Da Folha.com
O deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o palhaço Tiririca, passou no teste de leitura e escrita feito nesta quinta-feira pela Justiça Eleitoral.
Segundo o presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo, Walter de Almeira Guilherme, o deputado eleito fez um ditado tirado de um livro editado pelo tribunal: “Justiça Eleitoral, uma retrospectiva”.
Tiririca também foi obrigado a ler uma notícia de jornal e teve que fazer uma interpretação do que leu e escreveu.
O deputado eleito se recusou a fazer uma perícia do documento que havia entregado, ao registrar a candidatura, para prova provar que era alfabetizado. Guilherme lembrou que ninguém é obrigado a produzir uma prova contra si mesmo.
De acordo com o presidente do tribunal, o comediante será diplomado.
Recordista de votos nestas eleições, Tiririca chegou por volta das 9h no tribunal ao lado do advogado e não falou com a imprensa.
Ele saiu para almoçar pouco depois das 12h e voltou cerca de duas horas depois, quando foi anunciado para os jornalistas. O sigilo do processo foi derrubado.
Tiririca foi acusado pelo Ministério Público de entregar à Justiça Eleitoral declarações falsas sobre sua alfabetização e bens.
A denúncia levou à abertura de uma ação penal sob a acusação da prática de falsidade ideológica contra o humorista, eleito deputado federal no último dia 3, com 1,3 milhão de votos –o recorde deste ano para as vagas da Câmara dos Deputados.
A perícia levantou a suspeita de que a declaração de alfabetização de Tiririca entregue à Justiça Eleitoral não foi redigida pelo humorista.
25 comentários
Nada contra Tiririca, mas no Brasil sempre se acha um jeitinho para diblar a boa lei e cumprir os maus costumes.
Se recusar a fazer uma perícia no documento apresentado é meia culpa já confessada.
O resto depois foi dar tempo para todo mundo fazer de conta que não foi enganado.
Agora é a vez do Lula e outros integrantes do PT
Quanta palhaçada prá nada !
Ae Tiririca, mais fàcil que passar no ENEM, em?
Agora è Tiririca e Dilma!
E nòis que se estrumbica!
Eheheheh.
E olha que não foi nem o Lula quem aplicou o teste.
Imaginem se tivesse sido.
Parabéns Tiririca, pior não fica mesmo !
CHEGA DOS MESMOS VELHACOS !!!!
Parabéns Tiririca!
O fato acontecido com o comediante, me lembra a de um “pipoqueiro” de Curitiba, que por voto de legenda, foi eleito Deputado Federal pelo Paraná. Lá, com a ajuda de assessores (na maioria advogados) ele não envergonhou em nenhum momento os paranaenses, apresentando, inclusive, projetos de Lei.A vida nos proporciona muitas vezes, o que as Universidades não ensinam.: Simpatia”
E viva os “palhaços”, que nos levam a sorrir!
O abraço de um humilde guarapuavano.
O TRE-SP, poderia ter nos poupado, de mais essa, particularmente sou a favor da eleição do Tiririca, eleito demcoraticamente,Mas o TRE-SP, nao deveria nem ter acatado a denuncia, pois o saltimbanco tiririca confessou que a declaraçao tida como sua, foi feita por sua mulher, em seu nome. O fato de ter provado que é alfabetizado, nao tira o caráter ilicito da declaração, feita por sua esposa. Como será que o Tribunal se manifestou com relação a esse fato?
Agora é a vez de fazer o mesmo texte com os responssáveis pelo ENEM….
Quem pode pode, os poderosos.
http://www.romanegocios.com/noticias-do-brasil/14068-confira-aqui-como-serao-as-imagens-de-alguns-candidatos-famosos-nas-urnas
Caro Sr. OBSERVADOR: o LULLA não aplicou o teste, ele somente fez a correção.
Se lula lá está está porque não o Tiririca ?
Com esse governo de analfabetos; Tiririca para Ministro da Educação
tem que fazer o teste com o mao santa,e tem que ver se ele tem diploma de medicina
Que ótimo, corríamos sério risco de perdermos mais um dos tantos palhaços que temos lá no Congresso. Assim é melhor, os milhões de abestados paulistas agora vão ter o que merecem. ACarlos
OS ABESTADOS CRITICAM O TIRIRICA MAS ELEGERAM O PRESIDENTE E O SECRETARIO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARANÁ.
APRENDER A LER E A ESCREVER NÃO PODE, ROUBAR PODE.
O TIRIRICA É LEGITIMO, VIVA A DEMOCRACIA
parabéns ao grande comediante TIRIRICA-
PORQUE ficar julgando o nobre homem- recordista de votos.
Muita gente crítica o : FRANCISCO EVERALDO , por dor de cotovelos, pois perante a lei somos todos iguais, ninguém pode se achar melhor do que os outros, creio que ele vai ser um bom deputado, penso que não seja muito difícil ser um bom político.
PARABÉNS AO GRANDE NORDESTINO QUE DEUS O ABENÇOE.
Cada estado tem um Tiririca que merce, aqui no Paraná tem um candidato eleito que diz na tv, se faltar medico fala com ele, se faltar aquilo, fala com ele. Vou levar minhas contas particulares pra ele pagar também.
O que não faz um mandato de Deputado, antes da eleição a cidade de Curitiba éra modelo, agora depois da eleição falta tudo.
calma deputado eleito, outra campanha só daqui a 2 (dois) anos.
João carlos
VALEU ARION GOSTEI DO SEU COMENTARIO, BEM COLOCADO PELO NOBRE GUARAPUAVANO.
Certos cuidados devem ser tomados antes do registro da candidatura.
E outros, antes da diplomação para que o cara não se valha da imunidade.
Concordo com o Tiririca. O piuor é eleger um Presidente analfaabeto e ignorante como fizeram elegendo o Lula da Silva e, o pior ainda foi eleger agora á Presidente do Brasil, uma quadrilheira que sequer Vereadora foi.
Tiririca, de todos os analfabetos você é melhor.
PT, O CÂNCER DO BRASIL
DÁ-LHE TIRIRICA! vOCE É O BRASIL. NINGUEM MELHOR PARA REPRESENTAR ESSE PAIS DE ANALFABETOS, EM ESPECIAL ANALFABETOS POLITICOS. PRETENSAO DE QUEM PENSA QUE E MELHOR OU DIFERENTE DE VOCE. PAU NESSA CAMBADA DE COVARDES PRETENSIOSOS.
AGORA ELE PODE ATÉ VIRAR MISNISTRO DA EDUCAÇÃO, POIS PIOR QUE O HADAD, NÃO FICA…. (E NESTE CASO PODE CERTEZA)….
tiririca para líder do governo na câmara!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Basta tirar o Enem do Ministério da Educação e transferi-lo à Justiça Eleitoral que tudo estará resolvido!!
É O FIM DA PICADA MESMO !!!! UMA VERDADEIRA PALHAÇADA…..DEPOIS O POVO RECLAMA DE DIREITOS, RECLAMA DE LEIS MAL ELABORADA (LEI QUE PEGA E LEI QUE NÃO PEGA). LEIS INCONSISTENTE, INCOERENTES, ABSURDAS E INAPLICAVEIS.
OS APLICADORES DAS LEIS ( JUÍZES, PROMOTORES, DELEGADOS, ADVOGADOS, ETC…), PRECISAM ESTUDAR A VIDA TODAS, ESTAREM ATUALIZADOS, PASSAREM POR CONCURSOS PÚBLICO, TESTES, EXAMES DE ORDEM, ETC…O QUE É PERFEITAMENTE CORRETO, MAS O INFELIZ QUE VAI ELABORAR AS LEIS NÃO PRECISA NADA DISSO, PODE SER SEMI-ANALFABETO….ORA, COMO É QUE O JURISTA VAI APLICAR DE FORMA JUSTA UMA LEI INJUSTA, SEM CRITÉRIO, MAL ELABORADA, SEM TÉCNICA REDACIONAL, VICIADA, INCOERENTE ???
….POR QUE NÃO SUBMETER OS CANDIDATOS A CARGO ELETIVO A UM TESTE ELABORADO E COORDENADO PELA JUSTIÇA ELEITORAL, AOS MOLDES DO EXAME DA OAB, ANTES DA APROVAÇÃO DA INSCRIÇÃO DO POSTULANTE. DETERMINANDO CERTO GRAU DE FORMAÇÃO (SUPERIOR OU NO MÍNIMO O ENSINO MÉDIO). LER E ESCREVER É MUITO POUCO PARA QUEM VAI INTERFERIR DIRETAMENTE NOS DESTINOS DE UM POVO.
FICA A SUGESTÃO…….(É PRECISO ERRADICAR O ANALFABETISMO NO BRASIL, INICIANDO PELOS LEGISLADORES). ELES DEVERIAM SER OS MAIS INTERESSADOS EM VALORIZAR A CLASSE, AO CONTRÁRIO, ACEITARÃO A CONDIÇÃO DE VERDADEIROS PALHAÇOS…