Portos podem ser privatizados na mão grande | Fábio Campana

Portos podem ser privatizados na mão grande

Do Cláudio Humberto

Utilizando-se de uma brecha malandra, empresas poderosas tentam privatizar os portos públicos no Brasil. A brecha foi aberta pelo governo, ao permitir portos privativos de grandes empresas, mas elas passaram a burlar a norma que limita a operação, preponderantemente, aos próprios produtos. E agora tentam, na mão grande, atuar como portos comuns, sem licitação, nem pagar pela concessão de terminais. Uma delas é a Odebrecht, sócia do governo de Dubai na Embraport.

TCU em xeque

O lobby das empresas proprietárias de portos privativos conta com a curiosa simpatia de dois ministros do Tribunal de Contas da União.

Denúncia formal

A tentativa de privatizar os portos foi denunciada pela Federação Nacional dos Portuários ao TCU, que ainda não decidiu o caso.

Baianada

Para alivio da baiana Odebrecht, o ministro baiano Aroldo Cedraz, do TCU, pediu vista do processo antes que fosse derrotado no plenário


9 comentários

  1. Dannyboy
    quarta-feira, 24 de novembro de 2010 – 9:33 hs

    Queira Deus que tenhamos mais portos privados no Brasil. É só comparar o porto incompetente de Paranaguá com os Privatizados.
    Portos estatais além de caros, custam o desenvolvimento do estado e do país. Se tivéssemos mais portos e aeroportos privados parte de nossos problemas com infraestrutura estaria resolvida.

  2. Cardoso
    quarta-feira, 24 de novembro de 2010 – 10:36 hs

    Porto serve para embarcar/desembarcar mercadorias. Tanto faz se é privado, empresa mista ou autarquia. Ele deve ser eficiente. Vide o exemplo da (nada exemplar) administração política do porto de Paranaguá.

  3. quarta-feira, 24 de novembro de 2010 – 10:41 hs

    Também veja ao ponto que chegou,tomemos como exemplo o nosso porto de Paranaguá,colocaram um tresloucado psiquiatra como superintendente,mantido a ferro e fogo pelo não menos tresloucado irmão governador,ambos sairam e colocam no comando quem desadministrou a Paraná Previdência,e, ainda falam em querer salvar o porto ,desta maneira?????
    Claro que devemos proteger o patrimônio público,e, sua administração tem que ser obrigatóriamente feita por pessoas realmente capazes que entendam de portos ,e não como está aí esta bagunça dos despreparados.
    O porto público deve prevalecer,o que tem que acabar é com as maracutaias dos vales alimentação,o que é isso,na APPA em toda a sua existência os portuários nunca precisaram disto,pois, todos tem sua bicicleta e adoram almoçar com suas famílias,moram a poucos minutos de suas casas,então vem um bando de espertinhos,sacanas que posam de sérios e austéros,puros enganadores,e vem com estas tetas para se locupletarem no serviço público,para estes é auditoria já e processo neles e rua,vão mamar na teta de quem inventou a treta…
    Deste jeito estes não tem tempo para proteger a galinha dos ovos de ouro do Estado,a qual é a maior fonte arrecadadora de ICMS,chega de bandalheira,mandem embora os comissionados e processo administrativo nos funcionários de carreira que contribuem com mais esta pilantragem…
    E por falar em porto ,pilantragem,perguntar não ofende :
    1- como ficou a história dos dólares do armário,seu roubo e sua
    devolução com juros e correção acima da média?????
    2- como ficou a história dos móveis do escritório de representação do
    Paraná em Brasília?????
    3- e a grana da dragagem que o Pansuti queria passar a mão leve
    como ficou????Ainda está intacta????
    4- o TC ainda tem controle daquela farra portuária ou é conivente????
    5- E o Conselho de Autoridade Portuária – CAP, porque não interditou a
    atual administração a bem do serviço público,e não ofereceu
    denúncia ao MP porque?????

  4. Ammarante mello rego
    quarta-feira, 24 de novembro de 2010 – 13:40 hs

    Da na mao do eike que vamos ter o melhor porto do brasil ,e nao esse cabidaço de emprego de politicos

  5. Jose Carlos
    quarta-feira, 24 de novembro de 2010 – 15:06 hs

    É a solução para os portos do Paraná que os políticos teimam em botar a “mão grande” nos cofres, pendurando parentes, amigos, domésticas e apaniguados nos cabides de emprego e boquinhas suculentas que existem nas tais autarquias… enquanto isso, os portos e as cidades portuárias vão apodrecendo, decaindo e degenerando… Tutatis te ouça, Tutatis te ouça…

  6. quarta-feira, 24 de novembro de 2010 – 23:34 hs

    e voce esqueceu de perguntar.

    6 – a onde esta a blazer que o a vovo nana levou para brasilia, ele esta com ela em curitiba. ja não chega as barbaridade que o maluco de cabelão branco fez./brazer é uma camioneta do porto rsrsrsrs… linda de morrer, por isso que a vovo levou para brasilia e esta com ele em curitiba, vamos investigar.

    cade o mp. que não faz nada e nem o tc.
    sso porque é o maninho do ex.

    tem gente que esta preso por pouca coisa, não mesmo.
    cadeia nele tambem.

  7. EMERSON DE PARANAGUÁ
    quinta-feira, 25 de novembro de 2010 – 0:38 hs

    GOSTEMOS OU NÃO O REQUIÃO LEVAVA O PORTO COM MÃOS DE FERRO.
    O PASUNTI E SUA TURMA DE TRAPALHÕES COM “MÃO DE VELUDO”, PARA NÃO DEIXAR AS IMPRESSÕES DIGITAIS.

    QUEM TRABALHA NA AREA PORTUARIA COMO EU SABE:
    É O PIOR MOMENTO DO PORTO EM TERMOS DE CORRUPÇÃO , ACHAQUES E PROPINAGENS!!

  8. antonio carlos
    quinta-feira, 25 de novembro de 2010 – 17:27 hs

    Agora é que Maria Louca pira de vez, falar em privatização perto dele, é como falar de corda em casa de enforcado. O Senado da República vem abaixo se a companheira presidenta e, os pestistas vierem com esta de permitir a privatização dos portos. Até eu, que sou favorável as privatizações, neste caso sou contra . ACarlos

  9. sexta-feira, 26 de novembro de 2010 – 9:25 hs

    Estamos esperando estes órgãos se definir, pois somos vizinhos do Porto de Itapoá, que é de Privado de carga mista sem licitação.

    Se puder fazer assim, nós já estamos com contato para fazer um nos nossos terrenos, não é um porto grande, mas é um porto com os mesmos direitos dos outros.
    Se a lei é para um tem que ser para todos…

    E olhe com um calado mts natural, dá para fazer altos portos aqui,,,,

    Venham ver,,, aqui é o Canal…
    Vai ter acesso pronto, rede de luz e água,,,,
    É só vir…..

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*