PT monitora os efeitos do 'Erenicegate' na campanha | Fábio Campana

PT monitora os efeitos do ‘Erenicegate’ na campanha


De Josias de Souza na Folha Online

O comitê de Dilma Rousseff opera com a luz amarela acesa. Pesquisas internas monitoram os efeitos dos escândalos em ritmo diário.

Os operadores da campanha petista enxergam no caso que envolve Erenice Guerra um grau de combustão que não viam no episódio das violações da Receita.

Por quê? Erenice integrara a assessoria de Dilma no Ministério de Minas e Energia. Chegara à Casa Civil levada pelas mãos de Dilma. Ali, tornara-se braço direito de Dilma. Virara ministra por indicação de Dilma.

Ou seja: Erenice, 51 anos, filiada ao PT desde 1981, deve sua existência na burocracia da gestão Lula a Dilma Roussef. Daí o receio.

O elo entre a suspeita de malfeito e a candidata, frágil no caso da violação do sigilo de tucanos, materializou-se na encrenca da Casa Civil.

Até o início da semana, o alto comando da campanha avaliava que a manutenção de Erenice no cargo seria “menos pior” do que sua demissão. Em declarações calculadas, Dilma tomara distância da encrenca.

Dissera que não admitia ser julgada por acusações feitas contra o filho de uma ex-assessora. Passara a esgrimir a tese segundo a qual o “Erenicegate” era assunto do governo, não dela.

No mais tachara de “factóide” as novas estocadas do rival José Serra. Nos subterrâneos, Erenice foi aconselhada a se dissociar do filho Israel Guerra, acusado de empinar negócios privados no governo. Porém…

Porém, numa fase em que a cabeça ainda se equilibrava sobre o pescoço, a ministra não demonstrou disposição de abandonar o rebento no oceano de suspeições. Pior: numa conversa telefônica da noite de domingo (12), Erenice admitira ter recebido em casa o empresário Fábio Baracat, com quem Israel transacionava.

Para complicar, Erenice passou a operar na contramão do comitê. Pôs-se a emitir notas oficiais nas quais vinculava as denúncias à cena eleitoral. Em sua última nota, trazida à luz na quarta (15), Erenice investira contra Serra. Chamara-o de “aético”. Pespara nele a pecha de “derrotado”.

Lula fez saber à ministra que não gostara do timbre do texto. Foi o primeiro sinal de que a cabeça de Erenice balançava.

A manchete da Folha de quinta (16) fez amadurecer o escalpo. Nova denúncia. De novo tráfico de influência. Novamente Israel Guerra. Um detalhe foi considerado especialmente incômodo.

Uma trinca de representantes da empresa EDRB, a nova cliente de Israel, fora recepcionada na Casa Civil. A audiência ocorrera em 10 de novembro de 2009. Dilma ainda era ministra. O negócio não se efetivou. Mas a oposição ganhou munição fresca.

De resto, uma coincidência de datas fez piscar a luz amarela no painel de controle do QG de Dilma. Veio à memória o escândalo dos “aloprados” de 2006. Um caso que explodira em 15 de setembro.

Lula, então candidato à reeleição, ostentava no Datafolha favoritismo semelhante ao de Dilma. Uma semana depois da chegada das manchetes aziagas, prevalecia sobre Geraldo Alckmin, o presidenciável tucano de então, por 50% a 29%. No último Datafolha, Dilma cravou 51%, contra 27% de Serra.

A imagem das notas usadas na tentativa de compra de um dossiê (R$ 1,7 milhão) ajudara a compor o quadro que levara Alckmin a um segundo turno que parecia improvável.

A analogia como que tonificou os receios que levam o petismo a observar com lupa os efeitos do alarido da Casa Civil sobre a campanha de Dilma. Um dos coordenadores do comitê disse ao repórter, na noite passada, que as pesquisas internas são indicam, por ora, a perspectiva de erosão de votos.

Ao contrário. O favoritismo de Dilma mantém-se intacto. O PT espera para os próximos dias uma ofensiva de Serra. Mas estima que, a 17 dias da eleição, não haveria tempo hábil para reviravoltas.

Ainda que uma certa insatisfação da classe média irradiasse para outros nichos do eleitorado, Dilma, 24 pontos à frente de Serra, disporia de “gordura” para queimar.

É em meio a esse cenário de apreensão que se produziu a decisão de levar Erenice ao microondas. Acredita-se que, bem tostada, a imagem da ex-ministra vai produzir a impressão de que o governo não transige com a suspeição. Uma novidade em relação à administração de escândalos pretéritos.

No mais, a despeito das similitudes que aproximam 2010 de 2006, os operadores da campanha de Dilma acham que falta ao ‘Erenenicegate’ a plasticidade do monturo de cédulas do escândalo dos “aloprados”. E, numa tentativa de estreitar a margem de manobra do inimigo, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, anunciou a decisão de processar Rubnei Quícoli, o autor da denúncia que carbonizou Erenice.


29 comentários

  1. Vivi
    sexta-feira, 17 de setembro de 2010 – 9:39 hs

    Editorial da Folha de São Paulo 19/09/2010

    A GRANDE FAMÍLIA

    Demissão de Erenice Guerra alimenta suspeitas sobre a montagem de um balcão de negócios no ex-ministério da candidata Dilma Rousseff.

  2. JAMELÃO
    sexta-feira, 17 de setembro de 2010 – 9:41 hs

    A nau esta a deriva.

  3. pensador
    sexta-feira, 17 de setembro de 2010 – 9:43 hs

    Erenice está pra dilma assim como zé dirceu estava para lula. Ou seja a casa civil fazendo o deserviço ao Brasil. Mas como sempre ninguém sabe de nada…..
    O pior é que quando dilma se eleger a Erenice volta nem que seja pela porta da cozinha onde pode encontrar um certo fazendeiro de tocantins negociando o ministério da agricultura com a companheirada.

  4. TORPEDÃO
    sexta-feira, 17 de setembro de 2010 – 9:45 hs

    Se pedir comissão fosse crime, a turma do FHC, os Mendonça, deveriam estar presos a muito tempo.

  5. Maria Pereira
    sexta-feira, 17 de setembro de 2010 – 9:47 hs

    Bom depois de mais um escandalo se não houve uma mudança nessas pesquisas e porque o brasileiro gosta de corrupção e concorde com tanta tramoia nesta Casa Civil. Eo Bernardo do Paraná deve ficar local dessa Casa Civil se não e mais um que cai. Tantos problemas e o Lula diz que da jeito e continua as denuncia no mesmo setor Casa Civil.

  6. sexta-feira, 17 de setembro de 2010 – 9:59 hs

    MEU DEUS O POVO NÃO ACORDA MESMO, ESQUECE MUITO
    RÁPIDO DOS FATOS QUE MARCARAM DE COISAS RUIM DO
    GOVERNO LULA, MENSALÃO FOI UM ESCÂNDALO, QUEBRA
    DO SIGILO FISCAL, QUADRILHA NA CASA CIVIL. AONDE É QUE NÓS VAMOS PARAR, E O POVO VOTA DILMA, NÃO DÁ
    PARA ENTENDER, É PÃO E CIRCO MESMO.

  7. A Casa Caiu
    sexta-feira, 17 de setembro de 2010 – 9:59 hs

    Literalmente a casa caiu.

    Num bati papo com o futuro deputado estadual chik jeitoso o mestre, o guru, o bruxo, como queira, bem informado diga-se de passagem.

    Ele me salientou o sguinte, se essa guerrilheira ganha, os Ministros dela vão ser tudo deste porte da Erenice Guerra, bem guerrilheira, o Lula em um mês ela não vai atender nem o telefone do velho alcoolico, a Dilma não pode entrar em 11 países, ficha suja, vai liberar vale guerrilha, vale assalto, vale tudo.

    Diga com quem eu ando que eu direi quem és.
    Cabe ja um impechament

    Gente a mulher e tão larapia que não consegue formar uma frase até o final.

    Imagine o que não tem mais debaixo deste tapete VERMELHO, fedeu, caiu, vem mais coisas segundo o bruxo, é feia, horroroza. Fidida.

  8. Zangado
    sexta-feira, 17 de setembro de 2010 – 10:03 hs

    Está no DNA do PT – onde tem PT no poder, tem MARACUTAIA !

  9. Leopoldo
    sexta-feira, 17 de setembro de 2010 – 10:05 hs

    “Enquanto os alemães têm um
    polvo imerso num aquário, que sabe de tudo.
    Os brasileiros têm uma lula, curtida na cachaça, que nunca sabe de nada.”

  10. ro
    sexta-feira, 17 de setembro de 2010 – 10:07 hs

    Quem vota é o povão e esses não estão nem aí.
    Minimo de 600,00, isso eles acham pouco.

  11. Caçador Mensaleiro
    sexta-feira, 17 de setembro de 2010 – 10:08 hs

    Dona Dilma disse que não tem na da a ver com isso, o sapo como sempre não sabia de nada…. e assim caminha a humanidade….

  12. HENRY
    sexta-feira, 17 de setembro de 2010 – 10:22 hs

    E ESSE POVINHO MORTO DE FOME, AINDA QUER ELEGER A QUADRILHEIRA CHEFE PARA PRESIDIR ESSA NAÇÃO. POR AÍ JÁ SE PODE FAZER IDÉIA QUE TIPO DE (des)GOVERNO O BRASIL TERÁ. SERÁ QUE O CANDIDATO CHORÃO E “laranjão” AQUI DO PARANÁ, SENADOR OSMAR “indeciso” DIAS, NÃO VAI SE MANIFESTAR COM RELAÇÃO A “cumpanheira” ERENICE GUERRA?

  13. O Povo
    sexta-feira, 17 de setembro de 2010 – 10:24 hs

    Enquanto isso Lula diz que confia “cegamente” na Dilma, acho que só neste estado de cegueira para confiar na Dilma mesmo, na minha opinião o presidente Lula sempre tão experiente e macaco velho em matéria de conchavos, está muito mal acompanhado desta feita, e por sua vêz a candidata Dilma alega até ontem que também confia na tal da Elenice de olhos fechados, é um tal de um fechar os olhos e outro ficar cego que o nosso receio é que na hora que a “luz apareça”, tenham roubado o túnel??????
    Por via das dúvidas vou votas no José Serra, mesmo não sendo aquela “Brastemp”, mas pelo menos em mais de 40 anos de vida pública nunca houviu-se uma vírgula de desonestidade ou má versação de recursos públicos por parte dele, muito pelo contrário, dizem que ele é extremamente observador e detalhista para com o emprego do dinheiro público, pois na verdade é mesmo um dinheiro “sagrado”, pois pertence a todo o povo brasileiro, e não a cambalachos e corrupção dos babinetes de Brasília.

  14. Humberto
    sexta-feira, 17 de setembro de 2010 – 10:27 hs

    Dilma+Temer+Sarney+Calheiros+Collor+Zé Dirceu+Palloci+minha decepção com o Lula = PT NUNCA MAIS

  15. Ricardo
    sexta-feira, 17 de setembro de 2010 – 10:36 hs

    Saudade do tempo que por muito menos, o povão estava na frente do Palácio mostrando indignação.
    O governo Lula deixou a nação nos moldes de seu governo.
    Uma nação de pessoas que só visam beneficio próprio.

  16. sexta-feira, 17 de setembro de 2010 – 10:57 hs

    NUNCA HOUVE TANTO ROUBO COMO NO GOVERNO DO PT

    BRASIL NÃO MERECE ESSA GENTE

    FORA DILMA, OSMAR E A CORJA TODA

  17. Fora Petezada...
    sexta-feira, 17 de setembro de 2010 – 11:05 hs

    BONS TEMPOS AQUELES EM QUE OS CARAS PINTADAS FORAM AS RUAS PARA ACABAR COM A ROUBALHEIRA NESTE PAÍS, FORÇANDO O PRESIDENTE COLLOR A RENUNCIAR,

    PARA INFELICIDADE DESTE PRESIDENTE, SUA MAIOR OPOSIÇÃO SE CHAMAVA LULA DA SILVA , O QUAL AGITOU TANTO, COM SEUS SINDICALISTAS E CARROS DE SOM MOBILIZANDO A POPULAÇÃO.

    AGORA QUE VIROU PRESIDENTE ESQUECEU TUDO O QUE SEMPRE COMBATEU, O QUE ELE QUERIA MESMO ERA CHEGAR AO PODER….

    SUA QUADRILHA NO PODER ,O QUE VEMOS FOI, ESCÂNDALO DO MENSALÃO, DINHEIRO NA CUECA, TRAFICO DE INFLUÊNCIAS, QUEBRA DE SIGILO NA RECEITA, CASO ZÉ DIRCEU , E USO DA POBREZA COMO MASSA DE MANOBRA, OS QUAIS ESTÃO PRESTES A POR A GUERRILHEIRA DILMA NO PODER.

    QUERO VER ESTE PAÍS APÓS A ERA QUADRILHA DO PT EM OITO ANOS NA MÃO DO LULA, E QUE DEUS NOS LIVRE QUATRO NAS MÃOS DA GUERRILHEIRA DILMA ….

    O QUE SERÁ DE NÓS?????

  18. sexta-feira, 17 de setembro de 2010 – 11:11 hs

    Se o Brasil fosse um pais sério, a Dilma já não seria mais candidata. Mas aqui tudo se compra, nada se conquista, então só nos resta pedir para o povo não votar nessa PETEZADA.

  19. Hugo José Palhares
    sexta-feira, 17 de setembro de 2010 – 12:11 hs

    Isso vai acabar em pizza… Basta a Dilma fazer como o molusco, dizer que “não sabia de nada”, que o povão acredita… O povão é assim mesmo, não entende o que significa a corrupção, o mal que isso causa aos cofres públicos e ao desenvolvimento do Brasil… O povão só quer o bolsa-família, e o resto que se dane!

  20. O Povo
    sexta-feira, 17 de setembro de 2010 – 12:31 hs

    Não dá para votar em gente corrupta, portanto quem conhece o PT não vota em candidatos do PT e nem nos coligados…..
    Fora Petezada
    Fora Osmar
    Fora Requião
    Fora Dilma

  21. sexta-feira, 17 de setembro de 2010 – 13:10 hs

    Quero saber é quando a dilmá vai ser investigada e penalizada

    A MÃE DOS ESCÂDALOS É DILMA

    Fora PTZADA

  22. SOLANGE LOPES
    sexta-feira, 17 de setembro de 2010 – 13:33 hs

    E a Salete. A cada escandalo que ocorre nas hostes do PT, a dita cuja fica mais calada que criança cagada. Quem apoia corruptos, corrupto é.

  23. Ed
    sexta-feira, 17 de setembro de 2010 – 14:15 hs

    Em primeiro lugar, a Dilma é o dedo que falta na mão do Lula para roubar mais. Em segundo, quem é que está investigando ou vai investigar esses casos? Não é a Polícia Federal? Espere aí, a PF não é governo? Governo investigando Governo. A pizza já está pronta, não por culpa da Polícia Federal, orgão que eu admiro, mas por atuação de forças estranhas, é claro. O certo seria uma investigação por parte de setores da sociedade civil (OAB, CNBB, Ordem dos Pastores do Brasil, Ministério Público e outros. Mas governo investigando governo…..? Erenice, Dilma, Lula, os quebradores de sigilo e outros, ainda vão cair na opinião pública como “vítimas indefesas das armações políticas”.

  24. Prof. Bonin
    sexta-feira, 17 de setembro de 2010 – 14:29 hs

    A voz que vem das ruas e do Povo é de indignação e de perplexidade com tanta corrupção, não sei não se dessa vêz o PT e seus coligados não vão receber uma invertida imensa, pois a população só fala dessa roubalheira e a corrupção do PT lá em Brasília das Sra. Irenice e Sra. Dilma envolvidas na roubalheira e nas tramóias!!!!!!

  25. HENRY
    sexta-feira, 17 de setembro de 2010 – 15:03 hs

    ESSA É A CANDIDATA DO SENADOR OSMAR “indeciso” DIAS, MAIS CONHECIDA COMO MÃE DO “PAC” – Programa de Aceleração a CORRUPÇÃO…

  26. Sei das coisas
    sexta-feira, 17 de setembro de 2010 – 16:58 hs

    Sabemos que infelzmente dentro de todas os partidos políticos e de todas as gestões públicas existem pessoas desonestas, que fazem uso de cargos para favorecimentos particulares, mas o PT sempre alardeou que seriam honestissimos, perfeitos, defensores dos fracos e oprimidos “dos pobres” e o que temos presenciado são sequências de comportamentos muito semelhantes aos antigos que estiveram no poder.

  27. Medeiros Braga
    sexta-feira, 17 de setembro de 2010 – 18:50 hs

    Toda essa canalhice ja vem de longe e vai continuar enquanto não se educar o povo, politicamente. Não ha outra forma de mudar se não se muda a cabeça povo.

    Com um povo ignorante
    tudo vai continuar,
    infelizmente, ao pensante
    so lhe resta lamentar.

  28. ALEMÃO
    sexta-feira, 17 de setembro de 2010 – 23:39 hs

    Pois é, é triste saber que com a eleição da dilmentira, a bandida e assaltante,o poder vai ficar na mão do Zé dirceu(outro canalha) e da turma do pmdb, que já disseram publicamente que 50% dos cargos é deles. O Zé Dirceu( aquele canalha) tambem declarou que o governo não é da dilma, mas sim do PT, e quem vbai mandar são eles. Isto nos leva a refletir. Termos uma presidenta de brinquedo, que só vai a banquetes, inaugurações, e outras firulas, enquanto os bandidos vão saquear o dinheiro dos nossos impostos. Votem na dilma seus imbecis, votem.

  29. juca bala
    domingo, 19 de setembro de 2010 – 10:46 hs

    QUE BIXOOOOOOOOOOOOOOOO FEIO

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*