Lula admite se candidatar novamente à Presidência | Fábio Campana

Lula admite se candidatar novamente à Presidência

KENNEDY ALENCAR Da Folha.com

A menos de 15 dias de deixar a Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que poderá ser candidato novamente ao Palácio do Planalto.

Em entrevista ao programa “É Notícia”, da RedeTV!, Lula respondeu se voltaria a disputar a Presidência um dia: “Não posso dizer que não porque sou vivo. Sou presidente de honra de um partido, sou um político nato, construí uma relação política extraordinária”.

Fez uma ressalva: “Vamos trabalhar para a Dilma fazer um bom governo e, quando chegar a hora certa, a gente vê o que vai acontecer”.

Na entrevista, que foi ao ar na madrugada de hoje, Lula ainda fez reparos à política de Barack Obama, lembrou momentos ruins do governo, como as saídas de José Dirceu e Antonio Palocci, e defendeu a política econômica.

VOLTA AO PLANALTO

“A gente nunca pode dizer não. Eu fico até com medo, amanhã alguém vai assistir à tua entrevista, e dizer que Lula diz que pode ser candidato. Eu não posso dizer que não porque eu sou vivo, sou presidente de honra de um partido, sou um político nato, construí uma relação política extraordinária”.

“O Brasil tem uma gama de líderes extraordinários. Tem a Dilma [Rousseff] que pode ser reeleita tranquilamente. Você tem [os governadores] Eduardo Campos, Jaques Wagner, Sérgio Cabral. Tem a oposição do Aécio [Neves, senador do PSDB de Minas]. Tem o [ex-governador José] Serra (PSDB-SP), que diz que ainda vai fazer oposição. O que não falta é candidato. É muito difícil dar qualquer palpite agora”.

“Vamos trabalhar para a Dilma fazer um bom governo e quando chegar a hora a gente vê o que vai acontecer”.

CRISE DO SENADO

Disse que a crise do Senado, em 2009, foi tentativa de golpe da oposição e que apoiou José Sarney para manter “a institucionalidade”.

“O que estava acontecendo ali era uma tentativa de golpe no Senado para que o vice, tucano [Marconi Perillo, de Goiás], assumisse. É lógico, só um ingênuo é que não percebe as coisas”.

DIRCEU E PALOCCI

“Na Casa Civil, teve uma dubiedade entre o animal político que o Zé Dirceu era e a necessidade de ser o gerente do governo. Na minha opinião, era peso demais para uma pessoa tocar”.

“Devemos muito ao Palocci. Era preciso ser como o Palocci foi naquele primeiro momento. Fiquei nervoso com o Palocci quando, em 2005, a economia caiu muito. (…) Ele reconheceu que houve exagero no endurecimento”.

MANTEGA E MEIRELLES

Lula disse ser “grato” ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, e ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles: “Pode ter críticas de que houve erro aqui, demora ali, mas, quando você vai fazer uma síntese, percebe que a fotografia é mais positiva do que negativa”.

MENSALÃO

Voltou a dizer que, quando deixar a Presidência, vai “estudar um pouco o que aconteceu no período”. “Não acredito [que houve compra de apoio de parlamentares]”.

Diz que foi “lambança eleitoral” e que petistas deveriam ter assumido isso. “Agora, passados cinco anos, de cabeça fria, vou reler a imprensa. Vou ver o que aconteceu em cada jornal, em cada revista, para que a gente possa remontar, [fazer] um juízo de valor do que aconteceu”.

PAPEL DE MARISA

O presidente contou que a primeira-dama, Marisa Letícia, “dá palpite” sobre governo. “A Marisa fala das coisas que sente e normalmente tem razão, porque ela fala coisa que o povo pensa”.

“Vou dar um exemplo de coisas importante em que a Marisa me ajudou. [Na campanha de 2006] Marisa era a maior incentivadora que eu tinha que ir para os debates, que eu deveria triturar meus adversários. Eu achava que eu não deveria ir, mas ela estava certa.”

OBAMA

Lula disse ser “fã” do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. “Ele só tinha que ter a ousadia que o povo americano teve votando nele. Recebeu uma herança maldita do governo Bush. O país quebrou. Como não tomou as atitudes nas horas certas, vem para as costas dele. Eu dizia para ele: ‘Presidente Obama, se você não fizer as coisas na hora correta, daqui um ano essa crise está nas tuas costas’. Porque a crise era do Bush”.

VIDA DE PRESIDENTE

“O mais doloroso é a vida de um presidente. A vida de um presidente é muito solitária”.

“Tem o dedo de Deus nessa coisa [ter sido eleito presidente]”. “O preconceito raivoso de setores conservadores da sociedade brasileira me fez mais forte, pois eu tinha que provar todo santo dia que eu tinha que ser mais capaz do que eles”.

PÓS-PRESIDÊNCIA

“Vou descansar. Tirar umas férias que não tiro há 30 anos. Uns dois meses num lugar onde eu não tenha que fazer nada, discutir política, fazer absolutamente nada”.

“Normal eu nunca mais vou ser, mas um brasileiro o mais próximo da normalidade possível. Vou conseguir”. “Vai ser bom para o Brasil, vai ser bom para a Dilma, vai ser bom para todo mundo se eu ensinar como um ex-presidente tem que se portar”.

“Quero tirar tudo da Presidência de dentro de mim. Preciso voltar a ser o Lula. Voltar a ser um cidadão mais próximo da normalidade possível. Se deixo a Presidência dia 1º e dia 2 começo a dar palpite na política, eu vou estar tendo ingerência em coisa que eu não devo”.


19 comentários

  1. Marcia
    segunda-feira, 20 de dezembro de 2010 – 11:06 hs

    Isso é amaça terrorista!! Se Deus quiser este ridículo ciclo está por acabar!! Precisamos de Presidentes jovens sem este ranço de ditadura militar/de esquerda, só assim poderemos retomar o caminho do futuro!! Xô museuzada!!!

  2. segunda-feira, 20 de dezembro de 2010 – 11:22 hs

    Se ele se candidatar vai ser candidato único,pois duvido que alguem tera coragem de enfrenta-lo.

  3. HENRY
    segunda-feira, 20 de dezembro de 2010 – 11:26 hs

    E TEM UM BANDO DE ELEITOR IGNORANTE OU ANALFABETO DOS (86%), QUE POR CERTO LHE DARIAM O VOTO. GRAÇAS A DEUS, FAÇO PARTE DA MINORIA QUE NÃO O APROVAM E MUITO MENOS VOTAM NO DITO CUJO.

  4. PARANÁ
    segunda-feira, 20 de dezembro de 2010 – 12:25 hs

    ELE É UM BOM ENGANADOR.
    E AINDA OPOSIÇÃO AJUDA MAIS QUE O PT.

  5. CAÇADOR DE PETISTAS
    segunda-feira, 20 de dezembro de 2010 – 12:36 hs

    Apenas 7 dias para que esta vagabundo deixe a cadeira para dar lugar a quadrilheira. Ao menos, deste imbecil estaremos livres. O palhaço lula da Silva, certamente já tem emprego garantido em algum circo brasileiro para fazer o que mais sabe, “palhaçada”.

  6. Prof.Paulo
    segunda-feira, 20 de dezembro de 2010 – 12:58 hs

    Como diria Marc Bloch
    “A incompreensão do presente nasce fatalmente da ignorância do passado”

    Para aqueles que odeiam o Lula, lamento, ele é um dos melhores presidentes do Brasil.

    Para a minoria do povo brasileiro que se acha politizada por não aprovar o seu governo, lamento também, melhor irem morar em outro país, ou vocês querem o Brasil só para vocês de novo?

    É duro ter que ver o filho do pedreiro – meu vizinho – se formar em direito, isso é um horror para a minoria da população que sempre esteve bem

    Por que FHC não se candidata e novo?

  7. lua
    segunda-feira, 20 de dezembro de 2010 – 12:58 hs

    Henry eu estou com você.

  8. Olho vivo
    segunda-feira, 20 de dezembro de 2010 – 13:42 hs

    Logo se percebe pelo nome “HENRY”, que voce devia é morar no país do Obama. Chamar 86% do povo de ignorante é que é de uma ignorância sem tamanho, e com certeza voce não faz parte dessa minoria que voce apregoa, voce tem ‘jeito’ é de ser um jovem alienado que somente quer aparecer. Compra um colar de melancias para dependurar no pescoço que voce vai aparecer mais do que fazendo comentários imbecís neste site.

  9. O Corvo....
    segunda-feira, 20 de dezembro de 2010 – 14:12 hs

    Henry…eu sou um deles.

  10. Luiz
    segunda-feira, 20 de dezembro de 2010 – 15:48 hs

    É torcer para o povo estudar um pouco nos próximos 4 anos…

  11. Parreiras Rodrigues
    segunda-feira, 20 de dezembro de 2010 – 16:16 hs

    Votei e meti o pau na Dilma (epa!!!). Mas estou torcendo para que ela se comporte diferente do seu criador.
    Que mude completamente a política externa;
    Que faça as reformas políticas que ele não fez – política, tributária, principalmente;
    Que puna realmente os corruptos e corruptores – e não adote o Eu não sabia de nada;
    Que continue as ações de diminuição das diferenças sociais, mas que não sejam marcadas pelo clientelismo político;
    E, em dúvida, leia discurso escrito – esse negócio de falar a língua do povo não dá o direito a ninguém, mormente a um dirigente de uma nação, de falar merda.

  12. Antonio Nunes
    segunda-feira, 20 de dezembro de 2010 – 16:27 hs

    não vou dizer a vcs que foi um mandato ruim, mas tem muita coisa que ficou a desejar. Acho que não preciso nem citar não? O negócio é que o “bicho” é esperto demais. Quem tiver dúvida procure ler mais e conversar com quem entende do negócio/politica, para saber como tudo funciona. Minha nota à ele 6,5

  13. Lucas
    segunda-feira, 20 de dezembro de 2010 – 18:46 hs

    Gostaria de ver FHC x LULA!!!

    Lula ganha de goleada ou é perigoso dar WO!!!

  14. Divanir
    segunda-feira, 20 de dezembro de 2010 – 19:17 hs

    País feito de analfabetos, qualquer um que de esmólas ganha voto.

  15. CAÇADOR DE PETISTAS
    segunda-feira, 20 de dezembro de 2010 – 21:38 hs

    Não adianta, daqui a 04 anos, o povo vai estar muito mais preparado para o voto e não mais acreditarão nas mentiras deste malandro chamado Lula da Silva.

  16. ALEMÃO
    segunda-feira, 20 de dezembro de 2010 – 22:38 hs

    Luiz, o problema é que o povo se pergunta: Pra que estudar, se posso chegar a presidencia sem isso? O luladrão é o pior exemplo do mundo para quem precisa ou quer estudar. Lembram-se quando ele falou que nunca leu um livro porque tem preguiça? Alem de analfabeto, é um traidor, pois o discurso da ética nunca foi praticado, muito pelo contrário, mal ele ficou com as chaves do cofre que o dinheiro começou a sumir. O pior é essa bandida que está por assumir.

  17. JOVEM ESTUDANTE
    terça-feira, 21 de dezembro de 2010 – 9:30 hs

    prof.Paulo…..assino em baixo …..fica a mesma pergunta para essa minoria…..PORQUE FERNANDO HENRIQUE VOADOR NAO SE CANDIDAT0U…….BOA PERGUNTA PROFESSOR…..VALEU.

  18. moizes braz
    terça-feira, 21 de dezembro de 2010 – 10:11 hs

    como pode alguem ainda defender o Sr Luiz Inacio, pois na mesma entrevista ele diz ” voou voltar”, em outra parte, ele diz “vous mostrar como se comporta um ex, vou ficar calado”, só que nãop pode ver um jornalista e ja começa a soltar asneiras,

  19. antonio carlos
    terça-feira, 21 de dezembro de 2010 – 17:33 hs

    O homem se viciou no cargo de presidente, até já está ameaçando a companehria presidenta. Se ela não for bem, o que significa isto? eu volto. Isto está se parecendo com a volta dos que não foram. Desencarna Lula, vè se consegue largar o osso, cara. De você já chega, deixe os outros trabalharem, não é assim que você queria? Se liga malandro, já que gosta tanto de ser presidente, se candidate a presidente do nosso Timão, ai voce vai ter uma nação inteira pra governar. Ve se cresce cara. ACarlos

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*