A desmoralização das pesquisas eleitorais | Fábio Campana

A desmoralização das pesquisas eleitorais

O Ibope errou feio mais uma vez no Paraná. Agora, errar na boca de urna é incrível e desmoraliza qualquer instituto. Isso tudo só dá razão para o time jurídico do PSDB que barrou as pesquisas porque as considerava “incorretas” ou “tendenciosas”. Pois, pois, estavam certos.

Aliás, o que segurou a subida dos candidatos ao Senado da oposição, especialmente Gustavo fruet, foi a divulgação de pesquisas absolutamente erradas que informavam que ele continuava em baixa, distante da vitória. Perdeu por diferença mínima para Requião, que se beneficiou dos ibopes equivocados.

Agora vejam o que nos conta o Ancelmo Góis: Durante as eleições, o nome do Ibope é levado aos céus com direito a aparecer toda hora no “Jornal Nacional”. Mas a cada ano que passa o percentual das pesquisas políticas no faturamento da empresa mingua. Hoje é de uns 6%.

Na largada, Carlos Augusto Montenegro, do Ibope, pisou na bola ao minimizar a força de Lula na eleição.

Já Marcos Coimbra, do Vox Populi, errou feio nas contas de chegada. Agiu como torcedor de Dilma. Com todo respeito.


40 comentários

  1. ROBERTO
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 1:15 hs

    Ralmente as pesquisas eraram feio, mas por outro lado o PSDB de fruet não conseguiu elege-lo apesar de todo empenho e esforço do próprio partido.Mas quem saiu vitorioso nessa história toda, apesar de não ser eleito foi o Ricardo Barros que teve uma fantástica votação, com sua garra, luta e batalha. Parabens para este nobre político. Quem perdeu fomos nós as famílias paranaenses.

  2. Julio
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 4:01 hs

    E a boca de urna saiu com a apuração já bem avançado…

  3. CLOVIS PENA -
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 5:35 hs

    Os institutos de pesquisa estão parecidos com as previsões dos horóscopos em final de ano. Ridículos.

    O que preocupa é que as pesquisas de opinião pública são elaboradas segundo critérios científicos mas, por algum motivo que precisa ficar mais claro, mostram resultados questionáveis segundo a lógica intocável da matemática.
    Rubens Bueno está certo em denunciar a possibilidade real de comprometimento da eleição de Gustavo Fruet. Dano irreparável, sob vários aspectos.

  4. ATADAILHA
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 5:42 hs

    cadeia pros dois.fechamento dos institutos e ressarcimento dos gastos de campanha de todos os prejudicados.
    eles nao erraram sem motivo,foram milhoesoesoes de motivos.
    eles tem caixa para pagar, caixa dos milhoes de motivos.
    chega dos mesmos.

  5. Pedro Malazartes
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 6:28 hs

    E o blog do Esmael voltou. Pior do que antes…

    Lisa postou que Beto vai dar uma de engenheiro e esquecer a educação. Nem viu Beto anunciando um especialista, do ramo, o prof. Flávio Arns para o cargo.

    Se desse Osmar, Lisa, partindo dessa sua idéia quadrada, o Paraná iria se transformar numa imensa pastagem onde você se fartaria…

  6. Pedro Malazartes
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 6:31 hs

    Fabião: Como o Esmael está de volta, incorrigível, vou ver os comentários dele e responder aqui. Ele quer que engulamos as suas baboseiras, sem retrucamentos.

    Aqui, ó, gaivota.

  7. serginho
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 6:38 hs

    governador.firme e assim nao deixou sair pesquisa furada e o povo agora ve que ele tinha razao. as pesquisas encomendadas pela oposiçao era realmente duvidosa pois pois isso é coisa do pt. tomaro no ra……………………………………………………. deu o serto BETO RICHA. e a dilmadita foi pro segunda e vai perter pois consequimos salvar o paraná e vamos salvar o brasil. agora é JOSÈ SERRA

  8. Francisco
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 7:18 hs

    Parabéns a Gleisi, mas na verdade ela não teve mais votos que o Beto, proporcionalmente, como a assessoria alega. São dois votos para o senado, então grosseiramente teve a metade dos votos do Beto…

  9. terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 7:35 hs

    Oi Fábio só passando para divulgar o blog da nossa escola, e como sempre leio suas matérias pensei em enviar para vc…abraços

    http://mariaarminda.blogspot.com/

  10. Jango
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 8:04 hs

    Diante dessas constatações não resta dúvida de que as tais “pesquisas” eleitorais de um caso “político”, já desconfiado pela população, passaram a um caso de polícia.
    Resta perguntar o que a politicagem não desfigura, não degrada, não conspurca neste país ?
    Tudo, simplesmente tudo.
    E quando vemos que a “renovação” da Assembléia e da Câmara e Senado se deram com os velhos e cachimbados parlamentares da lamentável gestão governamental anterior – que deixa um passivo de dívida pública monumental ao povo como herança – podemos perguntar: como isso aconteceu ?
    Penso que nesta “renovação pelos mesmos” – que faria exultar o conde de Lampedusa – existe algo semelhante e talvez mais escandaloso do que a falácia das pesquisas !

  11. Luiz Maranhão
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 8:07 hs

    Na minha opinião alguns donos,presidentes,diretores ou responsaveis pelos institutos de pesquisas são verdadeiras prostitutas de determinados politicos ou partidos politicos, isto ficou muito claro aqui no Paraná com pesquisas manipuladas.Porém em nosso estado a justiça eleitoral foi firme e isenta.l

  12. Paulo Licursi
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 8:10 hs

    Até quando a Justiça Eleitoral e os “homens que fazem leis” vão tolerear tamanha irresponsabilidade destes institutos de pesquisas, ou melhor “institutos mepagamais quetefaço a pesquisa”?
    Felizmente a população está aprendendo a separar verdadeiro do falso.Mas infelizmente, uma parcela da população não conseguiu ver a distorção na pesquisa para o senado e o Fruet ficou de fora.Perdeu o Paraná, perdeu o Brasil. Um ícone da política nacional que muito poderia contriuir para a nação foi preterido.

  13. Renato
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 8:17 hs

    Será que não esta na hora de uma auditoria nos institutos de pesquisas.

  14. Pier
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 8:26 hs

    TEM COISA AI,SO PODE, NA ULTIMA ELEICAO O IBOPE DA UMA VITORIA DE REQUIAO DE 14 PONTOS A FRENTE DO OSMAR. AGORA PRO SENADO DAVA 20 PONTOS A FRENTE DO FRUITE. SERA QUE AQUELA SENHORA QUE VISITOU ELE POR DUAS VEZES NA ULTIMA ELEICAO SEGUNDO O OSMAR, VISITOU ELE NOVAMENTE NESTAS ELEICOES.
    HA OUTRA COISA O REQUIAO TAMBEM DEVERIA SER RESPONSABILIZADO POR CRIME ELEITORAL, POIS EM SEU TUWITER ELE SO DAVA PESQUISAS MENTIROSAS COISAS TIRADA DE SUA CABECA. PENA QUE O PARANA PERDEU PARA O SENADO O GUSTAVO FRUITE, NOS IREMOS SENTIR LA NA FRENTE O QUE OS DOIS SENADORES ELEITOS IRAO FAZER PELO PARANA. NADA.

  15. gilberto ibere abreu andrade
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 8:36 hs

    em um pais onde a imprensa tem candidato e não se manifesta o que podemos esperar.
    isso que aconteceu no Paraná com o proibição de pesquisa é que precisa se investigar.
    com essa agora até o judiciario precisa ser investigado e sem demora.

  16. FCH
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 8:47 hs

    E O INCRÍVEL É QUE AINDA “METEM O PAU” NO PSDB PORQUE IMPEDIU A DIVULGAÇÃO DAS PESQUISAS.
    VEJAMOS OS ERROS ABSURDOS: BOCA DE URNA IBOPE 51% BETO E 48% OSMAR (UMA DIFERANÇA DE 3% ENTRE ELES); COMO A MARGEM DE ERRO É DE 2%, PRA SE CHEGAR A UM RESULTADO PLAUSÍVEL TERÍAMOS QUE SOMAR 2% PARA O BETO = 53% E REDUZIR 2% DO OSMAR = 46%. VEJAM COMO A PESQUISA ESTAVA TENDENCIOSA PARA O OSMAR, IMPUTANDO-LHE NO MÍNIMO 4% DAS INTENÇÕES DE VOTO.
    E MAIS, NAS PESQUISAS BARRADAS PELO TRE, DIZIA-SE QUE OS DOIS ESTAVAM RIGOROSAMENTE EMPATADOS COM 45% (OU 49% DOS VOTOS VÁLIDOS). DEPOIS FALAM QUE OS INDECISOS É QUE SE DECIDIRAM EM FAVOR DO BETO, POR FAVOR….
    O MAIS ABSURDO É NO CASO DO SENADO: COMO SOU DE CURITIBA TODOS DIZIAM QUE O FRUET ERA FORTE SOMENTE POR AQUI E POR ISSO A MINHA IMPRESSÃO DE QUE ELE ESTAVA NA FRENTE ERA ILUSÓRIA.
    SEMPRE QUESTIONEI (INCLUSIVE AQUI NO BLOG) QUE EU ACHAVA IMPOSSÍVEL O “PAPA MAMONAS” ESTAR COM 50% OU ALGO PRÓXIMO A ISSO E O FRUET ESTAR COM APENAS 25%…
    POIS BEM, O RESULTADO ESTÁ AÍ: AO INVÉS DO DOBRO DE VOTOS DO FRUET O “PAPA MAMONAS” TEVE MENOS DE 2% DE VANTAGEM (1,74% PARA SER MAIS PRECISO).
    ISSO QUE EU NEM FALEI DO RICARDO BARROS QUE TAMBÉM FICOU A MENOS DE 5% ATRÁS DO SEGUNDO COLOCADO (4,62% PRECISAMENTE).
    E AGORA AONDE ESTÃO OS CRÍTICOS FERRENHOS DAS IMPUGNAÇÕES DAS PESQUISAS???

  17. Vivi
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 8:52 hs

    Vote em Dilma, mas antes assista o vídeo Mãe do Brasil no

    http://comunismonuncamais.blogspot.com

  18. O DE SEMPRE
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 9:14 hs

    FABIO EU SEI O QUE ACONTECEU…. me escreva que te conto…. abs……

  19. CAVALEIRO NEGRO
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 9:21 hs

    SOU SOLIDÁRIO COM O GUSTAVO FRUET, SÓ PERDEU A ELEIÇÃO PORQUE AS PESQUISAS O PREJUDICARAM , DAVAM ELE COM OS ÍNDICES BEM BAIXOS O QUE LEVOU MUITA GENTE A DESACREDITÁ-LO E IR PARA NÃO PERDER O VOTO…..SE FOSSE O GUSTAVO ENTRAVA COM UM PROCESSO INDENIZATÓRIO E BOTAVA PARA QUEBRAR.

  20. Juca
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 9:29 hs

    E o que dizer das pesquisas para o Senado em SP????

    Piada…

    Aloysio que aparecia em terceiro humilhou Netinho Espancador (ARGH!) e Marta Suplício.

    É óbvio que pesquisas são ”propaganda eleitoral” , como disse o candidato ao senado Luiz Piva!!!!

    F ****-se as pesquisas.

    Eleitor consciente se lixa pras pesquisas.

  21. luadecristal
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 9:33 hs

    Pois é..fiquei esperando ontem no Jornal Nacional justificativas mais expecíficas sobre os “furos”. O caso do Paraná, por exemplo, já seria de bom tamanho.

  22. O DE SEMPRE
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 9:34 hs

    COMPLETANDO FOI COISA DO DEUS….

  23. Pesquisas
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 9:35 hs

    É muito fácil ser dono de instituto. Você dá uma margem tendenciosa de 10, 15 pontos de vantagem. Leva uma grana fantástica. Perto da eleição você dá próximo ao empate com margem de 2 milhões de votos para mais ou para menos. O problema é que com os institutos não é o cidadão que vota. Os institutos votam por ele. Sairam os coronéis entraram os institutos. É a modernidade do voto de cabresto.

  24. Davi
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 9:43 hs

    PÓCHORA, PÓCHORA SEU OSMAR PÓCHORA…

    VEIO LÁ DE BRASÍLIA PRA APANHÁ

    E AGORA VAI VOLTA PRA MARINGÁ…

    PÓCHORA, PÓCHORA SEU OSMAR PÓCHORA…

  25. vera
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 10:06 hs

    Serra devia impugnar as pesquisas, Acho que a Dilma passou na frente de Serra, porque as pesquisas davam ela sempre na frente,e que ganharia no 1ºturno. Isso induziu o eleitor

  26. paraná
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 10:13 hs

    Se as pesquisas não tivessem sido feitas de maneira tendenciosa o requião não teria sido eleito…. que pena perde o Paraná pois Fruet seria um senador muito melhor do que o maria louca…

  27. terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 10:26 hs

    Ficou claro que as pesquisas só serve para enganar bobo e mal informado .

    Sempre disse que essa tal popularidade do Lula é produto de pesquisa que os marqueiteiros usam de má-fé.

    As provas estão cada vez mais evidente.

  28. HENRY
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 10:50 hs

    E NINGUÉM FAZ NADA?? CONTRA ESTES LEZA PÁTRIA?

  29. vera
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 11:14 hs

    http://www.youtube.com/watch?v=KGbir75Q740

  30. Flávius
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 11:17 hs

    Há muito tempo as pesquisas não batem com a realidade. Que tal fecharmos esses institutos?

  31. O Povo
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 11:19 hs

    A entrevista dada ontem pela Diretora Executiva do Ibope, ao Programa Roda Viva, bem mostra as confusões dos números e que não se pode confiar nos números divulgados, segundo ficou claro, os números são entregues conforme a solicitação do cliente, portanto ele pode ser positivo e não representar a realidade, segundo ela mesmo informou, a questão da avaliação positiva do governo Lula é uma “mentira deslavada” nunca está em 80% ou mais como falam, isso não passa de 50% e mesmo assim com grandes ressalvas de amostragens, portanto o castelo da Dilma está caindo não é a toa, nada sustenta uma mentira por tanto tempo!!!!!
    Vamos mudar esse Brasil e trazer a competência e honestidade de JOSEÉ SERRA para Administrar esse nosso Brasil…..

  32. Parreiras Rodrigues
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 11:34 hs

    Em Loanda, Fábio, eleição de prefeito, os irmãos Flávio e Ugo Accorsi, tios do Luiz se pegando. Dia antes do pega prá capar, o cara do instituto contratado por Ugo ligou dizendo que ele poderia até ir pescar.

    Até hoje ninguém sabe se era porque a vitória seria folgada ou se era prá nem ver o rombo…

  33. Pricila Marina Koch
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 11:46 hs

    Tal constatação faz-nos pensar a quantas anda a popularidade do Lula, sem o uso da máquina mortífera do poder.

  34. viviane
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 12:28 hs

    Os cidadãos devem se concientizar a respeito das pesquisas eleitorais, pois, normalmente as empresas que prestam este tipo de serviços querem mais é saber de ganhar e quem paga mais sai na frente. Sou contra divulgacao de pesquisas eleitorais, elas são necessárias mas devem ser feitas iternamente somente para os candidatos saberem. E não se pode deixar o povo dessa forma: “aonde a vaca vai o boi vai atras”

  35. VERDADE
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 12:32 hs

    Continuo perguntando: Porque que quando as pesquisas eram favoráveis ao Beto não tinha problema? O povo é bobo, mas não é burro!

  36. Zangado
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 12:37 hs

    Essas pesquisas “eleitorais” de caso político – de longe já desconfiado – já se transformaram em caso de polícia.
    Deveria ser requerida uma investigação criminal dessas pesquisas “eleitorais”, alías, a Justiça ao examinar pesquisas incorretas ou fora dos “critérios” deveria encaminhar cópias do processo ao Ministério Público Eleitoral para apuração de eventuais ilicitos à lei eleitoral ou criminal.

  37. marciofe
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 18:04 hs

    E será que o lula tem mesmo 80% de aprovação? é um dado fornecido pelas mesmas empresas citadas.

  38. antonio carlos
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 20:10 hs

    O grande vitorioso nesta história toda é o juiz, que aceitou o pedido dos advogados do vencedor. E , para espanto de toda a imprensa, que o acusou de tudo e mais um pouco, bancou a sua decisão. Não cedeu a pressaão dos apressados. As urnas provaram que as pesquisas estavam erradas, e não foi só aqui no Paraná, erraram no País todo. Quem demonstrou estar errado foram os institutos de pesquisa, e não é porque a RPC e a OAB unidas queriam que as pesquisas fossem publicadas. é que elas foram. Melhor assim, porque hoje poderíamos estar caminhando para um segundo turno, e nem termos outro segundo turno, se as pesquisas estivessem certas. Onde estão os tais 51% dos votos da Dilma? Será que foram bebidos? Vitorioso foi o juiz, que nunca mais deverá ser esquecido, pois poderíamos hoje estarmos correndo sério perigo de termos outro estelionato eleitoral, porque a estória do maldito Ferreirinha ninguém esquece. aACarlos

  39. ISiS
    quarta-feira, 6 de outubro de 2010 – 0:00 hs

    Quem se importa com pesquisas, só quem não sabe escolher e precisa destes artifícios. Para esclarecimento de quem não sabe, as pesquisas internas da coligação pró 45, sabia de antemão que a diferença de preferência estava acima de 300 mil. Sábado, na carreata do final da tarde, foi confirmada mais uma vez esta diferença pró Beto. O Osmar com certeza também sabia disso pois sua coligação também fazia pesquisas internas de intenções de voto.

  40. valdemar
    quinta-feira, 7 de outubro de 2010 – 19:54 hs

    que coisa feia e ninguem ve as pesquisas erarram o SERRA para baicho e a dilma para cima, vocês acham que ai nao tem grana na jogada? só nao ve quenm nao que. sto eu acho anti democratico quem nos empura um candidato guela a bicho.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*