Ducci participa de Fórum Mundial na Itália | Fábio Campana

Ducci participa de Fórum Mundial na Itália

O prefeito Luciano Ducci participou nesta quinta-feira (18), em Florença, na Itália, do Fórum Internacional sobre Patrimônio Cultural e Paisagem Urbana. Luciano Ducci fez a palestra de abertura do painel Perspectivas para o Desenvolvimento das Cidades e Territórios.

Em sua apresentação Luciano Ducci descreveu a experiência de Curitiba como cidade sustentável, destacando que o investimento em paisagem urbana e meio ambiente pode trazer vantagens econômicas e desenvolvimento para a cidade.

“Curitiba possui, há muitos anos, uma agenda ambiental que vai além dos programas específicos de meio ambiente. Planejamento urbano, transporte público e fortes programas sociais são agregados a conceitos de gestão ambiental”, disse Luciano Ducci. “A sustentabilidade é somente uma ideia até que seja colocada em prática e adotada pela população. Para isso, são necessárias ações. Curitiba busca soluções inovadoras e criativas, financeiramente viáveis e, principalmente, que envolvam a comunidade”, afirmou.

O painel teve a participação do prefeito de Boston (EUA), Thomas Menino, além de outras autoridades e especialistas em Patrimônio Cultural e Meio Ambiente. O fórum vai até sábado, com as presenças dos ministros da Cultura da Itália, da Bulgária, da Hungria e do Bahrain; dos prefeitos de Barcelona e de Florença; de diretores de museus importantes, como o Museu de Arte Moderna de Nova York, Museu do Patrimônio da Rússia, Museu de Antiguidades do Cairo, e Museu Metropolitano de Nova York.

Luciano Ducci falou também do programa de Biodiversidade Urbana – Biocidade, lançado em 2007. “O Biocidade foi o passo além na história do planejamento urbano e ambiental da cidade, e veio para aperfeiçoar as boas práticas ambientais e urbanas consolidadas em Curitiba”, disse o prefeito.

Entre as ações do Biocidade está o incentivo e orientação aos proprietários de fragmentos florestais nativos, inclusive com a isenção de impostos, para que preservem estas áreas. O programa prevê ainda a remoção de espécies vegetais exóticas invasoras de dentro dos parques e bosques, substituindo com o plantio de espécies nativas regionais como uma forma de manter a biodiversidade local.

A Linha Verde foi outro tema de destaque na palestra do prefeito. Pela Linha Verde circulam ônibus movidos 100% a biocombustível, e a via tem espécies nativas no paisagismo de seus canteiros, e uma ciclovia ao longo de seus quase 10 quilômetros.

Luciano Ducci destacou ainda que Curitiba foi a primeira cidade da América Latina a utilizar ônibus movidos somente a biocombustível, sem a mistura de diesel. Os primeiros veículos começaram a circular em agosto do ano passado, e, até 2012, pelo menos 10% da frota do transporte coletivo da cidade deverão ser de veículos movidos 100% a biocombustível.

Na quarta-feira, Luciano Ducci teve um encontro com o prefeito de Florença, Matteo Renzi. Eles discutiram uma aproximação entre as duas cidades para intercâmbio e cooperação técnica.

Da Itália, Luciano Ducci segue nesta sexta para a Cidade do México, capital mexicana, onde participará no domingo da Cúpula Mundial de Prefeitos sobre Mudanças Climáticas, bem como da apresentação do Green Index Latin America.

O Índice Verde América Latina é um levantamento feito pela Siemens e pelo grupo da revista The Economist sobre a sustentabilidade em cidades da América Latina. Curitiba foi incluída no estudo.


2 comentários

  1. marcão
    sexta-feira, 19 de novembro de 2010 – 9:48 hs

    Esse DUCCI está falando de Curitiba?!?!?!

  2. e..
    sexta-feira, 19 de novembro de 2010 – 11:03 hs

    enquanto isso seus funcionários são mandados embora.
    Pelo exemplo de educação http://blogdajoice.com/joice/?p=15603

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*