Lula reage para barrar 'blocão' do PMDB e faz advertência aos aliados | Fábio Campana

Lula reage para barrar ‘blocão’ do PMDB e faz advertência aos aliados

Por João Domingos e Leonencio Nossa de O Estado de S.Paulo

Entre reuniões com a presidente eleita, Dilma Rousseff, petista articula nos bastidores retirada de PR e PP do bloco de partidos aliados no Congresso, que seria formado com peemedebistas para pressionar o futuro governo por mais espaço no ministério

Foi rápida e forte a reação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à montagem de um “blocão” na Câmara dos Deputados liderado pelo PMDB, com 202 deputados, do qual participariam também o PR, PP, PSC e PTB. Menos de cinco horas depois do anúncio do bloco, o presidente Lula deu o troco. E arrancou de lá o PR e o PP.

Primeiro, Lula convocou ainda na noite de terça-feira ao Palácio da Alvorada a presidente eleita, Dilma Rousseff, e o ex-ministro Antonio Palocci, para orientá-los a não ceder espaço no futuro governo aos partidos que formaram o bloco. Depois, foi deflagrada uma operação nos partidos médios para desfazer o que havia sido montado pelo PMDB.

“O PR é aliado do governo e da presidente Dilma. Faz parte do governo. Não faremos nada em desacordo com o governo”, declarou a seus comandados o senador Alfredo Nascimento (AM), presidente da legenda e ex-ministro de Lula. Ele disse que qualquer decisão terá de passar pela Executiva e não está nos planos a formação de um bloco.

Nascimento teve o cuidado de não desautorizar publicamente o líder do partido na Câmara, Sandro Mabel (GO), que participara da formação do bloco na terça-feira, ao lado do líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN). Mas deixou claro que não haverá nenhuma decisão agora, taxando a hora de “inoportuna”.

De acordo com um interlocutor de Lula, o presidente falou a Dilma das armadilhas que são preparadas pelos aliados no Congresso – como a da formação do blocão – e a orientou a evitar reação mais forte, pois ele trabalharia para abortar o movimento.

Ao receber o futuro vice-presidente e presidente do PMDB, Michel Temer, na Granja do Torto, ontem, para um café da manhã, Dilma ouviu as justificativas para a criação do bloco, mas minimizou a importância da notícia.

O próprio Lula aproveitou uma entrevista coletiva para advertir o PMDB. Indagado sobre o bloco, ele afirmou: “Primeiro que não aconteceu. Parecia que ia acontecer, mas não aconteceu”. E emendou: “A política é como um leito de um rio. Se a gente não for um desmancha-ambiente, se a gente deixa a água correr tranquilamente, tudo vai se colocando de acordo com que é mais importante. Se as pessoas tentam de forma conturbada mexer na política pode não ser muito bom”. Soou como um alerta.

Após as declarações de Lula, o PP também esquivou-se de maiores compromissos com o bloco. O líder do partido, João Pizzolatti (SC), disse que há muito tempo PR, PP e PTB falavam na criação de um bloco na Câmara, não para influir no governo. “Não seremos massa de manobra de nenhum partido”, disse o ex-líder Mário Negromonte (PP-BA).

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, atacou a tentativa de formação do bloco: “Se alguém pensa que com ameaças vai conquistar seus interesses, vai perder. Não é um, nem serão dois partidos que vão definir a composição das mesas da Câmara e do Senado”


6 comentários

  1. Borduna
    quinta-feira, 18 de novembro de 2010 – 11:33 hs

    É isso aí Lula. Pau nesses fisiológicos…

  2. CAÇADOR DE PETISTAS
    quinta-feira, 18 de novembro de 2010 – 12:11 hs

    Este DITADOR FASCISTA, esqueceu que não tem mais que 45 dias de desgoverno. O Ditador Lula, pelo modo que vem agindo, demonstra que pretende se perpetuar no poder. Aqui não Sr. Lula da Silva. O Brasil não é Venezuela, chega A HERANÇA MALDITA QUE DEIXOU AOS BRASILEIRO DE BEM, A DESQUALIFICADA CÂNDIDATA VIRTUAL DILMA.

    FORA PT, FORA LULA DA SILVA.

    PT, O CÂNCER DO BRASIL.

  3. Ammarante mello rego
    quinta-feira, 18 de novembro de 2010 – 13:50 hs

    UM PENSADOR DE RODIN COM NOVE DEDOS

  4. Franciely
    quinta-feira, 18 de novembro de 2010 – 14:58 hs

    ACHO LEGAL ESSE BLOCO É PRECISO BAIXAR A BOLA DO PT PRINCIPALMENTE DO PARANÁ,EOS MAMADORES DA ITAIPU BINACIONAL

  5. quinta-feira, 18 de novembro de 2010 – 16:44 hs

    E A FESTA AZEDOU PRO LADO DO PT ,OU ELES ESQUECERAM QUE O VICE DA “PRESIDENTA” É O MICHEL,O ATUAL PRSIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
    POIS É PT, A SUA DOR DE CABEÇA NEM COMEÇOU AINDA,IMAGINEM A HORA QUE O PMDB BATER MESMO DE FRENTE COM VOCÊS,LEMBREM-SE O PMDB É A MAIORIA NA CÂMARA E NO SENADO E POR COINCIDÊNCIA TENDO COMO PRESIDENTES AMBOS DO MESMO PARTIDO,VÃO ELEGER O SENADOR RENAN CALHEIROS PARA SUBSTITUIR O SIR NEY E NA CÂMARA VÃO ARRANJAR OUTRO DO PMDB PARA SUBSTITUIR O MICHEL .
    SRA. “PRESIDENTA” A SRA. ESTÁ F U D I D…. NAS MÃOS DESTES CORONÉIS,A DITA DURA VAI VOLTAR TE PREPARE COM SUA ASSESSORA CABELEREIRA PARA OUVIR BONS CONSELHOS……

  6. quinta-feira, 18 de novembro de 2010 – 17:25 hs

    Mensaloes a vista.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*