Dois empresários são presos por desvio de dinheiro do transporte escolar | Fábio Campana

Dois empresários são presos por desvio de dinheiro do transporte escolar

Segundo o MP, desvios ocorriam por meio de licitações em Rio Branco do Sul e Itaperuçu, cidades da região metropolitana de Curitiba

Gazeta do Povo

Dois empresários foram presos na manhã desta segunda-feira (18) por serem suspeitos de participar de um esquema de desvio de dinheiro na região metropolitana de Curitiba.

Segundo o Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR), a fraude ocorria por meio de licitações do transporte escolar em Rio Branco do Sul e Itaperuçu. A Justiça já determinou a quebra do sigilo bancários dos dois presos.

Os empresários, que são pai e filho, tiveram a prisão temporária decretada por cinco dias. Eles são proprietários de duas empresas de ônibus, que ganharam as licitações para o transporte escolar nas cidades.


De acordo com o MP_PR, as empresas envolvidas no esquema são a Nenetur Transportes Ltda e a Enetur Transportes Ltda, de Rio Branco do Sul e Itaperuçu, respsctivamente. O pai é o proprietário da empresa de Rio Branco do Sul, enquanto o filho é o dono da empresa de Iteperuçu.

As empresas são acusadas de não ter capacidade para atender a demanda dos municípios. Por isso, faziam subcontratações, o que é proibido pela lei de licitações.

Segundo o MP-PR, 14 mandados de busca e apreensão foram cumpridos com o auxílio de peritos do Instituto de Criminalística. Documentos foram apreendidos também nas prefeituras dos dois municípios. Há a suspeita de envolvimento das prefeituras, vereadores e servidores no esquema, que vão ser investigados.

O MP-PR também deve investigar outras supostas irregularidades nas licitações dos municípios, assim como a participação das duas empresas de transporte em outros processos.

A reportagem da Gazeta do Povo entrou em contato com as prefeituras dos municípios e aguarda um posicionamento sobre o caso.

Operação

A operação “Caminho Certo”, como foi batizada, foi feita pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em conjunto com a Promotoria de Justiça de Rio Branco do Sul e auditores da Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público de Curitiba.


19 comentários

  1. Centro sul do parana
    segunda-feira, 18 de outubro de 2010 – 17:57 hs

    Lamentavelmente seria bom que o Ministerio Publico solicitasse aPolicia Federal para realizarem em conjunto uma grande operação em Prudentopolis e municipios vizinhos que eles iriam precisar de varias cadeias para segurar os ladrões dos recursos que vem da Educação é a maior mafia que existe a mais de 10 anos e ninguem da justiça local e regional faza nada , posi ao longo dos ultimos treis anos vem sendo feito inumeras denuncias nas promotorias locais mas algumas juizas e juizes preferem dar colher de cha para os bandidos do que pedir investigação pois eles tambem ganham para isto.

  2. Anônimo
    segunda-feira, 18 de outubro de 2010 – 18:24 hs

    ATEH QUE DEMOROUUUUU…..Se continuarem investigando sai muito mais rato da toca!!

  3. Sao Pedro do Iguaçu
    segunda-feira, 18 de outubro de 2010 – 19:41 hs

    Pois é deveriam mandar também aqui em São Pedro do Iguaçu, pois está um desmando com o dinheiro público do povo, não temos administradores, nem saúde, nem educação, os vereadores e o ministério público da região, não fazem nada ou fingem que não vê, como diz Bóris Casoy: Isso é uma vergonha, mas uma horas dessas caem, deixa nosso Governador Beto Richa tomar posse…Um abraço à todos os sãopedrenses de bem que são contra essa cambada de lambaios… E viva 45 Serra Presidente.

  4. segunda-feira, 18 de outubro de 2010 – 20:16 hs

    crédoooooooooooooooooooooooooooooooo

  5. Efraim
    segunda-feira, 18 de outubro de 2010 – 20:45 hs

    Que absurdo,acho que a Policia Federal tem que investigar melhor isso, como o Prefeito não sabia disso??? Aqui em Prudentópolis tbem ocorre muito disso.
    Tem que ser informado de qual Partido político pertence uma Prefeitura assim, acho que o Prefeito tem que ser punido, ser informado o nome do sujeito, se necessário os vereadores afastá-lo até que seja esclarecido isso.
    Uma pessoa assim, tem que ficar sem cargo de prefeito, ou ser expulso da política.è a mesma coisa de alguem não saber o que acontece dentro de casa.

    Srs Advogados, isso não seria decoro parlamentar??

  6. claudemir
    segunda-feira, 18 de outubro de 2010 – 21:00 hs

    PORQUE QUE O GAECO NÃO FEZ NADA AINDA NOS DOLARES DO EDURADO REQUIÃO HEII ?????

  7. marcio jose nunes teixeira
    segunda-feira, 18 de outubro de 2010 – 22:50 hs

    MINISTERIO PUBLICO,, FACA A MESMA FISCALIZACAO EM CAMPO MOURAO ,, QUE COM CERTEZA VAI ENCONTRAR TAMBEM A MESMA ROUBALHEIRA.

    SÓ IR NA SAUNA PAJUSSARA DE CAMPO MOURAO QUE TEM UM EX FUNCIONARIO DA EMPRESA QUE TRANSPORTA ESTUDANTE QUE COMENTA ISSO ABERTAMENTE…

  8. mario joao tavares
    segunda-feira, 18 de outubro de 2010 – 22:53 hs

    Ministerio Público de Campo Mourao, fiscaliza o transporte , vc. vai encontrar muito mais, terreno doado para empresa de transporte de estudantes que vale mais de 5.000.000 milhoes

    Dinheiro da Educacao utilizada para outros fins

    Dinheiro da educacao que foi para a Codusa para reformar escolas e o dinheiro sumiu e nada foi feito.,

    secretaria da Educacao que nao assina cheques e nem controla o dinheiero

  9. Izidoro2211
    segunda-feira, 18 de outubro de 2010 – 22:55 hs

    la em campo mourao veja o que acontece na Codusa 03 diretores que nao trabalham e recebem mais de 10.000 por mes cada um.

  10. CONCEIÇÃO
    terça-feira, 19 de outubro de 2010 – 0:16 hs

    TERIAM que investigar tambem eu ja venho cobrando isso ate ja briguei por essa causa.
    é sobre o transporte escolar dos alunos que moram em itaperuçu
    e estudam aqui á noite nas faculdades. tem o onibus e nao tem o transporte porque?
    foi onibus novinho lá para fucionar. no começo tinha depois cortaram. queria que alguem fizesse alguma coisa. uma materia lá com o prefito p saber onde fica o onibus a noite e porque parou de transportar os alunos.
    pois a situaçao deles complica. devido ter que ir la perto do shopping muller pegar o onibus de linha e os horarios sao demorados.

  11. CONCEIÇÃO
    terça-feira, 19 de outubro de 2010 – 0:22 hs

    FHC este sim foi o melhor presidente que ja tivemos.
    eu sempre dizia isso. o LULA só pegou carona no que ele fez de bom e agora tem a petulancia de dizer que fhc nao fez nada. tudo e so ele que fez acho que descobriu o Brasil também esse mentiroso.que bom onde fhc privatizou hoje gera muito mais lucros e nós podemos ter telefone. antes a gente tinha que alugar
    pois era o preço de um carro. sem contar com o cabidão de emprego que era.
    plano real foi dificil no começo. mas deu certo e dai sim as pessoas podiam comprar mais.

  12. Carlos Honorato Silva
    terça-feira, 19 de outubro de 2010 – 8:28 hs

    Fábio,

    Tive que recorrer ao seu espaço porque acontece um caso no mínimo interessante. O blog do Esmael Morais voltou e quando você posta algum comentário contrário ao que ele escreve, Esmael simplesmente não publica. Já aconteceu isto antes.A ironia disto tudo é que ele se diz censurado, fica bradando como o mais injustiçado da nossa paróquia. No rodapé do seu blog está escrito “sem censura”. Ou o cara é sórdido mal intencionado ou de fato é um jornalismo safado. Pelo jeito são as duas coisas. Fiz uma coisa simples e eficaz: deletei, não leio mais. E mais: recomendo a todos fazer a mesma coisa.

  13. Anônimo
    terça-feira, 19 de outubro de 2010 – 9:49 hs

    Prender empresários pés-de-chinelo é moleza. Queria ver era o MP entrando com ação de improbidade contra governador ou prefeito que não paga em dia os precatórios, como fez o MP de SP contra o Kassab.

  14. Junior
    terça-feira, 19 de outubro de 2010 – 11:27 hs

    É oportuno que o Prefeito de Rio Branco do Sul, preste esclarecimentos sobre o seu envolvimento nestas falcatruas de desvio de verbas na licitação do transporte escolar.
    A POPULAÇÃO DE RIO BRANCO DO SUL, não aceita mais tanta corrupção.

    Júnior

  15. Ariquemes Jr
    terça-feira, 19 de outubro de 2010 – 11:52 hs

    E o Prefeito, o que fala? Qual o partido do sujeito?
    Srs Advogados, qual a pena para um crime assim?

  16. Guilherme Sell
    terça-feira, 19 de outubro de 2010 – 13:39 hs

    Que sem graça, essa operação não teve nome criativo ou artístico como as da PF….

  17. zedopovo
    quarta-feira, 20 de outubro de 2010 – 12:21 hs

    E os nomes, afinal quem são os presos…………?????

  18. junior
    quarta-feira, 20 de outubro de 2010 – 13:40 hs

    e agora como fica os alunos pelo menos nao faltava onibus para os alunos

  19. valdir izidoro silveira
    quarta-feira, 20 de outubro de 2010 – 14:37 hs

    É bom aproveitar o mote e fazer uma opração pente-fino em todo o setor de transporte urbano e daregião metropolitana! Deve ter muitas surpresas por ai!
    VIS

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*