Requião quebrou a ParanáPrevidência | Fábio Campana

Requião quebrou a ParanáPrevidência

Da Agência

A ParanaPrevidencia quando foi criada em 1999 tinha como base para cálculo atuarial 66.853 servidores públicos, com idade média de 36 anos, baixos salários e com todos contribuindo. Veio o fim da era do estado mínimo, entrou Requião e dá-lhe contratação para fortalecer a máquina.

No período Requião foram contratados mais 60 mil servidores públicos, chegando hoje a 123 mil, aumentou a idade média dos servidores para 41 anos, ocorreu aumento salarial médio em 30%, aumento da longevidade da vida, muitos conseguiram na justiça o direito de não contribuir e Roberto Requião(PMDB) não permitiu que aposentados e pensionistas contribuíssem conforme determinação do Ministério da Previdência.

Resultado: a ParanaPrevidencia quebrou. Irresponsabilidade ou incompetência em não calcular os impactos do aumento salariais e de contratações? Com a palavra o TCE e MPE que sempre avisaram em seus relatórios: “Vai quebrar”. E quebrou….E agora o governador Orlando Pessuti(PMDB) manda um novo plano de custeio para a Assembleia Legislativa para passar o mico para a frente. Quem vai pagar a conta? O povo é obvio, pois se o governo vai ter que aportar recursos no fundo para cobrir o rombo, menos serviços públicos e investimentos serão feitos para a população.


26 comentários

  1. Rodrigo
    quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 – 10:49 hs

    A única coisa que o Requião não conseguiu quebrar foi a própria cara, deixando para Rubens Bueno, João Feio e tantos outros essa incumbência…

  2. PRÓFI GASPARZINHO
    quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 – 11:05 hs

    Você é contra , por exemplo, aumento salarial de professores?
    Beto está arrumando desculpas esfarrapadas para não fazer!
    Março, greve do Magistério!

  3. Magno Alves
    quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 – 11:07 hs

    Eu quero saber o que é que o REIquião não quebrou no Paranã?
    O Estado está quebrado, falido…

  4. LOLLA
    quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 – 11:07 hs

    E AGORA!!!??? QUEM IRA NOS DEFENDER!!!????? E AI? PRA ONDE FOI O DINHEIRO??? CADE A GAECO PARA APURAR ESSE ROMBO?? OU ELES SO INVESTIGAM O LEGISLATIVO(ASSEMBLEIA). PRA QUEM ADORA UM HOLOFOTE ESTA AI UMA OTIMA CHANCE…..

  5. eder
    quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 – 11:31 hs

    Sendo eleitor espero que o próximo governo não tenha a visão do estado mínimo, pois é comprovado que o estado deve sim ser musculoso, pois a desigualdade social no Brasil é imensa. O neoliberalismo no Brasil favorece apenas os mais ricos.

  6. JACARE DO MAL
    quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 – 11:36 hs

    Só o Paraná Prvidencia , este cara quebou o estado todo e se não se cuidarem vai voltar para terminar de quebrar o que restou, dindim ele gosta, e a parentada tambem.

  7. Newton
    quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 – 11:57 hs

    Que boobagem , Requião é acusado de reajustar os salarios dos servidores e responsabilizado pelo aumento na expectativa de vida das pessoas , só faltava essa, de mais a mais a contribuição dos aposentados seria irrisória , menos de 1 por cento da receita do fundo que hoje tem saúde de vaca premiada mais de cinco bilhões em caixa.

  8. amadeu vieira sobrinho
    quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 – 11:59 hs

    Previsivel o robmo requionico na ParanaPrevidencia. Alias, seria bom acabar definitivamente com os asseclas que compõe o Conselho de Administração. Vampiros do dinhieor publico.

  9. quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 – 11:59 hs

    DIA 31 DE DEZEMBRO A RAÇA DO GOVERNO REQUIÃO, VAI SAIR CORRENDO DO PALACIO DAS ARAUCARIA, IGUAL AQUELES DO MORRO DO ALEMÃO. O REQUIÃO JA ERA GRAUADO EM QUEBRAR, LEMBRAM DO IPE, QUANDO ELE QUEBROU O FUNDO DE PREVIDÊNCIA-E RAPARTIU O DINHEIRO

  10. Jango
    quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 – 12:07 hs

    Não foi por falta de “aviso” !
    Ora, mas TCE e MPE não são regiamente pagos pelos cofres públicos e pela sociedade para “avisar” !

    O MPE, por exemplo, é a instituição mais regiamente paga do Estado e não está aí para simplesmente “avisar”. Se existe responsabilidade, improbidade, tem que levar às consequências legais.

    Ou tivemos no Paraná – o que todo mundo desconfia, se já não está convencida – o mais escandaloso ‘COMPADRIO” entre poderes e autoridades públicas jamais visto na História, de modo que prevalesceram as benesses e sinecuras recíprocas e estão sobrando os rombos e os passivos para os cofres públicos e a sociedade pagar ?

  11. antonio carlos
    quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 – 12:19 hs

    Apesar de tudo isto mais de 2 milhões de otários votaram no quebrador do Paraná Previdência. Muito servidor deve estar arrancando os cabelos a estas alturas. Nada como um dia depois do outro. Agora Maria Louca vai curtir mais 8 anos de impunidade, e continuar mentindo a valer, coisa na qual é mestre. e tem tolo que ainda acredita no quebrador do Paraná Previdência. Mas não se preocupe povo paranaense, nenhum servidor vai ficar sem aposentadoria, se depender do Pansuti, ele via passar o mico para nós, que vamos pagar pelos 8 anos de dois desgovernadores. ACarlos

  12. Vigilante do Portão
    quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 – 12:46 hs

    Como tem gente que distorce as coisas.
    Vejamos o caso do Newton:

    Não estão acusando o Requião de ter dado aumento para os funcionários e muito menos culpando-o pela longevidade das pessoas.

    A grita é pela IMREVIDÊNCIA.

    Dar aumento para os servidores, é ótimo (sou Servidor), agora, prever que haverá impacto na folha de aposentados, é obrigação do governante.
    Do mesmo modo, viver mais, significa melhor qualidade de vida. Entratanto, o governo deve se precaver, refazendo os cálculos autuariais, para que no futuro – como agora -l não faltem recursos para pagar aposentados.

    Nada adianta NÃO COBRAR dos aposentados e num futuro breve, não poder pagar esses aposentados.

    Fatos, contra eles, não há argumento.

    O Fato é que há um ROMBO nas contas do ParanaPrevidência.
    O Pessutão, não teve CORAGEM de instituir a cobrança dos aposentados e nem de aumentar a contribuição. Mandou uma Lei “AUTORIZATIVA”. Deixando a bata quente para o Beto Richa.

    Empurrar com a barriga é fácil.

    Defendo a idéia de que a contribuição previdenciária deveria ser dividida em:

    Contribuição própria – 3%
    Contribuição para saúde – 3%
    Contribuição para aposentadoria em geral – 4%

    Assim, ao se aposentar, o funciona´rio deixaria de pagar a contribuição própria, continuando a recolher o Seguro saúde e a contribuição para o sistema de aposentadoria, ou seja 7%

  13. VERDADE
    quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 – 12:53 hs

    Quanta bobagem! O que o pessoal não faz para garantir as desculpas do próximo governo! O magistério não perdoa mentiras! Ou aumenta ou cai fora!

  14. joão carlos sorcesse
    quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 – 13:35 hs

    Vamos com calma, o valoroso senador Requião pegou o barco andando, vamos avaliar as atitudes de quem veio antes dele. Se formos fazer uma análise vamos fazer completa e não sómente analizando a ultima gestão.

    João carlos

  15. Xandruslei
    quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 – 13:59 hs

    Até o ceguinho do Geraldo Magela já sabe disso!!!

    Sem contar os débitos de precatórios que ele deixou para trás.

    São astronômicos!!

  16. Amelio ral aas
    quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 – 14:09 hs

    AGORA O REQUIAO QUEBROU TUDO,ORA BETO ,ENTAO NAO SE CANDIDATA,TA PARECENDO MARIA CHOCADEIRA,E” POR CAUSA QUE NAO VAI PODER METER AMAO COMO EM CURITIBA,O ESTADO E” MAIS DIFICIL GOVERNAR E NAO VAI TER DINHEIRO MESMO SE FASER TUDO O QUE PROMETEU,O SEU COMPANHEIRO SERRA IA SER MESMA COISA ,PROMETEU ATE A MARY CORNER PRO POVO ,E SE ESTIVESSE GANHO A ELEIÇAO IA FASER CORO NO CHORO COM VOCE,ORA MEU TODAS AS PREVIDENCIAS ESTAO QUEBRADAS,AGORA MESMO NO COMENTARIO ACIMA,VAO DAR MAIS REAJUSTES PARA JUISES QUE GANHAM HORRORES ,DAQUI A POUCO SE APOSSSENTAM,CONTANDO ATE OS DIAS QUE MAMARAM NA MAE,COMO SERVIÇO,E COM CINQUENTA ANOS ESTARAM APOSENTADOS E FERRO EM NOS

  17. Ammarante mello rego
    quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 – 22:31 hs

    So aqui em londrina tem um monte de nego( afro descendente)aposentado que nunca fiseram nada anao ser puxar saco,vamos faser um resumo deixe ver..nassif..naim helio duque..olivir… quadros e mais um monte,tudo ganhando bem,qual previdencia que aguenta,nao tem magica a lei aposenta o governopaga ,vai fazer o que

  18. Divanir
    quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 – 23:01 hs

    Como ainda tem puxa saco de Reiquião. Quebrou a Paraná Previdência e ainda tinha a cara de pau de ficar falando merda do Jaime Lerner. Quem tem

  19. Divanir
    quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 – 23:08 hs

    Como ainda tem puxa saco de Reiquião. Fechou o IPE, Quebrou a Paraná Previdência e ainda tinha a cara de pau de ficar falando merda do Jaime Lerner. Quem tem que ter vergonha na cara é quem votou nele. Não é atoa que gente como Requião, Nelson Justus, Sarnei, Temer e outros, ainda consegue ser eleito neste país. Vamos abrir os olhos e largar mão de sermos hipócritas.

  20. joão carlos sorcesse
    quinta-feira, 2 de dezembro de 2010 – 0:20 hs

    Quem quebrou a cidade modelo e sucateou todos os serviços. transporte, saude, coleta de lixo, iluminação, previdencia dos funcionários da prefeitura, pardais. etc etc.

    João carlos.

  21. LEAD
    quinta-feira, 2 de dezembro de 2010 – 11:04 hs

    Que novidade! O Rei sempre quebra a previdência!

  22. jose teixeira neto
    quinta-feira, 2 de dezembro de 2010 – 14:41 hs

    REQUIAO SEMPRE ARRUMA UM CULPADO PELA SUA INCOMPETENCIA,,

    SERÁ QUE VAI CULPAR TB O LERNER,, DEPOIS DE TODOS ESTES ANOS.,,

    VA TRABALHAR, MARIA LOUCA,,,

  23. Emerson
    quinta-feira, 2 de dezembro de 2010 – 18:31 hs

    ATUAL SUPERINTENDENTE DO PORTO, QUE ESCONDEU O “ROMBO” DA PARANÁ PREVIDENCIA, SE DESPEDE DE TODOS OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO ESTADO.
    ELE, PESSUTI E COMPANHEIROS DE “TRAPALHADAS” DO GOVERNO-TAMPÃO, COM AMOR E CARINHO FIZERAM ESTE VÍDEO DE DESPEDIDA:

    http://pinpix.ig.com.br/Widgets.mvc/Visualiza/201012011600128873799?v=6717441

  24. OSVALDO
    quinta-feira, 23 de dezembro de 2010 – 18:25 hs

    Ei Pessoal! até parece que estamos vivendo na ditadura,
    Porque essas acusações em cima do arrogante Requião
    não surgiu durante seu mando, porque só agora, é medo do Cara ou do diabo que compõe o governo dele, parem de se queixar vai!
    vamos lá pagar mais essa continha, no futuro ele vai novamente aparecer na mídia empunhando a bandeira do MST e com cara de cordeiro divino, e muitos irão acreditar na sua inocência.

  25. Eunice
    terça-feira, 1 de fevereiro de 2011 – 23:41 hs

    Não querendo defender o agora Senador Roberto Requião, mas temos que fazer justiça. Aqueles que trabalham com o magistério estadual sabem o quanto ele, como Governador fez pelas escolas públicas.Em tantos outros governos não foram construídas e reformadas tantas e escolas, proporcionando aparato tecnológico para professores, funcionários e alunos.Muito Dificilmente outro terá a visão de uma sociedade mais justa como ele.Podemos também voltarmos nosso olhar para a polícia, saúde,etc. Claro que muita coisa tem que ser realizada, mas ele não ficou deitado em”berço explêndido”.
    Vamos continuar criticando conscientemente, cobrando mas também contribuindo com nossa parcela de responsabilidade perante a sociedade, como cidadão consciente, com orgulho de nosso Estado e nosso País.

  26. cezar
    segunda-feira, 11 de abril de 2011 – 15:31 hs

    O povinho sem conhecimento de causa, 1° Quem acabou com o IPE foi o Jaime Lerner, ele criou por lei estadual o FAS, e estiguiu o IPE, repassando o fundo depositado, que a priore foi repassado ao Hospital Evangelico, bem so nisso ouve um sumiço de mais de 30 milhoes do valor descontado dos funcionarios publicos, como e desconto pessoal, cada funcionario teria que entrar com ajuiazamento de restituição de valor descontado. São estes estrias da lei que desavergonhados, como Lerner e Requiao , se fazem. Os falastrões, enganam a população no seu todo, ignorantes e desinteresados ,politicamente falando. Pois quem vota em uma mulher que consegue falir uma loja de 1,99, em plena 21 de março em SP, que acredita que invações de terra , não tem nenhum politico atras se envolvendo por impio pessoal. So pode acreditar que o Beto vai desacatar a lei de responsabilidade fiscal, e o plano plurianual, do qual ele deve por lei ate o final de 2011, os projetos ja feitos, pelo governo anterior. Sou pm e melhor que ninguem sei que a coisa ta ruim, e infelismente acreditar em papai noel, so se por muito burro, o negocio e jogar fora 20 anos de casa, e montar um bar, pois se for so pra sofrer então , que seja sem ter ninguem tambem enchedo o saco.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*