No debate sobre a criação da Defensoria Pública, uma informação vem sendo esquecida. Um convênio do Governo do Estado com a OAB já garante, em todo o Paraná, serviços de advocacia gratuitos a quem não tem condições de pagar um profissional. O convênio custa R$ 12 milhões anuais aos cofres públicos.
14 comentários
E o concurso público para isso?
Cade os Diários Oficiais? Atenção Gazeta do Povo/RPC – Continuam os diários secretos?????
E funciona isso?
Claro que não, se não o presidente da OAB não estaria falando na Audiencia Publica hoje que a OAB apoia totalmente a DP.
O Beto como é forjado pela mídia tem que preparar o terreno pra prózima eleição. E quem sofre com isso é a populaçao carente.
Já sei até o discurso na campanha de 2014. “Antes a população de baixa tenda não tinha como se defender, por isso eu criei a Defensoria Pública no Paraná”.
Ato do Reiquião assinado em março com a OAB.
Este modelo é extremamente falho (não atende a necessidade da população) e os advogados que decidem colabor são EXTREMAMENTE mal remunerados e demoram muito tempo pra receber.
Não há locais de atendimentos, não há infra-estrutura. O sujeito vai ao fórum e o juiz NOMEIA um advogado para “defender” seus interesses. E um sistema ilógico.
Fala com conhecimento de causa.
Fui Coordenador da Defensoria Pública MUNICIPAL de Paranavaí e atuo como defensor dativo quando nomeado.
Esqueçam isto, isto não serve nem ao menos como paliativo.
Antes que me esqueça gostei deste link: http://www.fabiocampana.com.br/2010/11/advocacia-gratuita-ja-funciona-em-todo-o-parana-2/
O resultado diz muito:
“Não encontrado
Desculpe, mas não encontramos o que você estava procurando.”
http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=55141
Escola de Governo
Governo e OAB garantem atendimento jurídico gratuito à população mais pobre – 23/03/2010 16:50
O Governo do Estado e Ordem dos Advogados do Brasil (PR) firmaram nesta terça-feira (23) – durante reunião da Escola de Governo – convênio destinado ao atendimento jurídico da população carente.
A parceria foi assinada pelo governador Roberto Requião, pelo presidente da OAB-PR, José Lúcio Glomb; pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Hoffman; pelo procurador-geral do Estado, Carlos Marés, e pelo secretário da Justiça e da Cidadania, desembargador Jair Ramos Braga.
Os investimentos do Governo no projeto são de R$ 65 milhões, previstos para os próximos cinco anos. Os recursos são destinados ao pagamento dos honorários advocatícios, de acordo com tabela estabelecida pelo Conselho Seccional da Ordem.
Funciona….
só se for com o advogado Peter Pan (na terra do nunca)
DEFENSORIA JÁ!!!
Em primeiro lugar o convênio com a OAB não está em vigor. Em segundo lugar a obrigação de prestar assistência judiciária gratuita é do Estado e não da OAB que deveria ser a primeira a lutar pela estruturação e regulamentação da Defensoria Pública e não buscar solucionar o problema do crescente número de profissionais do direito, através de indefensáveis convênios como reserva de mercado de trabalho para alguns de seus filiados.
Já existe no PR mas com outro nome. É moda mudar nome das coisas
AH Campana… conta outra… mesmo que isso funcione, deve ser uns 5 casos por mes, e olhe la….
Daqui a dois meses, o Beto vai querer criar a defensoria e voce vai dizer… “Beto institui justica de graca para a populacao carente”
Pura bobagem…. tah faltando argumento hein… a gov do Beto nem comecou e a trupe de sustentacao jah ta sem argumentos coerentes… imagine daqui a 2 anos… :-(
E o Deputado Tadeu Veneri hoje pela manhã numa entrevista na BandNews, freneticamente defendendo a urgencia, urgentissima na aprovação da D.P.
Por que será tanta ansiedade ? Preocupação com a população ??? KKKKKKKK
Sabe por que funciona?? Porque profissionais como eu, dedicamos nosso tempo da advocacia privada para atender o pobre, sem receber nada por isto.
JS
Para o carente buscar representação processual gratuita em nossa Capital, ele pode procurar:
Defensoria Pública do Estado do Paraná (‘ainda não instituída’): http://www.defensoriapublica.pr.gov.br/ – amparo legal: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LCP/Lcp80.htm
OAB/PR – 1) Convênio com o Estado do PR e 2)Projeto OAB=CIDADANIA : http://www.oabpr.com.br/ (pedidos de liberdade – área criminal)
Universidades da Capital que possuam NPJ – Núcleos de Prática Jurídica
Entidades que atuem na defesa dos interesses coletivo e individuais gratuitamente: proteção ao consumidor, direitos humanos, etc. (google it!)
Sem defesa, os paranaenses não estão. Sem DEFESA DE BOA QUALIDADE, sim.
Solução? APOIAR TODAS AS ENTIDADES JÁ ENVOLVIDAS NESTE PROCESSO (isenção de impostos estaduais, a título de exemplo)
meu irmao esta preso ja faz 3 anos nao temos condiçoes de contratar um defensor publico somos pobres e ja fomos aqui no forum e eles ate hoje nem respondem nada ele esta preso todo esse tempo e nem audiensia teve estou desesperada me ajude que deus le pague em dobro sei ,que deve ter coisas mais importantes pra fazer mais porisso te pesso umiudimente voce tem sua liberdade me ajude a conseguir a do meu irmao obrigada