Ortigara, o longevo | Fábio Campana

Ortigara, o longevo

Norberto Ortigara vem de família de longevos: a mãe teve doze filhos, tem 86 anos, e ainda trabalha na propriedade rural da família (originária do RS), cuidando de ordenhar vacas e supervisionar plantações.

Um dos tios de Ortigara é o acatadíssimo padre Anacleto Ortigara, pároco do Santuário NS de Salette, no Jardim Social. Há outros religiosos na família.

Aos domingos, o novo secretário de Agricultura pode ser encontrada numa das missas celebradas pelo tio Anacleto, um ítalo-gaúcho bem disposto e apegadíssimo ao chimarrão.

Norberto encontra no santuário outros políticos conterrâneros, entre eles Euclides Scalco.


14 comentários

  1. curioso
    quinta-feira, 9 de dezembro de 2010 – 14:20 hs

    E nas quintas-feira é assíduo frequentador e um dos craques do “futebol das quintas”, a partir das 18:30 hs, na Cancun Esportes, no Parolim.

  2. valdir izidoro silveira
    quinta-feira, 9 de dezembro de 2010 – 14:27 hs

    Que preconceito! Sou comunista, amigo do Scalco e conheço o Ortigara desde que cheguei ao Paraná em 1972. Creio que o que une as pessoas não são os credos religiosos; são a coerência, a lealdade, a ética e a solidariedade. Longevo; também quero ser pois minha Mãe tem 90 anos e quando ela o fez fiz aseguinte provocação:~”Mãe vou juntar os seus 90 com mais 30, o que dá 120 e essaé a idade que vou desencarnar, com uma ressalva, vou ter 120 anos vivendo com tres mulheres de 401 é mole, Campana!

  3. João da Tuia
    quinta-feira, 9 de dezembro de 2010 – 14:56 hs

    Em nome dos amigos do Norberto Ortigara queria manifestar a verdade. Ele nasceu no Rio Grande do Sul e não em Longevo, como quer afirmar este blogueiro. Não sabemos se esse lugar é bom ou ruim e nem se é de comer. Sabemos que o Rio grande é bem longe mas de Longevo ele não é.

  4. DiDi
    quinta-feira, 9 de dezembro de 2010 – 15:37 hs

    O JOAO DA TUIA, SOBRE LONGEVO, VAI CONSULTAR O PAI DOS BURRO.LONGEVO É PESSOA QUE VIVE MUITOS ANOS.

  5. Zé do Bolicho
    quinta-feira, 9 de dezembro de 2010 – 16:24 hs

    Como diria o narrador Silvio Luiz: “Pelo amor dos meus filhinhos…”
    Dizer que longevo é um lugar !? Com essa, até nosso estimado Aurélio Buarque de Holanda Ferreira se revolveu na tumba.

  6. Borduna
    quinta-feira, 9 de dezembro de 2010 – 16:37 hs

    Meu caro João Tuia,
    Já q vc afirma q ele não é de Longevo, ainda assim apreciaria saber a quantos KMs fica Longevo de Porto Alegre….

  7. lapeano
    quinta-feira, 9 de dezembro de 2010 – 16:38 hs

    Um dos poucos nomes decentes dos anunciados pelo governador para compor o secretariado.

  8. Pedro Augusto silva
    quinta-feira, 9 de dezembro de 2010 – 18:48 hs

    Tem um tio muito bom padre Anacleto. Conheço o padre Anacleto a 15 anos. Se sair ao carater do tio teremos um otimo secretario.

  9. Capiau do Parque Industrial
    quinta-feira, 9 de dezembro de 2010 – 20:08 hs

    Interessante esse nosso Brasil, e mais interessante ainda é nossa Curitiba q cheia de facetas e passaportes da comunidade europeia de nações, produzem perolas pra se justicar fora do verniz da diversidade que abunda os terminais da cidade. Outro dia a senhora do cafézinho me disse que era italiana, falava de maneira soberana, mesmo contando que o pai e mãe nasceram em Almirante Tamandaré, mas tudo bem, afinal estamos se deparando com a seguinte condição que vai despontando pelos porões das casas e na soberba de quem acha que por ser branco e estar bem vestido pode este estar acima do bem e do mal e ainda alçado ao topo da piramide. Meros ignorantes catolicos e latinos acreditando em verdade absoluta, mal sabe q a unica verdade é a morte e esta nos faz iguais, cinzas e pó.

    Por ser pardo, filho de negro e branco gosto de assumir a minha cor morena, nascido em Santa Catarina, ainda tenho de aguentar a voraz igonarancia de quem me chama de baiano, mal sabem que lá é a terra dos negros lindos e do verdadeiro berço da nação brasileira. Aliás, os engenheiros Rebouças eram de onde?

    Outro dia a namorada que agora é ex me dizia que era alemã, seus avós maternor nasceram no Rio Grande do Sul e os paternos vieram de São Paulo pra colonizar o norte do Paraná, e q por essa condição estaria, ela, numa “classe social” diferente da minha, expressei calado, “Santa Ignorância Batman!!!” E dobochadamente lhe perguntei qual era o salário dela no Banco, onde era “explorada”…Não chegava a 3 contos, apesar da boa formação acadêmica e aí lhe expliquei que ganhando bem mais do que ela, de fato eramos de classes diferentes, pelo menos economicamente.

    E finalizando eu pergunto, esses colégios tão conceituados da bela e santa Curitiba apenas preparam os seus alunos para a disputa de vestibulares acirrados? Não existe aí fora um novo cenário preparando situações e construindo pontes onde era impossível quebrarmos os muros? Ou vamos continuar a acreditar que somos os melhores seres do planeta e que aqui é o melhor lugar do mundo quando a estatísticas não se cansam de mostrar algo muito mais real que a própria realidade da retina?

  10. VERDADE
    quinta-feira, 9 de dezembro de 2010 – 20:38 hs

    Grande sujeito! Simples, honesto e competente.

  11. Sério
    sexta-feira, 10 de dezembro de 2010 – 8:47 hs

    Será que ele vai incentivar o cultivo de erva-mate no Paraná…pelo menos pra consumo próprio.

  12. natalio stica
    sexta-feira, 10 de dezembro de 2010 – 11:04 hs

    Norberto e pessoa seria, trabalhadora e entende de agricultura. Se foi ou nao para agradar empresarios do agronegocio eu nao sei, mas que o prefeito Beto Richa fez um gol com essa indicacao, isso fez. Parabens

  13. domingo, 12 de dezembro de 2010 – 9:47 hs

    Parabens!! Esperamos que os seus assessores e diretores das vinculadas tenhao diretorias serias. Nao igual aquelas da Claspar, Ceasa e Codapar e falando em Codapar o primeiro ato da nova diretoria enposada é ver as decisões pessoas de alguns diretores de por exemplo contratar um funcionarios sem concurso, almento de capital para pagar endenização, final de mandato pagar uma divida de vale qu ele mesmo constestou a varios anos e agora resolveu pagar só porque ele e seu parceiro de diretoria vão receber. Vamos ver isso Ortigaria quem vai assumir esse roubo……..

  14. Ortigara
    quarta-feira, 19 de janeiro de 2011 – 16:20 hs

    sou Ortigara, tenho orgulho dessa familia e posso garantir, são tuti bona gente… abraço a todos os ortigaras

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*