Temer promete integrar PT no 'blocão' do PMDB | Fábio Campana

Temer promete integrar PT no ‘blocão’ do PMDB

Por Márcio Falcão da Folha.com

Na tentativa de reverter o desgaste com os petistas provocado pela criação de um “blocão” na Câmara, o vice-presidente eleito Michel Temer (PMDB-SP) prometeu nesta quarta-feira à presidente eleita Dilma Rousseff (PT) integrar o PT ao grupo de cinco partidos, liderado pelo PMDB e que forma uma bancada de 202 deputados.

O governo ficou irritado com as articulações do PMDB que poderiam garantir a eleição de Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) à Presidência da Casa.

Ontem à noite, Dilma entrou em campo para tentar conter aliados e chamou Temer para um café da manhã na Granja do Torto esta manhã.

Segundo interlocutores, Temer informou a Dilma que vai procurar líderes do PT para a integração porque o grupo não será “excludente”.

O peemedebista disse ainda que o bloco terá atuação no Congresso e não servirá de instrumento de pressão contra o governo Dilma. No encontro, a presidente eleita não teria demonstrado incomodo nem reclamado da aliança.

Durante a reunião que levou quase duas horas, Dilma teria dito que pretende concluir as indicações dos ministérios até o dia 15 de dezembro e que ainda mantém a idéia de apresentar seu primeiro-escalão em blocos. A sua prioridade é a equipe econômica.

Temer e Dilma não trataram de nomes nem o loteamento dos ministérios proposto pelos partidos aliados. Dilma voltou a sinalizar que pretender tem uma presença forte de mulheres em seu futuro ministério.

PRESSÃO

Sem conseguir mais espaço para negociar a composição dos ministérios do governo Dilma e de olho no comando da Câmara e do Senado, o PMDB anunciou ontem a criação do bloco com PR, PP, PTB e PSC.

O partido tem se sentido preterido no processo conduzido por Dilma Rousseff. Também não conseguiu dobrar o PT a respeito de um possível rodízio (dois anos para cada um) na presidência da Câmara. Os petistas responderam que só aceitam o acordo se a regra for válida também para o Senado.


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*