Lula estuda demitir cúpula dos Correios, mas teme impacto na candidatura de Dilma | Fábio Campana

Lula estuda demitir cúpula dos Correios, mas teme impacto na candidatura de Dilma

Da Folha.com

O governo estuda demitir a cúpula dos Correios, indicada em agosto pela ex-ministra Erenice Guerra (Casa Civil), e só não o fez ainda porque avalia o impacto da medida na candidatura de Dilma Rousseff (PT) ao Planalto.

Erenice, que caiu em meio à revelação de que seu filho integrava um esquema de lobby dentro da Casa Civil, era braço direito de Dilma. A revelação foi um dos fatores determinantes para a perda de votos da petista na reta final do primeiro turno.

O Planalto avalia a demissão do presidente da estatal, David José de Matos, e do diretor comercial, Roberto Takahashi, ligados a Erenice.

A Folha apurou que há consenso na cúpula do governo de que a mudança é inevitável. A dúvida é o “timing”. Parte acha que as demissões devem ocorrer imediatamente. Outra parte, por ora predominante na discussão, acha melhor esperar o fim do segundo turno.

Há o temor de que novas suspeitas de irregularidades na estatal venham à tona e sejam exploradas pela oposição, prejudicando Dilma.

O tema foi debatido na reunião de coordenação na segunda entre o presidente Lula, o vice-presidente José Alencar e os ministros Paulo Bernardo (Planejamento); Nelson Jobim (Defesa); Franklin Martins, (Comunicação Social); Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência) e Carlos Eduardo (Casa Civil).

DIVERGÊNCIA

O ministro Paulo Bernardo e os coordenadores de campanha de Dilma Antonio Palocci e José Eduardo Dutra defendem o corte imediato. Franklin Martins acha que é melhor aguardar. Por ora, a tendência do governo é aguardar o final da eleição.

O atual presidente dos Correios assumiu em 2 de agosto por indicação da então ministra Erenice –de quem é amigo desde os tempos em que trabalharam juntos na Eletronorte. Ele é o elo que ainda resta entre a ex-ministra e o primeiro escalão.

Os Correios têm sido fonte de uma série de escândalos no atual governo e a estatal é a principal preocupação do Planalto atualmente. Erenice nomeou Matos para a presidência da estatal sob a promessa de sanear a empresa que até então estava sob comando do PMDB de Minas.

Menos de um mês depois, veio à tona a revelação de que o filho de Erenice, Israel Guerra, atuou para favorecer a empresa aérea MTA.

Ele fez lobby junto à Agência Nacional de Aviação Civil para a liberação de certificação de voo da MTA e também nos Correios, onde a empresa aérea teria fechado contratos no valor de R$ 59 milhões.

Erenice também nomeou para a diretoria de operações dos Correios o coronel Artur Rodrigues, que ficou pouco tempo na estatal porque surgiram denúncias de que ele seria testa de ferro do empresário Alfonso Rey na MTA.


8 comentários

  1. FCH
    quarta-feira, 13 de outubro de 2010 – 10:41 hs

    Impacto… Já está feita a m…. não deveriam não estar lá dentro. Agora que assumam os erros e recolham os despojos.

  2. CAÇADOR DE PETISTAS
    quarta-feira, 13 de outubro de 2010 – 12:01 hs

    é assim mesmo, este hipócrita como foi consagrado, prefere preservar o nome de sua cândidata virtual e bândida a demitir ladrões oportunistas.

    Esta é a cara do PT, tudo em benefício próprio nem que tenha que vender a alma pro capeta.

    JOSÉ SERRA JÁ nesta quadrilha Petista.

  3. S.R.
    quarta-feira, 13 de outubro de 2010 – 12:40 hs

    O “antes” do PT. Leia de cima para baixo:

    Nosso partido, o PT, sempre cumpre o que promete.
    Só os tolos podem crer que
    não lutaremos contra a corrupção, o controle da mídia e a descriminalização do aborto.
    Porque, se há algo certo para nós, é que
    a mentira e os partidos aliados não são fundamentais
    para alcançar nossos objetivos
    Mostraremos que é grande estupidez crer que
    a máfia dos correios continuará no governo.
    Asseguramos sem dúvida que
    a justiça social e a honestidade serão alvos de nossa ação.
    Apesar disso, há idiotas que imaginam que
    se possa governar com os corruptos de sempre.
    Quando assumirmos o poder, faremos de tudo para que
    se termine com os corruptos e as negociatas.
    Não permitiremos de nenhum modo que
    a liberdade acabe e as nossas crianças morram de fome.
    Cumpriremos nossos propósitos mesmo que
    os recursos econômicos do país se esgotem
    Exerceremos o poder até que todos
    Compreendam que
    Somos diferentes “deles”.

    O “depois” do PT. Leia de baixo para cima:

  4. Zangado
    quarta-feira, 13 de outubro de 2010 – 12:42 hs

    O PT conseguiu degradar, inclusive, os Correios, uma das instituições mais prestigiadas pela sociedade.
    Para se ver que à nomenklatura petista nada é importante senão a maracutaia.
    E eles os aloprados do PT não param nem em véspera de eleições, para dar um verniz de moralidade, não, a maracutaia tem que continuar …
    Mas, Lula não sabe de nada, ninguém tem mais moral que ele para não saber de nada …

  5. divonsir martos
    quarta-feira, 13 de outubro de 2010 – 13:38 hs

    Realmente uma situação pra lá delicada, assiste razão ao Ministro Paulo Bernardo, em ser favorável ao corte imediato, da cúpula dos correios, querer retardar essas mudanças, é querer tapar o sol com a peneira, se haverá desgaste por conta disso, com certeza, mas mantendo essa equipe, fornecerá munição a Campanha de Serra, podendo custar a eleição de Dilma,

  6. CAVALEIRO NEGRO
    quarta-feira, 13 de outubro de 2010 – 13:59 hs

    O PRESIDENTE LULA DEVERIA TER VEGONHA NA CARA E DEMITIR LOGO, ATÉ PARA DAR EXEMPLO, MAS FICA OM MEDO, AQUELA HISTÓRIA.”””QUEM TEM ..C´…TEM MEDO….””’

  7. tingui ii
    quarta-feira, 13 de outubro de 2010 – 19:08 hs

    sou funcionario desta empresa a 25 anos aanos depois q o pt assumiu a empresa de primeiro lugar em popularidade caiu para 06 lugar o pt roubou muito de nossa empresa quem paga e apopulacao comesou em 2004 o roubo com jose dirceu que era ministro da casa civil ai veio a cpi dos correios mais nao deu em nada e jose dirceu continua mandando nos correios a diretiria do parana ele continua indicando adeus ze dirceu adeus diretoria dos correios do parana venha serra e acabe com os roubo dentro dos correios

  8. Tonho
    quinta-feira, 14 de outubro de 2010 – 9:22 hs

    Tinha de tirar estes comunistas disfarçados de anjo , não tem pulso firme , ve o erro e tem medo de executar a verdade porque pode interferir na candidata dele , então que o Brasil se afunde e a Dilma não , estes etão preocupados com o Brasil , só os coitados sem estudo e sem conhecimento para votar nesta laia , quem saber escrever ou ler pelo menos , vai saber a verdade oculta no meio destes camaradas
    POVO BRASILEIRO UM CANDIDATO FICAR MAIS QUE DOIS MANDATOS O CARA JA QUER SER DONO DO BRASIL , E SE A DILAMA GAMHAR O LULA VAI FICAR DENOVO ,NÃO VAI MUDAR NADA , MAIS SÓ FAÇO UMA PERGUNTA A DILMA TEM EXPERIENCIA POLITICA , FOI PELO MENOS UMA VEREADORA , NÃO NE POIS É PENSE NISTO .

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*