Em ato falho, Lula põe Guido Mantega na Fazenda em 2011 | Fábio Campana

Em ato falho, Lula põe Guido Mantega na Fazenda em 2011

Da Gazeta do Povo

Em Seul, presidente já passa tarefas a ministro para o ano que vem. Dilma não confirma nomes, mas permanência é provável

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ter dado ontem, sem querer, uma pista de quem será o ministro da Fazenda no governo da presidente eleita Dilma Rousseff: a escolha recairia sobre Guido Mantega, que ocupa a função desde 2006. O ministro recebeu, em público, dicas de Lula para sua atuação no ano que vem. Dilma não confirma nome nenhum para seu ministério, mas o indício deixou ainda mais fortes as especulações de que Mantega permanecerá no posto.

A pista de Lula veio na entrevista coletiva que concedeu na tarde de ontem em Seul, na Coreia do Sul, onde o presidente participa da reunião do G-20. Lula cedeu o pódio para que Mantega falasse por quase 20 minutos sobre a ameaça de guer­­ra cambial. E falou sobre a atuação que será necessário ter em 2011, quando quem estará no comando do governo será sua sucessora.

“Guido, na próxima reunião de ministros do G-20, é importante que se faça um levantamento para saber o que cada país fez desde a primeira reunião até agora”, orientou o presidente durante a coletiva. E completou: “Acho, viu Guido, que essa é uma tarefa importante para as equipes econômicas que compõem o G-20 trabalhem para que possam facilitar as tomadas de decisões futuras”.

Mantega, um dos favoritos de Lula, foi o único ministro a acompanhar Lula e Dilma na viagem à Coreia do Sul, o que já foi visto como um sinal de força. A especulação é de que Lula gostaria de ver Dilma repetindo a dupla que escalou para as duas principais funções na área econômica: Mantega na Fazenda e Henrique Meirelles para o Banco Central. Por terem visões um pouco diferentes – Mantega mais desenvolvimentista e Meirelles mais conservador – os dois teriam servido de freio um para o outro.

Para o mercado, a manutenção da atual equipe econômica seria vista com bons olhos, dados os bons resultados obtidos nos últimos anos. No entanto, a presidente eleita ainda tem outras opções. Entre elas, a de Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda de Lula, e de Luciano Coutinho, atual presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), tido como um dos prediletos de Dilma e que poderia ser alçado à Fazenda.

Mantega, porém, parece ser o mais forte no momento. Ministro de Lula desde o primeiro momento, em 2003, atuou no Plane­­­jamento e depois no BNDES. À Fazenda chegou em março de 2006, depois que Palocci caiu por denúncias de quebra de sigilo fiscal.

Mantega ganhou destaque na função por ter tido um papel relevante durante a crise financeira internacional deflagrada em 2008. “Com medidas que estimularam a economia brasileira, tanto o Ministério da Fa­­zenda quanto o Banco Central foram bastante proativos em desenvolver medidas para restaurar a segurança”, afirma o economista Leo­­nardo Bogus­­zewski, conselheiro do Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-PR). A redução do Imposto sobre Produtos In­­­dustrializados (IPI) para carros e produtos da “linha branca”, que estimularam a produção e o consumo, está entre as propostas mais elogiadas. “Essas ordens fiscais, como a isenção de tributos, que passam pelo crivo do ministério, foram uma medida acertada”, considera.


7 comentários

  1. Ammarante mello rego
    sexta-feira, 12 de novembro de 2010 – 14:29 hs

    Tem que deixar a mesma equipe economica,esta dando certo. Eoutra coisa essegoverno vai nos levar a quinta economia do mundo muito antes do previsto

  2. sexta-feira, 12 de novembro de 2010 – 15:07 hs

    JÁ SE SABIA QUE O MOLUSCO METERIA O BEDELHO. NÃO CHEGA A CONFUSÃO QUE NOS ENCONTRAMOS: JUROS ALTÍSSIMOS, CARGA TRIBUTÁRIA NEM SE FALA, A MAIOR DO MUNDO, O IDH – CAMPEÃO MUNDIAL, REFLEXO DE PÉSSIMA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO. AUMENTO DE SALARIO DE MISISTROS, PORÉM DO MÍNIMO DO POVÃO NÃO PASSA DE 600 REAIS. ESCANDALOS UM ATRÁS DO OUTRO, DO LADO DO LULA E DA DILMA, DOS APADRINHADOS DELE. AINDA QUER CHEGAR A 5ª ECONOMIA DO MUNDO? TÁ MAIS PARA QUINTO DOS INFERNOS COM ESSA GANGUE DE PETISTAS.

  3. CAÇADOR DE PETISTAS
    sexta-feira, 12 de novembro de 2010 – 15:20 hs

    AMMARANTE.

    Se liga. este desgopverno vai quebrar o Brasil, antes mesmo que vc acorde de seu sonho.

    PT, O CÂNCER DO BRASIL.

  4. Jose Carlos
    sexta-feira, 12 de novembro de 2010 – 16:03 hs

    Lula devia estar se referindo ao programa “a fazenda” – onde talvez ele próprio se apresente no ano que vem -, e a imprensa safadista já começa a especular… coisa feia… de leve…

  5. MIGUEL DE CERVANTES
    sexta-feira, 12 de novembro de 2010 – 21:55 hs

    PELO “ANDAR DA CARRUAGEM”, O PALHAÇO TIRIRICA SERÁ O PRÓXIMO PRESIDENTE DO BRASIL!

  6. Amelio ral aas
    sábado, 13 de novembro de 2010 – 0:05 hs

    manteguinha no caçador de petista

  7. antonio carlos
    sábado, 13 de novembro de 2010 – 18:31 hs

    Será que o companheiro presidente vai mesmo deixar a presidência, como disse? A compnaheira presidenta ainda nem anunciou o ministério, mas o companheiro presidente sim, já nomeou até o futuro ministro da Fazenda. Vai ser duro agüentar o ex-presidente, o homem não consegue ficar quieto nem um minuto. Sugiro à compnhaeira presidente que crie um governo paralelo para o companheiro ex-presidente chefiar, assim ele pensa que ainda manda. E cala a boca de vez. ACarlos

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*