Curitiba recebe prêmios nacionais no setor de Turismo | Fábio Campana

Curitiba recebe prêmios nacionais no setor
de Turismo

O prefeito Luciano Ducci destacou nesta quarta (15) os avanços da cidade na área de turismo. “As ações têm dado resultados. O número de visitantes tem aumentado e são vários prêmios nacionais que comprovam o potencial da cidade”, disse Luciano Ducci, que recebeu da presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, três prêmios nacionais que Curitiba ganhou.

Pelo segundo ano seguido, Curitiba recebeu do Ministério do Turismo os prêmios de melhor destino turístico nos aspectos sociais e melhor nos aspectos ambientais, entre as capitais brasileiras.

Curitiba foi premiada também pela pesquisa Demanda Turística – um estudo do perfil, comportamento e opinião dos turistas que visitam a capital paranaense.

Os prêmios, divulgados na semana passada, em Brasília, foram baseados em critérios de avaliação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e apontam as Melhores Práticas dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional.

As melhores práticas foram escolhidas em 13 categorias: Infraestrutura Geral; Acesso; Serviços e Equipamentos Turísticos; Atrativos Turísticos; Marketing e Promoção do Destino; Políticas Públicas; Cooperação Regional; Monitoramento; Economia Local; Capacidade Empresarial; Aspectos Sociais; Aspectos Ambientais; e Aspectos Culturais.

Os resultados de 2010 mostram que Curitiba, que teve uma média global de 72,7 pontos, está 13,41% mais bem avaliada que as demais capitais brasileiras – média global de 64,1 pontos. Esse avanço fica ainda mais evidente quando se compara Curitiba com todos os outros 64 destinos pesquisados, que tiveram média de 56,0 pontos.

Nas categorias premiadas, Aspectos Sociais e Aspectos Ambientais, Curitiba recebeu respectivamente notas de 80,0 e 86,1.

A pesquisa Demanda Turística de Curitiba é feita nos principais acessos para a entrada na cidade: Aeroporto Internacional Afonso Pena, Estação Rodoferroviária e BRs 277 e 376. Recentemente foi ampliada para grandes eventos anuais, como o Festival de Curitiba, Paraná Business Collection, programação de Natal, Stock Car e, neste ano, nos espetáculos da Virada Cultural.

Na pesquisa são coletados dados como Estado de origem, renda, escolaridade, tempo de permanência e gasto diário dos turistas.

“Esse tipo de reconhecimento faz com que Curitiba confirme sua vocação para o turismo e mostre que é referência também em planejamento. Com os dados podemos traçar ações para melhor receber os visitantes e para que eles permaneçam mais tempo na cidade”, disse Juliana Vosnika. Curitiba recebe anualmente cerca de 3 milhões de visitantes.

Curta Curitiba – Desde setembro, os turistas que chegam à cidade conhecem uma novidade, a marca “Curta Curitiba”, usada em folhetos de divulgação, ações promocionais e pontos turísticos. A marca foi lançada pelo Instituto Municipal de Turismo para fortalecer a imagem de Curitiba como um destino personalizado e convidativo e atrair visitantes.

“Ter uma marca é um diferencial competitivo, uma estratégia de marketing para divulgar as potencialidades do destino”, diz Juliana Vosnika.

A nova identidade visual também é uma ferramenta para sensibilizar o morador de Curitiba sobre o potencial da cidade de atrair visitantes. Atualmente, Curitiba recebe cerca de 3 milhões de visitantes por ano.

“Até pouco tempo, os moradores não viam tantos visitantes pela cidade, mas isso mudou. É preciso mostrar o quanto o turismo contribui para o desenvolvimento de uma cidade e o quanto é importante bem receber um visitante”, diz Juliana.


7 comentários

  1. Marcia
    quarta-feira, 15 de dezembro de 2010 – 17:15 hs

    Curitiba merece!!!

  2. Marco
    quarta-feira, 15 de dezembro de 2010 – 17:32 hs

    È Gustavo 2012!!!!!!!!

  3. João Rosa
    quarta-feira, 15 de dezembro de 2010 – 19:20 hs

    É ISSO É BEM VINDO PARA CURITIBA FICO ORGULHOSO DE MORAR AQUI

  4. Tuku Nare
    quarta-feira, 15 de dezembro de 2010 – 19:51 hs

    Meu caro MARCO, Curitiba e sua gente, e a capital Xodo do Brasil, o Ducci tem a cara da nossa gente,tem mais dois anos de mandato,o a industria do turismo
    impulciona a economia de varias partes do mundo, e Voce falando do Gustavo
    tao antecipado, deixe o Luciano trabalhar cara.

  5. Ammarante mello rego
    quarta-feira, 15 de dezembro de 2010 – 20:13 hs

    Só´se descer uns ciquenta quilometros serra abaixo(já´vi essa frase em algum lugar nas eleições)pode ser que o turista veja alguma coisa,o ducci tá´recebendomais premio que encrusilhada recebendo macumba

  6. COELHO DA PREFEITURA
    quarta-feira, 15 de dezembro de 2010 – 21:22 hs

    Parabéns

  7. LUIZ CESAR
    quarta-feira, 15 de dezembro de 2010 – 23:26 hs

    A COMEÇAMOS A CAMPANHA DO GUSTAVO E SE O TAL PSDB NÃO O QUER NA PREFEITURA NOS DO PSL QUEREMOS
    SEJA BEM VINDO GUSTAVO PREFEITO 2012

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*