Marina oficializa neutralidade para segundo turno | Fábio Campana

Marina oficializa neutralidade para segundo turno

De Bernardo Mello Franco Folha.com

Terceira colocada na eleição presidencial, Marina Silva (PV) oficializou na tarde deste domingo a opção pela neutralidade no segundo turno, como a Folha antecipou neste domingo.

Em votação simbólica, a ex-presidenciável, que recebeu 19,6 milhões de votos, referendou a posição para a nova etapa da corrida presidencial.

Dos 92 votantes, apenas quatro declararam apoio a Dilma Rousseff (PT) ou José Serra (PSDB). Mesmo Fernando Gabeira, o candidato derrotado ao governo do Rio que contou com o apoio do tucano no primeiro turno, preferiu a independência do partido.

Individualmente, os filiados estão liberados para aderir às campanhas da petista ou do tucano. É o que Gabeira faz ao endossar a candidatura de Serra.

“O fato de não ter optado por um alinhamento neste momento não significa neutralidade quanto aos rumos desta campanha”, disse Marina, na convenção do PV em São Paulo, em um espaço cultural na Vila Madalena.

Ela leu carta aberta com críticas ao que chamou de “dualidade destrutiva” entre PT e PSDB. Segundo Marina, os dois partidos pregam a “mútua aniquilação” na disputa entre Dilma e Serra.

“A agressividade do seu confronto pelo poder sufoca a construção de uma política de paz”, atacou a senadora. A verde prometeu ainda defender sua fé –ela é evangélica–, sem contudo usá-la “como arma eleitoral” –uma crítica à dominação da pauta religiosa nesta nova fase da disputa.

O secretário de Comunicação do PV, Fabiano Carnevale, afirmou à Folha antes da convenção que a cúpula do partido se comprometeu a não aprovar decisão diferente da de Marina. “Está combinado que a posição oficial do PV será a mesma de Marina. Vamos marchar juntos.”


31 comentários

  1. araucaria_br@
    domingo, 17 de outubro de 2010 – 19:02 hs

    É isso ai, atitude sensata, nao esperava outra coisa dela!!

  2. CAÇADOR DE PETISTAS
    domingo, 17 de outubro de 2010 – 19:41 hs

    Não tem problema não Marina pois seus eleitores já decidiram votar pro JOSÉ SERRA.
    Os eleitores de Marina são contra as robalheiras do PT e suas mentiras.
    os eleitores de Marina, são contra as atitudes de lula, um verdadeiro Ditador que infrenge as normas legais, gospe, mija e defeca na Cosnstituição e Lei Eleitora vigente com um único intuito. De eleger sua cândidata desqualificada, bãndida e mentirosa que sequer foi eleita sindica de prédio quanto mais a Vereadora. E, tem mais, os eleitores de Marina são pessoas de boa índole, de caráter, religiosos, com princípios éticos e morais que os impedem de votar em Dilma, mulher sem família, a favor do aborto e com uma ficha criminal de dar inveja aos maiores criminosos do Brasil.

    Entenderam porque os eleitores de Dilma são JOSÉ SERRA – PRESIDENTE?

  3. Duval Simões Araújo-Londrina
    domingo, 17 de outubro de 2010 – 19:50 hs

    Essa anunciada neutralidade era esperada por toda a classe política e por toda imprensa especializada. Agora os votos na candidata, esses estão tendo destinações e não são neutros não. Pelas primeiras pesquisas, de arrancada, 51% deles foram para Serra e 22% para a candidata do PT. Aqui no Paraná, pelas pessoas que conversei, mais de 70% dos votos dados a Marina, são contra Dilma e serão de Serra.
    No Brasil, salvo o nordeste, que bovinamente vota a maioria onde Lula manda, também deve ocorrer o mesmo. A eleição para presidente está aberta. Eu ainda acredito numa virada e vitória de Serra em 31 de outubro, se Deus quiser.

  4. Cidadão Quem
    domingo, 17 de outubro de 2010 – 19:51 hs

    Decepcionante. Cômoda e covarde o posicionamento de Marina e a turma do PV deveriam sim ter a coragem ea responsabilidade de apoirem um dos dois candidatos, Marina fêz como Pilatos: simplesmente lavou as mãos.

  5. Jacinto
    domingo, 17 de outubro de 2010 – 19:55 hs

    A Marina nao me enganou em nenhum momento. Uma candidata sem ideologia e sem rumo político. Tão despreparada quanto Dilma e só serviu para atrapalhar a cabeça do povo. O PV é um Partido de oportunismo e que só existe, entre aspas, porque o Mundo inteiro fala em preservar o Planeta. Marina é uma decepçao, sua omissão em nada ajuda e mostra que mesmo tendo saído do PT, ficando neutra, no fundo no fundo ela está esperando uma “vaguinha” caso a guerrilheira ganhe. E da mesma forma, se o Serra ganhar, ela está esperando a boquinha para cair nela de mala e cuia. Uma bela oportunista, quem votou em Marina votou numa pessoa que está esperando a bola da vez. Marina nao votei em vce e nunca darei meu voto pela sua omissao.

  6. luis pereira
    domingo, 17 de outubro de 2010 – 19:56 hs

    VOTEI NA MARINA NO PRIMEIRO TURNO, AGORA VOU DE SERRA, A NEUTRALIDADE PORTANTO É SÓ DELA, NÃO O MEU VOTO.

  7. O Povo
    domingo, 17 de outubro de 2010 – 20:02 hs

    A Marina como ex petista e atual ambientalista do PV não deu seu apoio ao PT, reforça a minha tese de quem conhece o PT não vota em PT em nem e pessoas ligadas ao PT!
    Por isso acho que a tendência dos eleitores da Marina é migrarem para o candidato JOSÉ SERRA, pois é a única posibilidade de alterar as corrupções e roubalheiras que vem da petezada!!!!!!

  8. O ULULANTE
    domingo, 17 de outubro de 2010 – 20:04 hs

    ADIÓS DILMA, ATÉ NUNCA MAIS

  9. Marquinhos
    domingo, 17 de outubro de 2010 – 20:40 hs

    Ela esta com medo em ficar sem cargos né!!!!!!!

  10. divonsir martos
    domingo, 17 de outubro de 2010 – 20:42 hs

    Ninguém pode falar, que candidata do Pv, não tem sabedoria, pois até onde se sabe , a eleição não está decidida. Ao optar sabiamente pela neutralidade, além de oportuna, vez que pode de ter apoiado uma candidatura derrotada, ou mesmo , uma candidatura vitoriosa, não irá lhe trazer , nenhuma vantagem política, visto suas pretensões futuras, e se não for a contento causará gratuitamente prejuízo em sua imagem, tanto num caso, como em outro. E de quebra, neutralizará alguns mercenários esverdeados. Vai longe essa brava Acreana.

  11. divonsir martos
    domingo, 17 de outubro de 2010 – 20:43 hs

    em tempo: Com diria o Sr. Odilon Andrade de Ivaiporã! “…….è briga de cachorro grande..”

  12. MCN
    domingo, 17 de outubro de 2010 – 20:50 hs

    UMA VEZ PETISTA,
    PETISTA ATÉ MORRER…

  13. Porecatu
    domingo, 17 de outubro de 2010 – 21:51 hs

    Ela está olhando apenas para o próprio umbigo, e o projeto 2014 é falho!

  14. Dias melhores virão...
    domingo, 17 de outubro de 2010 – 22:02 hs

    Parabéns Marina, essa foi a decisão mais sensata. Tanto PT quanto PSDB fazem a política antiga e suja, de acusações e de trocas de cargos por favores. São faces de uma mesma moeda.

    Quem tem fé em mudanças e em tempos melhores, vai esperar por 2014. Quem quer eleger um líder, e não um gerentão qualquer, vai de Marina.

    Só para perceberem como a Marina é muito superior aos dois candidatos do 2º turno, ela é a única com visão para temas tão polêmicos como o aborto. Afirmou desde o começo que era contra o aborto, mas que estava se propondo a fazer um plebiscito para que a questão fosse discutida de forma ampla, pois não envolve somente questões legais, mas também filosóficas e éticas. ISSO É COERÊNCIA E RESPEITO A DEMOCRACIA!!

    Fique tranquila Marina, pois em 2014 farei campanha novamente por você, com muito orgulho e sem cobrar nada e sem visar favores!!

  15. Zangado
    domingo, 17 de outubro de 2010 – 22:24 hs

    Costura por baixo que é melhor e deixa a petezada pendurada no pincel …

  16. fatima
    domingo, 17 de outubro de 2010 – 22:36 hs

    Votei na Marina e agora ela me decepciona. Ela tinha por obrigação direcionar tanto o partido como os quase 20 milhões de pessoas que acreditaram em suas palavras. Ela teria que sentar com os dois candidatos e propor as suas condições para o Brasil, para serem aplicadas já. Como ele mesmo dizia : “O BRASIL não pode esperar”, se ela tem pretenções para 2014, então ela não esta pensando no país! Não vejo problema dela ter exigido algum Ministério para isso , era melhor ver uma pessoa em quem confiamos dentro de um governo. E como sei que ela saiu do PT por achar que o governo do PT não cumpria com as questões ambientais eu e minha família vamos votar no SERRA, mesmo achando e esperando que o PV deveria se unir ao PSDB, achamos a melhor opção diante de tantos escandalos e dentenperos da outra candidata. Marina ainda há tempo de um posicionamento, senão a sua credibilidade será seriamente arranhada, pois voce é uma política e entrou nesse jogo para tomar posiçòes e não para agora simplesmente lavar as mãos~!!!!

  17. Parreiras Rodrigues
    domingo, 17 de outubro de 2010 – 22:38 hs

    Dos 80 votos que declararam Marina em meus contatos, 80 são 45.,

  18. Joana D'arc
    domingo, 17 de outubro de 2010 – 22:57 hs

    PREGUIÇA DE TRABALHAR, NÉ MARINA??????????W

  19. Me engana que eu gosto
    domingo, 17 de outubro de 2010 – 23:01 hs

    Ah vá ! Depois de duas semanas, Marina agora voce lava as mãos . Voce não disse que o Brasil não pode esperar . Então é SERRA neles RAPIDINHO minha gente antes que agente não possa mais escrever o que agente quer na internet!!! A internet que levou essas eleições para o segundo turno, vamos lá mostrar nossa força. Porque a verdade é a sequinte, o que o PT gosta mesmo é ser oposição. Que eles não gostam de serem criticados , ah isso eles não gostam não!!!!!! Mas quem esta na chuva é pra se molhar!!!!

  20. Bruno
    segunda-feira, 18 de outubro de 2010 – 0:23 hs

    Votei na Marina e agora Voto em José Serra, 45!!!!

  21. raquel bassetto
    segunda-feira, 18 de outubro de 2010 – 0:35 hs

    É uma pena que uma mulher que suscitou tanta esperança em milhares de brasileiros lave as mãos em um momentos tão importante da vida dos brasileiros.
    Marina , seja corajosa mulher , tomar posição pode ser dificil, mas agir como Pilatos , é demonstração de fraqueza. Voce precisa dar uma posição à aquele que confiaram o voto na sua pessoa e nas suas propostas .Não perca a oportunidade de manter o respeito e admiração que voce conquistou! !

  22. PARABENS MARINA
    segunda-feira, 18 de outubro de 2010 – 7:13 hs

    Parabens Marina pela sua louvável atirude.
    Você foi humilhada no PT e tomou a decisaão correta. Votei Marina no 1º turno e fico liberado para votar em SERRA agora no segundo turno.

  23. NELSON
    segunda-feira, 18 de outubro de 2010 – 9:08 hs

    Não votei em marina, porque ela mesma não a tem dicernimento quanto sua posição política, ex petista indefinida, sem coragem de enfrentar um novo rumo e ainda teme do jeito ditatorial desfaçado do Lula, ela mesma sabe das chujeira debaixo dos tapetes do pt. Pelo menos em reunião fechada a imprensa, é discutido os motivos dela não acompanhar Dilma por sê-la capaz de continuar escondendo o mar de lama escondido.

  24. Teodoro
    segunda-feira, 18 de outubro de 2010 – 9:42 hs

    Em pesquisa interna do PV já ficou verificado que 65% dos seus membros vão de José Serra no Segundo Turno, portanto é a decisão da maioria é que vai definir essa eleição no Segundo Turno!

  25. ro
    segunda-feira, 18 de outubro de 2010 – 9:55 hs

    Votei em Marina e não vou de Serra, querendo se fazer de certinho, ficha limpa. Vou neutro, de nulo, abstenção.

  26. Joao Batista de Almeida
    segunda-feira, 18 de outubro de 2010 – 10:44 hs

    BEM QUE A TURMA DO SERRA ESTAVA DOIDINHA PARA MARINA APOIÁ-LO, PORÉM NO ANALISE DAS PROPOSTA DO PV A DILMA FOI A QUE MAIS SE IDENTIFICA COM O SEU PROJETO ISTO DITO PELO FERNANDO GABEIRA E DIRETORIA DO PV, OS ELEITORES DA MARINA SE FOREM QUOERENTES VOTARÃO EM BRANCO OU NULOS, SE FOREM QUOERENTES, DADO QUE OS VOTOS DADOS A MARINA NO 1º TURNO ERAM VOTOS CONTRA A DILMA E SERRA, ELEITORES DA MARINA VOTAR NA DILMA OU NO SERRA SÃO ELEITORES QUE NÃO TEM IDEOLOGIA E SIM O PRAZER DE DIZER SOU A FAVOR OU SOU CONTRA.

    ELEITORES DE MARINA FAÇAM COMO MUITO OUTROS, VOTE BRANCO OU NULOS.

  27. antonio pilarzinho
    segunda-feira, 18 de outubro de 2010 – 11:39 hs

    Como poderei votar futuramente em uma candidata que não tem uma posição, prefere ficar em cima do muro! Entendo que se bandiar para o lado do Serra vai contra tudo que ela defendeu e se for para o lado da Dilma simplesmente voltaria para o lado de onde sempre esteve!!!
    Mais seria bom bom saber que lado ela esta!!

  28. Pinguela
    segunda-feira, 18 de outubro de 2010 – 13:10 hs

    Que neutralidade coisa nenhuma !
    O que fizeram os “verdistas” é amarelar, ficar atrás do toco, para conseguir um carguinho em qualquer governo que ganhar a eleição !
    Que PV é esse senão um “partido vendido a quem ganhar o pleito”.
    Tira o Verde e coloca o Amarelo !
    Vergonhoso !

  29. SOLANGE LOPES
    segunda-feira, 18 de outubro de 2010 – 13:39 hs

    Uma pergunta que fica no ar. Porque será que a Marina sofreu uma fragorosa derrota em seu Estado natal, o Acre? E porque a viuva de Chico Mendes declarou abertamente o seu voto no Serra?

  30. segunda-feira, 18 de outubro de 2010 – 21:52 hs

    O MARINA;;;;;;;;;;;;VOÇE TINHA QUE APOIAR QUEM NUNCA TE JOGOU FORA..DESCARTOU IGUAL AO QUE O PT FEZ COM VOÇE;;;;;;;;;;;;;FALA SÉRIO ÉRA Á TUA HORA DA VIRADA NA TUA VIDA E VOÇE DESCARTA ESSA CHANCE;;;;CAVALO ENCILHADO SÓ PASSA UMA VEZ NA FRENTE DA GENTE É MONTAR OU FICAR Á PÉ;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

  31. segunda-feira, 18 de outubro de 2010 – 23:15 hs

    é no minimo estranho, que uma candidata a presidencia de um país,não tenha a coragem de se posicionar de frente em um segundo turno, e levar seus eleitores junto consigo, até 2014, pois a maioria são jovens, que ficaram sem orientação, eu que sou adulta e sei optar, tudo bem, decido pelo que acho melhor, mas principalmente os jovens eleitores de primeira viagem, não têem noção de como funciona a política, que mesmo com divergencias, os partidos se aliam, que se juntam para reforçar o apoio a quem a gente quer que ganhe, marina voce é uma pessoa publica, vc é uma politica, voce poderia esconder seu voto, se voce fosse uma senhora comum, mas sendo uma política, voce tem o dever de direcionar os seus eleitores, pois em 2014, são seus eleitores que vão te eleger , os votos serao dos seus eleitores e não de dilma nem de serra,ou voce é como muitos brasileiros, que vai anular seu voto, isto não é comportamento político, voce tem que levar teu eleitorado, pois caso contrário, vão esquecer de voce até 2014, pois estão vendo que não precisam de voce, para guiá-los, e política é assim, entra outro até lá e leva os que ora votaram em voce, pois se são pessoas guiadas, não os abandone, tome uma posição, enquanto é tempo, pois estamos pensando que voce está preocupada com voce e não com os seus jovens eleitores. não falo por mim, falo pelos jovens e adolescentes, que se projetaram em voce, e ficaram decepcionados de votar em voce e voce não ganhar, pois voce sabe que os jovens pensam que porque estavam querendo que voce ganhasse, voce iria ganhar. mas, agora eles estavam esperando não uma posição sua, mas pelo menos uma orientação sua, um direcionamento seu. como politica, em quem voce vai votar ?se voce anular seu voto, que exemplo feio para uma candidata a presidencia, voce ensina isto a seus eleitores?ou será que voce vai votar em branco? em quem voce vai votar? seus eleitores esperam uma posição sua,seus eleitores estão decepcionados com a sua falta de posicionamento,ainda ha tempo, pois se eles se posicionarem sozinhos, então não precisarão mais de voce, te esquecerão para 2014, pois ficou agora uma DECEPÇÃO com VOCE, MARINA. lú

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*