Dilma quer na Casa Civil nova Dilma: Graça Foster | Fábio Campana

Dilma quer na Casa Civil nova Dilma: Graça Foster


Do Josias de Souza

Dilma Rousseff revelou, em privado, algo que não admite publicamente: prefere nomear para a Casa Civil um nome técnico, não um político.

Chama-se Maria das Graças Silva Foster a preferida de Dilma. É conhecida como Graça Foster.

Funcionária de carreira da Petrobras, ocupa no momento a estratégica diretoria de Gás e Energia.

Dilma olha para Graça Foster como se mirasse o espelho. As duas têm um perfil absolutamente assemelhado.

Asssim como Dilma, Foster tem fama de gerente eficaz e durona. Na estatal petroleira, ganhou o apelido de “Caveirão”.

Uma referência ao veículo blindado que o BOPE, temível tropa de elite da PM do Rio, utiliza em suas incursões pelos morros cariocas.

O desejo de Dilma é o de acomodar na Casa Civil uma espécie de nova Dilma. Uma pessoa capaz de coordenar os principais programas do governo.

A pretensão vai na contramão do previsto. Até aqui, dava-se de barato no PT que o chefe da Casa Civil de Dilma seria Antonio Palocci.

Um pedaço da legenda acha temerária a troca de planos. Alega-se que Dilma, por técnica, precisa ter do seu lado alguém com a cintura flexível de Palocci.

Dilma, por ora, parece dar de ombros para a argumentação. Dispõe-se a nomear Palocci, mas não se mostra convencida de que deve dar a ela a Casa Civil.

Em conversa que manteve com Lula antes da eleição de domingo passado, Dilma levou à mesa o nome de Graça Foster.

Segundo apurou o repórter, Lula estimulou a sucessora a compor sua equipe como julgasse melhor.

A despeito desse diálogo, pelo menos um auxiliar de Lula e um expoente do PT crêem que, no final das contas, Palocci vai à Casa Civil.

“O Lula é como a Bíblia”, disse um dos interlocutores do blog. “Todos os cristãos lêem, mas cada um tira suas própris conclusões”.

A alternativa cogitada para a acomodação de Palocci, médico de formação, é a cadeira de ministro da Saúde.

Diz-se, porém, que o ex-czar da Fazenda torce o nariz para essa hipótese. Assim, para fazer valer sua vontade, Dilma teria de tourear o petismo.

Como existe a hipótese de Palocci não vingar, o PT desenvolve um antídoto a Graça Foster. Começa-se a mencionar para a Casa Civil o nome do ministro petista Paulo Bernardo (Planejamento).

A favor de Dilma, por enquanto, pesa a interpretação que deu à primeira leitura que fez das palavras de Lula. Se tiver de fato a carta branca da ‘Bíblia’, não haverá petista capaz de segurá-la.

Contra ela, o fato de que, a partir de janeiro de 2011, Lula será ex-presidente. Por mais que ele se disponha a socorrê-la, é ela quem vai ter de lidar com o PT e suas peculiaridades.


7 comentários

  1. Tuku Nare
    terça-feira, 2 de novembro de 2010 – 22:22 hs

    Ela deveria convidar a Cida Borgette, capaz e bonita.

  2. TONHÃO 2012
    terça-feira, 2 de novembro de 2010 – 23:20 hs

    E CONTINUA O CABIDÃO DE EMPREGO, AS SUAS APADRINHADAS. ISSO É UMA VERGONHA. SE NAO BASTASSE O MOLUSCO PASSAR A TODA CAMPNHA VERGONHOSAMENTE DETONADO O DINHEIRO PÚBLICO EM CAMPANHADA DILMA, E A JUSTIÇA NÃO FEZ NADA. UM DIA ISSO TEM QUE ACABAR. EM DEFESA DO POVO BRASILEIRO QUE NÃO MERECE TAMANHA IMPROBIDADE QUE FICA NA IMPUNIDADE. ALGUÉM PRECISA OLHAR A CONSTITUIÇÃO, NO SEU ARTIGO 37, E MUITO MAIS. QUE VERGONHASR LULA. JÁ ENCHEU O ENBORNAL, AGORA SAI FORA COM TODOS SEUS FILHOS E SEUS APADRINHADOS COM TODA CONDIÇÃO DE NAO PRECISAR MAIS DO SETOR PÚBLICO.

  3. Pinguela
    quarta-feira, 3 de novembro de 2010 – 8:24 hs

    Mãe do PAC, Caveirão, Vampiro Temer … esse governo vai assombrar ….

  4. CAÇADOR DE PETISTAS
    quarta-feira, 3 de novembro de 2010 – 9:01 hs

    Nem a desqualificada Dilma acredita no que esta acontecendo.
    Jamais, alguem neste pais assumiu a Presiidência do Brasil sem ao menos ser anteriormente eleito a Vereador. Lula da Silva, você é culpado disso, juntamente com os Nordestinos que acreditam em suas mentiras.

    No Paraná, o PT, não se cria.

  5. Parreiras Rodrigues
    quarta-feira, 3 de novembro de 2010 – 11:38 hs

    Rousseff, Temmer, Foster…Onde estou? Quem são vocês? Acho tudo muito estranho…

  6. MARIA
    quarta-feira, 3 de novembro de 2010 – 12:43 hs

    Concordo plenamente com o Tuku Nare, Cida Borghetti na Casa Civil,é capaz, inteligente,culta e muito bonita, será a mais bela parlamentar do Brasil.

  7. quarta-feira, 3 de novembro de 2010 – 22:34 hs

    Tonhão as eleições já acabaram, que nomea seus Ministros e 1º escalão é aDilma que ganhou as eleições, se o Serra ganhasse também iria nomear os seus, isto é democracia e para o bem do Brasil, estamos no século 21 e não nos tempos de ditadura.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*