Ducci entrega obras da nova Rua Riachuelo | Fábio Campana

Ducci entrega obras da nova Rua Riachuelo

O prefeito Luciano Ducci entregou neste sábado (2) a nova Rua Riachuelo. Completamente renovada, a rua, que já foi um importante eixo de ligação da cidade unindo a área central ao Centro Cívico, está com novo visual, que alia tradição e modernidade.

“O projeto da Prefeitura valorizou as características da Riachuelo ao preservar as edificações históricas e incorporou novos elementos à paisagem da rua, como as calçadas, as luminárias e o colorido das fachadas. A Riachuelo ganhou vida nova e, mais tarde, com a revitalização da avenida Cândido de Abreu, teremos um grande eixo turístico nesta região”, disse Luciano Ducci.

A Prefeitura investiu R$ 800 mil para fazer a intervenção, num trecho de oito quadras, entre as praças Generoso Marques e 19 de Dezembro. O projeto de revitalização foi desenvolvido em duas frentes: as obras na área de passeio e no pavimento da rua e a recuperação e pintura de fachadas.

Nesta etapa do projeto, o município contou com o apoio da empresa AkzoNobel, fabricante das Tintas Coral, que cedeu material para as pinturas, e dos proprietários de imóveis, que assumiram os custos com o pagamento de mão de obra. Cerca de 90% das edificações da rua estão com fachada renovada.

O empresário Chaim Jaber, estabelecido na Riachuelo há 26 anos e vice-presidente da Associação dos Moradores e Comerciantes local, acha que o projeto de revitalização “colocou a rua no novo século”.

Ele e os demais proprietários de pontos comerciais estão otimistas, porque acham que o novo visual vai atrair movimento e incrementar os negócios. “Isto já está acontecendo. As pessoas, aos poucos, estão voltando a circular na rua”, conta.
O morador Alceu Rodrigues, síndico do condomínio Carlos Meissner, há 10 anos vivendo na Riachuelo, também está animado com o novo aspecto da rua. “Valoriza os imóveis e dá mais confiança para as famílias que moram no local”, falou. Ele ressalta dois detalhes do projeto que, para ele, são fundamentais para a recuperação da via: as novas calçadas, com piso uniforme, e a iluminação, que traz mais luminosidade.

As novas calçadas utilizam placas vermelhas de material antiderrapante (granito reconstituído em concreto de alta resistência). Nas esquinas, há acesso para cadeirantes e carrinhos de bebê. Em pontos intercalados, foram colocadas floreiras.

Já a iluminação é composta de 115 postes de carbono com 4 metros de altura e luminárias circulares com lâmpadas de multivapor metálico de 150W, que oferecem mais segurança para quem transita à noite pelo local.
A reforma incluiu ainda a renovação do pavimento, com serviços de fresagem (retirada do revestimento antigo) e recape (colocação de asfalto novo), sinalização horizontal (faixas pintadas no chão) e vertical (placas de orientação ao trânsito).
Na esquina com a rua São Francisco, foi implantada uma travessia elevada (no nível da calçada), com paralelepípedos. Este material foi utilizado considerando outro projeto que vai dar continuidade à revitalização da Riachuelo: a reforma da São Francisco. Ali, serão mantidos o piso em pedra e parte das calçadas – elementos de valor histórico, considerados típicos do século 19. A iluminação será reforçada, com utilização de arandelas fixadas às paredes das edificações – outro detalhe que está ligado à preservação da memória do local.


Um comentário

  1. Lúcio
    sábado, 2 de outubro de 2010 – 17:09 hs

    E a pesquisa Ibope? Não vai dar os resultados?

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*