Silvio Barros recebe Destaque Nacional em premiação | Fábio Campana

Silvio Barros recebe Destaque Nacional
em premiação

O prefeito Silvio Barros recebeu nesta quinta-feira (9), em São Paulo, o Prêmio Prefeito Inovador (PPI), como Destaque Nacional, que reconhece municípios que desenvolvem ações para informatizar e otimizar os serviços da administração pública. O PPI é realizado pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) em parceria com a Intel do Brasil, Microsoft Brasil e Symnetics.

Os principais critérios para Maringá conquistar o prêmio, definidos pelos organizadores, é a aplicação da tecnologia da informação nas várias áreas de responsabilidade e atuação do poder público municipal. São cinco áreas básicas de análise: sócio-ambiental, econômica, responsabilidade e gestão, atendimento e atenção ao cidadão e resultados.

Maringá conquistou o prêmio pelo conjunto da obra, apresentando o desenvolvimento de programas pelo próprio município considerados superiores aos concorrentes. Entre os finalistas estavam municípios de porte, como Caxias do Sul, Macaé e Brusque e capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Recife.,

Na auditoria realizada pelos promotores do PPI, todos os quesitos analisados atenderam de 70% a 100% os critérios de inovação e excelência nas áreas de aplicação, conforme determinava o regulamento do prêmio.

As inovações auditadas pelos promotores do prêmio são programas desenvolvidos pelos próprios servidores municipais para áreas prioritárias como a saúde, gestão, administração, meio ambiente e ouvidoria, além do Portal da Transparência que divulga todos os atos da administração, entre outras. São aplicativos que otimizam o trabalho dos servidores e vem refletindo no atendimento ao contribuinte e ao público em geral.

Compromissos assumidos

Para o prefeito Silvio Barros, o Prêmio tem um valor inestimável para a comunidade e para os servidores de Maringá. “Foi uma surpresa muito agradável saber que a maneira como estamos trabalho a gestão pública e os compromissos assumidos com a população receba este nível de reconhecimento”, disse. A gestão de qualidade agregada à tecnologia, segundo Silvio Barros, traz resultados surpreendentes. “Parabenizo o Movimento Brasil Competitivo por esta iniciativa. Espero que sirva de estímulo para muitas outras prefeituras”, afirmou o prefeito durante a solenidade.

O prefeito confessou ter ficado surpreso com a conquista de Maringá. “Competimos com municípios de grande porte, inclusive muitas capitais, e foi uma surpresa muito boa conquistar esse reconhecimento”, disse. Silvio Barros destaca a seriedade do prêmio, criado por grandes empreendedores e que destina recursos da iniciativa privada para o poder público. “São empresas de atuação internacional que buscam ampliar a tecnologia no setor público no sentido de melhorar a gestão no atendimento ao contribuinte”, afirmou.

Silvio Barros dedicou o prêmio aos servidores municipais, responsáveis pelos avanços em inovações tecnológicas dentro da Prefeitura. Nesta sexta-feira, durante solenidade no Paço Municipal, o prefeito entregou o troféu aos servidores e apresentou um modelo do computador que o município recebeu de prêmio.

O empresário Jorge Gerdau Johannpeter, presidente fundador do Movimento Brasil Competitivo, defendeu que o Brasil precisa atingir patamares de países desenvolvidos. “A caminhada é enorme. Se nós sonhamos com um país realmente diferenciado, temos que trabalhar com a boa gestão”, afirmou.

Classmate PC

Como vencedora nacional do PPI, Maringá vai receber 100 computadores da linha Classmate PC equipados com processador Intel® Atom, para utilizar como ferramenta de inclusão digital. O Classmate PC é o equipamento do projeto “Um Computador por Aluno (UCA)” e tem uma ergonomia adaptada aos estudantes do ensino fundamental e para projetos de inclusão digital.

O laptop vem com um processador Celeron em um chipset 915GMS, uma tela WVXGA de 7 polegadas com 800 x 600 de resolução, 256 MB de RAM, e 1 GB de memória flash para armazenamento de dados com alta tolerância a solavancos.

O sistema virá de fábrica com o Windows XP e uma bateria de Li-ion. Junto com os computadores a Intel disponibiliza à cidade vencedora o treinamento dos monitores que vão trabalhar em salas de aulas e projetos de inclusão digital. O treinamento será realizado no início de 2011, e antes a Microsoft e a Intel vão programar uma solenidade para a entrega dos equipamentos e apresentação do projeto para a comunidade.


5 comentários

  1. Fabienne Mello
    sexta-feira, 10 de dezembro de 2010 – 18:18 hs

    Parabéns ao Prefeito Silvio Barros pelo trabalho que realiza frente à Prefeitura de Maringá, procurando sempre melhorar a vida da população, dando destaque especiamente ao município, sem a preocupação de enaltecer sua pessoa.

  2. ROBERTO
    sexta-feira, 10 de dezembro de 2010 – 19:11 hs

    O PREFEITO SILVIO BARROS É EXEMPLO PARA MUIITAS COISAS,PESSOA CORRETA, HONESTA E DE BOA INDOLE. O BRASIL SERIA MUITO MLEHOR SE TIVESSEMOS OUTROS SILVIOS BARROS.A CIDADE DE MARINGÁ É MUITO PREVILEGIADA POR TER ADMINISTRADOR DESTE QUILATE. O GRANDE PREFEITO SILVIO BARROS É DAQUELAS PESSOAS QUE IRÃO ESCREVER O NOME NA HISTORIA COMO EXEMPLO A SER SEGUIDO.TIVE A OPORTUNIDADE DE IR A MARINGA A POUCOS DIAS E SABENDO QUE ESTAVAM FAZENDO UM PARQUE NOVO NA CIDADE FUI CONHECER AS OBRAS E PARA MINHA SATISFAÇÃO CONHECI UM DAS MAIS BELOS PARQUES QUE JÁ CONHECI E TENHA A CERTEZA JA VISITEI MUITOS PARQUES NO BRASIL E NO EXTERIOR E ESTE QUE ESTA SENDO MONTADO EM MARINGA EM HOMENAGEM A COLONIA JAPONESA SERÁ REFERENCIA DE PARQUE MUITO BONITO. SENHOR PREFEITO SILVIO BARROS O SENHOR É 1000.FELIZES OS MARINGAENSES QUE PODEM CONTAR COM UM ADMINISTADOR TÃO CORRETO E QUE PELO POUCO QUE SEI DADICA SUA VIDA AO BEM ESTAR DAQUELES QUE O ELEGERAM.
    PARABENS PELO PREMIO, O SENHOR MERECE ESTE E MUITOS OUTROS

  3. sexta-feira, 10 de dezembro de 2010 – 19:28 hs

    Silv io e muito estimado em Maringa, o povo o aprova

  4. MARIA
    sexta-feira, 10 de dezembro de 2010 – 20:08 hs

    NÃO CONHECIA MARINGÁ, ESTIVE A POUCOS DIAS NESTA BELA E MARAVILHOSA CIDADE, FIQUEI ENCANTADA. UMA CIDADE LIMPA, BEM CUIDADA , UM POVO AMISTOSO E RECEPTIVO. A ADMINISTRAÇÃO INOVADORA COM MÚLTIPLAS PRAÇAS PARA ATIVIDADES FÍSICAS ESTÁ SENDO COPIADO POR VÁRIOS MUNICÍPIOS DO BRASIL AFORA.A PRAÇA DO JAPÃO, COM RESPEITO ECOLÓGICO, BEM COMO NO PARQUE INGÁ E OUTROS PARQUES, DEVERIAM SER IMITADOS POR OUTRAS CIDADES. PARABENS AOS MARINGAENSES E AO PREFEITO SÍLVIO BARROS E SUA EQUIPE PELA EXEMPLAR ADMINISTRAÇÃO. COMO PARANAENSE FICO FELIZ EM SABER QUE UMA CIDADE DO PARANÁ, GANHOU ESTE PRÊMIO.

  5. sábado, 11 de dezembro de 2010 – 10:18 hs

    Maringa é pujante e cresce por si mesmo,nem prefeito ruim consegue segurar.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*