abaixo essa legalidade mofa.
    O pau que bate no Francisco tbém tem que cantar no Chico.
    O resto e oportunismo político.

  24. Paixão
    segunda-feira, 24 de janeiro de 2011 – 22:03 hs

    “Isto é uma vergonha” continuam surrupiando os cofres públicos e
    nós temos que fazer mutirões para reformar escolas que estão
    caindo aos pedaços. Bem feito cidadãos continuem aplaudindo estes sangue-sugas.

  25. Amelio ral aas
    terça-feira, 25 de janeiro de 2011 – 0:40 hs

    É ernesto que mora no bras,os politicos são uma parcela pinçada da população,e se nós não sabemos reivindicar,e ficamos aqui desmerecendo os politicos que votamos,eles se voltam contra nós,se nós temos times de futebol,em que as torcidas(nós) damos maus exemplos como a torcida do atletico e coxas,como iremos ter um belo futebol,viajo pelo brasil,e não vejo estado pujante como o nosso,não pense nosso parana,como curitiba e londrina,veja nosso parana essa imensa seara colorida,esses abnegados agricultores que não pensam como nós,pensam mais positivamente,e nossa imprensa,bem voce tem razão,quando a imprensa é negativamente para o estado,e ela só se manifesta quando é regada com dinheiro publico,ela é nefasta para o estado,saber falar eles sabem,mas quando se fala só o que esta no script na verdade recitam o que o patrão manda

  26. Bob
    terça-feira, 25 de janeiro de 2011 – 14:01 hs

    Este é o PMBD velho de guerra!

  27. Antoniorvaldo
    terça-feira, 25 de janeiro de 2011 – 22:07 hs

    Gustavo Fruet 2014!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*