Presidente do PSDB quer antecipar escolha de candidato para 2014 | Fábio Campana

Presidente do PSDB quer antecipar escolha de candidato para 2014

Da Folha.com

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso incitou discussão no PSDB ao defender a escolha de seu futuro candidato à Presidência dois anos antes da eleição. Em uma crítica velada ao candidato derrotado José Serra, FHC disse, em entrevista à Folha, que não “se pode ficar enrolando até o final”.

A entrevista desagradou aliados de Serra, que só assumiu oficialmente a candidatura em março. FHC reconheceu ainda que o senador eleito Aécio Neves (MG) saiu fortalecido das eleições. Mas não existe candidato natural.

“Na minha opinião, devemos ir para a eleição municipal já com candidato à Presidência”, diz. O líder do PSDB na Câmara, João Almeida (BA), concorda.

A proposta encontra resistência em setores do PSDB de São Paulo que sonham com a candidatura de Geraldo Alckmin. À frente do governo do Estado, ele não poderia se candidatar dois anos antes do fim do mandato.

O deputado Edson Aparecido (SP) diz ter dúvidas sobre a proposta. “Acho que o desafio do PSDB é construir um discurso que o aproxime do eleitor. Se iniciarmos escolha agora, não poderemos nos dedicar à consolidação de nossas bandeiras.”

Para o senador Alvaro Dias (PR), é prematura a escolha dois anos antes da eleição. Segundo ele, o mais importante é democratizar o processo interno de escolha. “A menos que não existam alternativas, é cedo demais.”

As declarações de FHC provocaram desconforto entre os aliados de Serra, especialmente por conta das críticas à condução da comunicação da campanha.

FHC disse que não dará mais “endosso a um PSDB não defenda a sua história”.

Procurada, a ala serrista do PSDB não se manifestou. O prefeito de São Paulo, o democrata Gilberto Kassab disse que Serra é um quadro importante para a oposição.
“Serra não deixará de ser referência para o país”.

O governador reeleito de Alagoas, Teotonio Vilela Filho apoiou a posição de FHC.

“Acho que precisamos, no máximo até 2012, já ter o nosso candidato”, disse.

Para ele, ainda é cedo para apontar possíveis candidatos e dizer se Serra é um deles.


7 comentários

  1. joão carlos sorcesse
    quarta-feira, 3 de novembro de 2010 – 19:37 hs

    O PSDB já teu o seu Presidente, o do PARTIDO.

    João carlos

  2. quarta-feira, 3 de novembro de 2010 – 19:46 hs

    FHC deveria ficar em sua tocaia, seria bem melhor para a oposição e para o próprio PSDB. Quando deveria ter dado a cara na campanha do Serra, apareceu tarde. Seu governo foi duramente atacado pela candidata do PT. Os marketeiros não souberam articular a campanha do Serra, fora alguns governadores que abraçaram a campanha no segundo turno, outros ficaram vendo o Bolsa Familia passar e pegar carona.

  3. quarta-feira, 3 de novembro de 2010 – 22:01 hs

    Quem não vai gostar disso é o Geraldo Alkimim, irá acontecer o mesmo como foi o Serra, todos os que ganha o governo de São Paulo já se consideram candidato a Presidente e com isso quebram a cara como o Zé Serra que perdeu para uma pessoa que nunca sequer foi vereadora e simplesmente mostrou para o povo brasileiro que era capaz, o Serra usava o chavão de que era o mais preparado para ganhar as eleições ele só não estava preparado para perder, é preciso rrealmente pensar em nova liderança como o Beto e o Aécio e outros, esquecer estas velhas raposas que ai estão.

  4. PARANAENSE
    quarta-feira, 3 de novembro de 2010 – 22:38 hs

    É o seguinte: BETO RICHA para presidente da república.
    Isso mesmo: chega de paulistas, mineiros, gaúchos e nordestinos… vamo vê como é q ficará o governo do Paraná nestes dois anos e então… pau neles. BETO RICHA para PRESIDENTE.

  5. Paulista
    quinta-feira, 4 de novembro de 2010 – 0:34 hs

    É os paranaenses e os mineiros estão mesmo muito iludidos.
    Mas nunca que o PSBD vai dexiar um canditado de um estado que não seja São Paulo ser canditado a presidente, que Beto Richa e Aécio, façam seus partidos igual FHC e o Serra fizeram o deles, para depois sair candidato.KKKK

  6. ELIANE
    quinta-feira, 4 de novembro de 2010 – 7:53 hs

    A DILMA é mineira , por isso ela ganhou lá. Depois de TANCREDO agora mais uma PRESIDENTE de MINAS.

  7. LEÃOLOBO
    quinta-feira, 4 de novembro de 2010 – 10:59 hs

    PARECE ATÉ CARNAVAL. TERMINA UM E JÁ FICAM PLANEJANDO O OUTRO. PRIMEIRO CUMPRAM OS MANDATOS QUE GANHARAM NESTE BRASIL A FORA COMO GOVERNADORES, DEPUTADOS FEDERAIS, ESTADUAIS E SENADORES. DEPOIS DISSO PODEM AI SIM DISCUTIR QUEM VAI SER O CANDIDATO. ANTES NÃO. FICA PARECENDO ASSENÇÃO DE CARGO E COBIÇA PELO PODER PÚBLICO E NADA MAIS.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*