'Marqueteiros' de Tiririca ficam surpresos com resultado da eleição | Fábio Campana

‘Marqueteiros’ de Tiririca ficam surpresos com resultado da eleição

“Você acha que a gente sabe fazer uma campanha política, que a gente entende de marketing político? Zero. A gente não entende nada. Tentamos ajudar um cara que é muito engraçado a falar um negócio engraçado.”

Os humoristas do “Café com Bobagem” Zé Américo e Ivan de Oliveira sabem de marketing político tanto quanto Tiririca da Câmara dos Deputados, mas são dois dos responsáveis pela campanha de TV que deu 1,3 milhão de votos ao candidato mais votado do Brasil.

Em 2009, o palhaço ligou para Zé Américo –de quem ficou amigo há mais de dez anos, quando a canção “Florentina” estourou em todo o país– para contar que havia sido convidado a engrossar o time de candidatos do PR.

Surpreso, o amigo recomendou que ele pensasse bem para não ser “mais um”.

Nove meses se passaram e Tiririca voltou a ligar. Desta vez para convidar os dois amigos –são próximos a ponto de frequentarem as respectivas casas– a criar frases engraçadas para impactar os eleitores e angariar votos na televisão.

Com a habilidade de quem faz piadas como troca de roupa, os parceiros humoristas fizeram surgir as polêmicas piadas da campanha.

Ivan fez a rima “pra deputado, vote no abestado”. Zé Américo saiu-se com “o que faz um deputado federal? Na realidade, eu não sei. Mas vote em mim que eu te conto”.

Num rompante de estúdio, durante as gravações, o editor Peter Lucas de Araújo, que trabalhou com ambos no SBT e foi convidado a integrar o time, soltou o já clássico “pior que tá, não fica”.

O ex-diretor de programas do SBT Marcos Ramos sugeriu as dancinhas. Mas nada disso, segundo os companheiros, teria dado certo não fosse o talento de Tiririca.

“Um humorista que nem o Tiririca tem graça própria. Você fala um negócio, mas na boca dele é muito melhor. Acho que é por isso que a campanha chamou a atenção”, diz Zé Américo.

“Ele não é falso, é daquele jeito mesmo. Você pode ver na TV. Ele não tava lendo. Todos os outros candidatos estavam”, corrobora Ivan.

Os humoristas foram pagos pelo PR pelo trabalho, mas não revelam quanto ganharam. Afirmam que fariam até de graça porque Tiririca é um grande amigo.

Nenhum dos dois conta quem foi o responsável pelo convite a Tiririca, embora afirmem que tudo passou pelo presidente do PR-SP, José Tadeu Candelária.

Zé Américo e Ivan ficaram impressionados com a ousadia da direção do partido em dar aval para uma campanha tão ímpar e inusitada.

“Os caras são doidos de deixar a gente fazer isso e colocar dessa forma. Porque é muito chocante. Você brincar é uma coisa, mas deixar colocar dessa forma, achei bastante ousado”, diz Zé Américo, ainda espantado.

Ele e Ivan já foram criticados por amigos politizados por terem topado o trabalho. “Tem gente que tem suas convicções políticas, se revolta, fala ‘não, isso é uma brincadeira de mau gosto’. Mas não vi nenhuma propaganda que diga ‘se você não votar no Tiririca, nós vamos matar sua mãe e toda sua família'”, justifica ele.

“É o mesmo trabalho de um mecânico. ‘Você sabe arrumar um motor?’ ‘Sei’. Mas eu sei que um mecânico não vai arrumar um milhão de votos pra ninguém”, diz.

Os dois humoristas garantem: apertaram 2222 no último domingo e ajudaram a eleger, na urna como na TV, o candidato a deputado federal mais votado do país.


10 comentários

  1. HENRY
    quarta-feira, 6 de outubro de 2010 – 17:47 hs

    COMO DIRIA O BÓRIS CASÓY……. “isso é uma vergonha”!!!

  2. Arlete
    quarta-feira, 6 de outubro de 2010 – 19:37 hs

    Fábio…trabalhei mto na política, para elegermos Beto Richa…Assim tbem farei na campanha de Serra. Não sei pq condenam tanto Tiririca ou “palhaço Tiririca” como dizem por aí…Se foi voto de protesto, eu não sei…o que eu sei é que analfabeto e palhaço não é novidade por lá não é??????
    Um Grande abraço e vamos lá… Com Serra…Claro…

  3. Arlete
    quarta-feira, 6 de outubro de 2010 – 19:40 hs

    Fábio…trabalhei mto na política, para elegermos Beto Richa…Assim tbem farei na campanha de Serra. Não sei pq condenam tanto Tiririca ou “palhaço Tiririca” como dizem por aí…Se foi voto de protesto, eu não sei…o que eu sei é que analfabeto e palhaço não deve ser novidade por lá não é??????
    Um Grande abraço e vamos lá… Com Serra…Claro…

  4. Tiozão
    quarta-feira, 6 de outubro de 2010 – 21:11 hs

    Tiririca não tem e não é funcionário fantasma, não faz parte de denúcias de corrupção , não é nomeado e nem assinou Diários Avulsos e Secretos, não desviou dinheiro público da ALEP , por que não votar no Palhaço Tiririca ?
    Pois muiitos eleitores votaram em corruptos e fichas sujas !!!

  5. ISiS
    quarta-feira, 6 de outubro de 2010 – 22:50 hs

    Lula faz escola. Quem pode condenar um homem que se espelhou no presidente do país.
    A culpa não é do Tiririca, mas do eleitor que vota sem pensar.

  6. JUCA BALA
    quinta-feira, 7 de outubro de 2010 – 3:56 hs

    PARABENS AOS MARQUETEIROS E AO PROPRIO TIRIRICA.
    MUITOS NÃO QUEREM RECONHECER A VONTADE POPULAR, POR SE É OU NÃO VOTO DE PROTESTO O QUE INTERRESSA É QUE A VONTADE POPULAR MAIS PURA É ESSA MESMO.
    A CAMARA DOS DEPUTADOS ESTÁ CHEIA DE INDIVIDUOS QUE COMPRARAM O CARGO E SE ACHAM NO DIREITO DE DIMINUIR O DIREITO DE QUEM ENTRA SEM ESSAS PRATICAS PERVERSSAS DE DEMOCRACIA.

  7. Juca
    quinta-feira, 7 de outubro de 2010 – 5:03 hs

    Vergonha o escambau…

    Vergonha é votar em sujeitinhos como Justus, Curi, Valdemar Costa Neto, jader barbalho, Maluf, Genoino, Dilma, Netinho…

    É uma hipocrisia esta pressão em cima do Tiririca. Porque nao criticam os mais de 2 milhoes que votaram em netinho, por exemplo? Hipócritas…

    Você prefere, na cãmara, Zé Genoino ou Tiririca? FICA TIRIRICA!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Paulo Licursi
    quinta-feira, 7 de outubro de 2010 – 8:21 hs

    Gozado né?…. Só o Tiririca é palhaço na política? – E os palhaços que lá estão(no congresso) disfarçados de políticos? – Será que ninguém neste Brasilzão acompanhou as palhaçadas, as trambicagens políticas? – Vou lembrar apenas algumas:- dinheiro na cu-eca, mensalinho, mensalão, quebra do sigilo do caseiro que denunciou o Palocci, quebra do sigilo da filha do Serra, etc,etc.. – Será que também já se esqueceram de como os palhaços disfarçados de políticos nos fizeram de palhaços?

  9. quinta-feira, 7 de outubro de 2010 – 10:01 hs

    Antes um palhaço que faz o povo rir, do que os palhaços ladroes que tem em Brasilia que so fazem o povo sofrer e chorar.

  10. Borduna
    quinta-feira, 7 de outubro de 2010 – 11:12 hs

    Prefiro mil Tiriricas a um só NJ Presidente ou AC 1° secretário da Assembléia do PR….

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*