Dilma sofreu maior baixa no Datafolha entre os evangélicos | Fábio Campana

Dilma sofreu maior baixa no Datafolha entre os evangélicos

De Fernando Rodrigues no UOL

Ao se observar o comportamento dos eleitores divididos por grupos religiosos, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, sofreu sua maior baixa entre os evangélicos não pentecostais. Ela desliza de 40% para 36%, de acordo com pesquisa Datafolha realizada ontem e anteontem.

Como a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, a oscilação da petista ficou dentro desse limite máximo. Na pesquisa anterior, ela poderia ter no mínimo 38%. Na atual, chegaria a esse patamar no limite positivo da margem.

Os evangélicos não pentecostais são 6,3% dos eleitores brasileiros.


Nesse grupo, José Serra (PSDB) registrou uma variação positiva, também dentro da margem de erro, indo de 48% para 50%.

Os temas religiosos dominaram esse início de campanha no segundo turno, sobretudo com relação às propostas dos candidatos sobre a descriminalização do aborto. Ambos, Dilma e Serra, afirmam ser contrários a alterar a lei atual.

Apesar do predomínio desse assunto nas propagandas de rádio e de TV, todas as variações em grupos religiosos ficaram dentro ou muito próximas à margem de erro.
Curiosamente, a maior variação se deu entre os eleitores que declaram não ter religião (5,8% do total do país).

Nesse segmento, Dilma desceu seis pontos, de 51% para 45%. Já Serra subiu cinco pontos, de 35% pra 40%.

MARINEIROS

Outra forma de aferir como se deram as pequenas variações nos percentuais de Dilma e de Serra nesta primeira semana de campanha para o segundo turno é observar o comportamento dos eleitores de Marina Silva (PV). Ela está fora da disputa por ter ficado em terceiro lugar.

Entre aqueles que votaram em Marina no primeiro turno e agora assistiram à propaganda política na TV, só 38% dizem que o comercial de Dilma Rousseff é ótimo ou bom. Já o programa de Serra é considerado ótimo ou bom por 52% dos marineiros.

A influência da candidata verde surge agora maior do que seu percentual de votos (19,3%). Segundo o Datafolha, 25% dos eleitores poderiam votar em alguém indicado por Marina. Mas para 55% esse apoio seria inócuo. E há também 15% que rejeitaram esse tipo de recomendação.

ELITE

Algumas oscilações positivas de Dilma se deram em grupos nos quais Serra em geral tem melhor desempenho. Por exemplo, entre os eleitores de nível de escolaridade superior (14% do total do país), a petista variou dois pontos, de 36% para 38%. Já Serra viu seu percentual ir de 50% para 47%.

Entre os eleitores com renda média mensal de mais de dez salários mínimos (4,4% do total dos brasileiros), a petista subiu cinco pontos, de 33% para 38%. Serra desceu de 58% para 53%.

Os mais escolarizados e de renda superior são os grupos nos quais Marina Silva começou sua ascensão no primeiro turno.


21 comentários

  1. CAÇADOR DE PETISTAS
    sábado, 16 de outubro de 2010 – 13:28 hs

    Recomendo este vídeo. Dilma disse ainda no primeiro turno que nem Cristo lhe tiraria a vitória e foi para o segundo turno. A prova de sua queda agorea nas pesquisas eta comprovada neste vídeo. Vejam.

    http://www.youtube.com/watch?v=kFdimk2Rr0s

    Cuidado Dilma, muita gente brincou dom Deus e se deu mal. CUIDADO.

  2. Osmar Santos
    sábado, 16 de outubro de 2010 – 14:33 hs

    Vai noticiar o aborto da Mônica Serra, ou não???????

  3. S.R.
    sábado, 16 de outubro de 2010 – 15:39 hs

    Dilma sofreu baixa, porque quando abre a boca é nojenta. Passa idéia de falsidade, de manipulação, de mentira. Independente de religião, ela e o Lula quando abrem a boca, só destroem, só dividem, não somam nada, não acrescentam nada. Infelizmente, quando terminar estas eleições teremos 2 brasis impossíveis de conviver juntos.

  4. Antonio Santos
    sábado, 16 de outubro de 2010 – 15:42 hs

    …pois é meu companheiro: agora só falta o PT apelar para um aborto da mulher do Serra!..do meu ponto de vista acredito que a “petezada”, especialmente aqueles que “mamam nas tetas do País”, estão desesperados!…porque será que eles (PTistas) fazem tanta questão de permanecer no poder?…será que tem mais escândalos ainda que poderão vir à tona, com a posse de um outro Presidente?….

  5. RST
    sábado, 16 de outubro de 2010 – 15:43 hs

    Depois da noticia sobre o aborto da mulher do Serra, os evangelicos vao fugir da campanha do Serra, como o diabo da cruz literalmente. rsrsrsrs

  6. Lia Santos Lima
    sábado, 16 de outubro de 2010 – 16:46 hs

    Sou catolica e voto em JOSE SERRA, por seu passado de pessoa coerente e de honestidade e realizações de muitas obras.

  7. Fabio Henrique
    sábado, 16 de outubro de 2010 – 17:19 hs

    Alguns e-leitores demonstram um esforço enorme em atacar a candidata Dilma, visivelmente por motivos ligados ao preconceito.
    Penso que cada um de nós, independente da nossa escolha para o próximo voto, desejamos a mesma coisa: um futuro melhor para o Brasil.
    O critério de seleção da maioria dos eleitores está relacionado com a percepção de cada um em relação ao Brasil de hoje, mas existem também os que se balizam por preconceitos, por influências ou pressões de setores ou grupos com os quais se relacionam ou, na pior das hipóteses, por interesses pessoais.
    Respeito cada um dos leitores e suas opiniões, seja elas quais forem.
    Essa é a essência da Democracia!
    Porém, tentar induzir o pensamento coletivo de que a Dilma, sendo eleita, tentará implementar o comunismo no Brasil ou ainda criará ou apoiará grupos de guerrilheiros com qualquer objetivo, é infantilidade.
    O que acontecerá daqui a quatro anos? Quem for eleito voltará ao público apresentando suas realizações e pedirá a aprovação dos eleitores através do quê? Do voto. Simples assim.
    Já passou da hora de usarmos o senso crítico e, no caso de situações históricas, contextualizarmos o momento em que ocorreram com as condições da época.
    Não é possível imaginar que pessoas com família formada arriscassem a própria vida em pleno GOVERNO MILITAR, que considerava subversivo toda e qualquer manifestação (verbal, escrita e comportamental), cabendo a militares de diversos escalões decidir sobre a forma de repressão a ser adotada, incluindo perseguição, tortura, morte ou “desaparecimento” do acusado, sem qualquer possibilidade de defesa. Todos sabemos disso.
    Combater a DITADURA da época era, necessariamente, um ato de heroísmo. Os militares dispunham de toda a estrutura a seu favor, enquanto a “resistência” vivia na clandestinidade, trocando informações pessoalmente ou por cartas com textos disfarçados. A inspiração daqueles jovens era o desejo de liberdade e sofria influência externa, principalmente o marxismo, muito forte na Europa, que ainda não tinha histórico e pregava a igualdade entre as pessoas.
    Não podemos esquecer que qualquer literatura nesse sentido era proibida e que os poucos livros eram em outros idiomas. Na cabeça de muitos daqueles jovens, a liberdade viria da socialização dos meios de produção, pelo trabalho livremente associado – o comunismo.
    Tentar comparar diretamente aquele momento histórico com a realidade atual é, no mínimo, uma irresponsabilidade. Aqueles que COMBATERAM DE FATO A DITADURA hoje são sobreviventes e isso não se discute.
    Alguns daqueles jovens que se opunham ao sistema, mas não quiseram se arriscar, FUGIRAM DO BRASIL e se exilaram em outros países.
    Este texto é meu. Foi escrito a partir das minhas observações e conclusões sobre as informações que li e pesquisei. Nasci durante a ditadura e, portanto, conheço apenas suas marcas.
    “Não acredite, de imediato, em tudo o que você lê, inclusive no que você acabou de ler. Use o senso crítico.” (quatrocantos.com)
    Fabio Henrique
    @fahtos

  8. vera
    sábado, 16 de outubro de 2010 – 17:42 hs

    Homem ligado a Dilma é acusado de fraude, diz revista
    Sáb, 16 Out, 02h30
    Reportagem publicada pela revista Época neste fim de semana aponta que uma empresa subordinada à Eletrobras teria sido usada para concessão de garantias de empréstimo externo para empresa privada de forma fraudulenta. Por trás do esquema, segundo a revista, estaria Valter Luiz Cardeal Souza, presidente do Conselho de Administração da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), ligado politicamente à candidata à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff.

    PUBLICIDADE

    O banco de fomento Kreditanstalt für Wiederaufbau (KFW), controlado pelo governo da Alemanha, estaria movendo um processo por danos materiais e morais contra a CGTEE por causa de um empréstimo internacional no valor de 157 milhões de euros. O dinheiro seria usado para a construção de sete usinas de biomassa de geração de energia no Rio Grande do Sul e no Paraná. A CGTEE teria dado as garantias ao banco de fomento alemão, em março de 2005, para a empresa Winimport construir as usinas.

    No entanto, a reportagem revela que, em 2007, quando a Winimport deixou de quitar parte do financiamento, o KFW procurou a CGTEE para cobrar as garantias e foi informado de que a estatal não tinha conhecimento desse aval. A Lei de Responsabilidade Fiscal proíbe empresas do governo de serem fiadoras de empréstimos internacionais a empresas privadas. Investigação da Polícia Federal, iniciada naquele ano teria constatado fraude nas garantias, sumiço do dinheiro e envolvimento de nove pessoas. Elas respondem a processo por formação de quadrilha, corrupção passiva e ativa e estelionato. O nome de Cardeal não consta entre os acusados no processo.

    De acordo com a revista, que teve acesso ao processo do KFW contra a CGTEE, o banco alemão “afirma ter evidências de que Cardeal teria conhecimento, desde o início, da emissão de garantias ilegais e fraudulentas”, para que as empresas privadas brasileiras obtivessem o empréstimo. Teria afirmado ainda, na ação, que a então ministra Dilma Rousseff teria tomado conhecimento do contrato em 30 de janeiro de 2006, durante um seminário, em Frankfurt, sobre investimentos em infraestrutura e logística no Brasil.

    A reportagem informa que a assessoria de Dilma confirma a participação no seminário na Alemanha, mas nega ter visto apresentação sobre o negócio. Das sete usinas que seriam construídas, três pela Winimport e quatro pela empresa Hamburgo, cinco nunca teriam saído do papel e as outras duas estariam abandonadas, segundo a Época. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já teria multado a Winimport por atraso no cronograma de uma das usinas.

    Propina

    Em outra denúncia, reportagem da revista Veja aponta o assessor da Casa Civil, Vladimir Muskatirovic, advogado conhecido como Vlad, como intermediário da cobrança de R$ 100 mil de propina para liberar documento autorizando a mudança societária da TV Cidade, afiliada da Record no Maranhão. O deputado Roberto Rocha (PSDB-MA) disse à revista que foi “extorquido” para acelerar a alteração.

    Em 2007, Rocha diz ter sido recebido pela então secretária executiva da Casa Civil Erenice Guerra e pelo assessor Vlad. Ambos teriam prometido resolver o assunto que se arrastava desde 2003. Da conversa com Erenice e o advogado Vlad, o deputado diz que só resultou a cobrança da propina.

    Subordinado de Erenice no Ministério das Minas e Energia, Vladimir Muskatiroviv foi para a Casa Civil quando ela foi convidada por Dilma para assumir a secretaria-executiva da pasta. Ele permaneceu no cargo mesmo depois de Erenice ter sido obrigada a sair como pivô do esquema de cobrança de propina nos contratos federais com empresas privadas. Vlad negou ter recebido propina.

    Envie a notíciaComente com amigosVersão para impressão

    I

  9. vamos pr
    sábado, 16 de outubro de 2010 – 18:01 hs

    OSMAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! PARE DE DIZER IDIOTICES!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. minerim
    sábado, 16 de outubro de 2010 – 18:25 hs

    O fato de Dilma ter afirmado categoricamente que é a favor do aborto, com toda aquela truculência e antipatia que ela tinha antes de ser candidata, que é, aliás, sua verdadeira personalidade, e depois querer vir dar uma de santa se dizendo a favor da vida e até visitando Aparecida do Norte, é que faz com que ela despenque mesmo. Socialista convicta, representante de uma esquerda anacrônica, não tem coragem de manter-se fiel as suas ideias. Para o eleitor, nem interessa se é verdadeira ou não o tal aborto de Mônica Serra.
    No primeiro turno, meu voto foi para Marina Silva e no segundo seria para Dilma. Mas, com esse lance dela de dar uma de vítima se dizendo alvo de falsas acusações (o que não é verdade, pois está gravado em vídeo sua posição em relação ao aborto) e tentando, ela sim, enganar os eleitores dizendo que Serra é a favor da privatização da Petrobras, meu voto (e de outros tantos) irá para Serra, que, pelo menos, ao que parece, procura jogar mais limpo.

  11. sábado, 16 de outubro de 2010 – 19:44 hs

    BAIXA ENTRE OS EVANGELICOS;;;;OS CATÓLICOS;;;OS CRISTÃOS;;;OS APOSENTADOS;;;Á IMPRENSA;;;;;E O POVO EM GERAL;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

  12. Cainduuu mais e mais
    sábado, 16 de outubro de 2010 – 20:43 hs

    DILMA ESTÁ SE AUTODERROTANTO, QUEDA LIVRE PORSER UMA FALSA, MENTIROSA, INTERESSEIRA E NAO TEM PERSONALIDADE. ELA NAO SABE DE NADA MESMO, POR ISSO NAO SERVE PARA PILOTAR NEM A COZINHA DA SUA CASA, IMAGINA GOVERNAR UM PAÍS. O QUE ESTÁ ACONTECENDO É QUE ELA É INCOMPETENTE MESMO E SÓ NAO VÊ QUEM NAO QUER. A LEI DO ABORTO AINDA ACHO QUE ELA QUE FAÇA O QUE QUISER. PIOR É O CASAMENTO HOMOSSEXUAL RELIGIOSO QUE ELES QUEREM CONSIDERAR COMO LEI. OU SEJA: PADRES E PASTORES TEREM DE SE OBRIGAR A COMETER ESSA VERGONHA CONTRA A MORAL, OS BONS COSTUMES E CONTRA A PROPRIA PALAVRA DE DEUS. E TEM MAIS CARO ELEITOR: SE VCE DESCOBRIR UMA LÉSBICA NA SUA CASA COMO SUA SECRETÁRIA DO LAR E ELA ESTIVER INFLUENCIANDO A EDUCAÇAO DE SEUS FILHOS. E VCE DECIDINDO MANDAR EMBORA POR SER LÉSBICA, VCE PODERÁ RESPONDER A PROCESSO CRIMINAL POR DISCRIMINAÇAO E DANOS MORAIS… ESSA LEI DOS HOMOSSEXUAIS É SÓ UMA PARTE, TEM MUITO MAIS. E ISSO É UMA VERGONHA… JA BASTA A COTA PARA AS UNIVERSIDADES QUE TEMOS DE PAGAR POR ELAS PARA QUE O LULA SE ACHE UM GRANDE PRESIDENTE SOCIALISTA. ELE QUE USE O DINHEIRO DELE PARA FAZER “DOAÇÃO” CRIANDO MAIS E MAIS IMPOSTO E NÓS, BRASILEIROS, SOMOS OBRIGADOS A PAGAR POR ESSA MARACUTAIS DESSA PTEZADA … DILMA, VAMOS FALAR SÉRIO, É MUITO BURRA E ANTIPÁTICA AO EXTREMO… FORA O RESTO…

  13. antonio carlos
    sábado, 16 de outubro de 2010 – 21:56 hs

    Acho incrível o comportamento de evangélico que vota seguindo a orientação da sua igreja. Então para quê e por quê votar? Só porque o pastor mandou? Política e religião são coisas totalmente distintas, uma independe da outra, pelo menos teoricamante, Mas me parece que na ótica de alguns evangélicos não é assim que funciona, e por que isto? Crer em Deus só não basta? Não, é preciso aliar o poder político ao religioso, veja-se o número de pastores na política. Deus e o diabo andando juntos, porque a política está mais para coisa do capeta do que qualquer outra coisa neste País. ACarlos

  14. C.Gomes
    sábado, 16 de outubro de 2010 – 22:20 hs

    A abertura política, como sabemos, iniciou-se com a concorrência do Presidente Geisel (lenta,gradual e segura) e de forças sociais.
    A participação da comunista Dilma no evento de redemocratização do Brasil não passa de uma fraude. Aliás ela própria é uma fraude de lulla.
    Nada de mistificações e mentiras,agora é SERRA.

  15. raquel bassetto
    sábado, 16 de outubro de 2010 – 22:50 hs

    Porque será que os petistas e os comunistas que tentam desde a constituinte, aprovar a discriminalização do aborto não aparecem para mostrar a cara .Carlos Eduardo Jorge, Jandira Fegalli,e seus filhotes.
    O PT bem que poderia livrar a cara da Dilma e mostrar a verdadeira cara do PT>

  16. VERDADE
    domingo, 17 de outubro de 2010 – 1:34 hs

    Tanta gente precisando de ajuda porque esses católicos, evangélicos e sabe Deus quem mais não vão trabalhar em programas de voluntariado? Como,por exemplo em hospitais de câncer, de queimados, em orfanatos, asilos, ao invés de ficarem chovendo no molhado! Já encheu esse papo.

  17. Vigilante do Portão
    domingo, 17 de outubro de 2010 – 10:52 hs

    Vai perder mais.
    Basta apertar um pouco mais nos debates.

    Não sei como os marqueteiros do Serra ainda não perceberam.
    Ela “decorou” algumas frases e repete nos debates.

    Aliás, eu se fosse o Marqueteiro do SErra, de há muito teria colocado ao fundo da imagem do Serra o gráfico, mostrando a INFLAÇÃO – ANTES DO PLANO REAL E DEPOIS DO PLANO REAL -.
    o povão PRECISA SABER que a BOA SITUAÇÃO do BRASIL, é fruto da ESTABILIDADE ECONôMICA, oriunda do PLANO REAL.

    Mais, o candidato deve “BATER NA TECLA” de que LULA/DILMA e o PT ‘FORAM CONTRÁRIOS AO PLANO”.
    Basta declinar o resultado da votação do Plano Real no Congresso Nacional.

    Hoje, os “contrários” se UFANAM, dizendo que estamos criando milhares de empregos e que as pessoas podem comprar geladeira, fogão, etc.
    Esquecem de dizer que a “estabilidade econômica” atraiu investimentos, gerando empregos, Impostos , renda e mais possibilidade de consumo.

    Simples, só o Serra não percebeu esse verdadeiro tesouro.

  18. Rasa Pereira(Cajuru)
    domingo, 17 de outubro de 2010 – 17:24 hs

    E lá alguém quer saber se é a favor ou contra ou aborto ? Isso é balela.
    O que tem muita gente querendo saber e se o Serra, vai acabar com a gastança e os vários Ministérios e Secretárias de coisa nenhuma que foram criados, como; Da Pesca, Da sei lá o que Racial, e outras mais.

  19. beria
    domingo, 17 de outubro de 2010 – 17:43 hs

    OSMAR SEU PETISTA IDIOTA. ESSA HISTORIA DA ESPOSA DO SERRA FOI CRIADA PELO STAFF FACISTA PETISTA QUE ESTA DESESPERADO. ESSA MONICA BERGAMO ESTA A SERVICO DO PT. E PUPILA DE FRANKLIN MARTINS, TERSA CRUVINEL E OUTROS…

  20. DILMA APELA
    domingo, 17 de outubro de 2010 – 18:13 hs

    Caro RST

    Não adianta inventar. Todos sabem que agora o PT vem com tudo e todas as mentiras possíveis para prejudicar o cândidato vitorioso JOSÉ SERRA. Acontece que, o aborto comentado0 por você é mentira, é coisa inventada pelo PT agora, O ABORTO DE DILMA, PROPOSTO POR DILMA, ESTA EM SEU PLANO DE GOVERNO E NÃO TEM COMO NEGAR.

    CAI FORA RST.

    Você não tem vergonha ficar apoiando esta sacana que tem um passado sujo e crimoinoso?, procure alguma sujeira do Serra pra ver se voc~e encontra, tanto é que o própiro PT não conseguiu descobrir “absolutamente nada contra Serra”.

    Agora, a DILMA, alé de nunca ter disputado um aleeição, sequer a Sindica de P´redio, quanto mais a Vereadora, tem um curriculun invejável de crimes contra a ordem pública.

    Se liga, não merecemos este LIXO, pense no futuro de seus filhos e qual a histório que você irá contar a eles no futuro. tenho orgulho próprio.

    JOSÉ SERRA nesta catrefa petista.

  21. sarna
    segunda-feira, 18 de outubro de 2010 – 10:47 hs

    O PT tenta inventar um escandalo “ferreirinha” para tirar votos do Serra.
    E a Dilma, logo logo, aparecerá na campanha falando Aleluia e Louvado Seja

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*