Fundador do WikiLeaks é preso em Londres | Fábio Campana

Fundador do WikiLeaks
é preso em Londres


Ordem de prisão contra Julien Assange havia sido expedida na Suécia. Seu site é pivô de polêmica ao divulgar documentos da diplomacia dos EUA

G1/Globo.com

O fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, foi preso, informou nesta terça-feira (7) a Polícia Metropolitana de Londres.

A prisão ocorre por conta de uma ordem emitida na Suécia e válida na Europa. O australiano Assange, de 39 anos, é acusado de crimes de abuso sexuais, ocorridos em agosto naquele país. Ele nega as acusações.

Ele é o centro de uma polêmica mundial depois que seu site, especializado em vazar documentos secretos, começou a vazar mais de 250 mil correspondências diplomáticas norte-americanas, o que gerou críticas de governos de todo o mundo, liderados pelo norte-americano.

A polícia informou em comunicado que Assange entregou-se e foi preso por volta das 9h30 locais (7h30 do horário brasileiro de verão), em uma delegacia de Londres.

Um de seus advogados havia informado na véspera que Assange iria se apresentar às autoridades britânicas, após uma negociação.

Ele deve comparecer a um tribunal local ainda nesta terça para prestar depoimento. Assange deve ser extraditado para a Suécia para responder ao processo.


2 comentários

  1. Anônimo
    terça-feira, 7 de dezembro de 2010 – 11:31 hs

    mais uma vez poderosos, silenciam inocentes

  2. fichalimpa
    terça-feira, 7 de dezembro de 2010 – 12:04 hs

    Esta com sorte de ser somente preso. Pois pelo que ele vez ao xeretar os arquivos do governo americano, se colocou e risco. Levanta a mão para o Céu e de agradeça.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*