A batalha entre Richa e Lula no Paraná | Fábio Campana

A batalha entre Richa e Lula no Paraná

Do Bem Paraná

Presidente tenta reverter histórico negativo do PT no Estado; governador eleito quer ampliar vantagem de Serra

Cento e trinta e cinco milhões de brasileiros – entre eles 7,5 milhões de paranaenses – decidem neste domingo quem será o próximo presidente da República nos próximos quatro anos. No Paraná, além dos candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), o segundo turno da disputa presidencial embute também uma “batalha pessoal” entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador eleito, Beto Richa (PSDB). Lula tenta reverter o histórico negativo do PT nas eleições presidenciais Paraná. Já Richa pretende aumentar ainda mais a vantagem obtida por Serra no primeiro turno no Estado.

Na votação de 3 de outubro, o tucano teve 2.607.664 votos ou 43,94% no Paraná, contra 2.311.239 ou 38,94% da petista. O resultado confirma tendência já verificada em eleições anteriores, de resistência da maioria do eleitorado paranaense em relação ao voto nos candidatos do PT. No primeiro turno da eleição de 2006, Geraldo Alckmin (PSDB) teve 2.953.572 votos, ou 53% do total, contra 2.111.589 votos ou 37,9% de Lula, então concorrendo à reeleição.

Na tentativa de reverter essa situação, Lula e Dilma contam com o apoio de aliados locais, entre eles a senadora eleita, Gleisi Hoffmann (PT), o governador Orlando Pessuti (PMDB), o ex-governador e senador eleito, Roberto Requião (PMDB), além do senador e candidato derrotado ao governo no primeiro turno, Osmar Dias (PDT). O presidente esteve em Curitiba na última terça-feira, em comício na Cidade Industrial, sem Dilma, no último grande evento da campanha no Estado. A candidata voltou à capital paranaense na quarta-feira da semana passada, para uma rápida caminhada pela rua XV de Novembro.

Contra Dilma, porém, além do fato do adversário contar com o apoio do governador eleito, o fato de sua base política no Estado seguir dividida. Boa parte do PMDB, entre eles deputados estaduais e federais eleitos e reeleitos, não só não se engajaram em sua campanha, como demonstram aberta ou velada preferência por Serra. Para piorar, as duas principais lideranças peemedebistas no Estado – Pessuti e Requião – estão brigados, e sequer se falam. E a derrota de Osmar Dias na disputa pelo governo desmobilizou o PDT.
Já Beto Richa – eleito no primeiro turno – teve toda a liberdade para se dedicar exclusivamente à campanha de Serra na segunda etapa da disputa. E como governador eleito, garantiu muito mais facilidade para angariar apoios junto a prefeitos, vereadores, deputados federais e estaduais nesse período. Tanto que estabeleceu como meta ampliar de 300 mil para 1,5 milhão a vantagem de Serra em relação a Dilma no segundo turno, no Estado.

Encerramento — A reta final da campanha eleitoral no Paraná será marcada por atos públicos no centro de Curitiba no sábado. Beto Richa comanda uma caminhada em favor de Serra, a partir das 11 horas, pelo calçadão da rua XV de Novembro. Apesar dos números desfavoráveis das pesquisas, o tucano afirma acreditar na vitória de seu candidato. “Estamos confiantes e motivados pela potencial vitória de Serra no domingo. As pesquisas erraram feio no primeiro turno. Nada indica que não possam errar de novo”, afirma o governador eleito, que ontem esteve em campanha para Serra em Guarapuava, Campo Mourão e Umuarama, e hoje vai à Cornélio Procópio, e Jacarezinho. À noite, Richa segue para o Rio de Janeiro, onde acompanhará pessoalmente ao último debate entre os candidatos à Presidência, nos estúdios da Rede Globo.

Hoje, a coordenação da campanha de Serra no Paraná se reúne com o comando da Polícia Militar para tratar de detalhes do evento, garantir a sua segurança e evitar que haja qualquer incidente.Os militantes, simpatizantes e partidários do candidato tucano se reúnem a partir das 11 horas em frente à Universidade Federal do Paraná, na praça Santos Andrade, e seguem em direção à Boca Maldita. “Tenho absoluta convicção de que Curitiba e o Paraná darão uma grande vitória ao José Serra e vão contribuir decisivamente para a sua eleição”, prevê Richa.

Já o PT e seus aliados programaram uma mobilização de militantes e simpatizantes na Praça Rui Barbosa, a partir das 10 horas. O ato deve ter a participação de Gleisi Hoffmann e outros aliados de Dilma no Estado.


25 comentários

  1. O Paraná é Serra
    sexta-feira, 29 de outubro de 2010 – 11:08 hs

    Tenho pena do PT no Paraná, não coneguem nunca emplacar ninguém, não tem lideranças para lançar um prefeito ou um governador. Ficam só de nogociar alianças. Foi assim com Vanhoni, Padre Roque, Lygia etc… Só fumaça, nada de fogo. Por isso o Paraná é Serra! – Domingo vem surpresa…

  2. CAÇADOR DE PETISTAS
    sexta-feira, 29 de outubro de 2010 – 12:04 hs

    É uma vergonha.

    LULA QUER SE PERPETUAR NO PODER ASSIM COMO CHAVES E FIDEL.

    Observo que tem muita gente apreocupada por ai com esta atitude de DITADOR de Lula da Silva. Nunca antes neste pais aconteceu tanto desmando e vontade fde fazer sucessor. Onde exite fumaça com cderteza tem fogo.

    Espero que pela manutenção de nossa DEMOCRACIA, pelos nossos filhos e netos, DILMA “não seja eleita. Espero que os Brasilleiros acordem para este grande mal que é eleger Dilma.

    Até o PAPA pede para não votal em Dilma ou Lula se acha maior que o Papa?

    JOISÉ SERRA neles antes que seja tarde demais.

  3. sexta-feira, 29 de outubro de 2010 – 12:42 hs

    PARABÉNS PARABÉNS AO GOVERNO LULA, PARABÉNS A DILMA . 47.MILHÓES DE VOTOS – PARABÉNS A GLEISI – 3 MILHÕES DE VOTOS**********PARABÉNS A DEMOCRACIA***PARABÉNS AOS PARANAENSES*******************************************

  4. mari
    sexta-feira, 29 de outubro de 2010 – 12:51 hs

    uma ves eu ouvi o ex governador brizola falar e se pudesse ele falaria denovo eu axo que ele não esta como colocaram ele no caixão de ver o pdt dojeito que esta que enquanto o governo não envestice na educação o pais era essa merda que esta porque a massa era dominada pelos politicos enteligentes quera a deus que
    nós possamos eleger um presidente que fassa algo pelo povo defato

  5. Pina
    sexta-feira, 29 de outubro de 2010 – 13:02 hs

    O Povo do Parana e esclarecido e politizado, por isso vamos eleger o melhor candidato a Presidencia nesta eleição, que e o JOSE SERRA 45 do PSDB, pois a Dilma do PT não da para aguentar, alem de despreparada e corrupta e faz parte da quadrilha que rouba o Brasil. Vamos transformar o Brasil para melhor, mudando com quem tem preparo e ja mostrou condições Administrativas no comando executivo!
    Vamos de Ze Serra no Parana!!!!!!!!

  6. Jose Carlos
    sexta-feira, 29 de outubro de 2010 – 13:04 hs

    É meio presunçosa esta notícia, como se alguém aqui fosse um grande eleitor… na verdade elegeu-se a si próprio (e com seis por cento de diferença) e não elegeu nenhum senador para a base parlamentar de seu partido… o conservadorismo do Paraná – especialmente o de Curitiba -, que garantiu mais votos para o Serrote, é muito mais uma característica do povo local do que fruto de alguma liderança… e vem de antanhos, pois aqui já venceu o general Juarez Távora e Plínio Salgado, o líder dos galinhas verdes integralistas, uma espécie de fascismo da roça, à moda de Jeca Tatu… e note-se, que está mudando, pois a Greici do PT, elegeu-se numa vaga majoritária, com quinhentos mil votos a mais do que bolivariano-jeca Mello e Silva… anauê, sô !!!

  7. candoi
    sexta-feira, 29 de outubro de 2010 – 13:17 hs

    VAMOS REZAR QUE OS BRASILEIROS NÃO VOTEM EM DILMA .MAS DEUS EZISTE E A TAL DILMA NÃO VAI TER O GOSTO DE SE ELEJER……..EM NOME DO PAI EM NOME DO FILHO E EM NOME DO ESPIRITO SANTO AMEM……………………………….SERRA VAI SE ELEJER 45 NESTA CORJA DO PT………………RESEM PRA O SERRA QUE DEUS VAI DAR A PROTEÇÃO A ALE………..

  8. HENRY
    sexta-feira, 29 de outubro de 2010 – 13:51 hs

    O ELEITORADO PARANAENSE EM SUA GRANDE MAIORIA NÃO É “burro”. EXISTE UMA PEQUENA EXCEÇÃO. É O ELEITORADO MAIS ESCLARECIDO DO PAÍS. LOGO, NÃO VOTA EM CANDIDATO DO pt (partido do trambique). PORTANTO O BETO VAI SURRAR MAIS UMA VEZ A CANDIDATA DO “lulamolusculo” E DO BARBUDO RAIVOSO QUASE EX SENADOR OSMAR “indeciso” DIAS, QUE MARCARÁ NA HISTÓRIA POLÍTICA DO PARANÁ, POR SER O CANDIDATO QUE CONSEGUIRÁ PERDER 03 ELEIÇÕES EM UMA.

  9. REGINA NUNES
    sexta-feira, 29 de outubro de 2010 – 14:40 hs

    Quero Imprensa livre de censura quando fala de poderoso, quero governantes que saibam ouvir críticas, quero verdadeira alternância no poder e ,enfim ,quero DEMOCRACIA onde o Presidente não seja cabo eleitoral a serviço de um partido político.

  10. jomar ferreira
    sexta-feira, 29 de outubro de 2010 – 14:51 hs

    O CANDOI ! ESCREVES MAL COMPANHEIRO, O PORTUGUES SEU É MUITO RUIM, QUE FEIO, FAÇA O 2ºGRAU É NECESSÁRIO.

  11. wilma dib
    sexta-feira, 29 de outubro de 2010 – 14:54 hs

    MARI vc acabou com a língua portuguesa, seu comentário é um horror.

  12. wilma dib
    sexta-feira, 29 de outubro de 2010 – 14:56 hs

    SÓ MAIS UM COMENTÁRIO, REALMENTE O GOVERNO PRECISA INVESTIR MAIS NA EDUCAÇÃO.

  13. sexta-feira, 29 de outubro de 2010 – 15:01 hs

    JOSMAR : E as palavras: axo, enteligentes,ves, dojeito, envestice, fassa, etc.etc.

  14. CONCEIÇÃO
    sexta-feira, 29 de outubro de 2010 – 15:18 hs

    temos que orar pedindo a Deus sua luz e que durante o debate ele coloque seus anjos ali para dar sabedoria e luz nas respostas dele.
    pois e a batalha do bem contra o mal.
    e os demonios das trevas vao estar ali cercando. É uma luta grande nao so politica mas, com potestades espirituais.
    eu ja estou igual Jacó. segurando anjo. Depois da bençao ele pode subir.
    Grandes coisas de calunias e mentiras hoje serão abordadas neste debate contra Serra.
    oremos.QUE O SENHOR O CUBRA COM SEU SANGUE.
    temos que mudar.chega dos mesmos.

  15. OSSOBUCO
    sexta-feira, 29 de outubro de 2010 – 15:40 hs

    Conceição, Deu já jhe ouviu, vai dar Dilma!

  16. vera
    sexta-feira, 29 de outubro de 2010 – 16:25 hs

    Durante oito anos ele esqueceu do Paraná, mandava migalhas para nós, e olha que o governador era aliado dele. Rio e Bahia ele não esqueceu, agora querem os votos dos Paranaenses. Para o bem do Paraná , tem que votar no SERRA., que é aliado do nosso futuro governador e pra trazer recursos para o Paraná.

  17. DANIEL
    sexta-feira, 29 de outubro de 2010 – 16:40 hs

    VAI PESCAR LULA, OU VAI PARA O ASILO, TUA ÉPOCA JÁ ESTÁ PASSANDO, JÁ ERA, E A DILMA QUE VÁ JUNTO, E TAMBÉM O PT. FORA PETEZADA!

  18. NORTE DO PARANÁ!!!
    sexta-feira, 29 de outubro de 2010 – 16:47 hs

    Fiz umas continhas, vai para 2.000.000 de votos a mais, pelo crecimento do SERRA em minha região.

  19. sexta-feira, 29 de outubro de 2010 – 17:13 hs

    tem gente que tem bola de cristal e até adivinha quantos votos a mais vai ter, DILMA 13- PRESIDENTE- SOU ESCLARECIDO E POLITIZADO E PARANAENSE -VOU VOTAR NA DILMA- VIVA A DEMOCRACIA, ABAIXO A DITADURA.

  20. vera
    sexta-feira, 29 de outubro de 2010 – 19:01 hs

    CARLINHOS democracia é SERRA vc vai ver se a Dilma ganha,r e assinar o plano que ta no congresso feito pelo PT o PDH3 pra onde vai a DEMOCRACIA.

  21. antonio carlos
    sexta-feira, 29 de outubro de 2010 – 20:01 hs

    Beto Richa não quer só derrotar o presidente aqui, como quer destruir o pestismo aqui. E de vez. Se conseguir uma vitória esmagadora no Paraná, ele se cacifa para vôos bem mais altos. E só está começando, o moço é vivo, de burro não tem nada. Burros foram o urtigão, que perdeu para ele, Maria Louca, que também perdeu para ele, o pestismo que fez e faz de tudo para derrotá-lo, e vai perder para ele de novo. O Paraná vai mudar a cara, e a cara agora é a do Beto Richa, o piá de prédio, o pé vermelho curitibano, o cara que vai levar o Paraná ao lugar de onde nunca deveria ter saído. E saiu por obra e desgraça deste infeliz, covarde e mentiroso que é o ex-governador, que tirou o Estado do rumo do progresso. E o pôs nas mãos da familgia e da companheirada. ACarlos

  22. J Carlos
    sábado, 30 de outubro de 2010 – 0:26 hs

    Apenas esclarecendo aos “esclarecidos”: PT significa ditadura socialista, significa cerceamento da liberdade de expressão, significa “proteção” aos MST. Significa esmola para os sem oportunidades. Significa violar o direito à vida. Não significa democracia. Significa o oposto, significa prisão e morte aos opositores. Basta estudar um pouco da história de governos similares. Pior ainda, significa atraso cultural, fanatismo, atraso econômico, industrial e tecnológico.

    Vote 45.

    Vote 45. Vote 45.

  23. ISiS
    sábado, 30 de outubro de 2010 – 0:41 hs

    pARA QUEM É POLITIZADO CREIO QUE ESTÁ NO PAÍS ERRADO, POR AQUI A DITADURA JÁ CAIU HÁ MUITO TEMPO.
    O PERIGO É O RETORNO DELA ETERNIZANDO O PT NO PODER.
    PELA DEMOCRACIA,É SERRA 45.
    ATÉ O HÉLIO BICUDO, FUNDADOR DO PT JÁ RECONHECEU ESTA VERDADE.
    ACORDA Ó DECLARANTE ÁI DE CIMA !!!!!!!!!

  24. Alberto
    sábado, 30 de outubro de 2010 – 1:38 hs

    Espero que a imprensa de uma trégua e esqueça de D. Lula I quando estiver fora do poder. Deixe-o, onde estiver, com suas caninhas e charutos, com seus filhos e mulher de passaporte italiano. Esqueçam desse camarada, assim como deram um sumiço em FHC. Chega de Lula, já vai tarde! “Governo Lula” foi uma coisa mas “Presidente Lula” foi algo muito diferente. Sorte e ministros competentes deram continuidade ao país pois se dependesse de Ze Dirceu e Lula, estariamos abraçados a Chavez e Evo Morales, no fundo do poço.

  25. sábado, 30 de outubro de 2010 – 11:13 hs

    Coitado do CANDOI está tão desesperado que está fazendo até o nome do Pai, coisa feia misturar Deus na Política, te aconselho a tomar maracujá até o dia 31 a noite para esperar o resultado que dará a vantagem para Dilma de no mínimo 10.000.000 de votos e só esperar e conferir.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*