Dilma escolhe irmã de Chico Buarque para Ministério da Cultura | Fábio Campana

Dilma escolhe irmã de Chico Buarque para Ministério da Cultura

MÁRCIO FALCÃO e NATUZA NERY da Folha.com

A presidente eleita, Dilma Rousseff, convidou nesta segunda-feira a artista Ana de Hollanda, irmã do compositor Chico Buarque, para comandar o Ministério da Cultura. Ela aceitou. A conversa ocorreu pela manhã no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), sede do governo de transição.

A expectativa é de que o nome de Ana e mais seis ministros sejam confirmados ainda hoje. A divulgação de novos ministros pode ser adiada, uma vez que ela ainda conversa com o PSB para definir o espaço do partido em seu governo.

Dilma procurava uma mulher para a Cultura. Cantora, ela foi diretora de Música da Funarte.

Devem ser anunciados os futuros titulares dos ministérios da Saúde, Esporte, Igualdade Racial, Desenvolvimento Agrário e Desenvolvimento Social, além do Advogado Geral da União.

Na Saúde, será confirmado o médico sanitarista Alexandre Padilha, que atualmente ocupa a Secretaria das Relações Institucionais.

Apesar de Padilha ter passado a manhã de sábado reunido com Dilma e o futuro chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, o convite oficial para assumir a Saúde veio apenas na manhã de hoje.

Orlando Silva (PC do B) permanecerá à frente do Ministério do Esporte. Dilma cogitou indicar Luciana Santos (PC do B), ex-prefeita de Olinda, para aumentar o número de mulheres no primeiro escalão. A indicação, contudo, não se concretizou.

Outras três mulheres podem ser anunciadas hoje: Maria Lucia de Oliveira Falcón, secretária de Planejamento de Sergipe, no Ministério do Desenvolvimento Agrário; a socióloga Luiza Bairros para a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; e Tereza Campelo, economista e mulher do ex-tesoureiro do PT Paulo Ferreira, para o Ministério do Desenvolvimento Social.

Dilma pretende definir todos os nomes de seu ministério até quarta-feira (22).

Ministros já confirmados

PT

Guido Mantega (Fazenda)

Alozio Mercadante (Ciência e Tecnologia)

Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral)

José Eduardo Cardozo (Justiça)

Antonio Palocci (Casa Civil)

Paulo Bernardo (Comunicações)

Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio)

Miriam Belchior (Planejamento)

Ideli Salvatti (Pesca)

Maria do Rosário (Direitos Humanos)

Fernando Haddad (Educação)

PMDB

Wagner Rossi (Agricultura)

Pedro Novais (Turismo)

Garibaldi Alves (Previdência)

Edson Lobão (Minas e Energia)

Moreira Franco (Secretaria de Assuntos Estratégicos)

Nelson Jobim (Defesa) – Cota pessoal

PR

Alfredo Nascimento (Transportes)

PDT

Carlos Lupi (Trabalho)

PC do B

Orlando Silva (Esportes)

Sem filiação partidária

Alexandre Tombini (Banco Central)

Helena Chagas (Comunicação Social)

Antonio Patriota (Relações Exteriores)

Izabella Teixeira (Meio Ambiente)

Ana de Hollanda (Cultura)


8 comentários

  1. Fabbio - Campo Mourão
    segunda-feira, 20 de dezembro de 2010 – 19:40 hs

    Com a campanha que o Chico Buarque fez para Dilma, tinha que ter um pagamentozinho, nè?

  2. Dias Gomes
    segunda-feira, 20 de dezembro de 2010 – 21:09 hs

    Agora entendi pq o Chico Buarque apoiou a Dilma
    Igual ao Gilberto Gil…. tudo por dinheiro !!!

  3. CAÇADOR DE PETISTAS
    segunda-feira, 20 de dezembro de 2010 – 21:30 hs

    Sim e dai, quem é esta ssenhora senão a irmã anarquista Chico Buarque? Que é isso vamos nomear gente competente, com conhecimento ou querem montar uma equite de incompetentes seguindo o exemplo da desqualificada a “coisa”, que foi eleita através das mentiras do FASICSTA LULA DA SILVA. Estão brincando com coisa séria há oito anos. Cambada de incompetentes.

  4. tayllerand
    terça-feira, 21 de dezembro de 2010 – 8:45 hs

    Mais uma daquelas pessoas, artista ou parente de artista, escolhida para a Cultura. O que o Gilberto Gil fez? Só porcaria.

  5. OSSOBUCO
    terça-feira, 21 de dezembro de 2010 – 15:26 hs

    E o secretariado medíocre do Beto?
    Nepotismo, condenados e lernistas?
    A Ana trabalhou para o Mário Covas, ó curitibanada desinformada!

  6. OSSOBUCO
    terça-feira, 21 de dezembro de 2010 – 15:57 hs

    Para os desinformados:

    Artista, ativista, gestora pública de cultura com longa carreira, compromisso e realizações consolidadas na área, Ana de Hollanda assumirá um Ministério da Cultura maior e mais reconhecido pela sociedade. Alguém que sabe onde dói o calo dos artistas, produtores e gestores culturais. E deverá reencaminhar a discussão de temas polêmicos como direito autoral e financiamento à cultura.

    É cantora, compositora e gestora cultural reconhecida no país por sua atuação em diversos órgãos públicos, entre estes a Funarte e o MIS (Museu da Imagem e do Som) do Rio de Janeiro.

    Como gestora na área pública, esteve a frente do Setor de Música e de vários projetos nacionais e internacionais no Centro Cultural São Paulo, da Secretaria de Cultura da capital paulista, nos anos 80.

    Foi secretária de cultura de Osasco/SP entre 1986 e 1988. Em âmbito nacional, foi diretora da Funarte entre 2003 e 2007, tendo sido responsável pelas políticas e atividades da área no Ministério da Cultura. Foi nesta função que reativou o consagrado Projeto Pixinguinha, levando-o a todos os estados e regiões do país. Também conduziu o Projeto Orquestras, o Projeto de Circulação de Música de Concerto, o projeto Concertos Didáticos, o Programa Nacional de Bandas, o projeto Painéis de Bandas de Música, o Pauta Funarte de Música Brasileira e a XV e XVI Bienais de Música Brasileira Contemporânea, no Rio.

    Também na Funarte coordenou o processo de criação da Câmara Setorial de Música e apoiou diversos festivais, feiras, encontros e mostras de música em todas as regiões brasileiras e organizou a caravana do Projeto Pixinguinha para o Ano do Brasil na França, em 2006.

    Desde 2007, é vice-Presidente do Museu da Imagem e do Som, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

  7. VERDADE
    terça-feira, 21 de dezembro de 2010 – 19:29 hs

    Menos Dias Gomes! Nem tudo é dinheiro…

  8. CAÇADOR DE PETISTAS
    quarta-feira, 22 de dezembro de 2010 – 20:05 hs

    OSSOBRURRO.

    Cai na Real, é claro que ela não esta tão ruim assim, afinal, melhor que Lula que é analfabeto de pai e mãe e Dilma que tem ficha suja como assaltante de bancos e sequestradora..

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*