Dilma oficializa indicação de três ministros da equipe econômica | Fábio Campana

Dilma oficializa indicação de três ministros da equipe econômica

Do G1

A presidente eleita, Dilma Rouseff, oficializou na tarde desta quarta-feira a escolha de sua equipe econômica: Guido Mantega (que permanece na Fazenda), Miriam Belchior (Planejamento) e Alexandre Tombini (Banco Central).

Na nota que anunciou a indicação dos três, Dilma “determinou que a nova equipe assegure a continuidade da bem sucedida política econômica do governo Lula –baseada no regime de metas de inflação, câmbio flutuante e responsabilidade fiscal– e promova os avanços que levarão o Brasil a vencer a pobreza e alcançar o patamar de nação plenamente desenvolvida”.

O anúncio foi feito com uma nota distribuída no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), onde está instalada a equipe de transição. O texto lembra que a indicação de Tombini deve ser aprovada pelo Senado.

Hoje, Dilma almoça com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio da Alvorada, em Brasília. Participa do encontro o deputado Antonio Palocci (PT-SP).

Dilma montou uma equipe para ditar e ter mais influência sobre os rumos da economia do que Lula. Definiu seu time com nomes do próprio governo.

Ela decidiu manter Mantega sob a condição de fazer mudanças na equipe da Fazenda.

Promoveu Tombini, quebrando a tradição de requisitar nomes do mercado financeiro. E pagou uma dívida com Miriam Belchior, técnica da confiança do presidente Lula, gerente do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), mas que nunca havia chegado ao primeiro escalão.

A petista quer controlar de perto tanto a Fazenda como o Banco Central. Por isso, manterá o status de ministro do presidente do BC, para que a interlocução com o banco continue direta com o Palácio do Planalto.

Depois da equipe econômica, Dilma vai anunciar os ministros “da casa”, aqueles com gabinete no Palácio do Planalto.

Na lista de classificados como certos por assessores da presidente eleita estão o atual ministro do Planejamento, e Antonio Palocci Filho, coordenador da transição. Eles podem ir ou para Casa Civil ou para a Secretaria-Geral da Presidência.


7 comentários

  1. Parreiras Rodrigues
    quarta-feira, 24 de novembro de 2010 – 16:15 hs

    Mas só distribuir bolsas e arreganhar o crédito não vale. Isso precisa ser acompanhado de punidade para a corrupção, mais saúde, educação, segurança, infraestrutura – portos, aeroportos, rodovias, ferrovias, hidrovias, tudo tudo no atraso.

  2. CAÇADOR DE PETISTAS
    quarta-feira, 24 de novembro de 2010 – 16:48 hs

    Realmente a necessiade da desqualificada Dilma, cândidata virtual do FASCISTA LULA DA SILVA, nao estar sozinha em qualquer situaçãoe tentar indicar pessoas competentes é GRANDE dado a sua total inexperiência política, vez que, jamais foi sequer Vereadora e agora é Presidente.
    Assim, com certeza ela deve sim procurar pessoas pra fazer todo o trabalho, em qualquer situação.

    Eu nao votei na Dilma e nao votaria nela hoje novamente, só por uma questão de comparação.

    Ela perto do Jose Serra é só uma novata, alguem com uma sorte tremenda pois está sendo divulgada por um grande politico carismatico, mas ela ainda nao é um grande politico.

    Ela é Alguem que NECESSITA muito mais do que o Jose Serra da presença de um antigo presidente ao seu lado. Infelizmente teremos nestes quatro anos um terceiro mandato sim de um ex presidente…Mas, quando penso que, daqui há alguns dias, pouco mais de 30 dias, estaremos livres deste imbecil fasista chamado Lula, e que quatro anos passam rapidamente fico mais tranquili pois, sei que com o FASCISTA LULA fora do senário político, a dinastia Petista começa a traçar seu fim.

    PT, O CÂNCER DO BRASIL

  3. valdir izidoro silveira
    quarta-feira, 24 de novembro de 2010 – 17:14 hs

    Estava na hora de mandar embora o Homem do Banco de Boston – O Meireles! Já é um bom começo enxotar araposa do galinheiro!
    VIS

  4. Joãozinho
    quarta-feira, 24 de novembro de 2010 – 18:42 hs

    A La Belchior vai fazer o mesmo que fez em Santo André , quando Celso Daniel era Prefeito,que depois foi assassinado pela Quadrilha???

  5. jose
    quarta-feira, 24 de novembro de 2010 – 18:46 hs

    É de morrer de rir ler certos comentários…o cara ficou 8 anos mandando no BC, os bancos “nuncanaistóriadestepaiz” tiveram tanto lucro como no governo de são lula… agora que ele saiu aparecem os engraçadinhos da “esquerda funcionária” a dizer “até que enfim”…

  6. quarta-feira, 24 de novembro de 2010 – 20:00 hs

    Caçador de petista = Analiso que voce é uma pessoa que sofreu de algum trauma na infância, pois voce não sabe comentar nada sem difamar e denegrir a imagem de alguém, acho que já passou da hora de requererem (a Dilma e o Lula) estes comentário com o Fabio e de meter um processo por danos morais, calúnia e difamação, quem sabe assim voce passaria a frequentar uma escola de boas maneiras e civilidade. E acho que o Fábio não deveria liberar os teus comentários também por questão ética.

  7. Jiboia
    quarta-feira, 24 de novembro de 2010 – 21:04 hs

    Duro e”nao distribuir nada nem credito nem bolsa ,so” no bolso deles,oito anos do seu fhc argh,que lastima

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*