Luciano Ducci apresenta soluções urbanas de Curitiba na Malásia | Fábio Campana

Luciano Ducci apresenta soluções urbanas de Curitiba na Malásia

O prefeito Luciano Ducci discursou nesta terça-feira (19) na 2ª Conferência de Cidades Sustentáveis de Classe Mundial, em Kuala Lumpur, capital da Malásia.

Luciano Ducci fez uma apresentação sobre soluções urbanas de Curitiba e falou sobre a busca da harmonia entre o desenvolvimento social, o crescimento econômico e a preservação do ambiente.

“O desafio é alcançar soluções inovadoras, criativas, financeiramente viáveis e, principalmente, que envolvam a comunidade”, afirmou Luciano Ducci. “Para isso, de um lado, precisamos ter esses conceitos presentes no cotidiano da Administração Pública e, de outro, na atitude consciente de cada cidadão”.

O prefeito disse que Curitiba soube combinar altas taxas de crescimento demográfico, fenômeno típico da acelerada urbanização da segunda metade do século 20, e ainda assim conseguiu ampliar, de forma notável, a qualidade de vida para parcelas crescentes da sua população.

“O segredo são as boas práticas propostas pela cidade e adotadas pela sua gente, a ponto de se tornarem rotineiras e serem incorporadas pela cultura local”, afirmou. “Curitiba é a prova de que uma cidade pode se transformar enquanto cresce e ser ainda melhor por meio de políticas públicas que se sustentam”.

Em sua apresentação, Luciano Ducci disse que Curitiba está voltada à atração de novos investimentos, principalmente nas áreas de serviços e de tecnologia, justamente pelo caráter “limpo” do ponto de vista ambiental.

Merece destaque a criação do Tecnoparque, um programa com ênfase na pesquisa e na inovação tecnológica e que abrange um conjunto de espaços urbanos caracterizados pela presença e interação de ativos tecnológicos do poder público, da iniciativa privada e de instituições de ensino.

“Sabemos que conquista não é sinônimo de solução permanente, principalmente nas cidades, grandes organismos vivos que se alteram de forma continuada”, disse Luciano Ducci. “Não nos contentamos, por exemplo, com o nosso modelo de transporte público, do qual temos orgulho por ser referência para várias cidades do mundo. A nossa busca pelo novo é incessante”.

Luciano Ducci foi convidado para discursar no evento pelo prefeito de Kuala Lumpur, Datuk Fuad, com quem teve um encontro nesta terça. O secretário de Relações Internacionais, Eduardo Guimarães, apresentou na conferência o programa Biocidade.

Luciano Ducci está na Ásia para a 10ª Conferência das Partes na Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-10), evento da Organização das Nações Unidas, em Nagoya, no Japão, de 18 a 29 de outubro, onde também acontecerá a Quinta Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena (MOP- 5).

“Desde que Curitiba sediou, em 2006, a COP-8 e a MOP-3, nossa cidade tem ocupado posição de destaque nas discussões internacionais sobre Diversidade Biológica”, afirmou Luciano Ducci.

Em Nagoya, Luciano Ducci participará da Cúpula de Biodiversidade Urbana; fará uma apresentação no evento A Onda Verde; e estará na mesa redonda de Prefeitos e Governadores.

Durante a viagem à Ásia, o prefeito Luciano Ducci também irá a Cingapura, onde terá audiência com o ministro do Desenvolvimento Nacional, Mah Bow Tan.


3 comentários

  1. Vigilante do Portão
    quarta-feira, 20 de outubro de 2010 – 4:10 hs

    Ele que venha solucionar os nossos “gargalos”.

    Lixo, Trânsito, Transporte Público Saturado, Postos de saúde Lotados, etc.

    É típico de marqueteiro.
    Depois, quando da próxima campanha, vão dizer:

    “Luciano foi o único prefeito convidado para dar palestra na Malásia….”

  2. ???
    quarta-feira, 20 de outubro de 2010 – 15:37 hs

    Quais soluções!! A Congestionada Linha Verde????

  3. marcão
    quarta-feira, 20 de outubro de 2010 – 16:34 hs

    DEMAGOGIA BARATA! Ele deveria é praticar soluções urbanas na cidade que deveria estar administrando…e ainda tem quem reclame das viagens de outros!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*