Site para reclamações do Enem será aberto na quarta-feira | Fábio Campana

Site para reclamações do Enem será aberto na quarta-feira

De Leandro Colon no O Estado de S.Paulo

O presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, anunciou que o órgão vai disponibilizar a partir da próxima quarta-feira a página online para os estudantes pedirem a correção invertida das provas do sábado por causa da troca do cabeçalho do cartão-resposta. O prazo para o preenchimento do requerimento vai até o dia 16 de novembro, segundo ele.

Soares Neto afirmou que o Enem 2010 foi um “sucesso”. “Missão cumprida”, disse. Para ele, os episódios dos erros de impressão e montagem das provas e de impressão do cartão-resposta não abalaram a credibilidade do exame.

Sobre a falha nas montagens da prova amarela, no sábado, o presidente do Inep informou que o Ministério da Educação vai procurar os estudantes prejudicados para avaliar a possibilidade de realizar um novo exame para essas pessoas. Soares Neto negou falha na segurança do Enem 2010 e disse que ainda não pode apontar culpados pelos erros cometidos no processo deste ano.

“Não vejo como isso possa minar o Enem”, disse. “Me sinto muito orgulhoso em ter liderado esse processo. Não houve problemas graves”, reforçou.

Até o início da noite, o Inep ainda não tinha uma versão sobre as trocas dos cabeçalhos do cartão-resposta da prova de sábado.

Indagado pelo Estado sobre a responsabilidade do Inep na fiscalização da impressão do material, mencionada no edital de contratação da gráfica, Soares Neto esquivou-se. Disse que ainda está em fase de apuração do que ocorreu. “Não posso trabalhar com hipóteses”.

Para o presidente do Inep, o uso de telefones celulares durante a aplicação do Enem, confirmado por pessoas que fizeram a prova, não mostra uma falta de segurança. “Não acho que houve falha”, disse o presidente do Inep, justificando que não cabe ao ministério fazer a segurança dos locais de prova.


11 comentários

  1. A A CASAGRANDE
    domingo, 7 de novembro de 2010 – 21:34 hs

    COM TODO O RESPEITO O PRESIDENTE DO INEP DEVE TER BEBIDO MUITO ANTES DE DAR ESTA DECLARAÇÃO DE QUE FOI UM SUCESSO.
    TODAS AS PROVAS APRESENTARAM UM TIPO DE PROBLEMA TROCA DE CARTÕES , QUESTÕES ERRADAS .E NA PROVA AMARELA FOI UM CAOS.NUM MESMO CADERNO ESTAVAM MISTURADAS QUESTÕES DA PROVA BRANCA, HAVIA DUPLICIDADE DE NUMERAÇÃO , , QUESTÕES DUPLICADAS COM NUMEROS DIFERENTES 09 QUESTÕES FALTANDO, E AINDA 3 QUESTÕES QUE NEM PROFESSORES DOS CURSINHOS CHEGARAM A UMA CONCLUSÃO SOBRE A RESPOSTA CERTA. MEU DEUS SE ISTO É SUCESSO ALGUEM PODE ME DESCREVER O QUE SERIA INSUCESSO????

  2. JOAO CARLOS
    domingo, 7 de novembro de 2010 – 22:02 hs

    Acredito que o presidente do INEP , assim como os fiscais e coordenadores do concurso estão perdidos e não sabem do que estão falando.Houve falhas em todas as etapas, desde a elaboração das provas, troca dos cabeçalhos nos cartões de resposta, prova onde éra mistura questões de uma com outra prova(na prova amarela, haviam varias questões da prova branca), também duplicidade das quetões , numeros identicos para questões diferentes.tudo isto somado a um total despreparo dos fiscais que ao se depar com os problemas , não sabia para que lado correr, e provavelmente pela má orientação e na tentativa de adivihar o que deveria ser feito orientavam os concorrentes de maneira errada , como não havia uma unica orientação por parte da coordenação geral cada turma foi orientada de uma maneira, complicando ainda mais .O caos foi instalado e o nervosismo dos alunos aumentaram prejudicando ainda mais .Os fiscais sem orientação precisa acabaram induzindo os candidatos ao erro, assim como a montagem da prova amarela tambem transformou o concurso numa concorrencia desleal.Assim gostaria que me dissessem como isto pode ser considerado um sucesso???

  3. Juca
    segunda-feira, 8 de novembro de 2010 – 1:58 hs

    ENEM: Uma autêntica ZONA!!!!!!

  4. segunda-feira, 8 de novembro de 2010 – 9:06 hs

    ISTO É APENAS O COMEÇO DESTE GOVERNO,,VOTARAM
    AGORA SE PREPAREM INCOMPETENCIA TOTAL,,,

    VEM MAIS POR AI AGUARDEM,,

    EU UM HUMILDE PROFESSOR – QUE NÃO VOTOU NESTES …

  5. bimbo
    segunda-feira, 8 de novembro de 2010 – 9:13 hs

    Éo que dá contratar mão de obra desqualificada.

  6. sarna
    segunda-feira, 8 de novembro de 2010 – 11:33 hs

    Esse cara deveria ser demitido imediatamente, e por justa causa. mas como no PT incompetência é bem recompensada… periga ser promovido a Ministro da Educação.

  7. marilu moreno do Rêgo
    segunda-feira, 8 de novembro de 2010 – 11:49 hs

    Eu mesma to ansiosa ou seja muito aflita , pois devido a troca de gabarito eu respondi s inverter e daí? o que será de mim agora como tantas e tantas pessoas que fizeram a mesma coisa?
    Onde e como recorrer para que eu não seja lesada?
    Me ajudem por favor…

  8. Vigilante do Portão
    segunda-feira, 8 de novembro de 2010 – 12:25 hs

    Uma palavra:

    I N C O M P E T Ê N C I A!

  9. Adalberto
    segunda-feira, 8 de novembro de 2010 – 12:41 hs

    Eh Eh! O site vai ser bloqueado pelo tanto de reclamações que vai receber. Mais ou menos umas 4 milhões de reclamações.

    Falando sério… Esse tal de ENEM não pode ser sério, não é mesmo? Deve ser motivo de chacota pelo mundo inteiro.

  10. talita
    quarta-feira, 10 de novembro de 2010 – 10:48 hs

    Pra mim o ENEM perdeu toda a credibilidade desde o ano passado quando começou os problemas, fiz meu 1º ENEM em 2004 foi uma maravilha, agora ta uma bela PORCARIA devia de acabar. Mas se o presidente diz que o ENEM foi um sucesso quem sou eu pra dizer o contrario. ESTOU INDIGNADA COM TANTOS PROBLEMAS QUE O ENEM TEM CAUSADO A NOS ESTUDANTES.

  11. FABIO DE SOUSA BAROSSO
    sexta-feira, 19 de novembro de 2010 – 16:44 hs

    eu queria saber setodos ascedadevam fazer as provas

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*