Campanha de Serra une discurso religioso ao ambiental | Fábio Campana

Campanha de Serra une discurso religioso ao ambiental

Tucano prepara-se também para uma imersão no Nordeste

Do Correio Braziliense

A campanha de José Serra (PSDB) decidiu incorporar de vez o discurso religioso a respeito do aborto na corrida eleitoral. Durante o encontro de lideranças do partido, promovido ontem para dar largada à corrida eleitoral no segundo turno, praticamente todos os aliados do tucano colocaram o tema sobre a mesa.

A avaliação dos estrategistas do candidato é de que a “guerra santa eleitoral” tirou votos preciosos da adversária Dilma Rousseff (PT) e ainda deve sangrar mais a campanha petista. Aliado ao ambientalismo, a questão também ajudaria a cooptar parte do eleitorado de Marina Silva (PV) e seria uma porta de entrada para tentar diminuir a vantagem petista no Nordeste.

Do presidente do PSDB, Sérgio Guerra, ao presidente de honra do DEM, Jorge Bornhausen, passando por senadores e governadores eleitos pelas legendas oposicionistas (PPS-DEM-PSDB), a palavra de ordem é explorar a polêmica religiosa.

“Quem tem esse problema para resolver não somos nós, é a Dilma. Não temos problema em ser a favor ou contra isso. Quem tem de explicar isso é uma ex-ministra que diz quatro coisas a respeito do assunto e normalmente não fala a verdade”, provocou Guerra. “Aborto já pesou na campanha e vai continuar pesando”, afirmou Bornhausen.

O próprio candidato tucano à Presidência decidiu explorar o assunto durante o seu discurso de mobilização para os aliados, mas acabou cometendo um ato falho. “Eu nunca disse que sou contra o aborto, porque sou a favor. Quer dizer, eu nunca disse que sou a favor porque sou contra”, emendou Serra.

Os analistas do PSDB, no entanto, ainda não têm uma ideia exata de quanto o assunto pode influenciar a escolha do eleitorado. O próprio candidato não anunciou como será sua política sobre a descriminalização — ele apenas diz ser contra a prática. Questionado, o candidato a vice de Serra, Índio da Costa (DEM-RJ), preferiu tergiversar: “Sou a favor de manter a legislação como está e acabou o assunto.”

Além do espólio verde, o tema também serviria como porta de entrada para o discurso de Serra se aproximar do eleitor no Nordeste, estado em que o tucano acumulou derrotas expressivas para Dilma e só elegeu um governador — Teotônio Villela (PSDB-AL) disputa o segundo turno. “Para a política, existem duas coisas no Nordeste: governo e igreja”, resumiu o líder do DEM na Câmara dos Deputados, Paulo Bornhausen (SC).

Entre os aliados tucanos, a crença é de que a região foi muito afetada pelas ameaças de que, no caso de vitória de Serra, ele acabaria com o programa Bolsa Família — ação desmentida pelo tucano. “No Nordeste existe uma verdadeira pressão em cima do Bolsa Família, uma ameaça aos mais pobres, de que sem o Lula a bolsa acabaria, uma chantagem”, acusou o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que perdeu a reeleição para o cargo.

Nos discursos, também sobraram críticas à campanha de Serra no primeiro turno. Os aliados bateram em teclas como a da falta de agressividade e excesso de marketing. “Não se vence uma eleição só com ações propositivas. O véu tem de ser desnudado”, pediu o candidato derrotado ao governo de Pernambuco, Jarbas Vasconcellos (PMDB). “A campanha foi educada demais. A política se acanalhou no Brasil. Não existe mais lado nem convicções, só conveniência e troca de favores”, disparou Tasso.

FHC
Antes do discurso de mobilização para os aliados, Serra definiu alterações na campanha, especialmente nos estados. O papel de articulador, antes restrito a Sérgio Guerra, será repartido com o senador eleito por São Paulo Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), que pautou sua campanha colado na imagem do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Curiosamente, ao contrário do que ocorreu no primeiro turno, Serra decidiu exaltar as ações de FHC em seu discurso. Além das reiteradas críticas ao PT — quando defendeu que o Congresso legisle para limitar a participação do presidente da República em campanhas eleitorais —, o tucano fez algumas referências a Fernando Henrique, ao lembrar, por exemplo, a privatização do setor de telecomunicações e a implementação do real.


9 comentários

  1. José Diniz
    quinta-feira, 7 de outubro de 2010 – 18:01 hs

    Se o vice do Serra fosse o Álvaro… Seria muito mais difícil pra Dilma…
    E, posso dizer: com um pouquinho mais de inteligência o Serra leva essa eleição. O PSDB tem que trazer o FHC pra televisão, lembrar o povo de quem é o pai do REAL, a questão do celular que até eu, um pobre assalariado tenho. O FHC tem voto e, pode fazer diferença.

  2. Luiz Muniz Aragao
    quinta-feira, 7 de outubro de 2010 – 18:32 hs

    Votamos na MARINA não pela ONDA VERDE, mas por que somos evangélicos como ela.
    A DILMA é atéia e ex-guerrilheira, não convence a ninguém essa disfarçada MAQUIAGEM que o PT fez na coitada… é uma boneca fantoche na mão dos chavistas.
    É isso que o grande eleitorado da MARINA percebeu….
    Esse papo de meio ambiente é para um pequeno grupo do PV.
    Mariana é um ser humano comum, a Dilma uma farsa!

  3. Mandiga da Vitória
    quinta-feira, 7 de outubro de 2010 – 20:27 hs

    Serra eleito com 90%

    O internacional Bruxo Chik Jeitoso embarca para Brasilia proximo convicto na Mandiga que realizara para o futuro Presidente do Brasil Sr Serra 45. O bruxo que previu a vitória esmagadora do Governador eleito Beto Richa veja ( http://www.olhonamira.com.br/blog/?p=4728 ) , estara num voo primeira classe direto ao Distrito Federal. O experiente feiticeiro com seus 27 anos de bruxaria ja realizou centenas de mandigas politicas, a vitória do Presidente dos E.U.A Barack Obama, uma Mandiga para o Presidente Fernando Henrique Cardoso, e até para o atual Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva. O mesmo revela que não teve noites de sono fazendo mandigas para vários politicos nestas eleições 2010, com exito em todas.

    Não é a hora da Dilma Rousseff, seria a mesma coisa fabricar um Médico cardiologista na última hora, a morte do paciente é mais anunciada que a queda das torres gêmeas. Inadimissível querer brincar de Deus, para quem realizou tantas greves e brigou por direitos, não pode fazer vistas grossas a tantos escandâlos veridicos e tão forte como da Casa Civil e outros bombásticos que ja foi capa de revistas e jornais.

    O Tarot mostra a volta do PSDB com honrras e glorias, a carta da Justiça pede que outros assuntos escabrosos que estão debaixo do tapete venha a tona e lava-se a roupa suja urgente. Serra tem a carta do Mundo em volta dele, do brilho e do verdadeiro Gladiador futurista. A força do eleito Governador Beto Richa será importantíssimo para a vitória esmagadora do Serra. Com a magia positiva do Senador Alvaro Diase a força de todos os aliados com a grandeza do PPS fará é muito a diferença.A Mandiga da vitória também vai desvendar verdadeiros mistérios ocultos que ainda não foi revelado, cabeças vão rolar para todo lado ainda na última hora, o Lula sabe que ele não tem 80% de aprovação. ele tem a porcentagem que a Dilma fez, e com quedas assustadoras, arripiadoras. Bomba vem ai. A Hora é do Serra, e niguém tira, a verdade apareceu, nua é crua, a mandiga da a boa sorte ao Serra e os Brasileirinhos vão entender seu lema que é ” O Brasil pode Mais “, não podemos ficar no achismo, nem no paradigima da gorjeta viciosa e criar monstros preguiçosos no cartão, no vale, na esmola legalizada. Os Orixas abominam tal projeto retroativo. Pede a Mandiga da vitória com recheios da Boa Sorte. PSDB tem as cores da Bandeira do Brasil, Branca, Amarela, Azul, falta o Verde da Marina Silva, entedeu. O Bruxo Chik Jeitoso manda um aviso para os picaretas de plantão, ” Não sou bruxo paraquedista “.

    Vejo na Assembleia Legislativa do Paraná a vitória unanime do proximo Presidente daquela casa, será o Deputado Alexandre Khuri.

    A Saúde do eleito Senador Roberto Requião ta tão a perigo que ele pode não assumir sua cadeira, e as brincadeiras de escola tem que ficar para os novos aluninhos vindouros, avisa 3 cartas do tarot do bruxo.

  4. AURÉLIO
    quinta-feira, 7 de outubro de 2010 – 21:59 hs

    PREZADO LUIZ MUNIZ, SE ME PERMITE, FAÇO MINHA AS SUAS PALAVRAS…..Que Deus ilumine a mente dos brasileiros na hora do voto, dia 31….SERRA 45

  5. CAÇADOR DE PETISTAS
    quinta-feira, 7 de outubro de 2010 – 22:41 hs

    JOSÉ SERRA é homem de bem, é casado, tem família, te caráter e pensa no futuro do pais. Dilma, não tem cunho familiar, mente, é afinada ao comunismo e ao aborto.
    Mereço nosso respeito e confiança?
    A minha confiança e respeito não. Você decide a sua. Pense no futuro de seus filhos e próximas gerações.

    JOSÉ SERRA NESTA CORJA DE SAFADOS.

  6. ISiS
    quinta-feira, 7 de outubro de 2010 – 23:15 hs

    A bonequinha do Lula é falsa e não convence. Tem tanto medo do povo que vive cercada por um batalhão de seguranças ou de cercas protetoras. Político que é bom se joga nos braços do povo, fala sem ensaio, não depende de marqueteiros, improvisa discurso em qualquer lugar e ambiente e acima de tudo convence no olhar e nas atitudes. Dá para perceber que quando Dilma está sózinha gagueja, sua fala carece de coerência e articulação e seu olhar denota falta de segurança. TUDO QUE É FALSO TEM POUCA DURAÇÃO E NÃO TEM CERTIFICADO DE GARANTIA.

  7. sergio lomdrinabricha
    quinta-feira, 7 de outubro de 2010 – 23:17 hs

    ze diniz voce tem o celular mais caro do mundo ,mas se voce e curitibano ,e esta acostumado com o pedagio do lerner ,nao vai nem se dar conta .o mexicano deve rir das nossas caras de tontos

  8. P/CACADOR PETISTAS
    sábado, 9 de outubro de 2010 – 13:56 hs

    Cacador de petistas….qual a garantia que Serra vai cumprir suas promessas mirabolantes……salario minimo 600.reais…10% para aposentados….l3%terceiro para a bolsa familia……isso sem contar os milagres que ele promete….pergunto…..SERRA FAZ MILAGRES…….OU OS BRASILEIROS TEM CARA DE OTARIO….TALVES SEJA O MAGICO MISTER M……

  9. vera lucia
    quinta-feira, 14 de outubro de 2010 – 16:14 hs

    se no governo do Serra não sobrar nenhum ladrão do governo do pt escondido, vai sobrar dinheiro de montão , porque o Serra é um homem honesto e tem ficha limpa e não aceitaria essa ladroagem que tem no PT Só quem tem o currículo doSerra pode governar r fazer muito mais pelo Brasil

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*