Mercadante será ministro de Ciência e Tecnologia | Fábio Campana

Mercadante será ministro de Ciência e Tecnologia


O atual titular da pasta, Sérgio Rezende (PSB), cotado para assumir a presidência da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf); PSB também deve ficar com Integração Nacional

Vera Rosa e João Domingos – O Estado de S.Paulo

O líder do PT no Senado, Aloízio Mercadante (SP), será o ministro de Ciência e Tecnologia no governo de Dilma Rousseff. A presidente eleita formalizou o convite para Mercadante na sexta-feira, em reunião na Granja do Torto.

Candidato derrotado ao Palácio dos Bandeirantes, o senador é autor de um projeto que prevê a instalação de internet banda larga nas escolas públicas rurais e urbanas do País.

O atual ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende – filiado ao PSB -, é cotado para assumir a presidência da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). Na partilha dos cargos, o aliado PSB também ficará com o Ministério da Integração Nacional, hoje comandado pelo PMDB. O nome citado para a pasta é o de Fernando Bezerra Coelho, indicado pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos.


Alessandro Teixeira, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), é nome forte para dirigir o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Teixeira foi secretário-executivo do programa de governo de Dilma. A presidente eleita prometeu criar o Ministério da Micro e Pequena Empresa na campanha, mas até agora a proposta não saiu do papel.

Desde 2005, o Sebrae é comandado por Paulo Okamotto, que deverá deixar o governo, a partir de janeiro, para acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) tem chance de ser nomeada para a Secretaria de Direitos Humanos . Há tempos o “Movimento PT”, corrente de Rosário no mosaico ideológico do petismo, reclama por não ter nenhuma vaga no Ministério de Lula e agora pressiona Dilma.

Os rumores de que a pasta do Desenvolvimento Agrário – hoje nas mãos da corrente petista Democracia Socialista – pode acabar na cota dos governadores do Nordeste também desagradou a um grupo do PT. Nesta semana, o ex-ministro do Desenvolvimento Agrário Miguel Rossetto, hoje diretor da Petrobrás Biocombustíveis, desembarcou em Brasília para conversar com Dilma sobre o assunto. Ex-vice-governador do Rio Grande do Sul, Rossetto é amigo da presidente eleita e um dos principais dirigentes da Democracia Socialista. (fim)


5 comentários

  1. coveiro
    sábado, 4 de dezembro de 2010 – 15:09 hs

    Ministério da Dilminha só tem perderdores, vencidos e canastrões.

  2. Kim El Say
    sábado, 4 de dezembro de 2010 – 16:50 hs

    Que legal para quem temum diploma de mestrado falsificado estaremos emboas mãos. Eita nos.

  3. sábado, 4 de dezembro de 2010 – 18:22 hs

    Muito bom saber que a presidente Dilma tem varios nomes do pt em quem ela e a maioria do povo acredida,Mercadante é um politico sério e honesto e com muito gabarito para deixar os outros partidos morrendo de inveja.

  4. Fabi
    domingo, 5 de dezembro de 2010 – 13:51 hs

    se fosse serio nao teria um diploma de mestrado falsificado!
    tem cada brasileiro desinformado!

  5. pescador
    domingo, 5 de dezembro de 2010 – 20:15 hs

    Gabarito so se for de levar uma sura do Geraldo em São Paulo.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*