Requião e Lula afundaram Osmar | Fábio Campana

Requião e Lula afundaram Osmar

Eduardo Schneider – Jornal Horahnes

Será que foi só a opção equivocada por Lula que afundou Osmar Dias ou ocorreram outros erros estratégicos que o levaram a derrota e a ter em 2010 uma votação inferior a de 2006?

Independente dos méritos do adversário, Beto Richa, é preciso considerar que Osmar Dias apresentou aos eleitores uma importante guinada ideológica e reviravolta em sua história de vida. De adversário histórico do PT virou campeão do bolsa família e passou a apontar Lula como uma espécie de messias a ser seguido e reverenciado. Outro aspecto que deve ter impactado negativamente o eleitor foi em relação a Requião, seu adversário em 2006, uma das campanhas mais violentas da história do Paraná.

O cientista político Mario Sérgio Lepre analisa, na Gazeta do Povo, as opções equivocadas de Osmar. No Paraná a oposição sempre foi mais crítica em relação ao governo Lula, principalmente nas cidades maiores. O estado não está atrelado ao governo federal. Com relação a vinculação a Requião o erro estratégico é de outra natureza.

“As cidades pequenasse atrelam mais facilmente ao governo porque dependem mais de repasses federais. Os médios e grandes municípios têm maior autonomia e a classe média não está tão atrelada às ações do governo. Um exemplo é Requião, senador eleito cujos votos migraram para o interior. O candidato derrotado ao governo Osmar Dias (PDT) perdeu votos nos maiores colégios eleitorais do estado ao se vincular a Requião. Na eleição de 2006 ao governo, Osmar venceu em Londrina, cidade em que foi derrotado neste ano pelo governador eleito Beto Richa.


24 comentários

  1. CÉLIO RIBEIRO-SENGÉS PARANÁ
    terça-feira, 9 de novembro de 2010 – 10:13 hs

    BRILHANTE ANALISE, É BEM ISSO MM QUE ACONTECEU, SE ALIOU A ADVERSARIOS HOSTORICOS E ELES O DESTRUIRÃO.
    SO O OSMAR NAO PERCEBEU A ARMADILHA QUE A GLEISI E O REQUIÃO ARMARAM PARA ELE. SE ELE SAI CANDIDATO COM O APOIO DO GRUPO DO PSDB, COM CERTESA REQUIAO OU ATE A PROPRIA GLEISI ESTARIA DE FORA.

  2. DR.
    terça-feira, 9 de novembro de 2010 – 10:14 hs

    MEUS AMIGOS O GRANDE VENCEDOR DESTAS ELEIÇÕES FOI O REQUIÃO, NÃO TINHA CHANCE DE SE ELEGER SENADOR, E COLOCOU OSMAR NESTA ROUBADA, O COITADO DO OSMAR ATÉ CHOROU NO OMBRO DO LULINHA E NADA,REQUIÃO AGORA SENADOR INFELIZMENTE POR 8 ANOS MAIS APOSENTADORIA DE GOVERNADOR E ETC… DORMI RINDO TODOS OS DIAS E VCS ACHAM QUE VAI SOBRAR ALGO PARA PESSUTI QUE TAMBÉM VAI SE APOSENTAR COMO GOVERNADOR E EM VEZ DE IR PARA CASA QUER SÓ A PETROBRAS OU MINISTÉRIO É BRINCADEIRA, NÃO VOTEI NO OSMAR MAS VAMOS TORCER PARA ELE IR PARA O MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, AFINAL O CHORO NO OMBRO TEM QUE VALER ALGO OU NÃO

  3. Estêvão
    terça-feira, 9 de novembro de 2010 – 10:16 hs

    > muito obrigado lula, vc foi um bom cabo eleitoral do BETO.

  4. Pitaco
    terça-feira, 9 de novembro de 2010 – 10:22 hs

    Seria o Osmar um coitado ingênuo ou esperto demais? Teria Osmar corrido risco sozinho de perder a eleição, deixar o senado e ruir na vida pública, ou teria algum acerto com o governo do PT? Quais serão os próximos capítulos desse imbróglio?

  5. mauricio
    terça-feira, 9 de novembro de 2010 – 10:23 hs

    Osmar recebeu o “beijo da morte” de seus “aliados” políticos no Paraná. Se tivesse caminhado com as próprias pernas talvez a história fosse bem diferente.

  6. terça-feira, 9 de novembro de 2010 – 10:28 hs

    outro problema foi o marqueteiro, muito ruim, ultrapassado, muito gasto e pouca prática…uma grande festa foi armada para o dia da votação para comemorar a vitoria, festa para 400 pessoas com muita comida e vinho bom, teve que ser cancelada as seis horas da tarde..o marqueteiro não quiz comemorar a derrota.. .

  7. Marcos Pop
    terça-feira, 9 de novembro de 2010 – 10:29 hs

    Em 2006 Osmar ganhou em Londrina, Maringá, e equilibrou em Curitiba, porque era apoiado pelo grupo de Beto Richa. Mudou de lado e perdeu muito votos nessas cidades. As chances da campanha osmarista tinha completa dependência com a transferência de votos que Lula, com seu prestígio, poderia dar a ele. Como no Paraná Lula não é tido como Messias e nem o PT está com a bola que Osmar achava. Dias foi derrotado por quase 700 mil votos. Derrota acachapante e merecida, pela falta de ideologia e de compromisso com grupo que lhe apoiou na eleição 2006. Osmar mereceu!

  8. Nagasaki Ulianov
    terça-feira, 9 de novembro de 2010 – 10:31 hs

    Esse Eduardo Schneider foi militante de esquerda na clandestinidade. E continua na clandestinidade, pois colocou na sua coluna uma foto do Príncipe Charles para se identificar. Deve ser algum trauma de sua militância na Esquerda Bolivariana. Mas não adianta tentar limpar a imagem com textos neoliberais para confundir, pois foi e é um esquerdista com medo que a ditadura volte, tipo aqueles que espera a implantação da ditadura do proletariado para botar a cabeça pra fora. Parece aqueles japoneses que continuam escondidos nos fundões pensando que a 2º guerra mundial não acabou….

  9. Borduna
    terça-feira, 9 de novembro de 2010 – 11:52 hs

    Como é que um senador eleito com aquela votação de Bob Req, atrapalhou?

  10. ELIANE
    terça-feira, 9 de novembro de 2010 – 12:23 hs

    Osmar achou que LULA tava com essa bola toda no Paraná, e apostou, caiu do cavalo. se tivesse saido senador na chapa de Beto ta va eleito . Agora duvido que Dilma vai dar um ministério pra ele. Acho que o dinheiro dfalou mais alto.

  11. antonio carlos
    terça-feira, 9 de novembro de 2010 – 12:49 hs

    O chororô do senador já era previsto, e só ele não acreditou que iria se ferrar. Mas gente teimosa é assim mesmo, só aprende apanhando. E apanhou de novo, talvez agora ele não volte a nos amolar mais. ACarlos

  12. CAÇADOR DE PETISTAS
    terça-feira, 9 de novembro de 2010 – 13:39 hs

    Bem feito.

    Engraçado, como é que um homem de barba e cabelo branco, com tantos de experiência política, chamado OSMAR DIAS, vai acreditar nas mentioras de um salafrário como Lula ou, como dois salafrários lula e Requião?
    OSMAR DIAS, esta agora pagando pela sua ingenuidade ou “burrice”.

    PT, nunca mais.

  13. OSSOBUCO
    terça-feira, 9 de novembro de 2010 – 14:24 hs

    A verdade é que se tivesse mais duas semanas o Beto perderia a eleição, não foi à toa que censurou as pesquisas. A tendência indicava queda de Richa! Dilma ganhou do Serra na maioria dos municípios do PR, o que fez a diferença foi Curitiba e Londrina.

  14. Joao Carlos
    terça-feira, 9 de novembro de 2010 – 14:49 hs

    O BETO vai continuara a politica de manter parentes na Administração Pública? O isso só é coisa do BOB?

  15. Pina
    terça-feira, 9 de novembro de 2010 – 14:56 hs

    Osmar traiu o Povo do Paraná, e jamais será perdoado por seu gesto inconsequente e irresponsável!!!!!!!

  16. Luiz Carlos
    terça-feira, 9 de novembro de 2010 – 16:49 hs

    Alguém desconhece o conto do bilhete premiado?

  17. terça-feira, 9 de novembro de 2010 – 17:27 hs

    OSMAR DIAS SERÁ UM ÓTIMO MINISTRO DA AGRICULTURA DO GOVERNO DILMA- E PT SAUDAÇÕES AO POVO PARANAENSE

  18. MUNIZ
    terça-feira, 9 de novembro de 2010 – 18:18 hs

    AGORA ATÉ O PANSUTI QUER TIRAR O MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DO OSMAR?
    ASSIM O ÔME VAI TER QUE PEGAR NA ENXADA NA CHÁCRINHA DO TOCANTINS….

  19. LuAtena
    terça-feira, 9 de novembro de 2010 – 21:06 hs

    Osmar saiu derrotado?? Estranho… ao que me parece andou rifando algumas coisas. Só se foi nas urnas! Ah tá. Deixa pra lá, mas eu não esqueci! E outra, oposição no Paraná???? não sei por onde. Gostaria que alguém me dissesse algo contundente acerca disso. O bicho pegando feio na Assembléia e todo mundo quietinho hummmm Estranho….Isso que PT só ganha aqui qdo vem uma caucasiana – de olhos claros – bem casada, boa mãe e com digno sotaque de curitibana. Cadê a oposição mostrando serviço, se ela existe??? Ah tá, contra o Governo Federal, daí sim né…. Álvaro Dias. Só arrumei uma desculpa pra eu falar o que queria!

  20. neolcir
    terça-feira, 9 de novembro de 2010 – 22:07 hs

    Olhe o mapa da eleição no Paraná. O Paraná é Osmar.

  21. retirante
    terça-feira, 9 de novembro de 2010 – 23:23 hs

    esse hora h news é feito por um bando de porcos, que está virando o cocho depois da eleição.
    fizeram milhares De jornais endeusando o barbudão e atacando o beto na campanha. esse sujeito do pseudonimo schneider é um deles.
    agora, que viram que a casa caiu (provavelmente o barbudão não pagou tudo e o que prometeu também não vai poder cumprir), chutam cachorro morto. sim, o barbudão agora é cachorro morto, mas o hora h está matando cachorro a grito há anos. e nesta toada, vai continuar, se sobreviver. só no espetinho de cachorro morto a grito.

  22. terça-feira, 9 de novembro de 2010 – 23:34 hs

    Só o Osmar não sabia da maracutaia do Requião antes da eleição, se o Osmar sai p/ Senador apoiando o Beto elegeria o Osmar pela oposição e a Gleisi pela situação e o Requião dançaria.

  23. paulo
    quarta-feira, 10 de novembro de 2010 – 22:57 hs

    a ganancia as vezes prega peças que não tem como reverter, foi esse o caso do Osmar, agora não me entra na cabeça um politico experiente ser enganado por dois pilantras declaradamente confirmados (essa de 90% de popularidade do Molusco é só pra ingles ver, e a Maria Louca só não via quem não queria ver, que seu governo era tudo embromação) Osmar!. tem um versiculo na biblia que diz “há caminhos para o homem que parecem direito, mas no final eles conduzem a morte”, ou vc poderia lembrar que nem tudo (lula-requião) que reluz é ouro. ah! e nem tenho ouvido que se lembram de vc pra alguma secretaria no Planalto, a sua especialidade parece que vai pro maior plantador de sojado Brasil (BM) (agricultura)

  24. comandante
    quarta-feira, 10 de novembro de 2010 – 23:49 hs

    NÃO É SÓ O BARBUDÃO, O IRMÃO BOTOX, TAMBÉM IRÁ SOFRER AS CONSEQUENCIAS…, MAS É CARA DE PAU…VAI FICAR VOANDO BAIXO EM VOLTA DE NOSSO GOVERNADOR BETO RICHA…..

    DA-LHE RICHA… SEM PENA!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*