Na Faep, Richa anuncia Ortigara na Agricultura | Fábio Campana

Na Faep, Richa anuncia Ortigara na Agricultura

Novo secretário vai encaminhar criação da Agência de Desenvolvimento do Paraná e do Instituto de Defesa da Agropecuária do Paraná

O governador eleito do Paraná, Beto Richa, anunciou na manhã desta sexta-feira (3) o economista e técnico agrícola Norberto Ortigara como futuro Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

O anúncio foi feito no encerramento do Programa Empreendedor Rural 2010, promovido pela Federação da Agricultura do Paraná (Faep) e Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae-PR), no Expotrade Convention Center, em Pinhais, na presença de quase quatro mil pessoas. “Norberto tem uma estreita relação de trabalho, respeito e amizade com as pessoas e entidades que representam a agropecuária do Paraná. Elas me fizeram a sugestão e eu acatei com alegria, por ver que meu pensamento coincide com a aspiração do setor”, afirmou Richa.


Na Secretaria da Agricultura, Ortigara deve encaminhar criação da Agência de Desenvolvimento do Paraná e do Instituto de Defesa Agropecuária, outras duas sugestões de entidades que representam a agropecuária paranaense. “Queremos um governo parceiro, que vai trabalhar em sinergia com o setor produtivo para a geração de empregos e renda no campo”, afirmou Richa. “Nesse sentido, os órgãos públicos devem recuperar sua capacidade de planejamento e de apoio aos agricultores, naquilo que se refere à pesquisa, assistência técnica, defesa sanitária e gestão da logística, assim como na requalificação das centrais de abastecimento.”

A Agência de Desenvolvimento, proposta pela Faep, com apoio das demais entidades do setor, vai fomentar e estimular o setor, com iniciativas em parceria entre o Estado e o segmento produtivo. O Instituto de Defesa Agropecuária vai concluir o processo de estruturação da defesa sanitária do Paraná e, assim, garantir a inserção da produção local em novos mercados internacionais.

Celepar

Richa também anunciou nesta sexta-feira o administrador Jacson Carvalho Leite como futuro diretor-presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar).

NOVOS INTEGRANTES DA EQUIPE DE BETO RICHA

Norberto Anacleto Ortigara — AGRICULTURA E ABASTECIMENTO

Economista e técnico agrícola, desde 1979 é funcionário público de carreira da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, onde foi pesquisador, analista de mercado, diretor, diretor geral e secretário adjunto. Foi membro dos Conselhos de Administração da EMATER-PR, do CEASA-PR, da CLASPAR e da CODAPAR. Desde 2006, é secretário municipal do Abastecimento de Curitiba. Nasceu em Seberi (RS), tem 55 anos.

Jacson Carvalho Leite — CELEPAR

Administrador de empresas, foi secretário executivo e presidente do Conselho Estadual de Informática e Informações (CEI), presidente da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) e assessor para Assuntos Institucionais da Companhia de Informática do Paraná. É diretor-presidente do Instituto Curitiba de Informática (ICI). Nasceu em Foz do Iguaçu, tem 58 anos.


12 comentários

  1. silvia maria
    sexta-feira, 3 de dezembro de 2010 – 13:52 hs

    É o Norberto retornando para a SEAB em grande estilo . Nada como um dia atrás do outro…. Parabéns Norberto vc merece esse reconhecimento.

  2. Elvira Fantin
    sexta-feira, 3 de dezembro de 2010 – 14:40 hs

    Escolha mais do que acertada na Agricultura. Competência, seriedade e dedicação. Parabéns Norberto. Sucesso!!!
    Elvira Fantin.

  3. Ricardo
    sexta-feira, 3 de dezembro de 2010 – 14:52 hs

    Parabens Norberto! O Paraná ganhara muito com Ortigara na Agricultura. Pessoa séria, honrada, inteligente e de carater! Nós do sudoeste comemoramos muito.

  4. Luiz
    sexta-feira, 3 de dezembro de 2010 – 15:26 hs

    Precisava mostrar o rastelo

  5. Anjo Exterminador
    sexta-feira, 3 de dezembro de 2010 – 15:44 hs

    Estes anúncios já começam a mostrar a que veio o governador Beto Richa. Nas áreas técnicas, pessoas de competência técnica inquestionável. Jacson Leite fez uma gestão exemplar no ICI, estabelecendo ferramentas inovadoras de auxílio a gestão pública. Vamos acabar com a superficialidade politiqueira que caracterizou a gestão da Celepar na era Requião-Pessuti. Jacson deixa como seu sucessor no ICI o atual diretor técnico Renato Rodrigues, engenheiro formado no ITA, que foi um dos primeiros brasileiros a aplicar no pais os conceitos internacionais mais modernos em Gestão de TI.
    Parabéns governador!
    Bons ventos!

  6. João Carlos Rocha Almeida
    sexta-feira, 3 de dezembro de 2010 – 16:12 hs

    Parabéns! Norberto. O Paraná precisa de profissionais comprometidos com a vocação maior do Estado, a agricultura, e esse é você. Como profissional , Médico Veterinário, funcionário de carreira da SEAB me coloco a disposição para o trabalho.
    Sucesso!
    João Carlos Rocha Almeida

  7. sexta-feira, 3 de dezembro de 2010 – 17:29 hs

    Eu temia isto, muito capital, pouco interior, faz lembrar Requiao e Lerner, dois dessastrados.

  8. DEMERVAL SILVESTRE
    sexta-feira, 3 de dezembro de 2010 – 20:35 hs

    DEMERVAL SILVESTRE

    de

    Parabéns ao governador Beto Richa, como participante de entidades envolvidas e representativas do agronegócio, vejo no Norberto Ortigara, um proficional com capacidade para dirigir a Secretaria da Agricultura do Paraná, com destreza, pelo fato de ser um técnico qualificado da área, desejamos sucesso ao novo governo paranaense.

  9. DEMERVAL SILVESTRE
    sexta-feira, 3 de dezembro de 2010 – 20:37 hs

    Parabéns ao governador Beto Richa, como participante de entidades envolvidas e representativas do agronegócio, vejo no Norberto Ortigara, um proficional com capacidade para dirigir a Secretaria da Agricultura do Paraná, com destreza, pelo fato de ser um técnico qualificado da área, desejamos sucesso ao novo governo paranaense.

  10. marcio
    sábado, 4 de dezembro de 2010 – 0:43 hs

    mais um da capital nao conhecenada diante d campo largo o beto traiu o interior q e quem realmente precisa de um governo,perdi meu voto e meu empenho

  11. teofilo
    sábado, 4 de dezembro de 2010 – 7:42 hs

    ué tinha liderança do região oeste eperando essa pasta, o que aconteceu???
    rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

  12. Sem terra
    sábado, 4 de dezembro de 2010 – 12:01 hs

    Realmente, o cidadão tem cara de agricultor … Não sei se conhece o bastante. Será que sabe o que é picão?

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*