Taxa de homicídios cresce 32% em 15 anos no país, aponta IBGE | Fábio Campana

Taxa de homicídios cresce 32% em 15 anos no país, aponta IBGE

Do G1

Dados são da publicação Indicadores de Desenvolvimento Sustentável. Mortes atingiram, em média, 10 vezes mais os homens do que as mulheres

A taxa de homicídios no país cresceu 32% em 15 anos, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (1) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da publicação Indicadores de Desenvolvimento Sustentável de 2010.

Segundo o estudo, a taxa de mortes por homicídio no país aumentou de 19,2 em 1992 para 25,4 em 2007 a cada 100 mil habitantes, alta de 32%. Os dados são do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, segundo o IBGE.

As mortes por homicídios atingiram, em média, 10 vezes mais os homens do que as mulheres no período, diz o relatório. Em 2007, o índice era de 47,7 para eles e de 3,9 para elas. Em 1992, era de 35,6 para os homens e de 3,2 para as mulheres. Segundo estudo, o coeficiente geral de mortes, que cresceu de 1992 a 2003, apresenta uma tendência de queda a partir de 2004.

Por estado

O estado de Alagoas tinha, em 2007, a maior taxa de homicídios do país, que era de 59,5 por 100 mil habitantes, seguido do Espírito Santo, com 53,3, e de Pernambuco, com taxa de 53. O estado do Rio de Janeiro ocupava o quarto lugar, com coeficiente de 41,5 a cada 100 mil habitantes, e também caiu em relação a 2004, quando era de 50,8.

As menores taxas estavam, em 2007, em Santa Catarina (10,4), Piauí (12,4) e São Paulo (15,4). De modo geral, o menor índice está na Região Sul do país (21,4) e o maior, na Nordeste (29,6).

Segundo o relatório do IBGE, os óbitos por homicídios afetam a esperança de vida, que não é superior devido às mortes prematuras, sobretudo de jovens do sexo masculino. A criminalidade ocasiona, ainda segundo a pesquisa, grandes custos sociais e econômicos. Além das vidas perdidas, gera sequelas emocionais às famílias das vítimas, elevados custos hospitalares e para o controle da violência, e insegurança na população, interferindo negativamente na qualidade de vida.

Mortes por acidentes

O índice de mortes por acidentes de transportes também é visto com preocupação no relatório e era, em 2007, de 20,3 por 100 mil habitantes, diz a pesquisa, alta de 11% em relação a 1992, quando era de 18,3 (incremento absoluto de dois óbitos por 100 mil habitantes no período).

Em 2007, os maiores valores eram observados nas regiões Centro-Oeste (27,4 por 100 mil habitantes) e Sul (26,2). A taxa mais alta era observada em Roraima (33,7) e em Santa Catarina (32,7).

Assim como nas mortes por homicídio, a proporção de óbitos por acidentes de trânsito é maior nos homens, atingindo a taxa de 33,8 para eles de 7,2 para elas em 2007.

Segundo o relatório, os acidentes de transporte, por serem um dos fatores que ameaçam a segurança física dos cidadãos, refletem na qualidade de vida da população, que é um dos aspectos essenciais na busca do desenvolvimento sustentável.

O estudo diz, ainda, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera os acidentes de transporte como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, especialmente nos países em desenvolvimento, uma consequência da acelerada urbanização e motorização, que não é acompanhada na mesma proporção de infraestrutura.


8 comentários

  1. Tuku Nare
    quarta-feira, 1 de setembro de 2010 – 17:26 hs

    Herança do FHC, QUE DEIXOU O POVO SEM ERA E SEM BEIRA, doando o
    patrimonio publico, a grupos economicos nacional e internacional, sem nao dar
    mem uma explicaçao a naçao, onde eplicou o dinheiro arrecadado.

  2. Outro de Dois Vizinhos
    quarta-feira, 1 de setembro de 2010 – 17:58 hs

    kkkk.. me racha o bico.. 8 anos ñ é 1 amigo.. so deve ser PT doente q nem meu pai.. herança se tem em 1 a 2 anos.. depois se trabalha para mudar.. LULA investiu em projetos Sociais o q da Muitos votos para ele e em uma politica externa brilhante e abandonou a segurança publica.. veja os valores de repasse dos anos FHC para os estados e do LULA.. cria vergonha na tua cara, leia um pouco, se informe para depois falar merda. hoje no brasil prioridade tem quer ser em Educação, Segurança e Saúde.. o resto meu amigo, os investimentos que vem para a copa e a olimpiada fazem o resto. olhem para o brasil do amanhã.. avaliem 8 anos ´para 8 anos .. muito se conseguiu agora.. mas nao fale merda por favor quem ganha herança é rico, problemas se senta, discute e avalia melhorias. ser em 8 anos o cara nao teve capacidade de aruma a casa .. me desculpe pra mim é incompetente. ele acertou em muitas coisas mas algumas está pecando. ele não é o Sr. perfeição.. pense e reflita caro amigo

  3. Pinho
    quarta-feira, 1 de setembro de 2010 – 18:02 hs

    Esse Tuku, deve ser um pelego petista, que se agarra a cargos comissionados no governo federal ou estadual, para de falar besteira peixe podre, o assunto você não percebeu ser outro!!!!!!
    Quem conhece o PT não vota em “gente” do PT!!!!!!!!

  4. JR
    quarta-feira, 1 de setembro de 2010 – 18:46 hs

    Valorização e melhores condições de trabalho para a policia, educação de base para a populção, sem isto a tendência é piorar.

  5. quarta-feira, 1 de setembro de 2010 – 20:18 hs

    Já vi um comentario assim, infeliz de uma oposição sem o FHC e Jayme Lerner, o que esses dois tem tornado eleito tanto os que o apoiam tanto os que se opoem a Eles. Será que nós não vamos consguir sair do passado e discutir o futuro. Ou esse Brasil e o Paraná passara a ser um grande museo, discutindo só o passado. O problema que esta ai é pra ser resolvido agora, voltar lá atras e proteger os presentes. Tô achando que a culpa e da constituinte da decada de 40. Vamos acordar, assumir a mea culpa, e colocar os olhos na realidade. Alias, quem vai fechar a porta para o Osmar? que que isso gente!

  6. Tuku Nare
    quarta-feira, 1 de setembro de 2010 – 20:24 hs

    Pinho seu tonto, nunca participei em militancia partidaria, nunca trabalhei em
    orgaos publicos, e faço partte de 80%, DA POPULAÇAO BRASILEIRA, que
    nao vai deixar os teus capachos, vendilhoes e que nunca tiveram , preocupaçao
    com a nossa gente, a voltar a mamar, nao ves imbecil que nao e o Pt. que esta
    ganhando, mas a populaçao desse pais, que esta depositando depois de 500
    anosa nossa esperança nas maos de uma mulher, PORRETA.

  7. LULA NÃO É DILMA
    quarta-feira, 1 de setembro de 2010 – 21:13 hs

    HOOOO. TEUKUNARRETA.

    P0or favor acorda imbecil. Lula fez um bom governo sim, concordo mas, QUEM É DILMA?

    Votar em Dilma so porque Lula pede? Ondse esta sua personalidade e RESPONSABILIDADE para com a democracia do Brasil e futuro de sues filhos cidadão.

    Cai na real, Dilma não é Lula.
    Vamos confiar em Serra, se ele pisar no tomate voltamos a votaar em lula daqui a 4 anos.

  8. Amadeu
    quarta-feira, 1 de setembro de 2010 – 23:44 hs

    Com essa história de “vote em mim porque sou amigo do Lula”, vai ser eleito no país um monte de tranqueira, que pode ir de presidente a deputado Estadual. Emquanto as pessoas não lerem um pouco vai dar nisso. As pessoas deveriam pesquisar um pouco até na internet e analizarem quem é essa cidadã que pretende governar o país. Se ganhar dia 1/jan vai tirar o sorriso falso do rosto ,dai não adianto mais chorar, tem que aguentar no mínimo 4 anos a guerrilheira.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*