CNT/Sensus: Dilma 46,8%, contra 42,7% de José Serra | Fábio Campana

CNT/Sensus: Dilma 46,8%, contra 42,7%
de José Serra

Pesquisa do Instituto Sensus encomendada pela CNT (Confederação Nacional do Transportes) aponta empate técnico entre a candidata do PT, Dilma Rousseff, e o tucano José Serra, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (14).

A petista obteve 46,8% das intenções, contra 42,7% de Serra. Como a margem de erro é 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, o resultado aponta empate técnico entre os dois candidatos. Votos brancos e nulos somaram 4%, e o percentual entre os que não responderam e os que não sabem 6,6%.

Considerando os votos válidos (que excluem nulos e brancos), Dilma tem 52,3% contra 47,7% de Serra.

A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 de outubro, e entrevistou 2.000 eleitores em 24 Estados, com sorteio aleatório de 136 municípios. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 35.560/270 no dia 8 de outubro.

Na pesquisa espontânea, na qual os candidatos não são identificados para os entrevistados, Dilma aparece com 44,5% e Serra com 40,4%. Os demais nomes citados pontuaram 0,3%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda foi citado com 0,3%. Os votos brancos e nulos registraram 4% e os que não sabem e não responderam totalizam 10,6%.

Ao serem questionados sobre a expectativa de vitória, 59,6% dos entrevistados disseram acreditar que a candidata petista sairá vitoriosa do segundo turno das eleições, enquanto Serra aparece com 29%. Os indecisos somam 11,4%.

O Instituto Sensus identificou que 72,9% dos eleitores já têm voto definido. Os que não têm representam 22,9% e os indecisos, 4,3%.

Rejeição

A CNT/Sensus verificou que o índice de rejeição dos candidatos está próximo: Serra tem 37,5% e Dilma, 35,4% – também tecnicamente empatados.

Contudo, a pesquisa identificou um aumento da rejeição da petista em relação ao último levantamento (de 26 a 28 de setembro), quanto Dilma estava com 32,6% e Serra com 40,2%.

Debate na Band

Dos entrevistados, 30,9% disseram ter assistido ao primeiro debate do segundo turno, promovido pela TV Bandeirantes no último domingo (10). Desses, 54,7% avaliaram que a ex-ministra teve um desempenho melhor, contra 45,3% do ex-governador de São Paulo.

O diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, avaliou que o debate foi positivo para a presidenciável. No entanto, as denúncias de tráfico de influência na Casa Civil foram preponderantes para diminuir a intenção de votos da candidata. “Teve um peso maior que a discussão sobre assuntos religiosos”, afirmou.

“A posição da CNT/Sensus será de evitar fazer prognósticos [de vitória] devido ao rumo que a campanha tem tomado, com o empate técnico entre os dois candidatos”, afirmou o presidente da CNT, Clésio Andrade.


18 comentários

  1. luis toomenta
    quinta-feira, 14 de outubro de 2010 – 11:46 hs

    A GENTE ESTAMOS CHEGANDO, SERRA 2010.

  2. vera
    quinta-feira, 14 de outubro de 2010 – 12:07 hs

    http://www.youtube.com/watch?v=QFZGvOjD7-M vejam por favor

  3. CAÇADOR DE PETISTAS
    quinta-feira, 14 de outubro de 2010 – 12:20 hs

    Vai dar JOSÉ SERRA.

    O povo ndão vai trocar a experiência de um homem público pela inexperi~encia de uma malandra só porque Lula quer afinal, o futuro de nossos filhos depende de nossoas atos.

  4. Duval Simões Araújo-Londrina
    quinta-feira, 14 de outubro de 2010 – 12:24 hs

    A virada está delineada, Serra vai vencer com mais de 3% de diferença. O Brasil, mesmo gostando de Lula, não aceitou a péssima candidata que o PT quiz nos empurrar goela abaixo.
    Podiam ter pensado em alguém mais preparado e sem um passado tão ruim como dona Dilma.
    Vai dar Serra, pois Serra é do Bem!

  5. vera
    quinta-feira, 14 de outubro de 2010 – 13:08 hs

    http://www.youtube.com/watch?v=AlFBhyTvRPU vídeo Jair Bonsonaro

  6. Henrique da bob cat
    quinta-feira, 14 de outubro de 2010 – 13:59 hs

    FABIO CAMPANA…ESTA É MUITO BOA…
    CIRO GOMES FALA A VERDADE SOBRE DILMA E PT….

    http://www.youtube.com/watch?v=pOO1M8OZpEI

  7. O Povo
    quinta-feira, 14 de outubro de 2010 – 14:52 hs

    A queda da popularidade de Dilma é diária, agora parece que a população acordou quem é está mulher que nunca se candidatou a nada e de repente quer ser logo a Presidente do Brasil, sem preparo, sem vivência Administrativa, sem condições de governar um pais do tamanho do nosso!
    Vamos em 15 dias mudar essa história, e vamos eleger o José Serra para Presidente do Brasil, pois é honesto, já mostrou que sabe fazer e vai dar um salto de qualidade na Administração Pública do Brasil, vamos mudar mas com segurança e votando em gente correta e direita. Vamos de José Serra para Presidente do Brasil!

  8. quinta-feira, 14 de outubro de 2010 – 15:05 hs

    O primeiro turno praticamente esgotou a possibilidade de Lula ser o intermediário da confiança na Dilma. Agora, no segundo turno, o debate é entre os dois candidatos e o Lula, por mais que seja popular e por mais que tenha decidido abdicar do papel de Presidente da República para ser cabo eleitoral, não tem como interferir tanto. Dilma, assim, ficará mais exposta. Sua pouca experiência, sua incapacidade de articular claramente as ideias e até mesmo a falta delas em diversos casos, seu temperamento explosivo e avesso à contestação ficarão expostos. O debate da Band foi sintomático. Mesmo que tenha havido a instrução de ser mais agressiva, ela tendeu a perder o controle, ficou ofegante, misturou coisas, se perdeu em diversos momentos. Dos que aprovaram seu desempenho, parte ainda está influenciada pela imagem anterior, que tende a se dissipar. A isso se soma a degradação moral, a deterioração ideológica e a políticia fisiológica que passou a dominar o PT. Agora mesmo, essa rendição aos fanáticos religiosos, com a traição de princípios, demonstra isso. Deve ter resultados negativos, se o PSDB souber mostrar a farsa e a falta de caráter. Serra está longe de ser um primor de simpatia, mas tem mais história, mas traquejo e mais realizações a mostrar. Creio que o PT forçar a menção ao governo FHC pode ser um tiro pela culatra. Basta a campanha do PSDB criar coragem de enfrentar o monstro, que não é tão feio assim. Afinal, foi no governo FHC que o país criou as condições institucionais, economicas, fiscais e estruturais para que o Lula conseguisse bons resultados. A inflação foi controlada no governo Itamar, sob a liderança de FHC; os programas sociais e de redução de desigualdades começaram com FHC e só mudaram de nome; as mudanças no sistema bancário, que permitiram enfrentar a crise recente, foram feitas sob FHC (Proer); a massificação da educação básica e grande programas educacionais foram iniciados sob FHC; a lei de responsabilidade fiscal, tão combatida pelo PT e agora gostosamente aproveitada, ocorreu sob FHC; mesmo as privatizações, também tão demonizadas, trouxeram resultados importantes (Embraer, telefonia, Vale etc.). Serra também tem o que mostrar, como parlamentar (criação do FAT, por exemplo) e como participante de poder executivo (reestruturação da economia no Estado de São Paulo, como Secretário do Planejamento, genéricos e AIDS, com enfrentamento de grande laboratórios, fumo, enfrentando interesses da imprensa e da indústria, ou Bolsa Alimentação, como Ministro da Saúde, programas sociais, de meio ambiente, virada cultural, apoio à juventude, como Prefeito e Governador de São Paulo). A tendência, assim, é de inversão. Queda da Dilma e subida do Serra.

  9. quinta-feira, 14 de outubro de 2010 – 15:50 hs

    VAMOS PESSOAL FORÇA;;;;;;;JÁ JÁ IREMOS PASSAR O NOSSO OPONENTE…….AGORA É SERRA 45 45 45 45 45 45 45 454

  10. CARLOS
    quinta-feira, 14 de outubro de 2010 – 16:14 hs

    NAS PESQUISAS INTERNAS DO PT, SERRA JÁ ESTÁ 3% NA FRENTE DA BRUXA.

    É O DESESPERO TOMANDO CONTA DO PT !

    SERRA NOSSO NOVO PRESIDENTE !

    45 NELES !

  11. quinta-feira, 14 de outubro de 2010 – 17:06 hs

    ACORDEM APOSENTADOS ;;;VAMOS AJUDAR O SERRA NOS AJUDAR;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

  12. MAURÍLIO VIANA PEREIRA
    quinta-feira, 14 de outubro de 2010 – 17:28 hs

    Fico imaginando (quando vejo a Dilma Rousseff) em seu programa e/ou debates, que nem eu e nem a população Brasileira, poderemos suportar (durante quatro anos) essa candidata que o senhor Luis Inácio quer enfiar “guéla abaixo” em nós Brasileiros, pois seu semblante efetivamente não é do bem (é só olhar diretamente em seus olhos). Tambem como confiar em uma mulher que um dia fala uma coisa e no outro fala outra? Então cabe a nós não permitirmos que isso ocorra e temos até o dia 31 de outubro para nos ajudar, pedindo votos para o JOSÉ SERRA – 45, que como é sabido é sim o mais preparado, então vamos lá, cada voto é muito importante, pois tem peso dobrado. Vamos a luta reverter esta eleição, pelo bem nosso e pelo bem do BRASIL.

  13. VERDADE
    quinta-feira, 14 de outubro de 2010 – 21:02 hs

    Essa pesquisa o Beto não vai impugnar?

  14. Caçador de Otário
    quinta-feira, 14 de outubro de 2010 – 21:16 hs

    O caçador de fantasma:
    Espera a m… da grana das empreiteiras do ” ROLO anel” de São Paulo aparecer na mídia.
    A grana da festa de aniversário do Serra: R$ 1.000.000,00 – veio do céu?…
    Não adianta, tem quem gosta de ser mandado por paulista.
    Quem anda com gente do DEM, garanto que não é do BEM.

  15. Sandro
    quinta-feira, 14 de outubro de 2010 – 22:09 hs

    Vão se danar 45

  16. TRABAIADÔ
    sexta-feira, 15 de outubro de 2010 – 9:05 hs

    PARABÉNS SR. PEDRO !! A VOZ DA DA EXPERIÊNCIA, APÓS UMA VIDA DE TRABALHO HONESTA, PRECISA SER RESPEITADA COMO NUNCA ANTES NESTE PAÍS
    MEU PAI COM 80 ANOS, TAMBÉM ESTÁ NA LUTA,

    VAMOS DEMITIR DILMA DA PTrobras, ela ganha 110mil reais mensais sem trabalhar

    SERRA 45, PRESIDENTE

  17. eleitora do 45
    sexta-feira, 15 de outubro de 2010 – 10:31 hs

    o Pt ja esta claro que querem fazer com o brasil
    igual na cuba na venezuela que aqueles homens entram la
    e nao saem de jeito nenhum ficam obrigando o povo
    amedrontam o povo ameaçando se nao votarem vao perder
    bolsa familia pro uni habitaçao saude e varias outra ameaças
    chega meu povo bem que o padre da cançao nova num video
    que chegou para mim ontem que ele diz chega de medos chega de
    medo de dizer o que pensa por medo dos pts. basta agora é serra 45

  18. Josy
    segunda-feira, 18 de outubro de 2010 – 22:50 hs

    Com certeza temos que tirar esses petistas do poder
    É só marketing e mentirada e o povo mais desinformado acredita ,onde que o Lula pagou a dívida externa ?Nunca foi tão alta ,gente que mentira …aí sim tenho certeza que estamos lidando com a ditadura que faz lavagem cerebral no povo só com mentiras e depois que todos estiverem ao seu lado toma o poder ,quer mais …proibir o escândalo do Sarney de ser divulgado no jornal ,e ainda proibir os humoristas de zoar com os políticos …só eles podem zoar com o povo ,né?Agora que estão começando a enxergar quem são os petistas …até os padres e pastores estão se voltando contra eles , a toa que não é,com ceretza tem que mostrar para esse povo mais desinformado que são os que vota no Lula que tudo não passa de uma farsa, são tantas mentiras absurdas que o povo nem sabe o que é verdade nisso tudo ,que lavagem cerebral …A Dilma foi na TV falar que é a favor do aborto e do casamento homossexual para ganhar voto e como não passou no primeiro turno agora vem dizer que não falou isso ?Gente vamos acordar nunca teve tantos escândalos como no governo petista …então o PSDB pode não ser mil maravilhas ,mas melhor que o PT com certeza ,e mais não escondam mais o FHC pois tudo começou em seu governo e agora o Lula vangloria o que não lhe pertence e ainda usando o dom que o PTtem de persoasão pondo o povo contra o FHC ?O Lula é mil vezes pior ,E A DILMA ENTÃO …ESTAREMOS PERDIDOS NAS MÃOS DESSES DITADORES ,ACORDA GENTE

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*