Jonel Yurk será secretário do Meio-Ambiente. Luiz Tarcísio Mossato Pinto, do Norte Pioneiro, funcionário de carreira, será o presidente do IAP.
Natural de Ponta Grossa, é engenheiro civil, mestre em Ciência do Solo. Tem experiência na área de meio ambiente, com ênfase em conservação da natureza e desenvolvimento sustentado, atuando principalmente nos seguintes temas: ecoturismo, unidades de conservação, gestão ambiental e licenciamento ambiental. Foi superintendente do Ibama no Paraná entre 1995 e 1999. Tem diversos trabalhos técnicos sobre meio ambiente publicados. Tem 55 anos.
Tarcisio Mossato Pinto presidirá o IAP. Natural de Jacarezinho, desde 1984 é funcionário público de carreira do Instituto Ambiental do Paraná, onde trabalha na área de licenciamento e fiscalização ambiental na região do Norte Pioneiro. Coordenou os Estudos de Impacto Ambiental das usinas termelétricas de Figueira e Canoas 1 e 2. Contabilista, foi chefe do escritório regional do IAP em Jacarezinho Tem 44 anos.
21 comentários
Fábio é Iurk com “i”.
Parabéns ao amigo Jonel pela justa indicação.
O Governador Beto Richa tem feito grandes nomeações.
Dr. Jonel dispõe de todo o calibre técnico e moral para ordenar o meio ambiente do estado, sempre ouviu e prestigiou nós das ONGs e tenho certeza que assim continuará.
Temos a expectativa de diálogo aberto com a SEMA a partir de janeiro de 2010.
O Jonel Yurk jogava muito bem xadrez na sua juventude.
CONTABILISTA NO IAP ,DEVE ENTENDER BEM DE ECONOMIA AMBIENTAL E MULTAS!
Excelente escolha Governador , parabéns jonel Yurk grande mestre milton Guarapuava
mais uma brincadeira,,,
Espero que o Sr. Jonel repita sua trajetória no IBAMA, ouvindo as ongs e sempre ponderando e debatendo os aspectos socio-ambientais do paraná.
Tarcisio tem carreira no iap, conhece profundamente as sistematicas e procedimentos do orgao. Nao ha nome mais forte do que este para gerir o meio ambiente. Jonel possui longa e correta trajetoria na area, sempre foi bastante ponderado e soube ouvir as ONGS. Sucesso nas empreitadas!
MAIS UMA INDICAÇÃO ACERTADA. UM FUNCIONÁRIO DE CARREIRA E MESTRE NA ÁREA.
PARABÉNS GOVERNADDOR…
NOSSO GOVERNADOR ESTÁ MATANDO A PAU NO SECRETARIADO!!!!!!!!!!!! DR. TARCÍSIO E DR. JONEL SÃO DOIS TITÃS DO MEIO AMBIENTE!!!!!!!!!! AGORA ESTE ESTADO RECUPERA OS 8 ANOS QUE O BOB REQ MARIA LOUCA PERDEU!!!!! BETO FARÁ UM GOVERNO ALLA JOSÉ RICHA, E SERÁ NOSSO PRESIDENTE!!!!!!!!!!!!!!
Espetaculares nomes! Tarcisio e’ servidor de carreira, tem meritos honrosos e merece estar como Diretor-Presidente do IAP. Tenho certeza de que fara’ uma gestao competentissima, pois trata-se de um homem probo. Agora pelo visto teremos o desenlace da questao do lixo, jogada aos leoes pelo Requeijao de maneira ardilosa e com vies estritamente politico.
O Sr. Jonel tem tambem longa historia de bons servicos prestado ao setor ambiental, zelando pela conjugacao meio ambiente-desenvolvimento. Seu forte vinculo com a UFPR e a boa relacao com as ONGs o respaldam.
Parabens ao Governador pelas escolhas! Tera’ grandes resultados.
parabéns governador beto richa por montar uma equipe a altura de seu governo e que honraria nosso saudoso governador josé richa.
Quem é esse cara????????? Agora que não passa nenhum projeto do Beto pela Assembleia. Os Deputados estão revoltados com novo governador.
Na área ambiental, tivemos alguns bons exemplos.
O Cleverson Andreoli quando o órgão ambiental do Estado do Paraná era um dos melhores do Brasil e seu corpo técnico respeitadissimo.
Depois o Beto Baccarim – funcionário de carreira como o Tarcisio. Na época não houve um comprometimento como esperava que houvesse por parte dos funcionários por se tratar de alguém de dentro da Instituição para permitir que o Beto Baccarim tivesse uma gestão ainda melhor do que a realizada.
Espero que o Tarcisio faça uma boa gestão.
O que realmente precisa é estruturar (não só o IAP) muitos dos órgãos técnicos do Estado estão sucateados, especialmente na área de recursos humanos (os quadros foram esvaziados – os técnicos se aposentaram e as instituições estão sendo geridos com pessoal terceirizado, convênios, estagiários, entre outros).
A intensificação dos procedimentos que levem à profissionalização no serviço público é premente.
Boa sorte Tarcisio.
AGORA ESSE ESTADO VAI ANDAR!!!!!!!!!!!!!!!!!
Grande Tarcisio,esse cara merece mto..
e tenho certeza que ele tem carater e competencia para assumir um cargo tao importante como a Presidencia do IAP
Parabens..
este lugar teria que ser de quem entende disto lugar do
PIZATTO
NÃO ESQUEÇA DOS COMPANHEIROS?
Por favor Jonel e Tarcisio: resolvam o problema do Rio Iguaçu, entre as represas de Salto Santiago e Segredo, no Sudoeste, que baixa toda hora, matando um montão de peixes e ovos que ficam armazenados nas margens. Se for um pescador a Força Verde prende, mas a Tractbel não quer saber, só quer vender energia e ninguem toma providencia. O unico que resolveu foi o Burko, por dois anos as aguas ficaram no nível, aí mandaram o homem embora e o problema voltou…
Será que o nobre governador vai autorizar a realização de um Concurso Público no IAP?
Estamos a mais de 20 anos esperando isso, precisamos de gente nova e dinâmica no instituto, e não essa quadrilha do Harry Ávila Teles, os vendedores de licenças ambientais.
Sr. Beto Richa, votei no Sr. espero que honre o meu voto!!!
As nomeações foram um desreipeito aos profissionais da área.
Nomear um Eng civil e um conabilista para tomar conta de uma pasta amplamente diversa do seu conhecimento.
Não poderemos esperar nada de quem não conhece.
Só porque os figurões comandaram o IBAMA e outro foi chefe de regional do IAP, não os qualifica para tal função.
As coisas irão continuar emperadas novamente
Só li, notas de pessoas ligadas as Ongs,esquecendo novamente o setor produtivo.
Uma lastima !!!!!!
Possição caolha.
Parabéns ao colega Jonel pela justa indicação…
Boa sorte neste honroso cargo.