A fotobiografia de José Richa por Ivan Bueno | Fábio Campana

A fotobiografia de José Richa por Ivan Bueno

O livro “Imagens e história de um político de verdade” é uma completa fotobiografia de José Richa. Ivan Bueno, que foi o fotógrafo oficial de Richa durante muitos anos, teve o cuidado de recuperar as fotografias de Richa desde a meninice até o final de sua trajetória política.

Bueno acompanhou todas as campanhas eleitorais e a campanha pelas eleições diretas. Viajava com Richa no mesmo avião. Inseparáveis. Documentou momentos decisivos da história, inclusive as reuniões de Richa com os demais líderes da oposição ao regime fardado. Entre outros Tancredo Neves, Ulysses Guimarães, Franco Montoro e Dante de Oliveira.

É de seu arquivo as fotos de José Richa em campanha pelo filho Beto Richa candidato ao governo em 2002. Enfim, a história de Richa através das fotos de Ivan Bueno, acompanhadas de texto ágil e preciso de Rose Arruda, estão neste livro que será lançado em dezembro na inauguração do Instituto José Richa.


20 comentários

  1. segunda-feira, 8 de novembro de 2010 – 18:12 hs

    EM TODAS AS VIAGENS? EU PENSO QUE NÃO! QUANDO O JOSE RICHA PERDEU AS ELEIÇÕES PARA O REQUIÃO QUE FOI O PRIMEIRO MANDATO DO REQUIÃO, ELE FOI VOTAR EM LONDRINA, NO SEU RETORNO NO AEROPORTO ERA UM DOMINGO, O PILOTO DO AVIÃO ERA LINCON FRARE, ELE DECEU DO AVIÃO, JUNTO COM DNA ARLETE,SÓ TINHA EU COM MEU CARRO VIEMOS JUNTOS CALADOS, ELE CHEGANDO DISSE: E OS AMIGOS ONDE ESTÃO? E CONTINUAMOS CALADOS,

  2. TROIANO
    segunda-feira, 8 de novembro de 2010 – 19:15 hs

    Esse era um político por amor. Desses que não existem mais. Um grande homem, que faz muita falta à política paranaense e nacional. Essa eleição que o colega Jomar Ferreira refere-se, foi uma grande sujeira contra ele. Tomara tenha o seu filho pelo menos 10% do seu carisma, da sua bondade, da sua grandeza e amor ao Paraná e a este povo. Se assim for, certamente estaremos diante de um futuro Presidente do Brasil. Saudades, José Richa!

  3. londrinense
    segunda-feira, 8 de novembro de 2010 – 19:54 hs

    ROSE ARRUDA…QUANTO TEMPO!

  4. londrinense
    segunda-feira, 8 de novembro de 2010 – 19:55 hs

    ROSE ARRUDA SUMIU DESDE QUE FICOU VIUVA…E AGORA REAPARECE COM UMA OBRA FALANDO DE jOSÉ.

  5. sergio
    segunda-feira, 8 de novembro de 2010 – 20:45 hs

    ele comeu muita mortadela da siam aqui em londrina,diziam que ele era muito pao duro,tanto que a avenida 10 de dezembro era para ter 7 viadutos ,so fizeram tres,ai bom ai foram para curitiba e acharam manoa do eldorado,e a viuva os filhos os netos e as proximas geraçoes,vao ser felizes para sempre.Os orfaos que tombaram por causa dos viadutos ,bem esses so deus sabe.

  6. Parreiras Rodrigues
    segunda-feira, 8 de novembro de 2010 – 22:31 hs

    Ivan e Rose…uma parceria sensacional.

  7. jomar ferreira
    segunda-feira, 8 de novembro de 2010 – 22:36 hs

    ACREDITO NA COMPETENCIA E NOS DETALHES DO LIVRO. MAS APENAS COMO SUGESTÃO AO JORNALISTA QUE ESTA TRABALHANDO PARA O PREFEITO DE PARANAGUA JOSE BAKA, ELE PODERIA FAZER TAMBEM FAZER UM MATERIAL SOBRE A TRAGICA GESTÃO DESSE PATETICO REPRESENTANTE QUE TEVE A PETULANCIA DE AFRONTAR O GOVERNADOR ELEITO. ISSO DARIA UM BOM MATERIAL.

  8. retirante
    terça-feira, 9 de novembro de 2010 – 0:01 hs

    mas não é esse sujeito que tava trabalhando pro Baka, em paranaguá, e atacando o filho do richa? agora, pelo jeito vai pedir emprego pro beto, de novo…. leva as lentes.

  9. Luis C. Break
    terça-feira, 9 de novembro de 2010 – 7:26 hs

    Só os grandes homens acompanhavam o saudoso José Richa e o Ivan é um deles. Só estarei sim presente para adquirir um não, mas dois exemplares deste livro histórico para o nosso Paraná.

  10. terça-feira, 9 de novembro de 2010 – 9:18 hs

    Profissional é profissional em qualquer situação!

    Conheço o Ivan Bueno, profissional da imprensa capaz de perpetuar pela história sua capacidade de informar os acontecimentos ocorridos e atuais.

    O Ivan Bueno, assim como os demais fotógrafos e jornalistas merecem todo o respeito e homenagens como essa.

    Parabéns pela iniciativa do lançamento de um livro que relata a trajetória de um grande político do nosso Paraná!

    Marcos A Cordeiro

  11. Osvaldo Capetta
    terça-feira, 9 de novembro de 2010 – 9:20 hs

    Já vi o material fotográfico do Ivan Bueno para este livro e sei que é um trabalho primoroso, um fiel registro histórico do período de transição dos anos de chumbo no Brasil para o período democrático atual, além de trazer a trajetória de José Richa em andanças pelo Estado. Quem puder que procure o livro de José Richa do meu amigo Ivan Bueno, um fiel “registrador” do passado e do presente, com fotografias geniais. Parabéns Ivan pelo trabalho e a você, Fábio, por veicular essa novidade ao público da internet. Um abraço a todos.

  12. terça-feira, 9 de novembro de 2010 – 10:20 hs

    É IMPRESSIONANTE COMO O FILHO VIROU O OPOSTO DO PAI!!!!!
    UM DO BEM, O OUTRO SE TORNANDO, CADA VEZ MAIS, DO MAL, VAI ACABAR NO DEM!

  13. pobre
    terça-feira, 9 de novembro de 2010 – 10:55 hs

    O Ivan não é uma das pessoas q eu apontaria como confiável. Acho q foi um grande erro do José Richa confiar nele, tanto que seu filho Beto Richa contratou fotografos mais competentes e confiáves.

  14. Anonimo
    terça-feira, 9 de novembro de 2010 – 11:01 hs

    Mentira tem perna curta hein!

  15. ELIANE
    terça-feira, 9 de novembro de 2010 – 13:23 hs

    Verdade José Iicha amava o Paraná fazia o que gostava e por amor. Já não se fazem políticos como ele. Agora eles fazem em benefícios próprios. Não estão preocupados com o Paraná, e com os que mais precisam .

  16. fotografo paranaense
    terça-feira, 9 de novembro de 2010 – 17:37 hs

    A POBRE E RETIRANTE inveja mata. Conheço Ivan Bueno e o seu trabalho profissional, não só o da política, que é excelente, mas o de Balé e da documentsação dos índios brasileiros e tantos outros.Tenho convicção que este livro sobre o governador José Rocha, na época, como assessor de imprensa acompanhava e recebia o trabalho de Ivan, era e ainda é de alta qualidade. É lei para o Ivan não ocupar os espaços dos incompetentes. Invejosos, preguiçosos, maliciosos não se preucupem, descansem em paz.

  17. erica mielke
    terça-feira, 9 de novembro de 2010 – 20:20 hs

    Conhecer e saber quem é Ivan Bueno é para poucos felizardos, àqueles que atacam, falam daqui e dali, pergunto-lhes: – Fizeram, ou possuem capacidade de produzir material de tal qualidade como o livro sobre José Richa a ser publicado?…… Resposta dada, sem mais perguntas. Vejam o livro. Ele falará por si.

  18. Iroze Benck Picanço
    sexta-feira, 26 de novembro de 2010 – 15:13 hs

    Ivan Bueno ,é dos poucos profissionais que possuem o dom de registrar angulos perfeitos,,suas fotos são elaboradas momentaneamente,em cada clic está a visão de experiencia de uma vida toda direcionada a fazer o que gosta Foto jornalismo! Parabéns amigo Ivan!

  19. gilberto fernandes
    sexta-feira, 17 de dezembro de 2010 – 11:28 hs

    Tive o prazer e honra de trabalhar com Iva Bueno e entendo porque o velho Richa de guerra que tanto admiro tinha ao seu lado este grande profissional. Parabéns Ivan

  20. Catia cilene farago
    quinta-feira, 17 de janeiro de 2013 – 13:51 hs

    Gostaria de saber onde posso adquirir o livro do Ivan Bueno sobre José Richa.
    Muito grata!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*