O atual titular da pasta, Sérgio Rezende (PSB), cotado para assumir a presidência da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf); PSB também deve ficar com Integração Nacional
Vera Rosa e João Domingos – O Estado de S.Paulo
O líder do PT no Senado, Aloízio Mercadante (SP), será o ministro de Ciência e Tecnologia no governo de Dilma Rousseff. A presidente eleita formalizou o convite para Mercadante na sexta-feira, em reunião na Granja do Torto.
Candidato derrotado ao Palácio dos Bandeirantes, o senador é autor de um projeto que prevê a instalação de internet banda larga nas escolas públicas rurais e urbanas do País.
O atual ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende – filiado ao PSB -, é cotado para assumir a presidência da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). Na partilha dos cargos, o aliado PSB também ficará com o Ministério da Integração Nacional, hoje comandado pelo PMDB. O nome citado para a pasta é o de Fernando Bezerra Coelho, indicado pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
Alessandro Teixeira, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), é nome forte para dirigir o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Teixeira foi secretário-executivo do programa de governo de Dilma. A presidente eleita prometeu criar o Ministério da Micro e Pequena Empresa na campanha, mas até agora a proposta não saiu do papel.
Desde 2005, o Sebrae é comandado por Paulo Okamotto, que deverá deixar o governo, a partir de janeiro, para acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) tem chance de ser nomeada para a Secretaria de Direitos Humanos . Há tempos o “Movimento PT”, corrente de Rosário no mosaico ideológico do petismo, reclama por não ter nenhuma vaga no Ministério de Lula e agora pressiona Dilma.
Os rumores de que a pasta do Desenvolvimento Agrário – hoje nas mãos da corrente petista Democracia Socialista – pode acabar na cota dos governadores do Nordeste também desagradou a um grupo do PT. Nesta semana, o ex-ministro do Desenvolvimento Agrário Miguel Rossetto, hoje diretor da Petrobrás Biocombustíveis, desembarcou em Brasília para conversar com Dilma sobre o assunto. Ex-vice-governador do Rio Grande do Sul, Rossetto é amigo da presidente eleita e um dos principais dirigentes da Democracia Socialista. (fim)
5 comentários
Ministério da Dilminha só tem perderdores, vencidos e canastrões.
Que legal para quem temum diploma de mestrado falsificado estaremos emboas mãos. Eita nos.
Muito bom saber que a presidente Dilma tem varios nomes do pt em quem ela e a maioria do povo acredida,Mercadante é um politico sério e honesto e com muito gabarito para deixar os outros partidos morrendo de inveja.
se fosse serio nao teria um diploma de mestrado falsificado!
tem cada brasileiro desinformado!
Gabarito so se for de levar uma sura do Geraldo em São Paulo.