Cida Borghetti é a paranaense mais votada da história para Federal | Fábio Campana

Cida Borghetti é a paranaense mais votada da história para Federal

Um dia depois de entrar para a história da política paranaense como a mulher mais bem votada para deputada federal de todas as eleições, com 147.910 votos, Cida Borghetti, do PP, concedeu entrevistas na Assembleia Legislativa.

Cida foi a candidata mais votada de sua coligação e teve a 5º maior votação dos 17 candidatos eleitos. O número de votos obtidos pela deputada é mais de duas vezes superior à votação da primeira mulher que já exerceu o cargo de deputada federal pelo Paraná, a Dra. Clair da Flora Martins, eleita em 2002 com 59.109 votos.

“Temos um nobre desafio pela frente de defender o Paraná no Congresso Nacional e a oportunidade de estender para todo o Brasil as causas importantes que lutamos aqui no Paraná nos últimos oito anos como, o combate ao câncer de mama, a defesa dos valores da família, dos direitos da mulher e da criança e tantas outras causas importantes”, falou à imprensa Cida Borghetti, que cumpre o último ano do seu segundo mandato com deputada estadual e tem 92 leis publicadas, recorde na Casa.

Trajetória

Cida Borghetti nasceu em Caçador (SC), mas ainda criança passou a residir com a família em Curitiba. Casada e mãe de uma filha, Cida é empresária e especialista em políticas públicas.

Atuou na área de publicidade e televisão antes de entrar para vida pública, em 1990, quando assumiu voluntariamente a presidência do PROVOPAR de Maringá. No Governo Jaime Lerner, foi Chefe da Representação do Governo do Paraná em Brasília.

Em 2000 disputou o primeiro cargo público, obtendo 22.392 mil votos como candidata a prefeita de Maringá. Em 2002 foi eleita deputada estadual com 53.225 mil votos pelo Partido Progressista e, reeleita, em 2006, com 66.492 mil votos

Atuação Parlamentar

Entre as leis propostas por Cida Borghetti que tiveram maior repercussão no Paraná, a instituição do Dia de Luta Contra o Câncer de Mama em 27 de novembro incentiva todos os anos grandes mobilizações de mulheres em várias cidades do estado lembrando da importância dos exames preventivos.

Outra lei proposta pela deputada que ganhou destaque na mídia estabeleceu o controle da freqüência dos alunos na rede estadual de ensino, prevendo responsabilização civil e até criminal dos pais de alunos com elevado número de faltas na escola.
Assunto relevante, que se arrastou durante anos na Assembleia Legislativa e se materializou depois da intervenção de Cida Borghetti, foi a regulamentação das regiões metropolitanas do Paraná. Ponto de partida para discussões importantes, como a integração do transporte entre municípios de regiões onde há conurbação, assuntos como coleta de lixo, consórcios intermunicipais de saúde, uso de recursos hídricos e habitação passaram a ser planejados de forma integrada nas regiões metropolitanas do interior do Estado depois da publicação desta lei.


9 comentários

  1. TIÃO
    quarta-feira, 6 de outubro de 2010 – 9:45 hs

    E O ALEX CANZIANI É O DEPUTADO FEDERAL MAIS VOTADO DO GRUPO DO BETO RICHA.

  2. bull.mma
    quarta-feira, 6 de outubro de 2010 – 10:04 hs

    Eu mesmo nunca tinha ouvido falar nela mais votei nela por causa do Ricardo Barros que é o marido dela espero que ela governo pra família a sim como seu marido falou que faria se fosse eleito senador

  3. Luiz
    quarta-feira, 6 de outubro de 2010 – 10:20 hs

    Essa é a nossa deputada, mulher dinâmica e competente

    Parabéns deputada CIDA!!

  4. RAIMUNDO FUENTES
    quarta-feira, 6 de outubro de 2010 – 10:24 hs

    …. E SERÁ DESTAQUE NA CAMARA FEDERAL….TRABALHA
    MUITO ,REPRESENTARÁ MUITO BEM NOSSO ESTADO……….
    É FIRME E DECIDIDA….NO CASO DE UM AMIGO NOSSO QUE TEVE SUA FAZENDA INVADIDA POR SEM-TERRA BADERNEIROS ,ENTROU NA PROPRIEDADE ´SOZINHA ,SENTOU-SE E SÓ SAIU QUANDO A FAZENDA FOI DESOCUPADA,CONSIDERE QUE O GOVERNADOR ERA O BOB REQUI !!!!!….NENHUM OUTRO DEPUTADO CONVOCADO ATÉ POR MIM….NADA FIZERAM…..FORA SUA EDUCAÇÃO .SIMPATIA E BELEZA….A CAMARA FEDERAL VAI GANHAR…O PARANÁ TAMBÉM…….

    RAIMUNDO FUENTES.-

  5. Le
    quarta-feira, 6 de outubro de 2010 – 11:41 hs

    Espero que com esta votação ela lembre dos pequenos municipios, um exemplo é mandaguaçu, o que ela trouxe para este municipío? Há é verdade ela conseguiu um onibus escolar, isso por que aqui é da situação, e o Enio Verri que é oposição sera que trouxe alguma coisa? Sim patrulha mecanizada, um onibus escolar, a quadra coberta para escola Francisco perioto, a construção do predio para implantar o CRAS a verba para sinalização no transito de Mandaguaçu, será que é o partido do prefeito que importa ou a vontade do politico trabalhar? Acho que a assessoria tamben faz a diferença

  6. maria fuxiqueira curitibana
    quarta-feira, 6 de outubro de 2010 – 13:49 hs

    em primeiro lugar parabens a nossa linda e competente deputada cida borghetti que juntamente com seu marido ricardo barros sao as 2 maiores forcas politicas do estado,em minha opiniao cida ainda sera a nossa futura senadora ou governadora,sou gaucha mas moro aqui no pr a 15 anos,acredito que toda populacao paranaense deve ter orgulho desta competente deputada que para mim vai fazer diferenca em brasilia ,como a mais linda deputada do brasil,so acho que que aqui ainda no pr o povo é um pouco mais atrasado com as mulheres na politica,no meu rio grandedo sul,que temos muita historia poltica as mulheres sao mais respeitadas,todos os curitibanos e paranaenses devem apoiar as 3 mulheres que agora irão representar o nosso estado na politica nacional,força deputada cida voce é um orgulho para todas nos mulheres, a nossa evita peron,com muita elegancia ,educacao,competencia e beleza.

  7. elisandra
    quarta-feira, 6 de outubro de 2010 – 14:24 hs

    ALÉM DE MUITO BONITA ,TAMBEM INTELIGENTE.ISSO ORGULHA MUITO A NÓS MULHERES PARANAENSES!!!! PARABÉNS CIDA!

  8. ariao quatigua
    quarta-feira, 6 de outubro de 2010 – 16:55 hs

    parabems sida vc e demais bjos

  9. João Gabriel
    sábado, 30 de julho de 2011 – 19:56 hs

    Parabéns a NOSSA deputada, candidata da oposição PP-PDT no meu município , conseguiu vencer do candidato do prefeito. em resposta ao senhor ali em cima o digníssimo enio verri recebe voto para fazer nada, candidato do PT(partido que nos ultimos anos só vem fazendo festa) ele aparece no municipio só de quatro em quatro anos quando aparece

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*