Eleita, Dilma já usufrui de regalias da Presidência | Fábio Campana

Eleita, Dilma já usufrui de regalias da Presidência


De Luciana Marques e Gabriel Castro, da Veja.com

Regalias não faltam no cotidiano de um presidente da República. Para citar algumas: aviões e helicópteros particulares à disposição e um buffet diário preparado por um bom chef.

Antes mesmo de tomar posse, Dilma Rousseff já tem direito a esses benefícios e a uma série de outras vantagens. Depois de participar do encontro do G-20, com recursos pagos pelos cofres públicos, a presidente eleita vai morar na Granja do Torto, residência oficial do presidente da República.

Com o clima de uma casa de campo, a Granja é mais informal do que o Palácio da Alvorada – atual residência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Possui piscina, campo de futebol e uma famosa churrasqueira, a menina dos olhos de Lula. Também é cercada por animais como cachorros, avestruzes e pássaros. Aliás, a presidente levará para lá seu bicho de estimação: um labrador, chamado Nego – herança do ex-ministro José Dirceu.

No pacote da Granja está incluída ainda uma equipe de administradores, cozinheiros e faxineiros. Todos à disposição de Dilma.

As benesses não param por aí. A legislação também garante seguranças particulares para a presidente eleita, inclusive agentes da Polícia Federal (PF).

Dilma tem direito ainda a transporte em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), além de um motorista particular.

No período de transição, 50 funcionários devem servir à petista. A lista inclui assessores de imprensa, fotógrafo, secretárias e auxiliares próximos, nomeados à escolha da presidente eleita.

O governo federal disponibilizou 2,8 milhões de reais para a equipe de transição: 1,2 milhão para gastos com pessoal e 1,6 milhão para despesas de custeio.


Salário – Como presidente eleita, contudo, Dilma Rousseff terá uma queda significativa em seus rendimentos. O salário de presidente é de 11.720 reais, 700 a mais do que o de ministra.

Acontece que, antes da disputa eleitoral, a petista ocupava a presidência do Conselho da Petrobrás – o que, em 2009, rendeu a ela, em média, 6.300 reais por mês.

Na prática, o salário de presidente equivale ao de um jogador de futebol de segunda divisão. Mas não há dúvidas: os benefícios compensam. Depois de empossada, Dilma Rousseff não terá de se preocupar com alimentação, transporte, segurança, moradia, contas de luz, água e telefone.

Portanto, se preferir, Dilma não terá dificuldades para poupar integralmente o salário. Levando-se em conta o valor bruto, poderia reunir, em quatro anos de governo, mais de 590 mil reais. Um belo pé-de-meia.

Sigilo – A maior parte das despesas pessoais do presidente da República é sigilosa. Em 2010, somente os gastos secretos com cartão coorporativo totalizam 4,1 milhões de reais. No ano passado, 6,8 milhões e, em 2008, 4,8 milhões.

Entre as poucas informações divulgadas, é possível se ter uma ideia do tipo de conta que é paga pela Presidência. Na lista de gastos com cartão corporativo há despesas com farmácias, cafeterias e lojas de fotografia, por exemplo.

O presidente da República também tem um direito inimaginável para os trabalhadores comuns: as despesas de férias pagas com recursos públicos. Basta escolher para onde e quando deseja viajar. Lula tinha uma predileção especial pela Base Naval de Aratu, em Salvador (BA).

Lá, passou a maior parte dos dias de descanso, geralmente no início de cada ano. O presidente tinha para si e seus convidados a praia de Inema, sob proteção das Forças Armadas e sem custos de hospedagem.

O que nem todo o aparato estatal consegue garantir é a privacidade absoluta: em janeiro deste ano, Lula foi filmado carregando uma caixa de isopor sobre a cabeça.

Dilma Rousseff tentou despistar os repórteres ao embarcar para alguns dias de descanso após as eleições em Itacaré, na Bahia. O sigilo sobre o esconderijo não durou um dia.

Terminado o mandato de Dilma, acabarão também as vantagens de ser presidente. Algumas, entretanto, permanecerão para sempre. A petista terá direito até o fim de seus dias a quatro servidores – para segurança e apoio pessoal – e dois veículos oficiais com motoristas. O dinheiro sai do bolso do contribuinte.


21 comentários

  1. RACISMO NÃO
    domingo, 14 de novembro de 2010 – 21:54 hs

    OLHA O NOME DO CACHORRO , TEM QUE MUDAR

  2. Ze Eduardo
    domingo, 14 de novembro de 2010 – 22:54 hs

    A inveja eh uma………

  3. Amelio ral aas
    domingo, 14 de novembro de 2010 – 23:34 hs

    Presidenta de um pais como o brasil tem que ter regalias mesmo,enquanto o mundo a admira ,muitos aqui tem inveja ,nos nao cultivamos nem nossos idolos.Quem nos lembra dos idolos brasileiros ,pele’,SO’,em compensaçao,o que lembramos e cultuamos de tralhasque vagaram no mundo e brincadeira

  4. ATENTO AOS FATOS
    segunda-feira, 15 de novembro de 2010 – 0:43 hs

    A Dilma vai exercer o cargo de presidente de um dos maiores paises do mundo e é normal que tenha as tais ´´regalias“. O mandatario maior da nação precisa ter proteção e facilidades para o seu dia a dia que é de extrema importancia e responsabilidade maior ainda.

  5. luizinho
    segunda-feira, 15 de novembro de 2010 – 2:34 hs

    mas ela nunca foi fantasma da assembléia…………….

  6. Borduna
    segunda-feira, 15 de novembro de 2010 – 5:53 hs

    Eeeeeeeeeta inveja. Tá tudo certo. O salário de presidente é uma M. Tem de ter alguma regalia. Ademais, o Brasil é um grande país. Isso aqui não é o Afeganistão. O que não pode é roubar ou deixar que roubem…..Olho no cofre Dilma, que disso vc entende.

  7. Carlinhos
    segunda-feira, 15 de novembro de 2010 – 6:59 hs

    A eleição já acabou, o choro é livre mas não eterno.

  8. J Carlos
    segunda-feira, 15 de novembro de 2010 – 8:03 hs

    Só podia dar nisso. Nem assumiu e já abriram a torneira, se esbaldando em dinheiro do contribuinte, esquecendo os diversos bolsões de miséria que temos no país. Deveriam dar exemplo de austeridade, em lugar de ostentar o que não são, se elegeram comprando votos, com ameaças e com desprezo à leis do páis. Teremos 4 terríveis anos, se preparem. O jatinho do Lula, será fichina perto do que vem. Vejam os escándalos da Petrobrás e das obras do Pac. Muito dinheiro foi para a campanha e as obras não avançaram. O próprio TCU (formado por pessoas indicadas por Lula) recomendou interrupção das obras. Se preparem…

  9. Zangado
    segunda-feira, 15 de novembro de 2010 – 9:22 hs

    País rico, primeiro mundo, campeão dos juros, tributos, corrupção e criminalidade tem que gastar adoidado, melhor, aloprado !
    O povão bão de voto, simplesmnte adora !

  10. rubens
    segunda-feira, 15 de novembro de 2010 – 10:08 hs

    FHC não teve tudo isso?

  11. Parreiras Rodrigues
    segunda-feira, 15 de novembro de 2010 – 10:33 hs

    Sem esparadrapo no Hospital de Base, tuberculose na Rocinha, Mal de Chagas no Nordeste, Malária no Norte, bebês morrendo às pencas debaixo do nariz do Governo Federal. Contrastante com essa exibição de opulência. No mínimo. Inveja o caraio.

  12. oswaldo alcantara
    segunda-feira, 15 de novembro de 2010 – 10:43 hs

    como sempre no brasil independente de quem esta no poder
    DINHEIRO DE TROXA FESTA DE MALANDRO…………….

  13. zedopovo
    segunda-feira, 15 de novembro de 2010 – 12:17 hs

    Bem feito, povo burro merece isso mesmo, salvo o NEGO que é o único ser inocente entre todos os citados………………….

  14. jamanta do norte do parana
    segunda-feira, 15 de novembro de 2010 – 12:22 hs

    caracoles como tem gente resentida com a vitoria do PT no BRASIL. e tudo porque o PSDB nao ganhou….kkkk. qualquer presidente de republica tem direito a isto e queira ou nao queira a DILMA é nossa PRESIDENTE a partir de 01 de janeiro.

  15. paulo
    segunda-feira, 15 de novembro de 2010 – 14:01 hs

    por esta e por outras que não vejo o por que ainda tem que ROUBAR( pois o antecessor foi um dos mais ilustres ladrões do erário público, apesar de todas essas regalias, que se veja o numero de escandalos, mensalões, erenices e outros) esse povo tinha é que ir pra guilhotina. e o comentário do Parreiras Rodrigues dá apenas 0,0000000000000000001/2% do que esta faltando ao povo brasileiro.

  16. AMADOR
    segunda-feira, 15 de novembro de 2010 – 14:17 hs

    É…!!!!!!!!!!!!!!!!! ELA NÃO VAI MUDAR NADAAAAAAA….VAMOS GASTARRRRRR…É ISTO AÍ IIIIIIIIIII PT……..PT…
    POR CIMA DA CARNE SECA…E O RESTO?????KKKKKKKKKKKK QUERO QUE GASTE TUDO E MAIS UM POUCO….KKKKK

  17. Rock
    segunda-feira, 15 de novembro de 2010 – 21:29 hs

    Ela merece muito mais, o povo a escolheu e os derrotados que aceitem.

  18. sergio londrina
    segunda-feira, 15 de novembro de 2010 – 22:44 hs

    qua qua qua qua quuuuaaaakkkk

  19. JACARE DO MAL
    terça-feira, 16 de novembro de 2010 – 8:46 hs

    ENQUANTO ISSO EM UM HOSPITAL DE BRASÍLIA QUE FICA A 25KM DA CASA DA PRESIDENTA MORREM 20 CRIANÇAS RECEN – NACIDAS SEGUNDO JORNAL NACIONAL, VE SE ESSES BOSSAIS AI DE CIMA QUE ESTÃO FALANDO EM INVEJA SE IMPORTAM, PT É TUDO PT.
    NEM A PRESIDENTA QUE A GENTE ACHAVA QUE POR SER MULHER DEVERIA TER ESPIRITO MATERNO SE IMPORTA , LEDO ENGANO.

  20. Algoz
    terça-feira, 16 de novembro de 2010 – 9:26 hs

    Tem deputado e governador eleito por aqui que proporcionalmente tem bem mais regalias que a Presidente Eleita .não é!!??

  21. silvia
    terça-feira, 16 de novembro de 2010 – 10:55 hs

    é a primeira a ter isto????Claro que é pelo menos não tem lº damo pra dar gastos também !!!tamo no lucro rsrsrsr mordam o cotovelo pelegada!!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*