Lula reconhece que eleição não está decidida | Fábio Campana

Lula reconhece que eleição não está decidida

Da Gabriela Guerreiro, na Folha

No primeiro comício ao lado de Dilma Rousseff (PT) depois do primeiro turno das eleições, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira que a eleição não está definida em favor da petista. Ao conclamar a militância para sair às ruas em busca de votos para Dilma, Lula disse que chegou o momento de o Brasil eleger uma mulher que é “muito mais competente” que seu adversário, o tucano José Serra (PSDB).

“Uma pergunta que vocês precisam fazer a vocês mesmos: que diabo esse Lula, com tanto macho perto dele, macho que cerca ele a vida inteira, foi escolher uma mulher para ser presidente da República? Eu poderia ter escolhido um deputado, um senador, um governador, não poderia? Por que fui escolher a Dilma? Hoje estou convencido que a minha decisão foi certa.”

Lula disse que Dilma tem qualidades que, para outras pessoas, são defeitos –como trabalhar 18 horas por dia. Na opinião do presidente, chegou a hora do Brasil eleger uma mulher.

O presidente lembrou que, no primeiro turno, 67% dos brasileiros votaram em Dilma ou Marina Silva (PV) – numa sinalização de que desejam uma mulher presidente da República. “Se a lógica prevalecer que a maioria do povo quer votar numa mulher, quem é o adversário dela agora? Tem mulher disputando com ela? Não. Agora é ela e o nosso adversário. Ela é a representação maior que as mulheres já tiveram na política brasileira.”

O presidente disse que Dilma vai ser a “redenção” das mulheres no Brasil e pediu que os homens deixem o “machismo” de lado para escolhê-la presidente. “Vamos olhar para nossa companheira mulher e não vamos dizer que a gente gosta dela porque ela vai lavar a panela. A gente vai dizer que gosta dela e vai lavar a panela para ela. A gente vai ser menos autoritário e mais companheiro, parceiro.”

Numa comparação com o campeonato brasileiro de futebol, Lula disse que a militância tem que sair às ruas para pedir voto em Dilma. “A gente não pode achar que tem eleição ganha antes do dia da eleição. Não pode achar que podemos ficar em casa, guardar nossa bandeira. Na medida que a gente começa a contar vitória antes do tempo, acontece o que aconteceu com o Corinthians e o Fluminense. Não vou nem falar do Flamengo, que está lá atrás. O Coringão perdeu oito pontos em uma semana.”

Ao criticar Serra, Lula disse que a petista não vai permitir que o Brasil volte a fazer dívida com o FMI (Fundo Monetário Internacional). “Essa companheira não vai permitir que o Brasil volte a ser dependente, menor.”

O presidente afirmou que, durante a campanha no segundo turno, Dilma vai ter a oportunidade de discutir suas propostas “olho no olho” de seu adversário. “Eu fico pensando: só pode ser o dedo de alguém lá de cima [o segundo turno]. Porque é importante o segundo turno? Porque a Dilma pode provar, e o Agnelo [Queiroz] pode provar sem ofensas aos adversários, mas não tem mais dez candidatos, é olho no olho, dizendo as coisas que têm que dizer.”


30 comentários

  1. Alberto
    terça-feira, 12 de outubro de 2010 – 4:54 hs

    O Lula não acha que já está na hora do Distrito Federal ser governado por uma mulher?? Já pensou que dupla, a Sra. Roriz e a Dilma?

  2. CAÇADOR DE PETISTAS
    terça-feira, 12 de outubro de 2010 – 6:47 hs

    Você novamente se enganou Sr. D’ Silva. A eleição esta decidada sim. JOSÉ SERRA Presidente.

    O Povo brasileiro esta vendo o que esta acontecendo. Sua cândidata virtual não esta preparada para administrar o Brasil e só é cândidata porque você quer.

    REPITO, não merecemos este LIXO.

  3. Flávio
    terça-feira, 12 de outubro de 2010 – 7:01 hs

    Para quem afirmou que sua mãe nasceu analfabeta e sem dentes, até que o Lula progrediu nos comentários sobre as mulheres… queria saber se ele esfrega as panelas da Mariza.

    Agora, forçar a eleição de uma mulher é muito artificial. Naturalmente, as mulheres ocuparão seus lugares com competência quando demonstrarem ser líderes-natas e não como fantoches de quem pretende perpetuar no poder.

  4. TRABAIADÔ
    terça-feira, 12 de outubro de 2010 – 8:19 hs

    NOVAMENTE ENGANOU-SE SEU SEU SEU….lula,

    Queremos uma pessoa honrada com preparo para dirigir nosso País., o sexo não importa para essa decisão.

    não queremos sua caborteira corrupta bandida.

    PUNTO E BASTA.

    SERRA PRESIDENTE

  5. Vigilante do Portão
    terça-feira, 12 de outubro de 2010 – 8:30 hs

    A turma do Serra está perdendo uma grande oportunidade.

    Mostrar que o presidente transformou o Palácio do Planalto em “comitê Eleitoral”.

    Basta perguntar ao povo brasileiro, de quem LULA é EMPREGADO, se concorda que o presidente RECEBA SALÁRIOS E OUTRAS BENESSES para fazer campanha política.

    Está TUDO ÓTIMO NO BRASIL?

    enquanto o presidente NÃO TRABALHA, pois passa os dias FAZENDO CAMPANHA, a SEGURANÇA TÁ UMA MERD*.
    Pergunte ao segurado do INSS, aquele que espera há meses por uma perícia, seele acha que a saúde vai bem. Enquanto isso, o presidente e seu alto comissariado, passam o tempo todo fazendo campanha. GOVERNAR, que é bom, NADA.

    Então o Lula não pode fazer campanha? Perguntariamos PTistas.

    Claro que pode, sábados, domingos e feriados ou depois do expediente.
    Com DINHEIRO DO PARTIDO, não com NOSSO.

    Confundir CHEFE DE ESTADO E DE GOVERNO com COORDENADOR DE CAMPANHA POLÌTICA é ERRADO e ILEGAL.

  6. Pablo Calvo
    terça-feira, 12 de outubro de 2010 – 8:57 hs

    Lula pensa que continuo besta…como na sua eleição em 2002. Minha ingenuidade também tem limites.
    A sua ignorância não. Não a ignorância do alfabeto, da gramática.
    A sua ignorância quanto à percepção da sabedoria popular.

    Gente: Vocês já prestaram atenção como essa ventrílouca fala errado? É a Voz do Dono? Concordância para ela é pé de cobra, na base do nós vai, por ai… E se refere a si mesma no masculino, já notaram? Seria ato falho?
    Nada a ver com sexualidade, mas sou do tempo em que fumar era bonito e dar a bunda coisa de viado…

  7. terça-feira, 12 de outubro de 2010 – 9:06 hs

    nunca antes na história deste país, temos o RISCO de ser comandados por uma pessoa que não conseguiu comandar uma loja de 1,99 .
    FALIU EM ANO E MEIO!!!

    eM QUANTO TEMPO O BRASIL VAI FALIR NAS MÃOS DELA?

  8. vera
    terça-feira, 12 de outubro de 2010 – 9:16 hs

    O presidente acha que ele vindo pra televisão pedindo votos pra candidata dele é suficiente, esquece que o povo não é mais burro ,tem sua opinião, ta mais esclarecido e não vai no papo de que essa é melhor . O eleitor ta pesquisando , melhor currículo, passado, tragetória política, e o que fez durante sua tragetória. Não queremos entregar o Brasil pra quem não tem experiências e fazer o que COLLOR fez. Afinal estamos mexendo com vidas , com pessoas que querem mudar pra melhor e não continuar com a corrupção que ai está. Onde tudo vai mal , Os aposentados todos individados com esses planos que fizeram de empréstimo , acho que foi a pior coisa que fizeram. Alem deles ter que sustentar a casa, porque os filhos não encontram emprêgos ,tem que fazer bicos pra poder manter a casa . Sendo que nessa idade, podiam estar descansando pelo que contribuiram pelo Paìs.

  9. HENRY
    terça-feira, 12 de outubro de 2010 – 9:17 hs

    AGORA ALÉM DE CAXACEIRO É TAMBÉM GURU?? PENSEI QUE ERA SÓ O POLVO QUE FAZIA PREVISÕES. lula TAMBÉM FAZ E SABE QUE DANÇARAM!!!

  10. Jandir
    terça-feira, 12 de outubro de 2010 – 9:33 hs

    O lula disse que o Brasil tem que ser governado por uma mulher mas cadê amulher candidata pois a Dilma e sapatão divorciou com a Veronica e casou com a ERENICE

  11. wilma dib
    terça-feira, 12 de outubro de 2010 – 9:43 hs

    Eleger um poste é fácil, mas eleger a DILMENTIRA É UMA TAREFA MUITO ÁRDUA.KKKKKKKKKKKKK

  12. MAURÍLIO VIANA
    terça-feira, 12 de outubro de 2010 – 10:50 hs

    Di Rousseff não, vou é de SERRA PRESIDENTE – 45. Pelo bem do BRASIL!!!

  13. Antonina Sobre-Viva
    terça-feira, 12 de outubro de 2010 – 10:55 hs

    Muito mais competente?
    A Dilma tá precisando de uma dose de Gardenal!!!

  14. CARLOS
    terça-feira, 12 de outubro de 2010 – 11:00 hs

    SR. LULA MOLUSCO, VC QUER COLOCAR A MULHER PARA DAR SEQUENCIA NA QUADRILHA.
    QUER CONTINUAR COM AS MENTIRAS E CORRUPÇÃO.

    ESSE PAPO FURADO NÃO ENGANA MAIS O POVO BRASILEIRO !

    DILMA JÁ MOSTROU AS SUAS DUAS CARAS.

    O POVO BRASILEIRO ESTÁ COM SERRA 45 !

  15. S.R.
    terça-feira, 12 de outubro de 2010 – 11:10 hs

    Presidente da república não deveria ter gênero. Poderia ter gênero para tudo: gremio estudantil, escola de samba, etc… Mas Presidência está acima de tudo. Então esta lenga-lenga, lero-lero, tró-ló-ló de invocar o sexo da candidata para buscar apoio de mulheres, faça-me o favor. Só mesmo partindo do Lula e algumas feministas em busca de cargos, esta conversa de engana trouxas.

  16. tingui ii
    terça-feira, 12 de outubro de 2010 – 11:15 hs

    lula fui filiado no pt ate 20004 quando estorou cpi dos mensaloes e quando o pt jogou sua ideologia no lixo voces nao estao nem ai com a populacao mais carentes voces so pensao no poder e nos cargos para voceis e suas familia adeus pt dos mensaloes dilma guerrelera voce tem q ta na cadeia

  17. Leonardo
    terça-feira, 12 de outubro de 2010 – 11:20 hs

    Alberto, “Casador de Petista”,Flavio e o Trabaioadô, voces são uma vergonha (não por votarem em Serra mas, por seram analfabetos politicos. Voces deviam respeitar pesoas que ajudaram a reconstruir a DEMOCRACIA deste pais (Lula, Serra, Dilma e outros!!!!!)

  18. Carlos Alberto
    terça-feira, 12 de outubro de 2010 – 11:22 hs

    Bom dia eleitores do Paraná e Brasil,o grande problema não é o sexo feminino e sim o histórico macabro, perigoso da candidata Dilma,isto é o ponto chave.Este malandro do Lula quer a qualquer custo eleger a Dilma,para que as falcatruas, os acertos e todos do seu grupo não fiquem fora do poder, isto está claro, está cada dia mais evidente, só pararmos e olharmos.Não é possível que as pessoas não vejam que o que está funcionando de acordo será mantido e o que não estiver será melhorado,porque um governante não é idiota de tirar programas que ajudam as classes menos favorecidas.Agora a intenção é eleger o menos pior,mas que tenha um histórico melhor e Serra tem o currículo muito melhor.
    É só perguntar para qualquer um se a saúde está boa e a resposta será NÃO.Se em oito anos não foi melhorado, não será com Dilma que irá mudar,agora a chance da mudança está em uma pessoa que conhece sobre saúde e Serra entende de saúde, conhece de gestão nas diversas áreas como educação, segurança, infraestrutura que é o que de imediato falta em nosso país,não podemos deixar a ditadura se criar em nosso Brasil com este governo de Dilma, como aconteceu em Cuba, Bolívia, Venezuela e por aí vai.Eleitores se esta Dilma não pode entrar na maior potência do mundo (EUA) como iremos dialogar,aumentar as fronteiras das exportações? Se esta mulher for a este país, ela será presa, porque no passado a Dilma sequestrou um embaixador, vocês sabem disto? Por mais este motivo não podemos deixar e confiar o voto nesta pessoa.
    O problema não é a mulher e sim o histórico dela que compromete qualquer um.Se esta mulher mandasse o histórico para qualquer empresa, jamais ela seria contratada, nunca, porque empresas não fariam a loucura de admitir uma pessoa que está envolvida com sequestros, assaltos, quadrilhas de roubo a banco.
    Por estes e outros motivos não é possível que nós eleitores votemos em alguém deste tipo, seria uma decadência total.O Brasil assim como qualquer empresa não vai admitir esta pessoa como uma governante ou funcionária, porque ambos querem pessoas comprometidas, que não sejam agressivas, não autoritárias, que sejam definidas em relação a temas que são do interesse de todos, como aborto, religião e que pense no bem coletivo, na evolução do país como um todo e não apenas fique dando esmolas as pessoas menos favorecidas como acontece em maior nº no Nordeste.Estas pessoas precisam de saúde melhor, segurança, educação,programas de combate a violência e as drogas,para que resgatem o prazer da vida e da família.
    Grande abraço

  19. Ruth Figueiredo Lima
    terça-feira, 12 de outubro de 2010 – 11:25 hs

    como mulherme sentiria realizada se tivessemos uma presidenta….MAS…. ela teria que ter uma carreira pautada na construção de projetos beneficos e a capacidade para implanta-los e executa-los, não vejo isso na candidata do PT, portanto, não me sensibilizo com o apelo ás mulheres… quero um presidente com capacidade intelectual, administrativa comprovadas… eu nunca acreditei muito nessa questão da aprovação do Lula sempre nos patamares acima de 60% , alguma coisa estava fora do lugar… ainda bem que os Instututos de Pesquisa tiveram sua atuação questionada nessa última eleição… acho ridiculo os administradores do mesmos ainda tentarem colocar na midia seus resultados… brasileiro pode ser “distraido” mas é burro… acho que deviamos começar a fazer um movimento contra esse tipo de trabalho no que diz respeito á pesquisas eleitorais.

  20. terça-feira, 12 de outubro de 2010 – 11:47 hs

    Pois é sr.Molusco ,as eleições não estão decididas ,e, imaginem quando chegar o debate da Globo, sua candidata vai querer bater em todo o mundo pela sua incapacidade,pois, faltou pouco no da BAND para a descontrolada fazer isto,vai ver que o Duce não levou gardenal suficiente.
    Não adianta ,volto a repetir, não vai dar outra,não acreditamos mais em PE$QUI$A$ , mesmo assim ,contra todas as armadas fomos para o segundo turno!!!!!
    Então a reação começou aos poucos e logo o dissabor vai ter que ser digerido por um antiácido.
    Prepare-se pra fugir sr. Molusco,porque o rombo que voce$ já deixaram, no mínimo é cadeia pra todos voces….

  21. MCN
    terça-feira, 12 de outubro de 2010 – 12:43 hs

    SER OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO…
    COMPARAR A MARINA COM ESSA PISTOLEIRA, É GOZAÇÃO, É COISA DE
    PESSOA QUE DEIXA O ALCOOL DECIDIR POR SI.
    PODE SER ANALISADO TBÉM, COMO CARÊNCIA MATERNA E PATERNA.
    PODE SER ANALISADO TBÉM, COMO FALTA DE HISTÓRICO PATRIÓTICO.

  22. CAÇADOR DE PETISTAS
    terça-feira, 12 de outubro de 2010 – 13:34 hs

    IPÓCRITA, COMUNISTA SEM VERGONHA.
    JOSÉ SERRA NESTA GANGUE DE MALANDROS.

  23. Cornélius/Londrina
    terça-feira, 12 de outubro de 2010 – 14:36 hs

    LULA RECONHECE QUE A ELEIÇÃO JÁ ERA PARA O PT E QUE AGORA SEM MANDATO VAI RESPONDER POR TODA A CORRUPÇÃO FEITA CONTRA O POVO BRASILEIRO !

    DILMA JÁ ESTÁ NO DESESPERO !
    DILMA A COISA DO MAL, A FAVOR DO ABORTO VAI FICAR SEM CARGO AGORA.

    ESTAMOS COM SERRA 45 !

  24. TRABAIADÔ
    terça-feira, 12 de outubro de 2010 – 15:49 hs

    seu LEONARDO.

    PRESTA ATENÇÃO !!

    DILMA, E TODA GANGUE DESEJAVAM INSTALAR O COMUNISMO RUSSO-CUBANO NO BRASIL, USANDO ARMAS MATANDO GENTE MILITARES SEGUESTRANDO PESSOAS.

    OS MILITARES EVITARAM ISSO. GRAÇAS A DEUS

    AGORA SEREMOS NÓS, AS PESSOAS DE BEM, QUE EVITAREMOS QUE ESSA GENTE CONTINUE FAZENDO AS BARBARIDADES QUE ESTÃO NO PLANO INFERNAL

    FALO NOVAMENTE SERRA PRESIDENTE

  25. brasileira
    terça-feira, 12 de outubro de 2010 – 16:14 hs

    O pedreiro que vai construir sua casa entende de construcao ou nunca viu um tijolo; o professor de seu filho é formado ou nunca leu um livro sequer, o jardineiro que v. vai contratar sabe a diferenca de grama e capim

  26. brasileira
    terça-feira, 12 de outubro de 2010 – 16:23 hs

    Completando: … que v. vai contratar sabe a diferenca de grama e capim? Entao é isso, vote Serra e contrate bem. SERRA é maispreparado e vai governar prá todos nós Brasileiros.

  27. terça-feira, 12 de outubro de 2010 – 17:28 hs

    SERRA EU NÃO CONTAVA COM A TUA ASTUCIA;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

  28. Duval Simões Araújo-Londrina
    terça-feira, 12 de outubro de 2010 – 17:40 hs

    A questão não é se é homem ou mulher, branco ou negro, …
    A questão é o tipo de pessoa que queremos nos governando, independente de seu sexo ou cor.
    E Serra é mais preparado e é do Bem!

  29. maria helena torraca
    quarta-feira, 13 de outubro de 2010 – 14:43 hs

    nunca vi tanta bobagem escritas. dilma vai ser a nossa presidenta. eu vou votar nela acho-a muito competente.

  30. maria helena torraca
    quarta-feira, 13 de outubro de 2010 – 14:45 hs

    entaum so aprovam comentario falando mal da dilma

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*